BeatrizFonseca1 09/04/2023
MORIN, Egar. A Cabeça bem feita . TRAD. Eloá Jacobina, 19 ed. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil . 2003
Citações Representativas
“mais vale uma cabeça bem feita que bem cheia” (p.21, MORING Edgar)
“Todo conhecimento constitui ao mesmo tempo , uma tradução e uma reconstituição a partir de sinais, signos , símbolos, sob a forma de representações, ideias, teorias e discursos” (p.24, MORIN Edgar)
“Nossos verdadeiro estudo é o da condição humana”.(p.35 MORIN Edgar )
“para o abandono do sonho alucinado de conquista do universo e da dominação da natureza. ( p. 39 MORIN Edgar)
Enfrentar a dificuldade da compreensão humana exigira o recurso não a ensinamentos separados , mas a uma pedagogia conjunta que agrupasse filosofo, psicólogo, sociólogo, historiador , escritor, que seria conjugada a uma iniciação á lucidez. “(p.51 MORIN Edgar)
“Nos somos apenas possuidores de ideias mas somos também possuídos por elas capazes de morrer ou matar por uma delas(p.53, MORIN Edgar)
“A educação deve contribuir para a auto -formação da pessoa (ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver) e entre como se tornar um cidadão”(p.65, MORIN Edgar )
“É preciso respeitar o optum demográfico da classe , para que o professor possa conhecer cada aluno individualmente e ajuda-lo em sua signaridade “ (p.99, MORIN Edgar)
Texto Crítico
O conhecimento e as tarefas se tornaram especializadas, o número de especializadas esta aumentando gradativamente e os saberes estão se tornando mais vez mais, formalizados e quantitativos. Para Montaige “mais vale uma cabeça bem feita que bem cheia” (p.21) uma cabeça bem cheia está relacionada a uma mente com saberes acumulados, empilhados em grande quantidade, entretanto estão desorganizado, estratificados e não conseguem resolver os problemas de forma eficaz, enquanto o saber com a cabeça bem feita os conhecimentos estão organizados, existem relações entre si, e resolvem os problemas de melhor maneira. Os problemas podem ser resolvidos com a faculdade mais comum, a curiosidade, mas ela está sendo eliminada pela instrução, o real conhecimento está intricadamente relacionado com a dúvida, e deve-se está unida com a dedução , a discursão e argumentação.
A dedução consiste em chegar a uma conclusão com base no logico, a discursão que é uma verificação do que foi dito, analise dos fatos para se ver se condizem com uma “verdade” e a argumentação que tentar provar o que foi tido com argumentos, teses para tentar chegar a uma conclusão aceitável para a resolução do problema .
“Todo conhecimento constitui ao mesmo tempo, uma tradução e uma reconstituição a partir de sinais, signos , símbolos, sob a forma de representações, ideias, teorias e discursos” (p.24)
A fragmentação dos conhecimentos fez com que destruíssem os elementos naturais que trouxeram maiores indagações humanas sobre vida, morte, cosmo, o ser humano, etc, o estudo da ecologia que se apega a disciplinas como zoologia, botânica e microbiologia para estudar a biocenose, mas deve-se ter um conhecimento das ciências humanas como Geografia, História e Sociologia para se compreender as relações entre os animais de diversas espécies e os seres humanos e animais, o local onde vivem, etc, o movimento das placas tectônicas por exemplo podem ser analisadas de diversas perspectivas, como a geográfica, geológica, meteorológica que podem explicar o que desencadeou o movimento das placas, quais as consequências dessa ação, que pode ser um terremoto qual o nível da escala, e o aspecto histórico, pode explicar como os fatores sociais e econômicos foram modicados por essa ação.
A história era pobre e vazia por um período pelo motivo de só analisar grandes acontecimentos e “grandes” homens, entretanto isso foi modicado a partir da escola da Anneles, criada por Mach Bloc, que começou a estudar e dar valor a vida cotidiana, as minorias sociais, mitos, a história se tornou subjetiva, multidimensional.
A História tende a torna-se multidisplinar porque tenta compreender fatores econômicos, sociais, psicológicos, e na pré-história que o ser humano iniciou o processo da evolução para novas espécies, habilis, erectus, neandertal e sapiens , que começou a ter uma forma de linguagem e uma cultura que foi passada de geração a geração, analisar questões servem “para o abandono do sonho alucinado de conquista do universo e da dominação da natureza. (p.39)
“Nosso verdadeiro estudo é o da condição humana”. (p.35) devemos pensar na condição humana não apenas como reflexão histórica, filosófica mas nos aspectos cosmológicos, fazendo questionamentos do tipo o que é o mundo, quem somos nós, de que material somos constituídos , para onde vamos , etc.
Somos indivíduos que podemos ser analisados de maneira biológica, tem animalidade, extinto, mas o que nos diferencia de outros animais, é a cultura, consciência valores, a capacidade de racionar e os sentimento e essas questões vão ser estudadas pelas ciências humanas. O cinema, a arte e a linguagem tem o papel de mostrar o que esta oculto nas ciências humanas, que são sentimentos, como o amor, o ódio, , felicidade, tristeza etc.
“ Enfrentar a dificuldade da compreensão humana exigira o recurso não a ensinamentos separados , mas a uma pedagogia conjunta que agrupasse filosofo, psicólogo, sociólogo, historiador , escritor, que seria conjugada a uma iniciação á lucidez. “(p.51) para se ter uma compreensão aproveitável da raça humana, como nos vivemos, se relacionamos, alimentamos, sentiremos, raciocinamos, deve-se ter compreensão das mais diversas áreas das ciências como sociologia, biologia, filosofia, história, artes, etc.
“Nos somos apenas possuidores de ideias mas somos também possuídos por elas capazes de morrer ou matar por uma delas(p.53)
Os seres humanos tem ideias relacionadas a fé, a deuses mitos na noosfera, através dos nossos pensamentos esses aspectos ganham vida , viver exige lucidez , as ideias fazem parte do ser humano são eles que a mudam constantemente, compreensão precisamos ser seres críticos e observadores , a vida e o mundo são incertos , surgem a todo momento elementos atônicos e complementares , ordem e desordem estão sempre lado a lado, tudo nasce dos caos e vai se organizado aos poucos.
Vivemos uma era de incertezas, pois o que era considerado certo, ontem pode estar completamente errado amanha.
Devemos aprender que toda ação tem uma reação e sempre ter uma estratégica para lidar com uma situação, mas lembrando que ela pode ser falha e não resolve-lo a certeza é um elemento, que deixa o ser humano , cego, preguiçoso para pensar e pesquisar. Ela faz com que tenhamos apenas uma versão sobre os fatos .
“A educação deve contribuir para a auto -formação da pessoa (ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver) e entre como se tornar um cidadão”(p.65) A educação deve ter o poder de modificar drasticamente uma vida para melhor, o professor deveria ter a capacidade de integrar e desintegrar conteúdos, estar a todo momento relacionado as disciplinas com o “mundo” dos alunos, ou seja dar significação aos conteúdos, deve ter amor por sua profissão, ela é uma missão e por isso deve ser lavada muito a serio.
“É preciso respeitar o optum demográfico da classe , para que o professor possa conhecer cada aluno individualmente e ajuda-lo em sua signaridade “ (p.99) O professor deve de fato tentar fazer isso, entretanto isso não cabe só a ele, o estado vai ter que dar suporte, para ele fazer isso, por exemplo diminuindo a quantidade de alunos em classe de aula, melhores as condições estruturais das escolas, dando maior destaque e investindo mais na educação , e na pratica isso geralmente não ocorre.