Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Kiarmy 14/07/2023

ENRAIZADOS
Esse livro foi surpreendente.
Comecei a leitura sem muita expectativa e não gostando muito dos personagens, e terminei amando cada pedaço.
Eu amei a historia e nossa... a explicação de tudo foi simplesmente maravilhosa. O maior ponto alto para mim foi o desenvolvimento da protagonista. A Agnieszka teve um desenvolvimento FANTASTICO.

Acho que só não favorito por causa do desenvolvimento do "casal", se é que dá pra chamar eles assim... mas o livro foca na floresta, é cada capitulo onde descobrimos mais sobre essa vilã só torna a historia mais e mais cativante.

Ley 10/07/2023

Insista se gostar mesmo
Enraizados é um livro de fantasia único baseado no folclore eslavo, portanto tinha muitas esperanças de gostar. A premissa chamativa, para mim, serviu para me fazer ler mais rápido. No mundo citado, em uma pequena vila, as meninas crescem com um certo medo de serem levadas pelo Dragão, um mago, sem a esperança de voltarem para suas famílias. Isso acontece a cada dez anos. O mago leva uma menina a cada período e não sabe o que exatamente acontece com elas, mas o medo persiste.

O Dragão não é ruim aos olhos do povo em geral. Ele os protege com sua magia da corrupção da floresta que os cerca, é justo, mas ainda leva meninas consigo. Claro que a maioria sente medo de suas filhas serem as escolhidas da vez, mas para Agnieszka esse medo é direcionado à sua melhor amiga Kazia, que é bem instruída, o modelo exato do que o Dragão sempre procura.

Mas quando chega o dia da escolha, é Agnieszka que é levada, a mais improvável possível. Seus modos sempre foram motivo para todos a descartarem como uma escolha. Pela percepção da protagonista, é agora que vamos conhecer o que realmente acontece com as garotas levadas para a torre do Dragão.

Esse início é tenebroso por gerar um medo tanto nos personagens quanto no leitor. Imaginar que um mago leva meninas a cada dez anos e faz sabe se lá o quê com elas é difícil deduzir, por isso a cada página gera uma expectativa do que pode acontecer. Ao passar esse medo inicial, Agnieszka está lá para também aprender magia, as descobertas são mais lentas e uma sensação de aprendizado se inicia. Agnieszka tem propósitos que podem ser mais importantes, e seu direcionamento muda rapidamente.

Sua relação com o Dragão fica bem mais estreita por terem que passar tempos juntos. A floresta e sua ameaça fica mais evidente, e quando a protagonista cria um tipo de entendimento sobre o que pode fazer, sua determinação também se estende. Embora isso seja bom, Agnieszka é extremamente movida por uma teimosia infindável. Junto de seu temperamento, o Dragão se destaca por ser ranzinza, então é fácil imaginar como o dia a dia desses dois pode ser difícil.

Mas a narrativa não centraliza apenas na torre. Passada várias páginas, outros personagens surgem, a maioria horríveis (como o príncipe mais novo. Há uma situação envolvendo ele e Agnieszka que até hoje não engoli). O objetivo do livro é a evolução de Agnieszka, a luta pela resolução da corrupção da floresta, e outras questões que surgem nesse meio.

Infelizmente, esse não é um livro fácil para continuar lendo. Os acontecimentos que citei demoram para acontecer e tudo isso é apenas o ponto de partida para a história ter um ritmo bom. A partir daí, continua tendo um objetivo principal, mas a construção é regada por pequenos movimentos que não empolgam tanto. Até mesmo a tensão entre os personagens, que poderia progredir para um romance, é tão lento que parece uma impressão. Não é uma pauta importante, mas poderia muito bem ter um impacto que empolgasse.

Essa é uma leitura que alguns terão que persistir para chegar ao final. Não achei o núcleo da história ruim, mas também senti vontade de abandonar várias vezes por não achar empolgante o suficiente. Uma parte especialmente boa foi quando descobri a conexão do título com a história. De modo geral, tenho minhas opiniões de como essa história foi difícil de continuar por ter um ritmo lento e acontecimentos muito distantes, mas fiquei contente por ser um livro único. Se não fosse, eu dificilmente iria atrás de um segundo volume.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/01/resenha-enraizados.html
Jamilly.Flores 10/07/2023minha estante
Sua resenha ficou ótima, eu tbm senti mt dificuldade de continuar a leitura a partir de determinado ponto, começou fluindo bem aí depois não consegui manter. Tanto é que desisti.

Mih 05/07/2023

Queria poder esquecer para ler denovo
Esse livro me fez ficar ansiosa e não querer parar de ler como nenhum fazia a muito tempo, eu me encantei por ele desde o começo, pela escrita que me lembrava contos de fadas, e parecia ser o tipo de livro que eu gostaria, e eu não estava errada.
Eu amo esse tipo de mundo mágico e amei a maneira como a história foi escrita, me prendendo de uma maneira que eu amo, se desenrolando como se fosse escrita para mim, gostaria de poder esquecer para ler de novo como se fosse a primeira vez, enquanto eu lia torcia por um final que eu queria para ela, e cheguei a ficar preocupada que daria tudo errado, que o final seria ruim e eu ficaria frustada mas não, eu amei o desenrolar da história e AMEI o final.
Essa história deixou um quentinho no meu coração e mexeu comigo ela simplesmente fez sentido para mim, com elementos que eu queria muito ler em uma história mas não tinha encontrado ainda, foi como um presente para a minha alma. Enfim, simplesmente amei a história e enquanto escrevo essa resenha percebi que amo ainda mais dela.
Preciso encontrar mais histórias assim.

Milena Noboa 03/07/2023

Um conto de fadas com uma "princesa" rebelde. Muita magia e situações sombrias.
Gostei de ler, embora o romancezinho tenha me incomodado um pouco. Senti que a "vilã" foi injustiçada rsrs.

Jessica1248 01/07/2023

Sensacional
"Uma casa que não tinha pelo menos dois ou três livros exibidos com orgulho nas paredes era uma casa pobre."

"Sua lunática intolerável? rosnou ele para mim, e então pegou meu rosto entre as mãos e me beijou."

Mais um livro que foi uma grande surpresa. Tinha ele na listinha há muitos anos, mas nunca pegava para ler. E me arrependo de não ter lido antes, que leitura, que escrita, que magia maravilhosa.

Óbvio, Sarkan se tornou favorito hahahaha. Mas a "garota desastrada" é muito boa também, engraçada, estabanada, mas tudo por um motivo, tudo se conecta e quando enfim, você entende o título do livro UAUUUUU ????

A escrita é linda, é poética, entrega tudo e mais um pouco, soube desenvolver os dois lados da história, sempre tenho receio quando os autores colocam vilões e mocinhos que não são tão vilões e mocinhos, pois é preciso uma coerência e maestria para saber terminar a história deforma plausível e aqui, tudo foi dosado certo, a construção foi boa (poderia ter sido mais detalhada) mas nada que prejudique o entendimento e o desenvolvimento como um todo.

Leiam e se deliciem com esse universo maravilhoso!!!!!

Pandinha 25/06/2023

Mais que um conto de fadas
Que livro maravilhoso!
Faz muito tempo que não acho um livro de fantasia bom. Fiquei surpresa com esse, logo no começo já fui arrebatada e não conseguia parar de ler.
Adorei a história do começo ao fim, a única parte que não gostei foi o romance, praticamente não existiu, pareceu forçado e sem necessidade, se a autora tivesse tirado ou ter trabalhado mais nessa parte, sinceramente teria dado 5 estrelas e favoritado.

https_skywalker 19/06/2023

Perfeito
Esse livro me pegou do início ao final, eu super amei a proposta e sinceramente agora ele é um dos meu favoritos no gênero de fantasia

pseudoaries 18/06/2023

Esse livro é bem legal, mas ele me fez perceber que, de fato, eu não gosto do gênero "batalha final". É sempre tão chato quando comparado com o resto da história.

Marilia.Sofia 16/06/2023

Fantasia Única
É um livro de fantasia único, muito bem finalizado.
Por mais que seja fantasia e estamos acostumados a ler esse gênero com sagas enormes (muitos esquemas de pirâmide), esse trás um universo muito bem construído e explicado, não deixando pontas soltas.
Me surpreendeu muito porque não estou acostumado a ler fantasia que explique tudo tão bem e lhe prenda do começo ao fim em um número relativamente pequeno de página comparando as outras do mesmo gênero.
Para quem está pensando em ler, vale MUITO a pena, e tem romance bem enemies to love.

BellPolveres 10/06/2023

Florestas, Torres e Magias: As?vibes? e uma história boa.
Primeiro e o mais atrativo do livro para mim são as ?vibes? de contos de fadas (não daqueles açucarados, e sim daqueles de crianças se aventurando nos bosques com a sensação de musgo, madeira e folhas), como a magia foi escrita e então como tudo foi tão bem encaixadinho em um mundo que achei muito bem construído! Uma coisa que vou bater o pé em defender é que é sim um livro muito bem escrito.

Uma sensação que tive na primeira parte foi "wow, joga isso na mão do Miyazaki", porque com algumas adaptações de certas cenas, tive a imagem de que seria um lindo filme do estúdio Ghibli, que acho que que ia acabar similar em alguns pontos com O Castelo Animado. Mas essa exata sensação não durou tanto até o final, já que para mim o livro passa de uma coisa na primeira metade para uma sensação completamente diferente na segunda, mesmo que sempre mágica e envolvente da mesma forma.

A escrita é o que na minha cabeça eu vinha drescrevendo como "densa", tanto por às vezes ser carregada com umas descrições de modo que eu me encontrei divagando e distraindo e não lendo de verdade, (mas que eu não as mudaria, já que ajudam a criar todo um cenário muito visual e sólido) quanto por ser acontecimento atrás de acontecimento. Não existem momentos de longas prosas contemplativas ou pensamentos esticados para dar uma "respirada", com paragrafos longos e cheios, mas ainda assim com esse detalhamento tão bom que se aprofunda incrivelmente bem na protagonista, sua vida e os arredores, tanto a imagem quanto na história dos reinos, da floresta, magias, ou de outros personagens. Algo que imagino ser necessário para uma fantasia de volume único, e que me impressionou com o quão bem foi feito e o quão bem encaixado foi o ritmo, nenhuma informação pareceu fora de lugar ou jogada aleatoriamente. Os acontecimentos vem um atrás do outra e me deixaram pensando logo no começo "meu deus, tudo isso já aconteceu e eu só estou nos 20%? O que mais pode acontecer?!" E mesmo assim, tinha MUITO mais coisa para acontecer.

Os personagens são bem construídos e memoráveis, eu gostei muito de alguns como a Kasia e Agnieszka e a maravilhosa amizade delas que é um dos pontos altos da narrativa, muito mais do que eu imaginava. Agnieszka entra no meu top protagonistas de livro sem dúvida.

Algumas coisas ruins que alguns personagens fazem não parecem ser tão "repreendidas" e são mais jogadas de lado como coisas que aconteceram e tanto faz porque tem coisas mais importantes para a história em jogo, ao mesmo tempo que não há nenhum tipo de redenção para eles com foco nessas ações, também não existem punições. Então mesmo que todos os personagens sejam muito bem aprofundados e construídos de forma que compreendamos suas personalidades e motivações, ainda senti falta de uma condenação por esses comportamentos.

E uma coisa... Como uma fã de Princess Tutu e a Agnieska e o Dragão na primeira parte da história me lembraram da Ahiru e do Fakir, foi meio nostálgico e na verdade fiquei feliz! (Porque eu sempre quis mais conteúdo de Princess Turu já que o final... quem viu o final de Princess Tutu sabe), mas essa sensação não perdura tão além de certo ponto (já que Dragão e Fakir no final de cada história são bem diferentes), mas Ahiru e Agnieszka ainda andam de mãos dadas na minha cabeça.

As descrições de magia, especialmente da magia conjunta foram encantadoras! Bastante visuais como muitas partes das descrições, dando um sabor especial e mágico para o livro, reforçando todo uma imagem que ficou na minha mente tão colorida quanto um filme ou um quadro.

Nathalia 03/06/2023

Um livro baixado por engano no Kindle que foi a melhor surpresa! Agnieszka, uma menina de 17 anos , e sua melhor amiga Kasis, vivem em uma vila protegidas por um lorde - o Dragão, um mago servo do rei de Polnya. Ambas tem suas vidas transformadas aos uma delas ser escolhida para servir ao dragão por 10 anos em sua torre, de onde ele protege a vila das investidas de uma floresta amaldiçoada em suas margens, que tenta corromper a todos do reino.

É um daqueles livros em que se fica doida pra ver o que vai acontecer, ao mesmo tempo em que se quer ler devagar pra prolongar o prazer da leitura - aka medo do livro acabar rápido demais. A história fala de amor, coragem, perdão, recomeços, amizade em sua forma mais pura e identidade - em todo tempo a protagonista se aceita como é e luta para que não seja transformada no que os outros esperam que ela seja.

Vale muito a leitura!!!

Julia 01/06/2023

Gostei
Gostei da historia, da escrita, dos personagens, de quase tudo. Só achei a história mágica demais, tornando tudo possível, o que me tirou um pouco da imersão.

Mayara.Ladeira 29/05/2023

Enraizados
Ouvi dizer que esse é um daqueles livros em que você ama ou odeia. Eu fiquei no time que gostou muuuuito dessa história.
Uma super fantasia de volume único.
A leitura é um pouco mais devagar mas a escrita é bem fluida.
Inicei a leitura sem muitas expectativas e no final das contas me surpreendi.

liviaaaa 26/05/2023

Podia ser bem melhor
Esse livro traz uma história de fantasia com um toque de conto de fadas e no começo eu amei, mas sinto que ele meio que se perde.

Pontos negativos:
a protagonista deixa todos passarem por cima dela, não se defende (embora possa fazer isso mt bem) e muitas vezes nem rebate coisas absurdas que dizem a ela!!!
A relação de Agnieszka com Sarkan deixa a desejar bastante já que praticamente não tem um desenvolvimento no relacionamento amoroso deles.
Em alguns pontos, a decepção pelo rumo que as coisas tomam se torna tão forte que faz a pessoa querer abandonar a leitura.
Marek, pra mim um dos grandes vilões, teve uma passada de pano pra suas atitudes (TERRÍVEIS diga-se de passagem) um personagem nada carismático e extremamente odioso e infelizmente um dos mais focados no meio da história, o que não me agradou.
Não façam um promessa de que tal personagem (cof cof Sarkan) é o maaaais forte do mundo sendo que ele não vai fazer nada! absolutamente nada, uma grande decepção pra mim foi o fato de ele nem ter desenvolvimento algum tanto da história dele tanto dos poderes dele, essa parte deixou totalmente a desejar!!!

Pontos positivos:
Embora as vezes a narrativa se torne um pouco densa, creio que pela decepção que a protagonista se torna para o leitor em alguns pontos e pelos personagens que não tem mt carisma terem tanta relevância pra história, isso acaba tornando cansativo a leitura. Maaaaas, é uma narrativa cheia de detalhes e de certa forma mágica que faz o leitor realmente se sentir dentro da história. Foi um ponto muito bem executado pela autora.

O enredo é muito bom mesmo, a história em si é interessante e a magia desse mundo é cativante e maravilhosa. Realmente me apaixonei mais pela história do que pelos personagens.

Kasia!!!!!! A maioral né? a melhor personagem e uma queridaaaaa.

Enfim, gostei muito da leitura e recomendo sim apesar de em alguns pontos ter me decepcionado.

Lora_Bee 13/05/2023

Livro bom para quem gosta de releituras de contos de fada
O livro narra a história de Agnieszka, que mora em um vilarejo (o cenário da história e a cultura são eslavos) chamado Polnya. Esse vilarejo é protegido por um Mago do Rei, o Dragão. ?Protegido? porte, perto dele, há uma floresta, repleta de seres desconhecidos e que é capaz de corromper seres humanos, tornando-os monstros. A cada 10 anos esse mago vai até o vilarejo e escolhe uma moça para passar os próximos 10 anos com ele, em uma torre, isolada. Ele escolhe, isso é óbvio não é um spoiler, Agnieszka. O restante do livro narra a história sobre a relação entre o Dragão e a heroína, bem como sobre a floresta. É uma história sobre pertencimento, desapego, rancor e como ele pode não apenas nos adoecer, mas adoecer todos ao nosso redor. Não é um livro fantástico, mas acho que a opinião sobre um livro fica muito mais benévola se você lê sabendo o que vai encontrar. Eu li enraizados sabendo que seria um livro para descansar e, por isso, gostei bastante. Tem uma vibe bem cottagecore que tbm é bem gostosa. No geral, é um livro agradável de ler, tem um clima bom, um sistema de magia interessante e um romance para acompanhar.