Tormenta de Fogo

Tormenta de Fogo Brandon Sanderson

Resenhas - Tormenta de Fogo

Jellinek 21/01/2021

"Metáforas"
E essa sequência que me deixou vidrado nas páginas do início ao fim. E que final eletrizante. #recomendo
Emanuel 21/01/2021minha estante
Pena que o terceiro é meio forçado.

Jellinek 21/01/2021minha estante
Kkkk concordo. Ainda assim eu curti a leitura. Achei interessante a dinâmica das cenas e a fluidez d leitura dos três livro. ??

Emanuel 21/01/2021minha estante
Brandon tem suas obras muito fluidas, não sei o quanto disso é mérito da tradição. Mistborn são os melhores livro dele, na minha opinião.

Jellinek 21/01/2021minha estante
Quero comprovar isso. Até o momento só li o primeiro livro da primeira era e curti muito tbm. Acredito q este ano continue a saga.

Emanuel 21/01/2021minha estante
Ao contrário dos executores que no terceiro livro ele parece inventar coisas para fechar a história. Em Mistborn tudo é perfeitamente encaixado, até detalhes do primeiro livro são usados no terceiro. O autor engana o leitor, mostrando a coisa desde o primeiro livro, está na nossa cara, o tempo todo. Mas enfim, sem spoilers.

Fiquei curioso. Vlw. ??

romulo mafra 23/11/2017

Quando????
QUATRO DIAS! foi o que levei pra terminar esse livro, que é a continuação de "Coração de Aço", outro livro que simplesmente DEVOREI! Inclusive, poderia ter terminado ontem, mas, quando foi chegando ao final, fui postergando pra não terminar tão rápido... :-/
Agora, é esperar o terceiro e último livro da série "Executores". Já aviso que duvido que os dois livros (e provavelmente o terceiro) não virem filme (trilogia, espero) nos próximos anos!
Leiam Coração de Aço! Leiam Tormenta de Fogo! É só o que digo.

E a pergunta que não quer calar: QUANDO SAI CALAMIDADE, O PRÓXIMO LIVRO?
Kabrine 13/12/2017minha estante
Quando meu Deus??? Será que aguento esperar??? Li em dois dias.

romulo mafra 17/12/2017minha estante
só nos resta esperar, né? :-(

Rodrigo Luna 14/05/2018minha estante
Mandei mensagem para a Editora Aleph e eles responderam que o terceiro livro será publicado em Julho/2018.

Jessica1248 11/06/2021

"Não estou com vontade de te matar"
"Você talvez queira esperar para me agradecer - eu disse, pulando sobre a ponte instável - depois que a gente sobreviver ao que vem agora."

"Ele é só um homem, apesar de tudo. Um homem cheio de sentimentos que, às vezes, não fazem sentido."

"Bem, tá no inferno, abraça o capeta, pensei."

"Não matamos os Épicos por quem eles são. Nós os matamos por causa das vidas que eles põem em risco."

Ahh, Sanderson, Sanderson. Aquele autor que por vezes tem vontade de socar e outras, de abraçar. E foi bem assim, que me senti durante essa leitura.

Considero esse melhor que o 1°, teve mais ação e claro, reviravoltas (típicas do Sanderson) e que reviravoltas. A história vai caminhando e tomando um rumo "previsível",com personagens novos, cidade nova e Épicos novos também, com os poderes mais diversos que se possa imaginar. Mas (um grande mas aqui), o que pensei ser previsível não foi, de novo, o Sanderson conseguiu me surpreender e me deixar embasbacada com o desfecho.

Foi uma leitura que me fez sentir raiva do David, depois pena, apreensão, nervoso e fiquei sem ar em alguns momentos tensos. David é um personagem único, principalmente com suas péssimas metáforas (que me acabo de rir), seu jeito ingênuo por vezes causa uma chateação, mas logo passa hahahaha e me vi amando-o de novo.

Enfim, muito ansiosa pelo desfecho, não faço a mínima ideia do que esperar do fim.
Gus 11/06/2021minha estante
Ah que resenha ÉPICA! Digna de Sanderson! Que venha Calamidade, e que Deus nos ajude! Hehehehe
Obrigado por compartilhar a leitura comigo! S2

Jessica1248 11/06/2021minha estante
Que venha o próximo hehehe obrigada também!!! Nossa leitura está sendo Épica!!!!!!

Gus 11/06/2021

Brandon Sanderson apronta de novo!!!
Não sei como iniciar essa resenha, sério mesmo! Se você está aqui querendo saber se esse segundo livro é tão bom quanto o primeiro, sim meu amigo, pode ter certeza que é! Mais uma vez Brandon Sanderson usa de seus dons divinos para nos ludibriar durante toda a leitura, e despeja uma torrente de eventos marcantes no final do livro, nos deixando completamente extasiados. Com novos personagens, e novas facetas reveladas de antigos personagens, descobrimos que a genialidade e criatividade do autor parece não ter fim. Como todo livro sensacional, Tormenta de Fogo aflora a emoções mais variadas possíveis em nós leitores durante toda a jornada! Esse é Brandon Sanderson, sádico, genial, impiedoso, cruel e criativo! Que venha o terceiro livro, Calamidade, e faíscas, eu nem imagino o que virá! Hahahahah
Jessica1248 11/06/2021minha estante
Ah amei hahahaha Calamidade, faíscas messsssmo. Adjetivos melhores p definir o Sanderson, não há.

Gus 11/06/2021minha estante
Com certeza! Hahahahah
Vamos descobrir o que ele nos reservou pro último livro!

Arthur Peixoto 25/09/2020

Caraca...
Brandon Sanderson não decepciona. O segundo livro é incrível, igual ao primeiro. Cheio de plots e um final criando altas expectativas para o último livro da série. A única reclamação que eu tenho, que no final o "amor" não é a solução dos problemas no livro... Kkkkk...
Bruno 12/01/2023minha estante
Podia ter um vilão que a fraqueza era ser amado.

Arthur Peixoto 12/01/2023minha estante
Né kkkkkk

Leandro Brito 19/09/2020

Ambientação insana + boa história: livro perfeito
Este livro, sem dúvida nenhuma, é o livro mais bem ambientado já escrito pelo Sanderson. Não digo que a ambientação dos outros livros dele são ruins - longe disso - mas que esse livro em questão é esplêndido.
Quanto a história, ela não me decepcionou em nenhum momento, apesar de concretizar medos de possíveis rumos da história que estavam em meu âmago. No entanto, ao analisar a história, você vê que não poderia ser diferente disso: não existem heróis. Ou será que existem? A história é bem fechada e apresenta um desenvolvimento incrível de certos personagens, somado às reviravoltas padrão Sanderson. Ansioso pelo 3° livro!
carol v. 19/09/2020minha estante
sou apaixonada pelo Sanderson. a mente dele é simplesmente incrível.

Leandro Brito 19/09/2020minha estante
Meu autor preferido também, gosto muito da ambição dele com seus livros

Gisele @abducaoliteraria 20/11/2017

"- Eu sei que você não acredita - ele falou - Mas está vivendo a profecia agora, David. É como o seu pai disse. Os heróis virão. De certa forma, eles já vieram".
Contém spoilers de Coração de Aço.

Tormenta de Fogo é a continuação de Coração de Aço lançado pela editora Aleph. As primeiras páginas do livro foram de tirar o fôlego. Através delas, tivemos uma noção de como anda Nova Chicago depois dos acontecimentos do último livro, quando David enfrentou Coração de Aço. Se antes eram um grupo de rebeldes que agiam secretamente, agora os Executores trabalham juntos com a patrulha da cidade e lidam diariamente com Épicos. E mais do que isso, os Executores também ficaram famosos - principalmente David - e agora além de segurança, também representam esperança à humanidade.

"Meu nome é David Charleston. Eu mato pessoas que têm superpoderes".

Em uma determinada missão dos Executores, a equipe é dividida e David, Prof e Thia partem para uma missão em Babilônia Restaurada, o que me deixou bem triste, já que estava sentindo muita falta de Abraham e Cody, que com isso, foram jogados para escanteio neste livro. Mas eles foram compensados com outros personagens de outra célula dos Executores muito interessantes, como Val, Gegê e Mizzy.

Desde o princípio, senti que a missão nesta outra cidade não cheirava bem, e comecei a sentir medo do que estava por vir. A missão é ter de lidar com uma Épica poderosa chamada Realeza, que até então, era considerada "bondosa", porque cuidava da cidade e mantinha a paz - dentro dos limites de um Épico tirano - mas recentemente começou a perder o controle e agir de forma suspeita. E como se não bastasse lidar com a Épica poderosa, ao mesmo tempo os Executores precisam enfrentar outros Altos Épicos, como Obliteração, uma bomba relógio prestes a explodir.

E se Nova Chicago parecia uma cidade totalmente incomum coberta por aço, com ruas e túneis subterrâneos, desta vez a Babilônia Restaurada não fica atrás, apresentando uma cidade atulhada por água, substituindo as ruas por canais, onde as pessoas são obrigadas a viver sobre os topos dos prédios e se locomoverem através de barcos. Esse aspecto está diretamente ligado com o poder de Realeza, que é capaz de espiar e se projetar em qualquer lugar que tenha água, embora não seja onipresente. A cidade também possui algumas outras características fantásticas, como a presença de árvores frutíferas que geram frutas gigantes e brilhantes, e uma iluminação misteriosa e bizarra proveniente de tintas spray.

Tormenta de Fogo possui uma atmosfera muito mais madura e densa do que Coração de Aço. As camadas que diferem essa história de uma simples aventura entre o bem e o mal é cada vez mais implícita. É nítido que os Épicos são corrompidos pelos seus poderes e por esse motivo é que a maioria deles é prepotente e ruim, mas nem todos são assim. Alguns, dentro dos seus frágeis limites, conseguem resistir à essa corrupção, e isso acaba mudando todo o contexto da história.

Até começar o livro, eu não tinha ideia de como estava com saudades de David e suas metáforas (ou analogias) ruins. Por mais que realmente sejam ruins e na maioria das vezes não fazem sentido algum para mim, mesmo ele tentando explica-las, elas são muito engraçadas. Essa característica divertidíssima dá uma leveza ao personagem, que carrega uma carga importante de tentar compreender os mistérios que rondam um Épico e seus poderes. Se antes, cego para saciar o seu sentimento de vingança, agora David está em conflito consigo mesmo, tentando compreender as inúmeras tonalidades que existem entre o que é certo ou errado.

"Eu sabia como Mizzy estava se sentindo. Eu já fora como ela. E por mais insano que isso soe, acho que não era mais essa pessoa. A mudança tinha começado no dia em que eu derrotei Coração de Aço. Eu voei no helicóptero carregando o crânio dele nas mãos, numa confusão de sentimentos. O assassino do meu pai estava morto, mas só graças à ajuda de outro Épico".

A evolução e o amadurecimento de David foram fantásticos. Eu me convenci das lutas internas do personagem, da desconstrução de ter que deixar tudo o que ele acreditou e o impulsionou durante anos para atrás. De ter empatia com o seu inimigo.

Os embates entre David e Prof acompanham a tensão existente na trama e foram bastante substanciais para o desenvolvimento da mesma e para cada um dos dois de forma individual.

"- Calamidade, ou você é exatamente o que os Executores precisam, e têm precisado há anos... ou é uma representação do heroísmo imprudente que fomos sábios em evitar. Ainda não consegui decidir".

O mais interessante dessa história, é que mesmo sendo em primeira pessoa, o autor é capaz de desenvolver os outros personagens perfeitamente bem. Eu me senti envolvida com todos eles e os compreendi muito bem. Entendo os mistérios que Prof e Thia insistem em guardar. As motivações de Megan e Mizzy. A conduta de Val e Gegê. E por Calamidade, compreendo até mesmo Realeza!

O relacionamento entre David e Megan, diferente do primeiro livro, desta vez acontece na medida certa. Assim como o desenvolvimento dos dois de modo particular foi bastante perceptível, o romance entre eles foi muito bem desenrolado, importante para a história, mas sem se tornar o centro dela. E para mim isso foi mais do que um alívio, porque como o livro leva o nome de Tormenta de Fogo - o que faz completo sentido - senti medo da história focar somente nos dois.

Tormenta de fogo é uma história de transição, desenvolvimento e amadurecimento. Finalmente temos algum indício do que Calamidade realmente significa, mas muita coisa ainda precisa ser revelada, é claro. O final não foi nada menos do que épico, conseguiu me deixar apreensiva, emocionada e louca pela continuação. Terminei o livro angustiada, porque uma das coisas que eu mais temia aconteceu e eu ainda não sei como lidar com isso.

Não é nem de longe um dos melhores livros de Brandon Sanderson, mas possui as características que eu mais gosto do autor. Ele soube fazer a diferença nessa história, que vai muito mais além da luta entre o bem e o mal. Estou muito ansiosa para saber o desfecho dessa história e finalmente entender todos os mistérios que a envolvem. Calamidade, cadê?

site: http://abducaoliteraria.com.br/
romulo mafra 23/11/2017minha estante
Terminei o livro angustiada, porque uma das coisas que eu mais temia aconteceu e eu ainda não sei como lidar com isso. [2] :-(

Willianpm1 26/01/2018

O final é de tirar o fôlego
Peguei Coração de Aço após ler a sinopse porque sabia que iria gostar, e realmente, foi um daqueles livros que lemos sem compromisso, mas que você da aquele sorrisão quando acaba.

Em Tormenta de Fogo foi um pouco diferente. Quando li a sinopse não senti a mínima vontade de ler, ainda mais que gostei do final do primeiro livro, para mim ele podia ter terminado ali.

Assim que inicie a leitura eu não gostei, e continuei não gostando até chegar nos 80% do livro. Quando a história entrou no seu último arco, foi frenético, de tirar o folego, cativante, empolgante! Mas fiquei com aquela sensação de ter assistido a um filme ruim, mas por causa do final bom e aquela musica que prende, acabei dizendo que é bom.

Vou seguir lendo os próximos volumes sim, gostei muito do primeiro, e apesar de não ter tido a mesma experiencia no segundo, o final para mim, compensou e muito.
Panda 26/06/2018minha estante
Foi exatamente o que eu pensei cara, e por um momento achei que eu era o único, afinal Sanderson é um mito, se tem algo que não está fluindo na leitura deve ser problema comigo kkkk;enfim, fiquei mais tranquilo, posso tentar voltar ao Tormenta depois.

iara170 13/06/2022

O segundo livro dessa trilogia continua sendo incrível mas me deu a impressão que a história tá um pouco estagnada. Muitas das cenas de ação parecem seguir a mesma lógica ou tem sempre a mesma solução.
Apesar de tudo a leitura foi muito agradável e o desenvolvimento do David foi o que mais me chamou a atenção.
Nanna 16/07/2022minha estante
As metáforas dele estão melhorando kkk

Matheus 09/06/2020

Mais coerente que o anterior
Esse livro, diferente do anterior, me prendeu mais facilmente. Eu sinto que "Tormenta de fogo" foi um livro mais fácil de ler, a história fluiu melhor, talvez por conta das revelações que esse livro trás em relação ao anterior (Coração de aço).
"Tormenta" foi uma leitura agradável. Me parece que nesse segundo livro Brandon Sanderson teve um melhor trabalho de escrita. Alguns clichés bobos não apareceram mais, mas outros ainda aparecem, o que não é ruim, já que eles deixam a história mais divertida.
David se tornou um personagem um pouco mais maduro, mas ele ainda diz as metáforas malucas dele rs.
Eu sinceramente gostei muito desse livro, e acho que ele mostra bem mais do potencial de todo esse universo.
Espero que o próximo livro seja tão bom quanto esse, ou até melhor. Vale a pena acompanhar a série.
Leitura e . 09/06/2020minha estante
Oii... Boa noite/madrugada... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

K.G | @kennedy guedes 30/12/2017

Muito parecido com o primeiro E ESSE FOI O PROBLEMA.
No universo da serie, alguns seres humanos ganharam poderes, so que inves de herois SE TORNAM VILOES! E existe um grupo de pessoas que lutam para extermina los.
E essa premicia é FODA! e em coracao de AÇO foi SENSACIONAL! ja no segundo volume..... Nao tinha o mesmo frescor!

Pra mim o grande problema desse livro FOI CONTINUAR NA MESMA COISA DO PRIMEIRO!
Sanderson tem uma narrativa MARAVILHOSA, O RITMO DESSA SERIE É INCRIVEL! tiro porrada e matança!
Porem o plot principal ANDA DE CAROÇA! a historia se desenvolveu muito pouco em relacao ao que conhecemos em coracao de aço, e o autor acaba fica do preso ao MAIS DO MESMO!
Isso me decepcionou, esperava mais desse livro, que é otimo! Mas deixa a desejar na evolucao da historia.

Acervo do Leitor 20/02/2018

Tormenta de Fogo – Executores #2 | Resenha | Acervo do Leitor
Coração de Aço retirou o véu que cobria Os Executores do anonimato. Após os eventos do primeiro livro as coisas mudaram drasticamente para seus integrantes, David Charleston passou de um garoto em busca de vingança, para um revolucionário que dita a esperança em um mundo refém de Épicos poderosos e aterrorizadores. Em Tormenta de Fogo, a luta não é mais em prol da vingança ou afirmação, nesta obra vamos acompanhar muito mais sobre a natureza dos épicos, suas ações e consequências, não somente o bem e o mal, mas o meio termo, e ele é perigoso e sorrateiro. Pouco sabemos sobre Calamidade e seus efeitos, mas sabemos de que existe algo que está acima dos limites humanos e é a eles quem devemos combater.
“– Ah, você é perigoso. Só não do jeito que eles, ou você, pensam. Você é perigoso porque faz as pessoas acreditarem em você, David. Você as faz ouvirem às suas ideias loucas. Infelizmente, o mundo não pode ser como você quer que seja. Você não vai destronar os Épicos.”

Tormenta de Fogo começa exatamente de onde seu antecessor parou, os personagens se veem cada mais entrelaçados em um jogo de cartas, onde a aposta vale muito mais que suas vidas, mas a de milhares de inocentes que vivem sob o julgo dos épicos. Entre eles está a enigmática Realeza, que com seus poderes advindos de Calamidade, inundou toda a cidade de Nova York, e age como uma pastora cuidando de seu rebanho para um abate final. David, Tia e Prof irão se unir a outros Executores na busca pela libertação e entendimento sobre o que ocorre na misteriosa Babilar. Ao decorrer dos eventos, eles percebem de que há muito, mas muito mais do que inicialmente eles previram, e a luta se tornará cada vez mais obscura.

Se em Coração de Aço, o clima era peremptoriamente de aventura com uma boa dose de comédia, em Tormenta de Fogo as coisas parecem um pouco mais sérias, mas só um pouco, afinal David continua completamente perdido em suas criações de metáforas e analogias que beiram o inacreditável. A química entre os personagens está ainda mais natural, e um dos pontos positivos é a relação entre Megan e David, que após as descobertas no livro anterior, está mais próxima, um romance sem ser enfadonho, simples. Entretanto, dentre todos eles destaco a complexidade de Prof, ainda mais no terço final do livro, onde os eventos o levam por um caminho de difíceis escolhas.

“Vocês lutam contra nós – Realeza continuou. – Dizem nos odiar. Mas usam nossas peles nas costas. O que realmente odeiam é que não podem nos subjugar como o homem subjugou as bestas. E então nos assassinam.”

Tormenta de Fogo soube lidar com as expectativas geradas pelo livro anterior, o mundo está maior, e as ameaças cada mais próximas. As tão faladas reviravoltas continuam a todo vapor, e se existe alguém que sabe criar um momento de tensão entre os capítulos, este alguém é o autor Brandon Sanderson. Todos eles terminam de sinérgica, o que contribui e muito para a fluidez do livro. O livro não é feito somente de acertos, em dado momento, Brandon se perde um pouco ao forçar demais o protagonismo para David em detrimento dos demais, por mais que existam outros bons personagens, ficam todos eles reféns das ações do jovem Executor. Tia, que no livro anterior era tida como a grande estratégica da equipe, mal aparece neste. Fica a sensação de que o livro poderia ser melhor explorado no ponto de vista dos demais, afinal, seria incrível se pudéssemos acompanhar mais de perto: Realeza, Tia e até mesmo Tormenta de Fogo.

SENTENÇA

Um livro bastante divertido de uma série bastante consciente de suas aspirações. Brandon Sanderson mais uma vez acerta em muitos pontos, mas peca em algumas passagens um tanto quanto forçadas para o protagonismo de David. O livro possui um tom mais sombrio, com uma boa dose de investigação e reviravoltas. Os novos Épicos roubam a cena quando aparecem, e David continua nos fazendo gargalhar com suas metáforas infames. Está à procura de uma série para intercalar entre leituras mais pesadas, aposte suas fichas nos Executores, eles não vão lhe decepcionar.

site: http://acervodoleitor.com.br/tormenta-de-fogo-resenha/

Leonardo Guimarães 26/07/2018

Expansão de Qualidade
O livro começa com muita ação nos fazendo embarcar, novamente, na brilhante distopia criada por Brandon Sanderson. Novos personagens e a apresentação de uma nova cidade, bem diferente de Nova Chicago, garantem a plena expansão da história.
Confesso que esperava mais ação depois de ficar tão empolgado com Coração de Aço (Livro 1). Porém, a leitura continua agradável e, garanto; os leitores ficarão surpresos com o final deste volume também. Rumo à Calamidade (Livro 3).

danielrod90 28/07/2018

Pura ação
Ah que livro bom! Não conseguia parar de ler, é ação toda hora e muita reviravolta, a linguagem é fluida e os personagens soam muito naturais, dava 10 estrelas se pudesse!

Norberto 16/08/2018

Mais um hino de livro. Achei que teve mais momentos de ação do que o primeiro da série e pudemos conhecer mais de perto o vilão dessa história, da mesma maneira que deu pra conhecer mais de perto outros personagens. Aos poucos a história vai se aprofundando em cada um deles e é difícil não criar conexão com tudo o que envolve os protagonistas. Não sou exigente com livros que me divertem e me deixam interessado em saber o que vem pela frente, então toma essas estrelas aí. Hahaha :)