Contos de Enganar a Morte

Contos de Enganar a Morte Ricardo Azevedo

Resenhas - Contos de Enganar a Morte

S@h 06/10/2023

Cada conto traz novos personagens e muitas esperteza. As formas para referir-se à morte podem variar, mas o sentimento de medo desta é o mesmo. Em contraponto, este assunto que aflige a muitas pessoas é tratado de maneira inteligente, em "Contos de Enganar a Morte", de Ricardo Azevedo.
Beatriz3407 06/10/2023minha estante
CARACA MEU EU LI ESSE LIVRO COM 7 ANOS

Florisel 02/05/2021

Ganhando tempo
Ah!!!
Quem aí não gostaria dessa oportunidade de encontro?
E ganhar a chance de prorrogar os dias.
Em contos rápidos e divertidos viajamos nas aventuras e astúcias dessa gente esperta que com seu jeito simples sabe como viver bem. Muito embora seja certa a chegada da hora fatal.
Géssica 02/05/2021minha estante
Li agora gostei muito

Alana 14/08/2023

Uma pérola
Esse livro marcou demais a minha infância. É um prazer poder lê-lo não vida adulta e ter contato novamente com essas histórias incríveis ?

Ju 01/09/2020

A Única Certeza na Vida...
Livrinho rápido e gostoso de ler, gostei bastante também das ilustrações no estilo literatura de cordel. Alguns contos surpreendem no final, já outros terminam sem surpresas,mas a gente se pega justamente tentando adivinhar como aquele conto vai terminar, quem vai levar a melhor, se é que é possível...

É um livro legal por tratar de forma natural e simples um tema espinhoso que sempre foi e, pelo visto, segue sendo tabu. O curioso é que lembrei de alguns filmes enquanto lia, como O Homem Bicentenário, e também alguns livros que li na infância.

Só pela coragem de focar de forma lúdica, divertida e poética num tema tão demonizado e temido e ao mesmo tempo tão natural, já merece ser lido!

Ah, vale ressaltar que a morte é retratada de forma neutra, nem boa nem má, apenas honesta, justa e democrática, como um personagem dos contos a descreve. Malandra e desonesta aqui é a raça humana que tenta trapaceá-la...sempre querendo se dar bem...

P.S.: To besta com o preço sugerido por esse livro aqui no Skoob, mais de 50 reais, pela hora da morte, ops!!

Ana Otaka e Potterhad. 23/05/2021

Leia também.
O livro conta narrativas populares de pessoas que querem enganar a morte.
Para isso tentam fazer de tudo para evita-la.
As ilustrações e os contos foram "feitos" por ele.

Léo 06/07/2012

A morte é inevitável, mas ninguém parece estar preparado para ela. É a partir desta premissa que o prolífico escritor Ricardo Azevedo, que também é ilustrador e pesquisador de cultura popular, reconta à sua maneira quatro histórias do folclore brasileiro. Na primeira delas, O homem que enxergava a morte, um homem simples vira compadre da Morte e recebe dela o poder de prenunciá-la, tornando-se um médico infalível. O último dia na vida do ferreiro, um homem é acobertado pela mulher toda vez que recebe a visita da Ceifadora. Em O moço que não queria morrer, são contadas as andanças de um rapaz que quer viver o máximo possível até encontrar um lugar onde ninguém morre. E em A quase morte de Zé Malandro, são narradas as artimanhas de um artesão para escapar do destino final, em que a Morte pede ajuda do próprio Diabo. Ao final do livro, além de uma pequena biografia do autor, há um interessante texto em que ele justifica a abordagem da morte às crianças: Trata-se de um grave erro considerar a morte um assunto proibido ou inadequado para crianças. (...) A morte é indisfarçável, implacável e faz parte da vida. Ricardo defende com propriedade que esse assunto esteja presente simbolicamente na vida da criança para que ela esteja preparada quando se defrontar com a morte de algum parente, de uma figura pública ou até mesmo de um animal de estimação. As ilustrações remetem às xilogravuras de cordel e dão leveza a um título que poderia ser carregado em decorrência do assunto abordado. Além disso, trata-se de um livro interessante para ser trabalhado em sala no Dia de Finados.

Potter.Delicinha 07/05/2024

Contos de Enganar a Morte.
Livro muito bom! Com história interessantíssimas. Trazem o tipo de história que facilmente teria em uma prosa no sertão. As histórias sobre a morte nos mostram o quão ela é temida, esperta, odiada e principalmente, enganada. É um livro curto e rápido de ler, consigo lê-lo em 45 minutos.
Precisaria dele para fazer uma prova amanhã, e gostei muito do seu conteúdo, leiam!!

Géssica 02/05/2021

Mas já? Ainda quero viver mais
Do nosso jeitinho brasileiro maneiras que enganaram na certa a morte, com humor e malandreza

Rafa 18/08/2020

Livro criativo e intrigante
Livro muito bem feito e escrito, achei os contos bem legais e criativos, você lê num instante de tão intrigante, e os finais são sempre muito bons.

Matheus.Lamec 12/07/2021

NÃO HÁ COMO FUGIR DELA!!!
Um livro que fez parte da minha infância. Eu li com minha irmã, e tenho boas lembranças dele. Lembro que tinha medo, e certa admiração pelas histórias. E relendo agora consegui captar a poética do livro, mas com aquela nostaugia pesada.
O livro é curto (56 paginas), até por que é um livro para "crianças". Tem quatro histórias: 1) O homem que enxergava a morte; 2) O último dia na vida do ferreiro; 3) O moço que não queria morrer; 4) A quase morte de Zé Malandro. Confesso que os meus preferidos nos tempos de moleque eram o conto 1 e 4, e ao reler ainda continuo com essa opinião. Todos os contos são muito bem escritos, apesar de curtos, lembram muito um cordel (até as ilustrações, que infelizmente não são muitas para um livro infantil).
Enfim, se você tem filho, ou criança pequena, leia esse livro para ela, é um ótimo incentivo à leitura, digo por mim. Não é assustador, por outro lado, é engraçado, pois todos os personagens tenham enganar a Morte, mas ela é mais esperta, por que não importa se é rico ou pobre, branco ou preto, homem ou mulher, vai tudo pra sete palmo dos chão!

Sergio.Trevisan 18/07/2023

Muito bom, divertido e nostálgico. Havia colocado na minha lista na época da faculdade mas nunca li, tirei poucos minutos para ler e foi bem gostoso e leve. E as ilustrações de cordel então? Belíssimas!

Madame Marisa 24/08/2023

Adorei! Livro infantil que li junto com minha filha e fiquei maravilhada com a escrita e com o personagem. Leitura leve e divertida.