Astrofísica Para Apressados

Astrofísica Para Apressados Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Astrofísica para Apressados

Anna 24/07/2023

O nome faz jus a obra, ele é perfeito para quem gosta de astrofísica mas não tem tempo para ler muito - sabemos que todos os textos sobre o assunto são enormes -, a escrita é muito tranquila, rápida e cheia de detalhes.

gisa_08 19/07/2023

Não era para leigos, como eu esperava
Neil soube usar a escrita simples e divertida pra ensinarmos o básico da astrofísica, mas há termos muito complexos pra quem não é dessa área, ou seja, precisa ter uma base pra saber o que o que Neil tá dizendo. a cada duas páginas eu tive que consultar um dicionário pra entender melhor. mas fora isso, excelente livro :)

Natalia1635 16/07/2023

Esse cara é mt engraçado nunca vi tanta piada de astronomia (e no final tem uma lição de moral obvia mas muito bonita mesmo assim

moacircaetano 28/06/2023

Bem interessante, linguagem simples (na medida do possível), bom ritmo e conceitos muito bem esmiuçados para que leigos também possam se emocionar com a complexidade do nosso Universo.

Boonie 11/06/2023

Sim, li o livro todo com a voz do dublador de Cosmos
Um livro bem legal pra quem quer começar a entender nosso universo de uma forma simples e descontraída, uma conversa de bar com o tio Degrasse Tyson!

Particularmente não me apresentou muita novidade, pois como a astrofísica é uma das minhas paixões consumo muito sobre o assunto. Porém há sempre uma curiosidade legal e uma reflexão que nunca tinhamos parado para pensar.

Inclusive o capítulo "Exoplaneta Terra" me interessou bastante e acho que renderia até um livro próprio. Também fiquei bem emocionada com o último capítulo.

Priciliana0 07/06/2023

Magnífico
Sou apenas uma entusiasta do campo da física, e a cada ano que passa, meu interesse cresce mais e mais. O contato com o livro de Tysson foi uma experiência muito enriquecedora, e com certeza estudarei e lerei mais obras desse gênio.

Jade8 24/05/2023

Obrigada, Neil deGrasse Tyson!??
"De todas as ciências cultivadas pela humanidade, a astronomia é reconhecida por ser, e sem dúvida é, a mais sublime, a mais interessante e a mais útil. Pois graças ao conhecimento produzido por essa ciência não apenas a magnitude da Terra é descoberta [...] mas nossas próprias faculdades são ampliadas com a grandiosidade das ideias que ela transmite, nossas mentes exaltadas acima de [seus] preconceitos inferiores adquiridos."
JAMES FERGUNSON, 1757

soujulianax 21/05/2023

Uma base geral da astrofísica de maneira superficial
Como o título do livro diz, ele aborda temas astrofísicos de maneira objetiva para quem não tem tempo para ler livros maiores e complexos. Para quem quer ter uma ideia geral sobre essa maravilhosa ciência, vale a pena a leitura.
Cabe destacar que a escrita de Neil deGrasse Tyson é muito boa e envolvente, falando de temas considerados complexos com um bom senso de humor, prendendo o leitor em cada página. Por ser pequeno, a obra perpassa pelos temas de maneira superficial, sendo por vezes até repetitivo para quem já tem alguma base no assunto. Mas no geral o livro é muito bom e recomendo.

Jahyne 16/05/2023

Adorei!
O livro é complexo, tem MUITO conteúdo, mas o autor explica de uma forma simples e até divertida. Fiquei ansiosa para ler outras obras dele.

Recomendo!

Vini 09/05/2023

Here Comes The Sun
Livro bom, vale uma releitura, porque mesmo sendo fácil de compreender é um assunto denso de certa forma.
No começo eu não tava entendendo nada, quando cheguei no final parecia que tava no começo (brincadeira).
A escrita é muito leve, descontraída, mesmo com um assunto que pode ser tão complicado, no geral é bom.

CInt_lo 30/04/2023

"Astrofísica para apressados" é uma leitura recomendada para quem quer entender um pouco mais sobre o universo e a nossa existência no cosmos.
Ao longo do livro, o autor aborda temas como o Big Bang, a formação das estrelas e dos planetas, a natureza da matéria escura e a possibilidade de vida em outros planetas. O astrofísico Tyson utiliza uma linguagem simples, objetiva e bem humorada para explicar conceitos complexos, o que torna a obra muito interessante, leve e divertido.
Deixei algumas das frases mais filosóficas do livro por aqui para dar um gostinho de quero mais

P3te3rr 23/04/2023

Reflexões do mundo científico...
Li esse livro junto com minha namorada (obrigado!!). Sempre gostei de ciência, principalmente física e astronomia e esse livro fez esse amor florescer.

Neil deGrasse faz uma introdução muito bem elaborada para qualquer pessoa se interessar em assuntos científicos. Dá para aprender bastante coisa aqui.

Em todos os capítulos, deGrasse fala de assuntos diferentes, mas que de algum jeito se complementam (a parte de energia escura é muito legal).

E no último capítulo, deGrasse faz algumas reflexões utilizando escalas astronômicas. Literalmente. Esse capítulo é lindo...
ssam 23/04/2023minha estante
eita que ele leu com a melhor pessoa

P3te3rr 23/04/2023minha estante
li mesmo

CisoS 21/04/2023

Abrangente e Bem-humorado
O livro cobre rapidamente do big bang até a pesquisa por rádio telescópios.
O uso do humor e a sensibilidade social de Tyson permeia o livro, humanizando o tema.
A parte que achei mais interessante foi o capítulo sobre os elementos químicos, cobrindo a formação e descoberta.

FlaviaB93 16/04/2023

Ótimo para iniciantes
O livro é sucinto e de linguagem clara. Há a introdução de conceitos, caso o leitor tenha conhecimento zero, mas são conceitos importantes para entender os estudos de forma mais avançada, se assim quiserem. O livro é bem organizado e aborda pontos interessantes que qualquer leitor pode relacionar com pelo menos um filme popular que trata do assunto. A leitura não é cansativa e este livro será muito raso se você já tem o conhecimento básico e busca se aprofundar. Recomendo muito!

Loh 15/04/2023

??
Um livro adorável para aqueles que gostam de olhar para as estrelas, e buscam entender mais sobre o universo na qual vivemos.
Astronomia é uma ciência extremamente contemplativa e adorável.
Tenho sorte de conhecê-la e admirar as suas teorias e obras.