Astrofísica Para Apressados

Astrofísica Para Apressados Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Astrofísica para Apressados

ssam 10/04/2023

"Depois das leis da física, tudo mais é opinião."
"A perspectiva cósmica vem das fronteiras da ciência, mas isso não diz respeito aos cientistas. Ela pertence a todos. A perspectiva cósmica abre nossa mente a ideias extraordinárias, mas não a deixa tão aberta a ponto de nosso cérebro escapar, tornando-nos suscetíveis a acreditar em qualquer coisa que nos digam."

"Pelo menos uma vez por semana, senão uma vez por dia, deveríamos todos refletir sobre quais verdades cósmicas não foram descobertas antes de nós, esperando a chegada de um pensador inteligente, uma experiência engenhosa ou uma missão espacial inovadora que as revele."

Apenas o Neil DeGrasse sendo um dos maiores divulgadores científicos da história. Livro essencial :)

Alexandre 06/04/2023

Gosto muito de como o Neil explica o Universo. Já assisti várias palestras e alguns docs, e ele tem a facilidade para explicar a ciência que falta à maioria dos cientistas. No entanto, sem um conhecimento prévio e sem parar para pesquisar sobre algumas coisas, é bem possível que você fique perdido aqui.
O livro é muito bom! Tem uma perspectiva interessante sobre a nossa insignificância no Universo, mas não num sentido ruim. Propõe que não somos melhores do que o resto, mas parte do todo. Reconhecer isso me parece o primeiro passo pra tentarmos viver em harmonia com o cosmo, principalmente com a nossa própria casa, a Terra.

Vee 02/04/2023

É um livro fascinante e envolvente que apresenta aos leitores os conceitos básicos da astrofísica de uma maneira acessível e envolvente. Neil deGrasse Tyson, um astrofísico de renome mundial, utiliza uma linguagem simples e direta para explicar os princípios fundamentais da física, química e matemática que governam o universo. O livro é dividido em capítulos curtos e concisos, cada um abordando um tópico específico, desde a natureza das estrelas até a teoria do Big Bang. Tyson utiliza analogias interessantes e exemplos do cotidiano para tornar as ideias mais acessíveis. É uma leitura essencial para aqueles que desejam ter uma compreensão básica de astrofísica e das leis que governam o universo. A abordagem envolvente e clara do autor torna o livro adequado tanto para iniciantes quanto para aqueles que já têm algum conhecimento em ciências.

Davi 01/04/2023

''Seu ego era injustificadamente grande, inchado por ilusões de significância e alimentado por suposições culturais de que os seres humanos são mais importantes que tudo mais no universo''

''Para ser justo com o justo com o sujeito, forças poderosas na sociedade deixam a maioria de nós suscetível. Assim como eu era até o dia em que aprendi na aula de biologia que há mais bactérias vivas e funcionando em 1 centímetro do meu cólon que o número de pessoas que já existiu no mundo. Esse tipo de informação faz com que você pense duas vezes sobre quem-ou o quê- realmente está no comando.''

''Pegue a água. É comum, e vital. Há mais moléculas de água em um copo de mililitros do que há de copos de água em todos os oceanos do mundo.''

''Parte da água que você acabou de beber passou pelos rins de Sócrates, Gengis Kahn e Joana d'Arc.''

''Há mais estrelas no universo do que grãos de areia em qualquer praia, mais estrelas que os segundos que se passam desde que a Terra foi formada, mais estrelas que palavras e sons já emitidos por todos humanos que já viveram.''

QUE LIVRO PERFEITOOO!!!!!

Duda M. Barros 29/03/2023

"Somos apenas poeira de estrelas trazida à vida, depois dotada pelo universo do poder de se compreender."
Uma leitura leve, porém consistente. Diria que é uma boa introdução sobre os mais diversos conceitos intricados da astrofísica, como por exemplo, o big bang, matéria escura, energia escura, galáxias, planetas, explicadas de uma forma didática e elucidativa. Há trechos em que o livro me arrancou boas gargalhadas, e isso se deve ao senso de humor sagaz de Tyson. Gostei particularmente do ùltimo capítulo que é abordado a perspectiva cósmica e nos situa frente ao grande oceano cósmico. Sensacional!

Leticia 28/03/2023

O livro cumpre totalmente com a ideia de ?apressados?. Gostei bastante de ler e leria de novo com certeza.

Me arrancou gargalhadas sinceras as piadinhas de Nerdola. E só último capítulo de tá um tapa na cara de o quão minúsculos nós somos e te coloca pra pensar.

"devemos a nós mesmos e a nossos descendente a oportunidade de explorar"

Luciano 27/03/2023

Viciante
Uma leitura leve e que desperta a curiosidade do leitor a cada capítulo. O autor conseguiu com excelência transmitir diversos conceitos de astrofísica de uma maneira tão didática que tenho certeza que uma criança de 10 anos conseguiria entender.
Livro maravilhoso!!

Mima 23/03/2023

Legal bem rapidinho de ler
Fala superficialmente sobre vários assuntos da astrofísica, bem legal se tu quiser te maravilhar com nosso universo quando tiver pouco tempo

Lucas de Castro 14/03/2023

Um pálido ponto azul
Esse ótimo livro é uma boa introdução para seus estudos de conhecimentos gerais, física e astronomia. Ele vai te deixar com vontade de saber mais sobre o assunto e pensar sobre as nossas próprias motivações e ações neste planeta. Somos apenas uma vírgula na imensidão do tempo e do espaço, aproveite a oportunidade que você tem.

Gostei muito dos capítulos sobre Matéria Escura e Energia Escura.

Manu 10/03/2023

Faz jus ao título
Realmente, o livro é uma leitura extremamente rápida, e o autor aborda diversos assuntos diferentes em 12 capítulos curtos, tornando a leitura bem fluída. O único problema disso é que eu tive um pouco de dificuldade em prestar atenção, dada a rapidez de troca de assunto.

O último capítulo, que trata da perspectiva cósmica, é sensacional. É tudo que eu achava que Cosmos seria, e não foi. As reflexões abordadas ali são incríveis!

Outro ponto alto, ao meu ver, é o senso de humor de Tyson, torna o livro bem divertido e didático!

Horikita 28/02/2023

Neil
Ele é uma figura, sempre gostei dos vídeos dele pela forma simples e humorada que explicava as coisas, e isso não é diferente nesse livro.

Gean.Vilar 27/02/2023

Astrofísica
Um livro muito interessante, Neil tem muita facilidade com o assunto, mesmo eu nao entendendo bastante coisa vale a pena ser lido kkkk

Bruno Olpor 23/02/2023

Estrelas e poeiras....
Somos infinitamente pequenos e extremamente gigantes...
Essa obra é incrível, pelo menos para curiosos sem muito conhecimento específico em Astrofísica e suas áreas correlatas, uma obra que te faz pensar refletir e compreender algumas descobertas assim como o funcionamento de algumas coisas em nossa sociedade.
Te faz pensar bastante, o querido Neil tem o dom de explicar algo na minha opinião complexo de forma leva, divertida e elucidativa.
Super indico.

juliana ;) 18/02/2023

?Para todos aqueles ocupados demais para ler livros grossos?
É o Neil!

Eu tenho um carinho enorme por esse livro. Foi o primeiro livro que li sobre o universo, essa foi a leitura que literalmente mudou o rumo da minha vida!
Se hoje eu estou aqui, estudando todos aqueles assuntos que eu mais amo, é graças a esse livro.
A cada página que eu passava Neil me fazia ter a seguinte certeza: a ciência é a carreira que quero seguir! é isso que quero para minha vida.

Enfim... vamos falar sobre o livro em si!

Leitura didática! Recomendo para todos aqueles que estão iniciando agora seus estudos sobre o cosmos. O livro que é muito gostosinho, gente. O Neil fala sobre variosss assuntos extremamente interessantes sobre o universo! Como o big band, matéria escura, energia escura, galáxias, planetas... é um livro completo! tem tudo que uma pessoa precisa saber para iniciar seus estudos sobre o universo.

Meu capítulo preferido é o ?Reflexões sobre a perspectiva cósmica?.
Ele é insano! Nos faz refletir sobre tudo e mostra exatamente nosso lugar no universo.
É isso genti! Leiam ?Astrofísica para apressados? ;)

KevinV026 16/02/2023

Astrofísica para despreocupados
ADOREI O LIVRO
Primeiramente as curiosidades apresentadas pelo Neil deGrasse Tisson são maravilhosas. É um bom livro para quem quer iniciar nos assuntos de astrofísica mas é bom ter o mínimo de conhecimento prévio pois nem tudo que é citado na obra é facilmente explicável.
De início o livro me assustou, sendo bem difícil e até denso demais. Quando ele começou a desenvolver suas ideias de modo crescente no meio da obra é que tudo se torna interessante, cada curiosidade puxa a próxima e invoca as anteriores, o nível das curiosidade vão aumentando de "quase todo mundo sabe" para "incrivelmente curioso" as analogias e comparações utilizadas ajudam qualquer leitor a entender de forma simples como funciona o espaço, como foram criados alguns conceitos e experimentos.
O final careceu de algo mais especial, assim como o meio, há várias curiosidades e uma despedida singela do autor.

É bom e divertido de ler!