Daqui Pra Baixo

Daqui Pra Baixo Jason Reynolds

Resenhas - Long Way Down

Rafa 07/04/2021

Daqui pra baixo
É soco no estômago, mas ainda assim recomendo. Rápido e doloroso, acho são as melhores palavras descrever

livros.let 18/01/2021

SINOPSE
Will é um jovem negro com 15 anos e seu irmão foi assassinado, e agora ele está prestes a decidir sua vida... Será que ele deve seguir As Regras?

O livro é escrito na forma de versos e se passa num curtíssimo espaço de tempo, a descida para o térreo de um elevador.
Na qual Will conversa com várias pessoas (mortas ou surpreendentemente vivas?) e tenta se convencer de que ele vai matar o assassino de seu irmão, já que é isso que deve ser feito

OPINIÃO
Eu adorei demais esse livro, a escrita dele é sensacional e por ser em versos, deixa toda a história muito mais emocionante e impactante. Você consegue ler ele em um dia, é rápido e te prende até o ultimo segundo.

O livro aborda temas super importantes da nossa sociedade, te fazendo refletir, pensar sobre e realmente ficar indignado com isso.

É doloroso ver o que um jovem tão novo precisa enfrentar e mais doloroso ainda, é ver como isso já é comum para ele.

Realmente indico esse livro para todos, acredito que todo mundo conseguiria absorver um pouco de aprendizado e empatia com ele!

Vocês já leram esse livro? Têm vontade de ler?

(Quem já leu por favor falar sobre o final comigo no direct HAHAAH)

Mkl. 13/10/2021

O que foi que eu acabei de ler?!
Quem manda naquela área são as REGRAS:

N°1: Chorar.
Não.

N°2: Dedurar.
Não.

N°3: Se vingar.
Sempre.
Aconteça o que acontecer.

Eu amei o livro! Ele tem essa pegada em estrofes, o que torna a leitura mais rápida, mas não tira a intensidade de cada palavra. Jason Reynolds me fez rir, pensar, repensar e "brisar" com essa leitura.

Amei como a história foi desenvolvida, não consegui soltar mais o livro depois que comecei a ler. O peso de falar sobre a morte e a vingança foi carregado com louvor a cada página que passava. Eu nem sei mais o que comentar, apenas que eu gostei muito do livro! Eu já sabia que era bom, digo, eu tinha um pressentimento de que o livro era bom, e realmente é. Super recomendado!

Paloma 28/07/2021

"As regras são as regras. Certo?"
"A tristeza

a pressão pulsando
nas suas orelhas,
a poça de sangue.

Mas a pior parte,
a pior parte de verdade,

é a língua escorregando
o tempo todo
nesse novo espaço vazio,

em que você sabe

que era pra ter dente

mas não tem mais."

__

Esse livro é o verdadeiro significado do ditado "violência gera violência."

Somos reflexos. Quase todas as nossas escolhas e ações são moldadas de acordo com o ambiente que vivemos.

'Daqui Pra Baixo' nos apresenta uma história reflexiva, honesta e bem dolorosa.

Com escrita poética, Reynolds tornou a leitura bastante fluída e sensível. Seus versos são emocionantes e explora com realismo nossa triste sociedade.

Katrina 12/04/2020

Você precisa ler!
Não costumo ler livros escritos em versos, estranhei um pouco, mas logo me acostumei. Will, o protagonista, nos mostra como é viver em um bairro que tem suas próprias regras, é bem chocante e triste ver como a violência é normalizada. Tiroteios, assassinatos, gangues entre outras coisas, fazem parte da rotina. O livro, quase que exclusivamente, se passa em um elevador, os personagens que vão surgindo em cada andar são interessantes, eles tem personalidades, não são apenas ferramentas para mover a trama, me vi curiosa sobre cada um deles. Obviamente é um livro para emocionar, mas tem bastante sutileza, tudo acontece de forma bastante natural. Este é um livro que mostra a realidade de muitas pessoas e isso é bastante triste, mas fico feliz pelo autor poder mostrar essa realidade, que também foi a sua, em um livro incrível.

Gustavo | @guh_santtoos 13/05/2021

O Luto em forma de Versos
Um jovem de 15 anos viu seu irmão ser morto em consequência da violência do bairro periférico onde mora. Ciente das regras do lugar, que incluem a vingança, ele decide ir atrás do assassino de seu irmão. Então, ao entrar no elevador de seu prédio, começa a refletir sobre sua escolha, e todo o livro será desenvolvido nessa viagem de dois minutos, do andar em que ele mora até o térreo.

Como vocês sabem o livro é narrado em forma de Versos, o que deixa a leitura mais ágil, assim como a descida do elevador.

Ao decorrer do livro somos apresentados as três regras da comunidade onde Will mora. Sendo elas

1° Não Chorar

Ou seja, Will que viu o seu irmão ser morto, não pode nem sequer chorar, o unico jeito é ele lidar com a dor e a tristeza de outra maneira.

2° Nunca dedurar alguém

Como o bairro onde Will mora, os moradores são todos negros, a relação entre os policiais e os moradores não são das melhores. Então caso há um assassinato na área, não se deve denunciar o culpado, e assim vem a última regra.

3° É preciso se vingar

Quando alguém é ferido, machucado ou até mesmo morto na comunidade, deve haver vingança. Então Will no dia seguinte a morte o irmão, sai de casa e pega o elevador, buscando vingança.

Até chegar ao térreo do prédio acompanhamos Will na maior parte do tempo se ele irá mesmo seguir as regras.

O Luto é o tema mais presente no livro, e o autor soube descrever muito bem esse sentimento; será mesmo que tomamos a decisão certa quando estamos sob pressão de algo tão assustador quanto a morte?

E toda parada que o elevador vai fazendo em cada andar, o leitor vai conhecendo mais da realidade sobre comunidade e suas consequências, e isso nos faz refletir muito sobre a vivência das pessoas negras no Brasil.

Daqui pra Baixo é simplesmente genuíno. Uma obra que a cada andar do elevador vai te deixando mais tenso, mas que também não perde sua sensibilidade ao tocar em temas tão significativos.

vaneperola 17/12/2020

Uma das melhores leituras de 2020
Esse livro se tornou uma das melhores leituras desse ano para mim. Incrível demais as emoções que foram despertadas em mim ao ler cada verso. Outra coisa que me chamou a atenção foi o fato dele ser narrado em verso e numa perspectiva de um pouco mais de um minuto dentro de um elevador. A sensação de passear pela cabeça do Will é angustiante. Você quer saber o desfecho, embora isso fique claro a cada pessoa que entra no elevador. É um ciclo, não acaba. Não se pode ficar sem seguir as regras. Amei demais.
VanessaKroline 17/12/2020minha estante
2021?

vaneperola 18/12/2020minha estante
2020 kkkk

VanessaKroline 18/12/2020minha estante
Hihi, imaginei era só pra ver se tinha como você atualizar também rs

vaneperola 18/12/2020minha estante
Consegui editar no celular... obrigada!

VanessaKroline 18/12/2020minha estante
Não tem de quê

Larissa 02/07/2020

A Estrutura do livro é bem interessante, em forma de poesia e palavras jogadas, gostei da forma, mas poderia ter mais conteúdo.

Weshenrique 02/01/2021

Você vem?

"A tristeza é muito difícil de explicar"

Que livro impactante...

madu 15/09/2021

não sei o que falar, então vamo faze um bolo:

Massa

2 xícaras de farinha de trigo

3 ovos

1 xícara de açúcar

4 colheres (sopa) cheias de manteiga (ou 1 xícara de óleo de soja)

1 e 1/2 xícaras de leite

Vanessa.Liandro 15/09/2021minha estante
Kkkkkkk

Jean Milhomem 20/02/2020

Um soco.
Uma leitura marcante, pela história e pela forma da escrita. Depois que lemos ficamos pensando e refletindo sobre a história. Quando comprei o e-book, não tinha ouvido falar sobre o livro, e não conhecia o autor, então foi uma experiência ótima, vou procurar outros títulos do autor, mais que recomendado o livro.

Amandinha 10/07/2020

Final aberto
Para quem não curte histórias com final aberto, melhor não ler esse livro. Achei interessante, li super rápido, mas como tem final aberto, fiquei um pouco irritada...

Jônatas Rafael Garpin 29/10/2021

Will é um jovem de 15 anos que perdeu o irmão baleado, então ele decidiu entrar em um elevador com uma arma deixada pelo irmão em busca de vingança seguindo as três principais regras: não chorar, não dedurar e se vingar. Em cada parada do elevador Will se depara com alguém querido que já não vê há muito tempo, cada um irá contar a sua história e trazer várias lembranças ao jovem, tanto boas, quanto ruins, e que definirão o que irá acontecer quando chegar em seu destino. Será que Will dará continuidade a matança que vinga morte com morte?

NaDuarte 04/04/2021

Esss livro é muito necessário sobre violência na periferia, ele é bem curtinho,por ser escrito em poemas, mas mesmo assim passa uma mensagem incrível

Mari 09/11/2020

Que livro maravilhoso!
O livro é feito em versos, com uma história incrível, que em vários momentos da leitura você para para refletir um pouco sobre o que acabou de ler e sobre as questões que o livro traz, sobre se a vingança é realmente necessário ou não em nossas vidas,se devemos ou não continuar com o ciclo de violência.