A diferença invisível

A diferença invisível Julie Dachez
Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

Laiza0 21/08/2020

Não tente se adaptar se não te faz feliz
Simplesmente, incrível! HQ conta a história de Marguerite uma mulher de 27 anos que passa a vida tentando se adaptar as vontades das pessoas, mas percebe que o problema está exatamente em quer se adequar a realidades que não fazem sentido para ela.

A convivência no trabalho, a intolerância ao barulho, o desconforto com conversas simples, a preferência por assuntos específicos, são sinais que contribuem para que Marguerite procure ajuda e assim descobre que tem Síndrome de Asperger.

O diagnóstico a emancipa das amarrações do cotidiano e colabora para quem tenha auto-aceitação, essencial para sua vida.

Todos devem ler "A diferença invisível " porque ela abre portas para empatia e até mesmo autoconhecimento.

Uma história maravilhosa, empolgante e motivadora!

Thaís Vilas Bôas 16/06/2021

“O preconceito é filho da ignorância.” – Willian Hazlitt
Nossa, como eu amo cada HQ da Editora Nemo!! E esta entrou para a lista de favoritas (acho que as outras também entraram...rs).

Marguerite tem 27 anos. No seu dia a dia segue uma constante rotina: sai para trabalhar às 07h30, passa na padaria às 07h43 e chega ao escritório às 08h. Ela detesta imprevistos, os rituais a fazem se sentir segura.

Ela não se encaixa muito bem no trabalho, no grupo de amigos ou até mesmo em casa com seu namorado. Essa situação não é fácil e ela fica cansada de ser julgada o tempo todo como “a estranha” e antissocial. Ela até tenta ser como os outros, mas isso a esgota.

Uma de suas características é não saber mentir. Ou seja, quando alguém pergunta se ela gostou de sua bolsa nova, irá ouvir uma resposta sincera. Outra característica é não conseguir identificar o subentendido ou as ironias.

Demorou anos até Marguerite ser diagnosticada com a síndrome de Asperger, mesmo indo a diversos psicólogos. Mas, a partir desse momento, ela finalmente se encaixou na sociedade, entendendo e respeitando os seus limites – “É normal que eu seja ‘anormal’... É genial!”. – As dificuldades continuam as mesmas, mas a forma de enxergá-las mudou.

“Somos todos geniais, mas se você julgar um peixe por sua capacidade em subir em uma árvore, ele passará a vida acreditando que é estúpido.”

@dboascomcafeelivros

lee 19/06/2023

Todo mundo tinha que ler esse HQ !
fala sobre Marguerite que tem Autismo, fala sobre a história dela antes e depois de descobrir isso. além de ser muito interessante faz a gente entender melhor a Síndrome de Asperger.

Thainá @thaii.limab 03/06/2023

" O preconceito é filho da ignorância."

Utilidade pública.
É importante que saibamos reconhecer as limitações de cada um e respeita-las.

yas. 11/03/2020

Sensível e educativo.
Me deixou pensando por um bom tempo. Uma jornada linda de autoconhecimento e aceitação, apontando o desafio de diagnóstico principalmente entre mulheres dentro do aspectro autista. A arte é linda e além da história te prender, te ensina mais a cada página que você passa.

May 16/08/2021

Muito necessário
A Diferença Invisível é um livro de hq que conta a história de Margarite, uma jovem de 27 anos que gosta de rotina, ama comida vegetariana e seus animais. Depois de um tempo no livro, percebemos que Margarite tem muitas dificuldades, principalmente sensoriais e sociais. Acompanhamos a jornada da personagem descobrindo que na verdade é autista e seu entendimento e autoaceitação.

Como alguém que está no espectro, eu fiquei extremamente tocada. Alguns momentos do livro foram quase dolorosamente familiares, eu me emocionei bastante. O que me incomodou apenas foram algumas desinformações e nomenclaturas, como por exemplo o fato de que não se fala mais Asperger, e sim Autismo, pois o Asperger era um nazista e não era uma pessoa muito legal, eu até olhei a data do livro para ver se ja havia sido feita a norma de mudança de nomenclatura (foi em 2013) e o livro foi publicado depois. Também não gostei que no final do livro tem ABA como uma recomendação de terapia, ABA na verdade não é muito legal e muita gente na comunidade têm traumas de ABA (por favor não defender ABA nos comentários e nem tentar me convencer que sabe mais sobre autismo do que eu (que sou autista) porque o primo do irmão da sua tia é autista), por esses motivos eu tirei uma estrela e meia do livro. Fora isso, eu achei uma leitura extremamente importante e fiquei muito feliz que pessoas estão lendo uma coisa que explica mais sobre pessoas como eu.

Cinthia 14/06/2023

Síndrome de Asperger
Marguerite é uma mulher de 27 anos, muito introspectiva e reservada e apegada a rotina. Ela tem intensa dificuldade nas interações sociais e diversas sensibilidades sensoriais. É tida como estranha pelos colegas de trabalho, já se consultou com diversos psicólogos sem sucesso. Até que finalmente obtém o diagnóstico de Asperger: um autismo leve, sem déficit cognitivo.
Nessa Graphic Novel curtinha, vc consegue entender um pouco mais sobre Asperger e Autismo.
Vale a leitura!

Mary Jane Holland 12/10/2022

Muito lindo!
Amei essa história, é muito envolvente e o melhor de tudo são as informações sobre o autismo e o asperger. Aprendi muita coisa que eu não fazia ideia, confesso e agora sinto vontade de saber ainda mais sobre o assunto. vou pesquisar, com certeza.

Mariane 02/04/2022

Uma nova visão sobre síndrome de Asperger
MUITO BOM!!! Mostra várias generalizações que acabamos fazendo quando descobrimos que alguém é neuroatípico, e como queremos colocá-los em caixas.
(A TEORIA DAS COLHERES CITADA NO MEIO DO QUADRINHO É TUDO PRA MIM!)

Evelyn Soares 26/01/2022

É uma HQ extremamente sensível, conseguiu me deixar angustiada em diversos momentos, principalmente depois que a Marguerite finalmente consegue um diagnóstico correto, se sente super feliz por finalmente ter uma explicação pros comportamentos que antes ela não conseguia explicar e ainda assim as pessoas ao redor continuam questionando o diagnóstico dela sem nenhum conhecimento cientifico a respeito.

Vale muito a leitura, além de abordar um tema super necessário, a HQ também tem artes maravilhosas, dá pra ficar por muito tempo analisando os detalhes.
Auud Herself 09/02/2022minha estante
Biografia do grilo.

rafoliss 28/06/2021

Muito fofo e de utilidade pública. Um livro q na minha opinião é empático e necessário q todos lessem e se informassem melhor sobre o assunto q ele retrata, além dele ser rapidinho de ler e ter ilustrações lindas

Giselle 14/05/2021

HQ de utilidade pública! Livro para sensibilizar quanto ao diagnóstico da síndrome de Asperger, uma forma leve e de alto funcionamento do Autismo. O diagnóstico faz com que o paciente se reconheça e se acolha! 1 a cada 150 crianças nascem com algum grau de transtorno no espectro Autista. Serve de alerta e sensibilização da sociedade.
Julia Mendes 14/05/2021minha estante
Gi, vc tá muito leitora de quadrinhos! ?

Giselle 15/05/2021minha estante
Influenciada por vc, Ju! ?

saraalmeida.reading 27/03/2022

Minha vida
É perfeito. Acredito que pode fazer muita gente entender o universo do autismo, tão peculiar. Pode ser muito esclarecedor.

Leticia1529 16/06/2021

Leitura obrigatória!
Essa HQ narra a história de uma personagem chamada Marguerite, que tinha algumas dificuldades de socialização e não conseguia fazer coisas julgadas "fáceis e rotineiras" para uma pessoa que não é autista.

Na descoberta da Margô de que ela tem síndrome de aspenger, aprendemos muito junto com ela sobre a síndrome, sobre coisas que podem ser adaptadas para o ambiente de uma pessoa que possui a síndrome, assim como conscientizar ao leitor alguns sintomas e como procurar ajuda para te deixar mais confortável consigo mesmo, caso você seja portador da síndrome.

A HQ também faz uma crítica ao público ignorante que colabora com o sofrimento de pessoas que possuem a síndrome, assim como Margô sofreu no seu ambiente de trabalho por ignorância dos indivíduos.

Considero leitura obrigatória porque além de fluída, ajuda a combater a ignorância de 80% da população quanto a sindromes como síndrome de aspenger, autismo, o espectro entre as duas síndromes, etc.