Ansiedade 3 - Ciúme

Ansiedade 3 - Ciúme Augusto Cury

Resenhas - Ansiedade 3 - Ciúme

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

suhconde 01/09/2020

"Pará cultivar o amor, o melhor caminho não é dar presentes caros, mas dar a mais cara de todas as joias: seu próprio ser."

Em Ansiedade 3, Cury aborda um assunto bastante comum: o ciúme. Dando ênfase entre os casais.

O autor diz que quem sente ciúmes, procura no próximo o que não consegue dar a si mesmo, exaltando também a diferença entre o amor e o ciúme. Além disso, ele cita algumas técnicas e hábitos para quem sofre desse transtorno.

Sou suspeita em falar, pois mais uma vez Cury arrasou. O livro é bem completo, ele fala de absolutamente tudo em que está ligado a esse "fantasma".

Carla.Parreira 28/12/2023

Ansiedade 3: ciúme (Augusto Cury). Melhores trechos: "...O ciúme é cobrador, controlador, sabotador, impulsivo; ninguém muda ninguém. Temos o poder de piorar os outros, e não de mudá-los. O amor é paciente, o ciúme é neuroticamente ansioso. O amor é apostador, o ciúme tem a necessidade neurótica da inveja. O amor é tolerante, o ciúme é implacável. O amor é desprendido, o ciúme é vingativo. O amor é libertador, o ciúme é controlador. O amor é investidor, o ciúme é explorador. O amor é humilde, o ciúme é arrogante (centro das atenções)... Claro, há um ciúme aceitável, suportável, inofensivo, mas nenhum ciúme é saudável, principalmente se implica controlar o outro. Querer a presença do outro é saudável, mas exigi-la é nocivo; procurar fazer coisas juntos tempera a relação, mas não se alegrar sem a presença do outro é doentio. Amar a presença do parceiro é riquíssimo, mas reclamar atenção exclusiva é aprisionador. O ciúme aceitável não arde em cobranças, há o ciúme fatal asfixia quem ama, pune quem falha... Não há nenhuma garantia de que romances que começam bem vão terminar bem, que relações saturadas de beijos e carícias não vão terminar em tapas emocionais. Sem admiração, com o tempo, os parceiros se tornam chatos, críticos, pressionadores e acusadores. São incapazes de dar risada da própria estupidez, levam a vida a ferro e fogo, não brincam, não relaxam. Sem admiração, o romance é desinteligente, carregado de emoção, mas vazio de sabedoria... Uma pessoa mal resolvida não resolverá sua infelicidade relacionando-se com outra pessoa. Tem de se resolver para ser completa e completar quem ama. Depositar a esperança de ser feliz exclusivamente no outro é acreditar num delírio... Quem tem problemas emocionais deve ser humilde, honesto consigo mesmo e procurar ajuda; deve aliviar quem ama, não sobrecarregá-lo... O amor inteligente é dificílimo de ser explicado, pois é fundamentado numa 'independência agradavelmente dependente, numa cumplicidade que completa o casal'... Quem sabe da sua grandeza não tem medo de deixar o outro partir. A melhor maneira de fazer o parceiro ficar é deixar a porta aberta para ele ir. As raízes da emoção se aprofundam e agradecem. O amor ganha estatura... Não é possível ser emocionalmente saudável sob o controle do ciúme. Não é possível ser mentalmente livre e feliz sob o cárcere das cobranças. Quem cobra demais está apto a trabalhar numa financeira, mas não a ter uma bela história de amor... Uma pessoa ciumenta pode ser comparada a um agiota, só que, nesse caso, da emoção. Empresta seu tempo, depois cobra caro de quem ama. Dá seu carinho, mas suga o outro, cobra um carinho dez vezes maior do que aquele que 'emprestou'. Dá sua atenção, mas depois exige atenção exclusiva... Toda pessoa ciumenta tem núcleos traumáticos em sua história. É emocionalmente carente, tem um 'buraco negro', semelhante aos existentes no universo, não convive harmonicamente nas relações interpessoais, suga tudo ao redor. Pelo fato de não ser bem resolvida emocionalmente, não se sentir importante e não ter consciência de seu valor, sua sede de atenção é insaciável. Ela está sempre em busca de mais e mais atenção. Hoje está alegre, amanhã, deprimida. Tudo o que se faz para ela é insuficiente, pois o problema não está no outro, mas dentro dela mesma... Um romance saudável começa com desenvolver um romance consigo mesmo. Você precisa se enxergar como uma pessoa incrível, apesar dos seus defeitos, para depois apostar no outro e ter um romance inteligente e sustentável... Quem se diminui ao mesmo tempo que supervaloriza o outro o sufoca... Toda pessoa que tem ciúme se autoabandonou. Quem tem ciúme tem um Eu com baixo nível de sociabilidade consigo mesmo, embora possa conviver tranquilamente com outras pessoas... A tradução inconsciente do ciúme é 'estou tão pobre de mim que procuro me enriquecer no outro. Estou tão carente de mim mesmo que procuro apoio desesperado no outro'. Resolver essa equação emocional é fundamental para se ter uma mente saudável... Quem é muito carente tem tendência a ser ciumento, quem é ciumento é também possessivo, e quem é possessivo não possui aquilo de que mais precisa: si mesmo. Não explora o território da sua emoção, é um forasteiro na própria terra. Para resolver seus núcleos traumáticos, uma pessoa ciumenta ou que possui qualquer outro transtorno psíquico deve reeditar as janelas killer: duvidar de tudo que o controla, criticar cada pensamento perturbador e determinar ardente e diariamente ser livre, e não um escravo emocional..."

LaAs237 04/05/2024

Eu gosto da escrita de August Cury, porém nesse livro em específico me incomodou bastante no meio dos capítulos ele querer empurrar goela abaixo a academia dele.

eula.paulaa 09/03/2021

O medo da perda acelera a perda
Ótimo livro para quem é ciumento, ou para quem tem um ciumento em sua vida. Muitos bons ensinamentos e boas dicas.

Arlete.Lety 13/12/2020

Ensinamentos de Augusto Cury
Maravilhoso, ensinamentos para a vida. Moda ajuda a entender como o ciúme funciona no nosso cérebro e como controla-lo para tornar a vida mais leve.

Queilinha 17/02/2021

Fechando com chave de ouro...
Esse foi o último livro da série Ansiedade do autor Dr. Augusto Cury e não deixou a desejar em absolutamente nada. Que escrita maravilhosa e rica em conselhos.
O livro traz uma abordagem bem analítica sobre o ciúme, o amor, além de muitos trechos que vou guardar e reler em diversos momentos, pois, são inspiradores.
Antes de amar alguém, devemos nos amar primeiro, namorar a nossa vida, estar bem consigo mesmo, para assim, ter uma relação saudável, se você não é saudável com você mesmo, como vai transmitir e construir um relacionamento saudável? Isso não vale apenas para relacionamentos amorosos, isso se aplica em qualquer tipo de relacionamento, seja, profissional, amizade e por aí vai.
?... Porque ninguém pode amar de forma inteligente e sustentável seu parceiro ou sua parceira se primeiramente não amar a si mesmo. Antes de namorar alguém, namore a sua vida?.
Recomendo esse livro com toda certeza para todos que querem vencer o ciúme e aprender a se amar em primeiro lugar e a se sentir bem consigo mesmo.

Si 21/03/2021

Sobre...
Neste livro, o autor traz à tona as várias facetas desse sentimento que divide opiniões e ressalta que, embora exista um ciúme sadio (caracterizado pelo desejo de estar próximo de quem se ama), é tênue a linha que divide o amor ao próximo e a falta de amor próprio. Na visão do autor, a pessoa que sente ciúme se abandonou, e por isso procura no outro aquilo que ela mesma não é capaz de se dar. Com lições simples no decorrer dos textos, você aprenderá a proteger a sua emoção e criar uma relação saudável com você mesmo, em primeiro lugar, e com todos que o rodeiam. Afinal, o ciúme não está restrito apenas aos casais; pais, filhos, amigos, todos podem ser afetados por esse sentimento que encarcera as relações.

Gabriel.Camilotti 04/06/2024

O melhor da trilogia
Finalizado a trilogia sobre ansiedade com esse livro. Entre os três, achei o mais objetivo e com mais técnicas práticas para o uso pessoal. Da mesma forma nos outros livros, o Cury é extremamente explicativo e uso um linguajar simples

camila 30/03/2019

CIUMES
Ansiedade 3- Ciúme
A obra nos apresenta, que muitas vezes esquecemos-nos de uma informação importante, que não controlamos ou mudamos uma pessoa, apenas podemos compor de alterações em nós mesmos, nossos pensmentos, escolhas, definições, e que o ciume ele acelera a perda do que voce define que é seu.
O ciume que quando achamos que ele dissolve demonstrar afeto, nos enganamos, pois ele só afasta os bons momentos, e tudo aquilo que fortalecia e fazia crescer seja em um casal, ou ciume fraternal e maternal, entre irmãos.
Este obra me fez pensar, que muitas vezes nós agimos de forma ruim, sem perceber, mas passamos a julgar somente os defeitos da pessoa, sendo que precisavamos ampara – lás e elogia-los antes de condenar, um conselho que se leva para a vida, antes de corrigir, ou falar algo mal, elogie, só assim voce conseguirá entrar nas zonas light da pessoa que esta muitas vezes tentando te mostrar o que esta errado, e como podem melhorar.
Palavras Chaves: Janelas Mente – Ciúmes- Perda.

Flavinha 06/01/2023

Livro necessário...
Essa leitura é muito necessária, tem muita informação boa e que te faz pensar muitas coisas. No quanto somos muitas vezes escravos de nossas emoções.

Bella.Sprengel 21/08/2021

Indico
Escrita rápida e fácil. Um pouco cansativa por repetir várias vezes a mesma coisa, mas passa muito claramente como funciona o esquema do ciúmes e como construir um relacionamento saudável. Indico muito para leigos e para quem deseja se aprofundar no assunto.

Jéssia 27/11/2019

Cirúrgico
Li esse livro em um dia e achei fantástico!

Aparecida71 20/08/2022

Necessário
Adorei a leitura, me identifiquei em várias coisas que ele citou, fiquei com vergonha kkkkk e vou seguir as dicas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6