Um Ano Solitário

Um Ano Solitário Alice Oseman

Resenhas - Um Ano Solitário

gus 21/01/2022

pra mim, parece, que a alice escreveu heartstopper pra ser uma versão leve do universo desse livro. pq tipo os personagens são bem mais desenvolvidos, não são o tipo de personagens: "minha vida se resolveu magicamente no meio do livro"

a relação da tori com as pessoas é muito real, tipo não tem aquilo de ela conseguir se comunicar 100% abertamente com as pessoas, pq não é assim na vida real, as relações não são perfeitas, não tem aquele personagem totalmente altruísta que se dedica a ajudar a principal, são relações DE VERDADE.

fiquei levemente decepcionado com a revelação do solitarie pq era impossível vc não saber quem é, fora isso o livro é perfeito
So sigo trouxa 14/07/2022minha estante
Mas gente,não é só fazer amigos?

joskegshikta 24/09/2022minha estante
Amizades não são formadas magicamente @sosigotrouxa, exige esforço, e certas pessoas não tem uma facilidade muito boa em socializar por causa da timidez, fobia social ou até mesmo ansiedade

Sally.AraAjo 06/11/2022minha estante
Quero tanto ler esse livro. Quando achei ele na livraria queria comprar, mas eu já estava com 'vermelho branco sangue azul' nas mãos ?

Sofia.Fortunato 22/11/2022minha estante
Amei esse livro, ele é incrível. Amo o Michael e a Tori junto, sempre achei que tinha química

JustMeBeingMyself 30/12/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

joskegshikta 30/12/2022minha estante
@juliana
única coisa q eu sei é que é Young Adult

Alex.Fitz-Amobi 15/01/2023minha estante
Falou tudo

haru.futikami 14/02/2023minha estante
@juliana o livro possui bastante gatilhos (t.a, depressao, ideação suicida, se cortar) então é mais recomendando se você tiver um psicológico preparado, acho que no mínimo 16

Menezes.Silveira 08/03/2023minha estante
Quando eu tava lendo, às vezes parecia que a tori estava meio que em transe enquanto narrava, e eu achei isso brilhante. É como se ela tivesse realmente desconectada do mundo

JoyceLim 13/03/2023minha estante
@Sally.AraAjo tem em pdf

Dove!! 22/07/2023minha estante
Uma história interessante mas uma narrativa que as vezes precisa entender para onde ir. Me ajudou um pouco

Olivia.garcia 25/10/2023minha estante
O Michael:?????????
A tori:????????

Mari.Milhomem 05/12/2023minha estante
amo tanto esse livro, ao msm tempo q fala de coisas mto importantes e sérias, achei a leitura fluida e o romance lindo

Rafael2296 02/02/2024minha estante
esse livro é tão ruim,MEUDEUS,prefiro beber mijo do que ler essa merda denovo,li isso pq me obrigaram,mas que merda de livro mds,a tori é muito pessimista e chata,jesus amado,que livro ruim

lalavs16h 04/03/2024minha estante
me senti como se ela estivesse vigiando minha vida

Vênus_Alice 05/11/2023

Solitário
Me atrevi ao livro por ter visto ele aqui no aplicativo inúmeras vezes e pelo título.
No início achei que seria mais um drama adolescente e fiquei desanimada, mas não gosto de desistir dos livros.
Ao decorrer da história, me senti mais próxima da Tori, a protagonista, entendendk que seus problemas em sentir e demonstrar são decorrentes ao seu ambiente familiar, que o seu irmão Charlie, que apresenta crises esquizofrênicas, toma muita atenção e energia da família. A Tori, então, aprende a sufocar suas opiniões, aflição e desejos.
Chega em um momento que tudo dá errado, e como ela vai interpretando e lindando com a vida interna e externa, me faz pensar que ela possui traços psicóticos assim como o irmão. Isso me fascinou, porque a autoria se propôs a escrever sobre ambos personagens de forma humana, gentil e doce, sem deixar de lado a realidade, me senti muito acolhida pela história.
Fabio 07/11/2023minha estante
Excelente resenha, Alice!
Adorei!?

Vênus_Alice 07/11/2023minha estante
Obrigada! ?

Yally 08/08/2023

- Então,você está viva? N digo nada pq não me sinto viva
Então né... Vim ler esse livro depois de ler as hq's, as novelas e a ver série de Heartstopper, por isso eu já sabia que a Tori era bastante complexa, mas eu realmente n estava preparada para isso. O enredo em si da história ficou como pano de fundo, era óbvio desde o princípio quem estava por trás do blog e eu n me importei nenhum pouco com isso. Esse livro é apenas sobre a Tori, os sentimentos, as reflexões e a dor dela. Pode ser difícil para alguns ler um livro onde a personagem é extremamente deprimida o tempo inteiro, já para mim foi um alívio. A Tori é real, tão real que em certos momentos dói, como as vezes em que ela diz que só lembra de certas frases do dia dela, o resto passou como um borrão. Talvez por isso o livro seja meio confuso, pois está sendo narrado por uma personagem confusa com certos transtornos mentais.

annacsfraccaro 26/08/2023

Solitarie
Não foi o livro que mais gostei da autora, mas é bom.
Achei a leitura um pouco arrastada e só aconteceu as coisas mais interessantes no final do livro, o que deixou o livro um enrolado.
Achei a Tori irritante em alguns momentos, e em outros que ela tinha razão em não gostar de ninguém.
Mas o livro é bom, porém, não é o melhor da autora.
Há um grande autoconhecimento da Tori durante a história e um super amadurecimento.

murilohsi 29/12/2022

uma semana e mais um pouco solitária
esse livro é pura Alice.
esse livro é a essência da Alice.

a narrativa da solidão da Tori, o desenvolvimento de Nick e Charlie, e... e tudo! tudo se interliga.
é incrível.

paciência mata.

cinnamonb0y 10/10/2022

É SIM UMA HISTÓRIA DE AMOR!!!
Que livro incrível!!!

A cada página que eu virava, eu me identificava mais e mais com a Tori(exceto quando ela é a maior hater de livros).

Eu a entendi todas as vezes que ela se sentiu insuficiente, todas as vezes que ela se sentiu um peso, todas as vezes que ela não queria se sentir um peso, todas as vezes que ela lidava com seu bloqueio emocional e todas as vezes que ela disse "eu não sinto nada, eu não sou nada", porque é como eu me sinto às vezes.

É uma história de amor, porque por mais que a Tori seja uma pessoa quebrada, ela não gosta e não quer ver as pessoas em volta dele da mesma forma, como o Charlie(meu Deus, o Charlie) e o Michael.

A amizade dela com o Michael é tão linda, e se torna ainda mais profunda quando a Tori descobre que, por mais que ele desmontre ser um bobinho feliz, ele não é daquele jeito de verdade.
É prazeroso e confortável ver como eles tentam ajudar um ao outro, não fazendo ideia se isso vai valer alguma coisa.

Eu sorri, gritei e chorei com esse livro, se eu pudesse eu apagaria a história da minha mente e leria de novo e de novo??

Lauraa Machado 18/11/2020

Complicado e complexo como sua protagonista
Nota verdadeira: 3,5.

Eu não leio nenhum livro sem procurar antes resenhas dele, principalmente resenhas negativas. É um jeito de filtrar livros que têm problemas que me incomodam muito, mas também é um jeito de eu ajustar minhas expectativas. Tem algumas coisas que não dá para perdoar, por exemplo, coisas que o livro se propõe a fazer e não faz, mas já ajuda bem a saber o que esperar. Deste daqui, eu esperava um livro com uma protagonista que "odeia tudo", é mal humorada e difícil de agradar.

É provável que eu tenha gostado da Tori por isso mesmo, por já saber o que esperar, mas também acho que foi um pouco mais que isso. Em nenhum momento da sinopse está claro que o livro fala sobre uma garota com depressão, mas, se você entende um pouco do assunto, é bem fácil perceber sinais desde o primeiro capítulo. Eu entendia as reações da Tori, o que ela estava ou não sentindo, suas motivações e seu jeito de ver o mundo. Por isso, não me irritei com ela. Fiquei, aliás, de olho para ver se a autora a faria do nada melhorar da depressão por alguma razão mágica, mas posso garantir que ela não faz isso.

Não é um livro com enredo movimentado ou até mesmo interessante. Toda a questão do Solitaire (não sei como traduziram no Brasil) foi bem estranha, nunca importante o suficiente, de repente catastrófica, mas ainda sempre incerta. Achei que não foi desenvolvida bem o suficiente e deveriam ter tirado do livro. Simplesmente não encaixou direito, não do jeito que ficou. Mesmo assim, li em dois dias esse livro, porque me apeguei fácil à Tori e até ao Michael.

Apesar do enredo fraco, este livro é carregado pelos personagens, pela Tori principalmente. É bem fácil não gostar dela se você não quiser se colocar no seu lugar, não quiser entender pelo que ela está passando e o que significa ter depressão. É assim na vida real também. Tem muita gente que acha chato e irritante ter que lidar com alguém com depressão e não consegue entendê-los e nem se colocar no lugar deles. Faz sentido isso incomodar muitas pessoas em um livro também, mas não me incomodou.

Gostei bastante do Michael também, de todas suas camadas e como ele nunca é só o que parece. Gostei das situações em que a autora os colocou, como a relação deles seguia os problemas da Tori, como nada era completamente bom ou incrível e mágico, curativo. Gostei bastante do final, apesar de que queria ver mais. Ver Charlie e seus problemas também me fez gostar bastante do livro, mas isso nem é justo. É bem fácil gostar de qualquer coisa se o Charlie aparecer.

Mas o livro também me deixou ansiosa para ler os próximos volumes de Heartstopper, porque quero ver como o Charlie chegou ali e como vai se desenrolar depois!

Eu gostei do livro, mas não recomendo para todo mundo. Não é fácil, leve e divertido ler sobre alguém com depressão assim. Acho a capa super fofa, mas não é do tipo de livro que agrada fácil. Se você chegou até o final da minha resenha, se já sabe que Tori é difícil, complicada, pessimista e mal humorada e ainda assim você quer ler, vai na fé. Suas expectativas já devem ter sido ajustadas!
Carous 01/12/2020minha estante
Eu achei no sebo este livro, mas preferi ficar com o ebook porque li resenhas negativas e fiquei com receio demais do que encontraria aqui. Faço a mesma coisa que você comentou no primeiro parágrafo e fiquei indecisa justamente porque as resenhas reclamavam muito da protagonista. Mas após ler a sua, acho que darei uma chance ao livro.

Luan.Argollo 05/08/2022

Eu ia dar 3.5 pro livro, só dei 4 pq do final, gostei bastante dos personagens novos e dos que eu já conhecia tb, estava ansioso pra conhecer a Tori, que já foi citada em outras obras da autora, enfim, espero que as editoras tragam os outros livros da autora pro Brasil logo?

eu.laaaa 05/01/2023

Tori eu te entendo!!!
Eu amei!!! Eu ja estava com a expectativa alta, e após ler o livro, só consegui amar mais ainda. O livro é mto bom, eu adorei os personagens ( principalmente a Tori e o Michael) e AMEI que o Nick e o Charlie tiveram aparições nele. Em meio ao livro fica óbvio que a Tori se odeia, mas, acho que parte disso vem das amizades dela, especialmente da Becky em alguns momentos do livro. Após começar a amizade com o Michael, na minha visão ela melhora um pouco desse ódio sobre si mesma, ele conseguiu mostrar pra ela em especial que nada é tão ruim quanto ela pensava. Só acabei não dando 5 estrelas pelos motivos para a criação do Solitaire, que foram muita rasas, e para mim sem sentido.

Pam 02/01/2022

Bonito, mas deixa a desejar.
Eu sou muito fã da Alice Oseman e é triste assumir que me decepcionei com Um Ano Solitário. Panos serão passados porque sei que ela escreveu esse livro quando tinha 17 anos, e agora no futuro com muito alívio podemos dizer que a escrita dela melhorou MUITO, mas em Um Ano Solitário ainda é só okayzinho mesmo.

Acompanhamos neste livro a Tori, uma adolescente extremamente triste e sozinha e como ela vai lidar com crises em sua família e com um grupo anônimo que está pregando peças (bem pesadas inclusive) na escola dela, o Solitaire. A Tori é, de longe, a melhor coisa do livro, sem uma protagonista como ela essa história não seria interessante. Acho que a adolescência é pra muita gente, ainda mais pros introvertidos, uma época muito difícil e até deprimente, e acho que aqui a Alice trouxe bem esse sentimento. Eu já sou uma jovem adulta, mas ainda assim o meu eu de 16 anos se identificou com a solidão e a melancolia da Tori. É um bom livro pra você se sentir menos sozinho e compreendido — isso é algo que a Alice Oseman sempre faz muito bem e aqui ela acertou em cheio.

Agora falando da história... deixou a desejar. O mistério do grupo Solitaire é interessante, mas não a ponto de me deixar sedenta para descobrir mais. A relação da Tori com os amigos, pra mim, não foi convincente. Eu entendo que em partes é pela depressão dela (confirmada pela autora), mas ainda assim no final certas conclusões dos relacionamentos não pareceram muito plausíveis pra mim. O final do livro não foi ruim, mas foi aquele negócio fraco que te deixa pensando "Era isso? Li quase 400 páginas pra isso?".

Pra quem gosta do universo de Heartstopper é bem legal porque vemos o mundinho da casa do Charlie além do ponto de vista dele, e também como ele é visto, inclusive esse livro só me deixou mais ansiosa pros próximos volumes de Heartstopper do que pelo próprio livro... como lidar?

Acho que é um livro interessante pra quem gosta da autora ou curte YA e quer fugir dos clichês focados em romance ou fantasia, porque aqui é abordagem é mais social e psicológica, mas ainda assim não é um livro que eu sairei recomendando. Acho que, infelizmente, é o que eu menos gostei da Alice Oseman, mas tudo bem, afinal, ela tem mais vários outros livros e HQ's por aí pra gente amar.

Nadia 30/04/2024

Não é uma história de amor.
Gostei de acompanhar a jovem Tori e ver todos os conflitos emocionais que enfrenta nessa fase da vida. Em grande parte o livro foi bem monótono, mas acredito que seja o perfil desse tipo de história mais melancólica.

lana!¡ 11/06/2022

god, it's brutal out here.
sempre fiquei pensando como seria o livro da Tori Spring desde quando eu a conheci em heartstopper, de uma coisa eu tinha certeza: obviamente não seria a mesma positividade que a história do irmão tem, e realmente não foi mesmo, mas não é um ponto crítico aqui

a personagem da Victoria é uma pessoa muito real, você pode vários momentos da narrativa achar ela uma chata mas ao mesmo tempo você vai se identificando com ela, seja só uma vez, três ou várias, você vai, faz parte do ser humano

agora um ponto bem positivo mesmo da história: Michael Holden, que personagem bom e apaixonante, ele realmente dar outro toque pra história, ele e a Tori formam parte do corpo humano no livro, ela é o pulmão e ele, o coração, ambos completam juntos o caminhar da narração

obviamente tem outro núcleo também dentro aqui mas não achei tão interessante quanto o núcleo deles dois, fui pega de surpresa com o beijinho no final, porém amei!?

Ricky 13/01/2023

Como sempre a Alice me fazendo chorar de madrugada
Fui descobrir esses tempos que heartstopper era um quadrinho derivado de um livro,e quando soube que esse livro a principal era a Tori comecei a ler no outro dia.
Amo os livros da Alice, pq ela consegue trazer assunto sérios, e que acontecem no nosso dia a dia e mesmo assim me levar pra outra realidade.
O que falar da Tori, esse livro só aumentou o meu amor por ela e tenho que falar que fiquei com ciúmes quando ela ficou com o *******
Amei esse livro, eu engoli ele em 3 dias, mesmo tendo quase 400 páginas,
5 estrelas, favoritado e recomendo pra todo mundo
Natane 13/01/2023minha estante
Louca para comprar a trilogia desse livro aaaww ?

Malaquias1 13/01/2023minha estante
Os livros da Alice>>>>Quadrinhos

Ray 03/11/2022

Terapia urgente
Uma das coisas que mais reparei no livro, foi que a Tori está o TEMPO INTEIRO deprimida. Ela usa umas frases típicas de quem tem depress40.
O livro tem uma escrita super fluída, bem rápida.
Eu gostei bastanteeee e recomendo??