O Labirinto dos Espíritos

O Labirinto dos Espíritos Zafón

Resenhas - O Labirinto dos Espíritos

Caroline 01/12/2023

Sou suspeita pra falar dos livros do Zafón pq sou muito fã! História muito completa, com muitos detalhes e tudo explicadinho no final, gosto de leituras assim, que não deixam brechas! Alguns momentos chegam a ser dolorosos de se ler mas a curiosidade em descobrir como vai findar é mais forte, rs
Sigo amando as histórias desse escritor maravilhoso ??

livia156 23/11/2023

Finalmente acabei
Acho que demorei tanto pra ler esse livro pq no fundo nao queria me despedir dessa historia nunca. amo a escrita do carlos, amo os personagens, amei o desfecho da historia. vou sentir muita sdd da atmosfera de barcelona e de tudo que essa série me fez sentir.

Wolsey 09/10/2023

4 em 1. Muito bom!
O gran finale!
Devido à minha super expectativa, não houve arrebatamento. Mas, ainda assim, merece 5 estrelas.
O autor narra uma nova história e consegue atrelar as 3 histórias dos livros anteriores sem deixar pontas soltas. Acho que ler os 4 livros em sequência ajudou a compreensão. Na minha opinião ler os livros na sequência faz diferença, sim. Acho que ler fora da ordem faz perder parte da aura misteriosa e se perde, também, um pouco do carisma de certos personagens (o Fermin é demais).
A narrativa é sempre rebuscada e a tradução não desmerece a obra.
Queria ler mais livros assim.

Douglas P Da Silva 01/10/2023

Uma história não tem princípio nem fim, só portas de entrada”.

Eu já começo essa resenha dizendo que jamais escreverei à altura do que esse livro realmente representa. Voltar a ler sobre personagens queridos como Daniel Sampere e Fermín foi simplesmente maravilhoso e ainda mais dentro dessa trama sensacional que culmina a quadrilogia espetacular de amor aos livros iniciada pelo lindíssimo A Sombra do Vento.

O Labirinto dos Espíritos é um livro excepcional e uma conclusão praticamente impecável da saga de Daniel Sempere e amigos. Zafón constrói um universo impressionante e rico por meio de ambientação meticulosa, inúmeras tramas que se relacionam constantemente e personagens carismáticos.É uma pena que este seja o último livro de Carlos Ruiz Zafón 😓.
Vou começar a reler todos infinitamente, já que ele deve estar agora no Labirinto dos Espíritos. Gratidão Zafón.

Vits 27/08/2023

Já sinto saudade :(
O labirinto dos espíritos encerra com maestria o emaranhado de acontecimentos que são expostos no decorrer dos quatro volumes da série. certamente essa história virou uma de minhas favoritas. vou sentir muita saudade da dupla fermín romero de torres + daniel sempere. zafón foi fenomenal neste trabalho.

Jay 29/07/2023

Longo mas vale a pena...
O livro da continuação na história de Daniel, porém o protagonista não é exatamente ele. Vamos conhecer a Alicia e apesar de ela não ser uma personagem fácil de gostar aprendemos no decorrer do livro.
Gostei do final, achei que deu uma boa amarrada em todos os personagens. E me deu uma sensação de finalização nessa série de livros que eu amei tanto. Mas nenhum supera A Sombra do Vento.
Aparecida Freire 21/12/2023minha estante
Exatamente, Jayane! Estou lendo e não gostei da Alicia como os outros personagens de A Sombra do Vento

Livrendo 27/07/2023

Leiam você irão adorar!!!
O Labirinto dos Espíritos (2017), que se passa em 1959, Zafon introduz uma nova personagem, a investigadora Alicia Gris, cuja missão é solucionar o desaparecimento do ministro Mauricio Valls. Esta investigação revelará muitos segredos escondidos e unirá as quatro narrativas.
Portanto, recomendo iniciar a leitura por ordem cronológica dos acontecimentos narrados e não pela ordem de lançamento dos livros. O ideal é começarmos pela base da pirâmide: O Jogo do Anjo; na sequência, A Sombra do Vento; depois, O Prisioneiro do Céu e por último, O Labirinto dos Espíritos.
Amei os quatro livros, daí não poderia deixar de recomendar a saga para todas as pessoas que seguem esse blog. São poucos os personagens de livros com o poder de permanecerem guardados em nossa memória para sempre; aqueles que fazem parte do contexto de “O Cemitério dos Livros Esquecidos” tem esse dom.
Leiam, vocês irão adorar.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/reels/

Vanessa.Perin 20/07/2023

Acabou
Esse foi o mais arrastado da série. Até que foi um final bom, mas ei tive bastante dificuldade de me conectar a história

A personagem da Alice, foi a q mais me causou estranheza. Todos os outros falavam como ela era má, sombria, mas durante a história não identifiquei essa atividade na personagem. Ela apenas sofreu muito na vida.

Gustavim Barros 17/07/2023

Uma saída perfeita do Labirinto
O livro de saída do labirinto que é a série do cemitério dos livros esquecidos de Zafon, é magistral! Arrebatador, cativante, instigante, apaixonante e todos os possíveis ?ante? que se possa adicionar! Já estou com saudades de Barcelona e seus personagens.

Debi 15/07/2023

O livro que Zafón não precisava ter escrito
Zafón foi um autor de quem eu leria até a lista do supermercado. Li todas as suas obras e não posso dizer nada além de que são impecáveis.
Infelizmente, O Labirinto dos Espíritos é a exceção da regra. No começo do livro me senti perdida, e aí já percebi que tinha algo de destoante na escrita. Algumas dezenas de páginas depois, me encontrei e consegui ser envolvida pelos habituais mistério e suspense da narrativa de Zafón.
No entanto, ao longo do livro, ele se perde várias vezes e quanto a mim, não consegui me conectar com a essência de seus personagens, com o propósito e a relevância.
O final foi mais decepcionante ainda, como se ele tivesse escrito às pressas e acabou estragando a história de personagens centrais que apareceram em livros anteriores da série O Cemitério dos Livros Esquecidos.
Esse livro reserva, sim, muita surpresa, emoção, revirada no estômago, personagens misteriosos e afins. Mas, sinceramente, é um livro que Zafón não precisava ter escrito, não acrescentou em nada e foi um triste desfecho para a série do cemitério dos livros esquecidos.

PITUCALELE 13/07/2023

O labirinto dos espíritos
O que dizer de Zafon? Amo demais os livros dele, sua forma de escrever, nos faz entrar com tudo na,história e é impossível parar de ler. Esse livro fecha com maestria a vida dos Sempere e me deixou com vontade de reler os 4 livros novamente.

Alansantiago 05/07/2023

Decepção total
Uma pena essa aventura literária acabar assim para mim.

Os quatros livros podem ser lidos em separados e fora de ordem, mas é inegável que os dois últimos se forem lidos sem a base dos primeiros, se tornam mais fracos ainda.

Gosto de personagens cínicos, gosto do pessimismo, porém o autor perde a mão total. Tudo é crítica a Barcelona, os personagens vivem num eterno lamento da cidade e do país, as críticas devem existir, ainda mais pelo o momento histórico que o país passava, mas pareceu mais um problema emocional mal resolvido do autor.

E meu Deus, Alicia e Fermín conversando, muitas vezes parecia que era duas crianças que estavam aprendendo a serem cínicas e debochadas. As conversas pareciam saídas de um livro infanto-juvenil.

A história em si é fraca, cheia de barrigas e enfadonha algumas vezes. Foi abandonada a melhor personagem da série, Barcelona, e apareceu um suspense policial contemporâneo sem sal.

Dani 03/07/2023

Um belo livro para os fãs de Zafon
Mesmo quase uma década depois de ter lido "A Sombra do Vento", ler o final da saga do cemitério dos livros esquecidos ainda foi muito especial.

Acredito que esse 4° volume da série agrade a maioria dos fãs de Zafon, embora eu tenha achado a leitura bastante arrastada até 400 e tantas páginas. É só da metade para o final que a história realmente engrena.

A história de Alicia tentando desvendar o desaparecimento de Maurício Valls apresenta várias surpresas - e seus relacionamentos com a família de Daniel (e com Leandro e Fernandito) foram o ponto alto.

Um tanto cansativo, mas uma boa leitura.

Dani Aragão 03/07/2023

Clássico
Já faz um tempinho que eu finalizei mas como a minha vida anda bem corrida, nem consegui vir aqui fazer o meu comentário. Então, "bora" lá! O labirinto dos espíritos é o livro que encerra a saga que forma a série "Cemitério dos livros esquecidos", do memorável Zafón. Todos eles têm ligação entre os personagens e enredos mas não possuem uma ordem cronológica para serem lidos. A construção dos personagens e a ligação entre eles, nos leva a uma proximidade maior com a história. Zafón não precisa de apresentações ou de elogios pq ele é o gênio da escrita. Recomendado!
#Labirintodosespiritos
#CarlosRuizZafon
#editoraSuma

Odailsonnnn 02/07/2023

"Uma história é um labirinto infinito de palavras, imagines e espíritos em conluio para nós revelar a verdade invisível sobre nós mesmos. Uma história é, em definitivo, uma conversa entre quem narra e quem escuta, e um narrador só pode contar até onde vai a sua perícia, e um leitor só pode ler até onde está escrito em sua alma".

Pqp q livro espetacular, não é atoa q Zafón virou um dos meus autores favoritos da vida. O livro conclui a saga do cemitério dos livros esquecidos de uma forma genial. O misto de sensações q vc sente lendo me quebrou de um jeito.
Td a ambientação dessa Barcelona sombria, os personagens q é impossível vc não se apegar e até mesmo ter um favorito, td a trama criada, desde Carax, David, Isabela os sempere e a alicia. Zafón foi um Gênio!