Rápido e devagar: Duas formas de pensar

Rápido e devagar: Duas formas de pensar Daniel Kahneman

Resenhas -

Cristiano 05/07/2023

Interessante, porém maçante
O autor aborda diversos temas interessantes sobre como nos iludimos com a ideia de sempre tomarmos as melhores decisões, porém o elevado número de estatísticas torna a leitura morosa e, em alguns pontos, intediante, o que não faz com que o conteúdo deixe de ser valioso.

Simone Pagliari 03/07/2023

Rápido e devagar
Rápido e devagar - A história é maçante e uma leitura muito voltada a um nicho específico de pessoas.  Está mais para uma dissertação de doutorado do que um livro comercial. Para quem tem paciência e está sem pressa, Rápido e Devagar é um bom livro para ampliar o conhecimento em psicologia.

Catia.Rocha 02/07/2023

Muito descritivo
Achei o livro mediano... realmente esperava mais, com mais exemplos práticos, de forma que eu conseguisse aplicar os novos conhecimentos na minha vida.
Gostei mais no início, do meio para o fim há a descrição de várias experiências que o autor e seu amigo Amos realizaram, buscando entender as formas como nossos poderes de decisão e escolha funcionam.
Rápido e Devagar explica, através de estudos e experiências realizadas por dois psicólogos, as diferentes maneiras como nos deixamos enganar por nossas percepções e "preguiça" de utilizar nosso sistema pensante de forma mais racional.
É um livro interessante como forma de informação sobre nosso sistema pensante, mas para mim, que procuro evoluir sempre através da leitura, e amo livros de autoajuda, não atingiu as expectativas iniciais. Lê-lo até o final tornou-se difícil. Em certos pontos julguei a leitura como chata e enfadonha.

Lane 23/06/2023

Rápido e Devagar

As duas formas de pensar ?

Achei incrível, demorei para gostar da leitura, no entanto, identifiquei com a ação dos sistemas 1 e 2.
A ilusão de foco, chamou-me à atenção para situações vividas. Por fim, acrescentou muito para a minha vida e os conflitos psicológicos.

Luan.Labigalini 20/06/2023

Lendo rápido e devagar
A temática do livro me interessa, e não é de hoje. Já li livros parecidos, como ?A lógica do cisne negro? e ?Misbehaving?, e a empolgação com ?Rápido e devagar? não podia ser outra.

Entretanto, como o próprio nome do livro, tive momentos em que a leitura fluiu bastante, e outros que foram extremamente maçantes!

O autor se debruça muito (no sentido excessivo) em mesmos assuntos, e repete as definições inúmeras vezes.

Mas, se alguém quer aprender mais sobre as tomadas de decisão e as influências que nosso subconsciente tem no nosso dia-a-dia, essa é uma leitura indispensável.

andesonc137 13/06/2023

Para desconfiar da acurácia e confiabilidade da nossa mente
Com a leitura desse livro, pude entender que embora nossa mente pareça infalível e perfeitamente racional, ela não é. Desconfie sempre dos seus julgamentos e intuições, essa é a regra.

paula_ti_na_mente 20/05/2023

Se você for literalmente de humanas
Não leia esse livro. O início é bastante interessante e estimulador, mas todo o decorrer quando começa a entrar a estatística na história é maçante e uma leitura muito voltada a um nicho específico de pessoas.
Pareceu um enorme e chato TCC que tive de ler por meses.
Mas se você curte estatística, provavelmente vai gostar.
_rafaela.duarte 25/06/2023minha estante
Obrigada!

Lucas.Matsumura 11/05/2023

Informativo, mas não cativante
É uma boa dissertação de mestrado. E ponto final. Elenca pontos interessantes em assuntos relacionados a tomada de decisão, modos de pensar e até arrisca alguns insights. No entanto, nada mais que isso. É uma leitura extensa, um tanto que cansativa e um pouco repetitiva. Por mais que se aprofunde em determinados pontos, em certos momentos parece que o autor deixa de escrever uma dissertação e passa a discutir um relato pessoal. É um livro fácil o suficiente para estudar para a prova da faculdade, mas difícil o suficiente para torná-lo uma leitura prazerosa. É um livro que estará nas referências bibliográficas de um trabalho universitário. Quem sabe até lembrado nas mesas redondas de acadêmicos. Mas só.

Cristian.Alves 11/05/2023

Muitos insights
Gostei do livro porque aprendi bastante. Descobri muitos mecanismos de funcionamento do cérebro que não conhecia.
Hoje em dia sempre tento ter um olhar mais estatístico sobre a vida.
Uma leitura pesado porém aconselhada.

Mickael 05/05/2023

Rápido e Devagar
O conteúdo do livro é muito bom. O ponto fraco é o estilo. Fica cansativo. É um livro que tem de ser apreciado aos poucos por conta da densidade de dados. Está mais para uma dissertação de doutorado do que um livro comercial. Uma 'leitura' em audiobook fica ainda mais difícil, sendo necessário voltar várias vezes para entender as partes.
Eu como analista junguiano achei interessante a tese defendida por Kahneman e seu amigo Amós sobre as duas formas de pensar. Algo que Jung já tinha apontado lá no início do século XX. Aos interessados, procurem por Modos de Apercepção e os dois tipos de pensamento (racional e de fantasia) em Jung. Obviamente ele não tinha os recursos tecnológicos e a vastidão de experimentos na época, mas ele já tinha apontado esse fenômeno em situações empíricas e casos clínicos.

Yasmin460 24/04/2023

Interessante
O livro é muito interessante, tem diversas partes que causam um estalo dentro da sua mente e é muito legal ver por uma perspectiva desconhecida. Apesar dos fatos e dados interessantes, não é uma leitura tão divertida e proveitosa quanto eu esperava, graças aos termos técnicos e a alta quantidade de números e questionamentos ao longo da obra torna-se algo maçante e que exige bastante do seu cérebro.
Pelos dados, eu daria cinco estrelas, mas levando em conta a experiência como um todo e a demora que eu levei pra finalizar a leitura, darei apenas três estrelas.

Caah Lôbo 10/04/2023

Gostei, mas é pesado
Livro denso, não é de uma fácil compreensão! Deve ler com calma e aos poucos para conseguir compreender tudo que esse livro traz

Iagor0 09/04/2023

Comecei a ler o livro, parei e retornei depois de uns meses. Confesso que achei a leitura cansativa, aparenta como uma leitura repetitiva. O autor expõe muitos dados que ajudam a compreender como funcionam as tomaras de decisões, mas, foram apresentadas com muitas informações, pareceu até a apresentação de um trabalho de faculdade, massante.
Mas o conteúdo é interessante. O autor expõe informações úteis para praticar e melhorar nas decisões. Ele escreve de forma descontraída, como se fosse uma conversa.
Recomendo a leitura, é importante saber dos fatos expostos pelo autor. Com certeza irei reler o livro após a formatura na universidade, para ler com um senso mais crítico.

Alecson.Machado 05/04/2023

Fantástico estudo sobre a mente uma e tomada de decisões
Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar é um livro escrito por Daniel Kahneman, vencedor do prêmio Nobel de Economia em 2002, que explora os processos cognitivos que moldam as nossas decisões. Kahneman apresenta a teoria de que a mente humana opera em dois sistemas: o Sistema 1, que é rápido, intuitivo e emocional, e o Sistema 2, que é lento, racional e analítico.

O autor argumenta que o Sistema 1 é responsável por grande parte das nossas decisões e que muitas vezes isso nos leva a cometer erros sistemáticos, ou vieses cognitivos. Ele apresenta diversos exemplos desses vieses, como a tendência de confiar em informações facilmente disponíveis, a influência do viés de confirmação e a tendência de superestimar a própria capacidade.

No decorrer do livro, Kahneman apresenta diversas pesquisas que ele e seus colegas realizaram ao longo de suas carreiras e também faz referência a outros estudos relevantes na área. Ele explora questões como a natureza da felicidade, o papel do dinheiro na satisfação pessoal e como nossas memórias são formadas e alteradas.

No geral, Rápido e Devagar é uma obra importante e influente no campo da psicologia cognitiva e oferece uma visão fascinante sobre como o cérebro humano funciona. O livro é bem escrito e acessível a leitores com pouco conhecimento prévio sobre o assunto, tornando-se uma leitura indispensável para quem se interessa em entender melhor a tomada de decisões.