Rápido e devagar: Duas formas de pensar

Rápido e devagar: Duas formas de pensar Daniel Kahneman

Resenhas -

Ariel 29/03/2023

Estatísticas, complexo e reflexivo
O livro de traz uma forma de pensar sobre os pensamentos do dia a dia. Consegue te explicar de forma bem clara a diferença entre o sistema 1 de pensamento e o sistema 2.

Um bom livro para quem é da área e também para quem não é. Fiquei encantando em saber mais sobre os estudos dessa forma de análise dos pensamentos.

Recomendo, embora muitas vezes me perdia na linha de raciocínio, por ser massante demais em alguns pontos.

Monique 13/03/2023

Os capítulos que eu tinha um conhecimento prévio do assunto foram mais proveitosos. Senti falta de uma forma mais simples e resumida de escrita que fizesse uma pessoa leiga aprender sem dificuldade.

Maria 12/03/2023

Comecei por indicação da psico, ela comentou algo sobre identificação durante a leitura. a única coisa na qual consigo me identificar hoje é que sou maluca ??

Pereira 08/03/2023

O Cérebro pode nos enganar
Este livro é um dos mais famosos sobre psicologia comportamental e toma como base a ideia de que o nosso cérebro tem dois sistemas de pensamento: o rápido e o devagar (daí o título, né).

O sistema rápido é aquele que age impulsivamente, sem muito processamento cognitivo, ou seja, é a sua intuição falando mais alto. Já o sistema devagar é aquele que analisa minuciosamente as informações e chega a uma conclusão mais lógica e racional.

Kaneman fala sobre como esses sistemas se relacionam e como nós utilizamos eles em nossas decisões. Ele dá exemplos interessantes sobre como nosso cérebro pode nos enganar, fazendo com que tomemos decisões erradas.

Além disso, ele também apresenta diversas pesquisas que mostram como as pessoas são influenciadas por coisas tão simples quanto o modo como uma pergunta é formulada. E é aí que a coisa fica realmente interessante.

A leitura pode ser um pouco densa em alguns momentos, mas Kaneman tem um jeito de escrever que alivia um pouco esse peso. E o melhor de tudo é que você vai aprender muita coisa útil e ainda se divertir um bocado com os experimentos malucos que ele apresenta.

No geral, vale a pena ser lido. E, quem sabe, depois de lê-lo você não passe a tomar decisões melhores e mais racionais. E se não, pelo menos você vai poder impressionar seus amigos com o seu conhecimento sobre psicologia comportamental.

BelaBelli 03/03/2023

“Quando você compara nossas habilidades e recursos com os dos outros grupos, até que ponto somos bons?"
O livro é muito interessante sobre a psicologia da tomada de decisões e julgamentos humanos. Porém, não concordo que seja um livro acessível e nem que seja uma leitura obrigatória para todas as pessoas, como muitos vem divulgando (por isso nota 3). Ele é escrito de forma mais clara e acessível quando comparado com os artigos originais dos autores. E acho que é muito importante destacar que é um livro grande, denso, pesado e cansativo, que pode fazer com que muitas pessoas tenham dificuldade de finalizar a leitura, de compreender algumas coisas, pois é um livro científico, e abandoná-lo. (Inclusive, no momento que escrevo essa resenha, mais de 600 pessoas já fizeram isso). Eu, que tenho conhecimento aprofundado de pesquisa científica, achei o livro pesado. Também acho que é um livro que deve ser lido físico para grifar, fazer anotações e é bem-vindo releituras. Leitura no kindle e audiobook pode prejudicar muito mais a compreensão.

Apesar disso, no livro encontra-se várias pesquisas e exemplos práticos, como o cérebro humano trabalha de forma rápida e intuitiva em situações cotidianas, mas também pode ser enganado por vieses cognitivos que levam a escolhas irracionais. Além disso, é apresentado estratégias para melhorar a tomada de decisões e aumentar a consciência sobre os processos mentais que influenciam nossas escolhas. Uma leitura valiosa para quem busca entender melhor o funcionamento da mente humana e melhorar sua capacidade de tomar decisões importantes.

Em resumo, "Rápido e Devagar" provoca reflexões sobre como as pessoas pensam e tomam decisões, e oferece insights para quem deseja compreender melhor o comportamento humano.

site: https://youtu.be/CTqJi_eh2nU

kkkkkaren 03/03/2023

Gosto bastante de livros que apresentam estudos de modo a embasar um argumento, sinto que me convence mais. Esse é um desses livros, que aborda sobre diversas áreas e como ambos os tipos de raciocínio estão envolvidos!

Mareufq 02/03/2023

?O que aprendemos com o passado é maximizar as qualidades de nossas futuras lembranças, não necessariamente de nossa futura experiência. Essa é a tirania do eu recordativo.?

Flaviane11 28/02/2023

"Rápido e Devagar"
O livro explora como as pessoas pensam e tomam decisões, argumentando que a mente humana opera usando dois sistemas distintos: Sistema 1, que é rápido, intuitivo e automático que é essencial para a sobrevivência e responsável por muitas decisões cotidianas como reconhecer rostos e dirigir um carro; e Sistema 2, que é lento, deliberado e requer esforço é usado para tarefas mais complexas, como resolver problemas matemáticos ou avaliar evidências.

Bárbara Souza 23/02/2023

Intrigante, mas um livro para ser lido sem pressa
Um excelente livro para quem se interessa por psicologia comportamental e funcionamento do cérebro. Embora bastante científico (muito bem embasado em pesquisas), o autor usa de linguagem acessível e vários exemplos práticos.

Quanto ao conteúdo, o livro é divido em várias partes. Eu pessoalmente achei a primeira parte, que trata efetivamente dos sistemas 1 e 2 (o pensamento rápido e o pensamento lento), a parte mais instigante. Ela é a base de conhecimento para as análises posteriores do autor (a diferença entre o comportamento teórico dos chamados Econs para o comportamento real dos Humanos e a diferença entre o Eu recordativo e o Eu experiencial).

O único defeito do livro, por assim dizer, é que alguns capítulos não tem uma conexão óbvia a primeira vista. O livro é pouco fluído nesse sentido. A sensação que dá é que pulamos de um tema para o outro e só vamos realmente enteder a conexão entre eles mais adiante no livro.

De qualquer forma, é uma obra que recomendo muito e que merece ser lida com calma e atenção. Sem pressa. E talvez uma releitura seja indacada.

Matheus.Carbol 12/02/2023

A calma na hora da leitura é essencial
O autor claramente teve o maior cuidado e zelo na hora de redigir esse livro, proposições cunhadas ao longo do esforço de uma vida inteira.
Bastante denso e sobre um assunto que trás uma certa dificuldade, a releitura em um futuro breve será de extrema necessidade.
Além da teoria o autor demonstra através de vários exemplos e pesquisas todas as lições descritas.
Acredito que o meu eu recordativo tem uma boa lembrança dele, mas o meu eu experiencial sofreu um bocado no decorrer da leitura.

Ediandra Campos 09/02/2023

"A conclusão é que é muito mais fácil identificar um campo minado quando você observa os outros andando por ele do que quando é você que faz isso". Pg 522

Natanielle.Oliveira 03/02/2023

Interessante...
Foi bonzinho entender objetivamente coisas que eu fazia de modo automático
Também é bom entender como a mente dos outros funciona para então conseguir fazer algum tipo de controle
No meu caso, consegui entender como as coisas que eu fazia podem ser interpretadas erroneamente caso eu não tome cuidado...

Bells 30/01/2023

O livro em si é muito bom. O autor apresenta os dois sistemas: sistema 1 - é o nosso pensamento rápido; e o sistema 2 - é o nosso pensamento mais racional, mais lento.

Também aprenseta o Econs que na economia seria embasado nas teorias que diz que nós somos seres inteiramente racionais no nosso processo de tomada de decisão, seguido dos Humanos, que na economia comportamental somos nós, que sofremos interferencia da nossa história de vida, dos nossos pensamentos e sentimentos na nossa tomada de decisão.

E por fim, o eu experencial e o eu recordativo. Que seria que a nós não tomamos nossas decisões com base na experiencia que vivemos e sim, do que nos lembramos da experiencia que vivemos.

O livro é muito bem embasado, cheio de experimentos e dialogos com outras obras. Um livro com embasamento cientifico, mas que pode ser lido e entendido por qualquer pessoa.

Como todo livro grande, uma coisa que me incomodou um pouco é que alguns conceitos poderiam ter sido descritos de maneira mais objetiva e que algumas partes acabou se prolongando muito, dando a sensação de redundancia na obra. E também, alguns conceitos são bem semelhantes, o que aumenta essa sensação de redundacia.

Fora isso, o livro é perfeito para quem quer entender mais sobre como funciona o nosso processo de tomada de decisão.

Michel.Nascimento 28/01/2023

O livro se divide basicamente em duas formas que temos de pensar: a forma rápida, instintiva, emotiva; a forma devagar, com raciocínio. Mas o autor nos revela que a forma que achamos ser da razão não é bem assim. Quando pensamos que agimos com a razão na verdade muito da nossa escolha está baseada em experiências mesmo que de forma subconsciente. Apesar de ser um tema interessante com várias referências, a leitura se tornou muito cansativa, levando muito tempo para o término da leitura do livro.