A diferença invisível

Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

May 16/08/2021

Muito necessário
A Diferença Invisível é um livro de hq que conta a história de Margarite, uma jovem de 27 anos que gosta de rotina, ama comida vegetariana e seus animais. Depois de um tempo no livro, percebemos que Margarite tem muitas dificuldades, principalmente sensoriais e sociais. Acompanhamos a jornada da personagem descobrindo que na verdade é autista e seu entendimento e autoaceitação.

Como alguém que está no espectro, eu fiquei extremamente tocada. Alguns momentos do livro foram quase dolorosamente familiares, eu me emocionei bastante. O que me incomodou apenas foram algumas desinformações e nomenclaturas, como por exemplo o fato de que não se fala mais Asperger, e sim Autismo, pois o Asperger era um nazista e não era uma pessoa muito legal, eu até olhei a data do livro para ver se ja havia sido feita a norma de mudança de nomenclatura (foi em 2013) e o livro foi publicado depois. Também não gostei que no final do livro tem ABA como uma recomendação de terapia, ABA na verdade não é muito legal e muita gente na comunidade têm traumas de ABA (por favor não defender ABA nos comentários e nem tentar me convencer que sabe mais sobre autismo do que eu (que sou autista) porque o primo do irmão da sua tia é autista), por esses motivos eu tirei uma estrela e meia do livro. Fora isso, eu achei uma leitura extremamente importante e fiquei muito feliz que pessoas estão lendo uma coisa que explica mais sobre pessoas como eu.

Soso S2 26/02/2023

Utilidade pública
Esse livro deveria ser lido por cada pessoa no mundo.

Eu nunca me identifiquei tanto com um livro, cada minimo detalhe é perfeito e expressa exatamente oq o personagem está sentindo.

Eu chorei por me identificar tanto com o livro e fiz toda a minha família ler ele para que ficasse mais fácil de ver o meu ponto de vista.

O livro é impecável como é por hq fica muito mais fácil de transmitir o sentimento da personagem, ele é muito fácil de ler, li em menos de 1h.

E a todas as pessoas que me conhecem por favor leiam esse livro ele me representa por completo

Laiza0 21/08/2020

Não tente se adaptar se não te faz feliz
Simplesmente, incrível! HQ conta a história de Marguerite uma mulher de 27 anos que passa a vida tentando se adaptar as vontades das pessoas, mas percebe que o problema está exatamente em quer se adequar a realidades que não fazem sentido para ela.

A convivência no trabalho, a intolerância ao barulho, o desconforto com conversas simples, a preferência por assuntos específicos, são sinais que contribuem para que Marguerite procure ajuda e assim descobre que tem Síndrome de Asperger.

O diagnóstico a emancipa das amarrações do cotidiano e colabora para quem tenha auto-aceitação, essencial para sua vida.

Todos devem ler "A diferença invisível " porque ela abre portas para empatia e até mesmo autoconhecimento.

Uma história maravilhosa, empolgante e motivadora!

Bobs 10/12/2021

o tempo passou voando e eu só notei quando terminei
Essa hq aborda coisas que algumas pessoas tem preconceito por terem a mente fechada e não quereren entender/aceitar a situação que algumas pessoas se encontram...
Eu recomendo essa hq para quem quer conhecer melhor a sindrome de Asperger ele é rapido e facil de entender

Helena.Merces 08/12/2020

aprender sobre neuroatípicos
O livro conta sobre a história real da escritora, Julie Dachez, e de como ele descobriu que tinha Síndrome de Asperger.

Eu achei esse livro incrível, ele é em quadrinhos e as ilustrações são muito boas. O que eu gostei muito é da mudança na cor dos quadrinhas dependendo da situação vivenciada pela protagonista, isso ajuda a gente a ter uma ideia de como ela se sente.

O autismo e a Síndrome de Asperger são o tema central do livro. É ótimo para quem é leigo no assunto e quer aprender um pouco mais.

Acho que todos deveriam ler esse livro para aprender como agir com pessoas neuroatípicas e como derrubar também MUITOS preconceitos que a sociedade tem com essas pessoas.

lee 19/06/2023

Todo mundo tinha que ler esse HQ !
fala sobre Marguerite que tem Autismo, fala sobre a história dela antes e depois de descobrir isso. além de ser muito interessante faz a gente entender melhor a Síndrome de Asperger.

Evelyn Soares 26/01/2022

É uma HQ extremamente sensível, conseguiu me deixar angustiada em diversos momentos, principalmente depois que a Marguerite finalmente consegue um diagnóstico correto, se sente super feliz por finalmente ter uma explicação pros comportamentos que antes ela não conseguia explicar e ainda assim as pessoas ao redor continuam questionando o diagnóstico dela sem nenhum conhecimento cientifico a respeito.

Vale muito a leitura, além de abordar um tema super necessário, a HQ também tem artes maravilhosas, dá pra ficar por muito tempo analisando os detalhes.
Auud Herself 09/02/2022minha estante
Biografia do grilo.

Thainá @thaii.limab 03/06/2023

" O preconceito é filho da ignorância."

Utilidade pública.
É importante que saibamos reconhecer as limitações de cada um e respeita-las.

Giselle 14/05/2021

HQ de utilidade pública! Livro para sensibilizar quanto ao diagnóstico da síndrome de Asperger, uma forma leve e de alto funcionamento do Autismo. O diagnóstico faz com que o paciente se reconheça e se acolha! 1 a cada 150 crianças nascem com algum grau de transtorno no espectro Autista. Serve de alerta e sensibilização da sociedade.
Julia Mendes 14/05/2021minha estante
Gi, vc tá muito leitora de quadrinhos! ?

Giselle 15/05/2021minha estante
Influenciada por vc, Ju! ?

Kiara | @livrosdakiara 09/01/2023

incrível! Apenas leiam! Serviço de utilidade pública!!!
Me deu uma visão mais empática dos aspies. As vezes até uma pessoa ?comum? sofre com os barulhos, imprevistos e outras coisas do dia a dia. Amei o desenho e achei a parte final do livro incrível!!! Super explicadinho!

carol 24/04/2021

uma graphic novel com desenhos lindos e uma história extremamente importante. uma leitura necessária, com certeza! marguerite ganhou um espaço no meu coração. :)

Ambrs 26/04/2024

Para conhecer melhor as diferenças
Bacana porém eu acho que já tem muitas coisas nele desatualizadas. Usa de termos e até padrões de comportamentos para definir atípicos de típicos muito ?fechados? sendo que quando se fala de um espectro existem muitos por menores.

Em contrapartida entendo que pra se fazer entender de forma universal pode ser válido generalizar. Mas nem sei se teria sido isso a intenção das autoras, me pareceu mais ter sido porque atualmente estão tendo tantas novidades a respeito do autismo que acabou que o livro não acompanhou. O que é bem compreensível.

No geral, é um livro bom para conhecer sobre o assunto. E se colocar em um lugar de empatia com pessoas diferentes. O que não é fácil já que também significa se reestruturar, muitas vezes, para deixar o mundo minimamente habitável para essas pessoas que acabam sofrendo bastante e merecem acolhimento.
xzsatur.no 29/04/2024minha estante
É um pouco estereotipado, mas eu gosto de reler às vezes. E? reconfortante.

Ambrs 01/05/2024minha estante
@xzsatur.no pois é vale a pena

Alexandrino0 21/05/2022

Me identifiquei
No começo eu não tinha gostado muito não mas ao decorrer da história eu percebi que eu só n estava gostando porque a história estava me descrevendo e quando me dei conta disso passei a amar essa história

Thalita 11/06/2022

Muito educacional
Essa hq mostra a vida de marguarite uma mulher autisma, e como o autismo na vida dela, a hq mostra desde da hora que ela tem até a hora que ela descobre sobre. Após ela descobrir podemos ver o quão mais feliz essa sente, e ao encontrar pessoas como ela, ela se sente mais feliz e leve.
Também mostra o preconceito na sociedade com as pessoas autistas e o como essas pessoas são ignorantes.

Eu amei essa hq, ela foi muito informativa e educacional, ter mais coisas sobre o autismo é muito importante pois a sociedade ainda é ignorante.

Jehssics 09/02/2023

"O preconceito é filho da ignorância"
Achei uma leitura interessante e bem informativa para quem busca compreender melhor os transtornos dentro do espectro autista. Há vários níveis e variáveis, não há um único padrão, cada pessoa é única e tem suas próprias particularidades e isso não faz delas estranhas, apenas diferentes.