Os despossuídos

Os despossuídos Ursula K. Le Guin

Resenhas - Os Despossuídos

@quixotandocomadani 18/10/2023

"Se é o futuro que vocês procuram, então devo dizer-lhes que vocês tem que vir de mãos vazias."
Há 7 gerações, revolucionários odonistas saíram de Urras para criar uma nova civilização sem leis, sem dinheiro, sem governo, sem propriedade privada. Essa é Anarres, um planeta árido, com poucos recursos naturais. Já Urras é um planeta com forte desigualdade social, repleto de belezas desperdiçadas por seus habitantes que só pensam em poder, luxo e dinheiro. Os dois planetas são rivais, crianças de Anarres são educadas para temer e odiar Urrás. Shevek, um cientista de Anarres, decide ir para Urras e tentar quebrar esse gelo entre os dois planetas, descobrindo o lado bom e ruim de ambos os lugares. O que me leva a concluir que não existe um sistema econômico perfeito, porque o ser humano não o é. Excelente livro para debater ideias!

O livro aborda muitos assuntos, mas para mim a mensagem principal foi não ter preguiça de pensar, ter ideias, questionar o que realmente queremos e não seguir simplesmente a maioria por medo de não ser aceito ou por comodidade. Cada ser humano tem um poder enorme dentro de si.

E o título do livro! Os despossuídos, sobre o Ter e o Ser: “Quanto menos Shevek tinha, mais absoluta se tornara sua necessidade de ser.”

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

Raphael.Prista 17/10/2023

Obra prima isso aqui
Ursula aqui ta no seu auge. Criando uma distopia com dois mundos diferentes onde um é capitalista e o outro comunista ( na real anarco-comunista sendo mais exato) ela faz as críticas de uma forma tão sutil e profundo que eu fico abalado. Quando o protagonista começa a falar sobre o Dor eu fiquei de queixo caído bagulho de louco.

As fortes críticas ao patriarcado e ao machismo presente no planeta capitalista (obv) são muito atuais e prosperam até os dias de hoje. Traz tb vários debates sobre o consumismo e consciência social e como deixamos ser levados pelas coisas que temos. É foda. É genial.

Ursula também se propõem a debater e refletir sobre o anarco-comunismo na Lua levando mais além a sua obra. Sempre fazendo um paralelo com a guerra fria.

Obra prima.

gleice 16/10/2023

Publicado em 1974, podemos notar que toda essa distopia utópica pode ser encontrada em locais muito mais pertos e reais: a própria guerra fria que marcou a divergência ideológica entre anarquismo e poder de estado, capitalismo e socialismo? Tudo isso reflete nos conflitos entre a população de Urras e Anarres.

Evy 11/10/2023

Incomum e maravilhoso!
Publicado em 1974, "Os Despossuídos" explora temas sociais, políticos e filosóficos complexos que reverberam até os dias atuais. A simplesmente genial Úrsula K. Le Guin, que se tornou uma das minhas autoras favoritas de ficção científica, usa a distopia e a utopia para analisar as implicações de sistemas políticos e econômicos em suas sociedades fictícias. Vale ressaltar que é situado no mesmo universo ficcional de A mão esquerda da escuridão, outro clássico da autora que recomendo demais a leitura.

A história se desenrola em um cenário futurista e envolve os planetas gêmeos Anarres e Urras. Enquanto Urras é um mundo de abundantes recursos com extremos de riqueza e pobreza e guerras políticas, Anarres é um planeta recluso e anarquista cuja visão utópica cria uma ilusão de sociedade perfeita. A trama se concentra em Shevek, um físico teórico de Anarres, que busca quebrar as barreiras do isolamento de seu planeta e compartilhar seu conhecimento científico com o mundo mais desenvolvido de Urras.

Vale ressaltar os importantes temas abordados nessa narrativa simplesmente brilhante de Le Guin que traz os contrapontos de duas sociedades totalmente opostas e levanta reflexões sobre comunicação, colaboração e isolamento. O livro explora o conflito entre o individualismo e o coletivismo e como esses ideais podem se chocar e influenciar o desenvolvimento das sociedades e sua brilhante autora ainda desafia a ideia de utopia, mostrando que mesmo em uma sociedade que busca a igualdade e a justiça, existem desafios e contradições a serem enfrentados.

Não à toa, "Os Despossuídos" é amplamente considerado um clássico da ficção científica e da literatura utópica/distópica. Através de uma narrativa complexa e rica em detalhes, Ursula K. Le Guin convida os leitores a refletir sobre questões políticas, sociais e filosóficas, enquanto conta uma história cativante sobre um homem que busca superar fronteiras e construir um mundo melhor.

Os Despossuídos recebeu o prêmio Nebula em 1974 e os prêmios Hugo e Locus em 1975.
Leitura mais do que recomendada, essencial.

Annaplima 09/10/2023

"O jeito de ver como a terra é bela é vê-la como a lua. O jeito de ver como a vida é bela é vê-la da perspectiva da morte."
"Só quando um ato ocorre dentro da paisagem do passado e do futuro é que ele é um ato humano. A lealdade, que garante a continuidade do passado e do futuro, agregando o tempo numa totalidade, é a raiz da força humana; não se faz nada de bom sem ela."
"O bom de trabalhar a favor do tempo, e não contra ele, pensou, é que não há desperdício. Até a dor conta."
Esperava mais do livro. Cansativo!!!

Loiza 03/10/2023

Livro maravilhoso e único. Realmente uma obra que transcende o gênero e provoca debates.

Pena que o final ficou corrido, gostaria de mais páginas.

Sabrine 01/10/2023

"A verdadeira jornada é o retorno"
Simplesmente perfeito!
Não tem como descrever um livro que é feito das experiências de uma pessoa, um homem de outro planeta face a outros planetas. Fronteiras, muros e descobertas...esse livro é incrível!

urbenave 26/09/2023

Uma aula
Ursula disfarça suas histórias de ficção científica, mas o que ela nos apresenta são textos carregados de filosofia, antropologia, taoismo e especulação fantástica.
Os Despossuídos é uma história belíssima sobre liberdade, lealdade e família. Sobre ter e ser.
Crítica cortante à sociedade, Le Guin dá uma aula de contar histórias complexas, mas de um jeito leve.

Simone 25/09/2023

Utópico
Esperava uma pouco mais de ficção científica, mas encontrei muito fantasia. Gostei. No começo a leitura tava um pouco empacada, acho que pela escassez de informação. No decorrer da narrativa as coisas vão se encaixando e foi exatamente isso que mais me prendeu atenção e me manteve firme na leitura. Amei a estratégia de desenvolver a narrativa sem uma linha temporal linear. Ela fica indo e vindo na história e o fim do livro está temporalmente (numa perspectiva linear) ligado ao começo.

André Vedder 19/09/2023

Os que constroem muros são seus próprios prisioneiros.
Não tenho muito o hábito de ler obras de ficção científica, mas ao menos aqui em "Os Despossuídos", posso me considerar um privilegiado pela rica experiência que foi toda a leitura.
Ursula K. Le Guin dá uma aula sobre anarquismo, capitalismo e demais ideologias de classes, sem em nenhum momento parecer enfadonha, pelo contrário, através de uma brilhante ambientação de mundo por ela criada, o leitor avança no enredo satisfeito e ávido por mais.
Sua narrativa é muito bem estruturada, tendo os capítulos separados por presente em um planeta (Urras) e passado noutro (Anarres), e assim a autora vai nos dando informações sobre a trajetória do personagem, como também nos apresentando cada território e suas características, então o leitor vai juntando as peças até completar o mosaico final.
"Os Despossuídos" é muito mais que uma boa história, contém muita filosofia e questões sociais atemporais. Acredito ser uma obra que merecia muito mais páginas, ou pelo menos uma continuação.

"Quando se vê uma coisa por inteiro, a distância - ele disse - ela sempre parece bonita. Planetas, vidas...Mas, de perto, um mundo é feito todo de terra e pedras. E, dia após dia, a vida é um trabalho árduo, você se cansa, perde a perspectiva. Você precisa da distância, do intervalo. O jeito de ver como a terra é bela é vê-la como a lua. O jeito de ver como a vida é bela é vê-la da perspectiva da morte."

"Tinha visto com frequência essa ansiedade os rostos dos urrastis, e isso o intrigava. Seria porque, por mais dinheiro que tivessem, sempre se preocupavam em ganhar mais, a fim de não morrerem pobres? Seria culpa porque, por menos dinheiro que tivessem, sempre havia alguém mais pobre? Qualquer que fosse a causa, aquela ansiedade conferia aos rostos certa uniformidade, e ele se sentia muito só entre elas."

"Odo escreveu: "Uma criança livre da culpa da posse e do fardo da concorrência econômica crescerá com a vontade de fazer o que for necessário fazer, e com a capacidade de alegrar-se em fazê-lo. É o trabalho inútil que entristece o coração. O deleite da mãe que amamenta, do estudioso, do caçador bem-sucedido, do bom cozinheiro, do criador talentoso, de qualquer um que faça um trabalho necessário e o faça bem - essa alegria duradoura talvez seja a fonte mais profunda de afeto humano e de sociabilidade como um todo".

"Os que constroem muros são seus próprios prisioneiros."

Ramond 10/09/2023

Viva la revolucion
Machismo é ruim, burguês é ruim. Viveríamos bem melhor sem essas coisas cringe, então pau 🤬 #$%!& do capitalismo e legaliza já

Alex.Lima 29/08/2023

Deslumbrante
Amo esse tipo de leitura, me recomendaram esse livro durante a faculdade de economia mas nunca tinha parado pra ler, por sorte encontrei ele na promoção na Amazon e foi umas das melhores aquisições que fiz, o universo que essa mulher criou é deslumbrante. Economia, política e uma dose de Star Trek, tudo de bom.

andre96g 28/08/2023

Ótimo para começar
O livro é excelente. A maneira como a autora mostra ambas as sociedades, capitalista e anarquista ao memso tempoq. Nos faz nos afeiçoado aos personagens, mostrando pq elws fazem oq fazem e nos deixando curiosos acerca do universo em q a trama acontece é simplesmente espetacular. Uma leitura que te faz pensar e refletir constantemente

Gabriel.Chiquito 13/08/2023

Essa é uma das melhores ficções científicas que eu já li. A autora criou uma história complexa, com um tema que chama muito para a leitura e um enredo envolvente que prende a atenção.

A história se desenvolve em dois períodos diferentes ao mesmo tempo (combinando com a base da teoria temporal apresentada pelo protagonista), ambos muito bem escritos, com mundos muito bem construídos, e que chegam ao clímax juntos (quando a linha do tempo se liga e a história completa do livro é contada).

Cada um dos períodos acontece em um sistema econômico diferente, e Ursula consegue explorar muito bem como o cerne da natureza humana afeta e deforma essas sociedades da utopia para a realidade, mostrando isso através das inadequações e conflitos internos de Shevek, o protagonista.

É também um livro com conceitos científicos bem simples, mais próximo da metafísica que da tecnologia, e por isso deixo como uma ótima recomendação até mesmo pra quem não gosta do gênero.

Dani Gundes 06/08/2023

Para degustar, digerir e refletir...
Achei muito interessante como este livro me despertou sensações e como a autora conseguiu ilustrar os pontos positivos e negativos do anarquismo e do capitalismo apresentados na trama. Uma sociedade anarquista pode "dar certo" em um lugar onde ninguém tem nada, todos são nivelados por baixo, todos são pobres e o planeta, árido. Tudo é compartilhado, ninguém 'egoísa', todo mundo faz o trabalho sujo, todo mundo se ajuda. Mas, pelo visto, a solidariedade têm limites: a fome. Nesta situação, os anarrestis ativam o modo "farinha pouca, meu pirão primeiro". E o que falar da falta de privacidade e de reconhecimento profissional? Do isolamento voluntário ser mal visto? Parece que a utopia anarquista fica com cara de distopia e o mundo Urras se torna uma opção sedutora. Afinal, porque não merecemos, todos, o luxo? Reconhecimento profissional depois de anos de dedicação seria um caminho natural, como a abundante paisagem de plantas e animais do planeta alienígena. Mas para uns serem ricos, outros terão que os servir. Quem servirá aos ricos? E as mulheres? Não podemos desconsiderar cerca da metade da espécie! Ou será que podemos? Que tal serem nossas bonecas de luxo?! E por aí vai... Remexeu seu estômago por aí? Porque o meu sim, e os meus neurônios também!!