A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - SENHORA DO LAGO, A

Marcus Oliver 03/08/2022

Cativante
Queria dar mais adjetivos ao livro que finaliza a saga, mas não consegui.
O universo é realmente cativante e envolvente, mas durante a leitura dos outros e deste livro reitero o mesmo aspecto que me irritou bastante: a história enrola em diversos momentos.
Não é uma vez ou outra que se insere novos personagens, que farão uma única aparição no livro ou breves comentários sobre um ou outro evento, ou eventos para ilustrar uma ou outra fala dos personagens. Como eu disse várias vezes, essas inserções podem ajudar a aumentar a imersão no universo fictício.
No resto, a jornada de Geralt em busca de Ciri e Yennefer não deixa a desejar, há muitas perdas, conflitos éticos e morais, batalhas sangrentas e situações engraçadas.
É interessante alguns subcapítulos que avançam no tempo apenas para concluir a história de alguns personagens mais recorrentes da saga para que não fique pontas soltas na narrativa.
É um bom livro, longo demais na minha opinião em alguns trechos, e é cativante pois os personagens principais conseguem entregar diversas facetas deles mesmos e podemos enxergar a humanidade de cada um sob prismas diferentes.

Gian.Calixto 02/07/2022

Final a lá crônicas arturianas
Muito bom. Quase todas as coisas se resolvendo, o círculo se fechando, personagens [*****] se ferrando. Excelente. Eu só tive a impressão que o autor não sabia o que fazer com alguns personagens coadjuvantes, e deu aqueles finais para cada um deles. Particularmente, gostaria que alguns pontos que ficaram em aberto lá no começo da história tivessem sido resolvidos de uma maneira mais clara(por mais que os jogos houvessem abordado isso, em específico um relacionado ao último desejo, em the witcher 3). Desse modo, acho válido revisitar os jogos da série pra buscar/ver as referências, falas e citações aos acontecimentos dos livros. Que venha o tempo de tempestade o/

Lua 30/06/2022

Final difícil de processar
Terminei o livro e fiquei "????" Aí fui ver vídeos sobre e, meu deus, tô passada, agora preciso ler O Rei Arthur.

Nath Nakaishi 07/06/2022

Quanto um autor pode enrolar?
Uma pergunta sem resposta... por enquanto o autor está enrolando há 600 páginas, 2 livros.
Traumas de abandonar cursos e outros projetos pela metade me forçam a ler essa historia que não evolui, não muda, adiciona personagens irrelevantes, em cenários irrelevantes.
Não sei o que é pior, perder tempo ou dinheiro.

Gabi Dornelas 07/06/2022

Enfim o último livro da série!

Confesso que achei o final meio sem graça, mas pelo menos as personagens principais enfim tiveram "paz", pq convenhamos, Ciri, Geralt e Yennifer só se ferram. O povo pra sofrer.

Achei as descrições das batalhas meio chatas, gostaria de poder pular, porém elas são fundamentais pra entendimento do desenvolver da guerra e de como ela tem fim.

Em resumo, eu gostei bastante dessa série no geral e recomendo!

Rafael 28/05/2022

Apesar de ter um começo extremamente lento, A Senhora do Lago surpreende com a dinâmica da evolução da estória até chegar num clímax gigantesco que te faz não querer largar o livro até terminar!

É mundo paralelo, é batalha, é amor, é descoberta, é de tudo um pouco. Vemos nesse volume Ciri se aventurando e mais uma vez descobrindo a capacidade do seu poder, bem como entendendo a sua própria história. Geralt sofrendo, fogoso, mas sofrendo enquanto busca encontrar aquelas que ama. Yennifer mais uma vez comendo o pão que o capiroto sovou e assou exclusivamente pra ela.

Obs.: Eu não consegui aceitar a morte de personagens importantes na estória. Sofri. E nem soube lidar com tanto nome de lugar e de personagem novo por página, valha minha nossa. Quase precisei de um mapa e de uma lista de personagens.

O fechamento do arco dessa saga, enfim, faz compreender o tamanho da maravilha que todos falam sobre.

Recomendo, muito!

Davi 26/05/2022

Juro que nesse fiquei um pouco entediado, pois tudo se trata de alguém querer copular com Ciri, é os Aen Elle, Emhyr e outros. No entanto, como ela é a Senhora do Tempo, consegue viajar entre tempo e espaço para escapar dos Aen Elle.

DeniseSC 26/05/2022

Uma história amarradinha
A história se encaminha para o seu fim, acompanhamos a jornada de Ciri fugindo de seus perseguidores entre mundos, a viagem de resgate de Geralt e as torturas sofridas por Yennefer.
Além disso, desde o começo vamos acompanhando a história de Polegarzinha e sua aprendiz, vemos o quanto elas são aficionadas pela lenda do Bruxo, dando a entender que estão em um futuro distante daquele, mas no mesmo mundo.
O autor como sempre, não faz ponto sem nó! Toda a história se amarrou perfeitamente e eu adoro as pistas que ele vai deixando no começo dos capítulos sobre o que iremos descobrir.

@sobreli.vros_ 31/05/2022minha estante
? amei o título da resenha, pq define muito a Ciri nesse livro rsrsrs

@sobreli.vros_ 16/05/2022

OPINIÃO
Andrzej Sapkowski não decepcionou, a finalização dessa lenda incrível foi de uma precisão, que fico sem palavras para descrever, cada capítulo desse livro foi um surto, as revelações e reviravoltas, me fizeram fechar o livro para respirar em várias ocasiões, eu sofri muito, pois alguns personagens que aprendi a amar ao longo da saga, tiveram finais trágicos e alguns personagens que eu odiei, permaneceram impunes.
A saga finaliza trazendo uma mensagens de esperança, pois a guerra enfim chegou o fim, torno a dizer Andrzej é um gênio, neste livro, o vilão deixou de ser vilão, para voltar a ser vilão e deixar de ser vilão de novo, fui enganada em vários trechos, pensei em final feliz para muitos personagem, que no fim morreram, quis matar muitos outros, mas permaneceram vivos, Ciri se tornou poderosa e foi muito gratificante ver o crescimento dela, até onde ela chegou.
AVALIAÇÃO GERAL
Esse livro foi o mais fácil e o mais difícil de ler de toda a saga, fácil, pois já estava habituada aos termos, ambientada ao mundo e acostumada com a passagem de tempo, mas emocionalmente foi muito difícil, tive que dar adeus a muitos personagens que eu queria colocar em uma caixinha, como falei, cada capítulo um surto, eu recomendo muito essa saga, não sei como vou me recuperar das perdas e decepções. 5 estrelas

Jeferson.Maia 27/04/2022

O autor continua seguindo uma linha de narrativa não linear, um leitor desatento terá dificuldades pra se situar através das linhas temperais, nesse livro, a questão temporal é ainda mais presente, ganhando ainda mais relevância à medida que Ciri vai descobrindo como usar seus próprios poderes, mas o que talvez possa parecer ruim para alguns, em minha perspectiva, se torna ainda mais interessante em uma narrativa que segue cada vez mais a Senhora do tempo e do espaço. Enquanto isso, Geralt caiu nas armadilhas do conforto e do prazer, se libertando aos poucos para voltar a seguir em sua jornada e Yennefer, mais uma vez da vislumbres de sua grande determinação em pequenos eventos. Na divisão dessa edição, essa primeira parte parece muito mais um momento de preparação, em que descobertas de interesses e mistérios, levam os personagens em novos caminhos, as vezes, até mesmo por acaso, ou talvez, por obra do destino.

Myka 26/04/2022

Acredito que eu nunca tinha visto uma história com tanto desencontro, e olha que eu já li todos os volumes anteriores.