Astrofísica Para Apressados

Astrofísica Para Apressados Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Astrofísica para Apressados

Tiago 06/01/2024

Não precisava ser tão apressado
Texto num ritmo muito acelerado e com pouca coesão. Acho que se as pessoas estão com tanta pressa para aprender astrofísica, este livro não será o ideal. Muitos fatos em sucessão e muito pouco sumo que ser extraído justamente pela falta de um fio condutor claro. Uma leitura um pouco decepcionante.

Lua 31/12/2023

A escrita do Tyson é bem fácil de entender e extremamente produtivo. Eu amo aprender sobre diversas coisas, mas o funcionamento do universo é o que mais me chama atenção. Esse livro é para ler diversas vezes e relembrar os ensinamentos nele

Mila 30/12/2023

Que o Neil é um ótimo comunicador quando se trata de ciência, não é novidade para ninguém que acompanha o campo. Então não foi surpresa eu ter gostado desse livro.

Não sou uma grande entusiasta dessa área (astrofísica), nem de astronomia ou física e tenho um conhecimento ok sobre esses assuntos.

Acho que o livro serve bem ao seu propósito de introduzir astrofísica para pessoas leigas.

Minha única crítica é quanto à organização do livro. Algumas vezes tive dificuldade em entender a linha de raciocínio que ligava um capítulo ao outro, mas nada que seja tão comprometedor para quem estiver lendo e consiga focar, apesar disso.

Camijuv 27/12/2023

A obra se propõe a ser uma introdução ao campo da astrofísica ?para quem tem pressa?.
É muito bem escrito de maneira acessível e nós leva por conceitos complexos de forma humorada.
Muito bom.

Victorwyk 29/11/2023

Não é dos melhores, é fácil de ler e tals, talvez se eu tivesse lido em outro momento da vida eu curtisse mais essa livro, mas pra mim ele foi bem raso, além do tom de exaltação de alguns cientistas e pesquisas que me incomoda

manumoura18 28/11/2023

Destaques preferidos
"O universo não tem obrigação de fazer sentido para você."

"Não apenas vivemos neste universo. O universo vive dentro de nós."

"Somos apenas poeira de estrelas trazidas à vida, depois dotada pelo universo do poder de se compreender - e nós apenas começamos."

"Há mais estrelas no universo do que grãos de areia em qualquer praia, mais estrelas que os segundos que se passaram desde que a terra foi formada, mais estrelas que palavras e sons já emitidos por todos humanos que já viveram."

Jose.Neto 11/11/2023

Leitura Muito boa e esclarecedora
O livro traz informações sobre o Universo que não aprendemos na escola.

Uma linguagem fácil de entender.

Ótima leitura.

Karolen.Susan 05/11/2023

14 bilhões de anos na palma das mãos
Livro fácil de ler - o que não significa que seja fácil de compreender. Alguns assuntos complexos são abordadas de forma breve (proposta do livro) e não obtemos informações suficientes para compreender o fenômeno fisicamente.

Embora não seja leiga, senti dificuldade para compreender os 3 primeiros capítulos - precisei estudar um pouquinho sobre alguns dos fenômenos físicos citados. Nos capítulos seguintes a abordagem fica menos teórica e digamos, um pouco filosófica.

Ainda assim, um livro fascinante sobre nosso lugar no espaço, nossa insignificância e nossa falta de compreensão e conhecimento do universo.
David 14/12/2023minha estante
Quais seriam os temas de dificil compreensão no livro? Queria ler mas não queria ficar pesquisando kkk

Layza22 24/09/2023

Perfeito para quem está começando a se aprofundar
Livro super didático para quem esta começando a se aprofundar nos mistérios do universo. Amo o autor Neil, sempre deixando a leitura mais leve fazendo a pessoa ter mais e mais interesse pelo assunto contado. EU AMO

Léo 06/09/2023

Titio Tyson
Titio Tyson, para os familiares, faz de novo. Um livro com informações rápidas, praticas e muitas que te levam a compreender a insignificância de muitas disputas que vemos no dia a dia deste pequeno planeta azul.

Matheus 27/08/2023

Fácil de ler
Não sou muito chegado a astrofísica, mas tava de bobeira e comecei a ler.

Os capitulos são curtos e a escrita é bem fluida. O tema acaba ficando super interessante com o passar do livro. É super gostoso ficar viajando na imensidão do universo com as explicaçoes do Neil.

A reflexão no final é bem interessante, enfim, recomendaria pra quem está começando a ler livros de conteúdo mais cientifico no geral.

Patty Ferreira 08/08/2023

Feliz que consegui terminar esse livro. Quando peguei para ler tinha a impressão que seria aqueles livros "for dumbs". Ledo engano!
O autor parte da premissa que você tem uma mínima noção de astrofísica e toda a ciência que a compõe (física, química, biologia, matemática...).
O início da leitura pareceu complicado, mas com paciência e pesquisando, perguntando consegui entender 1% (que para mim é vitória, visto que "sou de humanas")
A linguagem adotada pelo Neil não é rebuscada e dá para o leitor médio seguir com a leitura.
Enfim, a pesar de eu não compor o público alvo o livro me deu vontade de consumir mais conteúdo sobre ciência, então ao final, talvez, um dia, eu seja o seu público alvo.

E é preciso dizer também que o último capítulo é espetacular. Um grande encerramento.

Obs.: Não consigo dar uma avaliação de 1 a 5. A nota de 3 estrelas é uma nota simbólica para conseguir incluir esse comentário no aplicativo do Skoob

LivroAleatorio 30/07/2023

Grandioso, inteligente e poético
Resenha:

"Não apenas vivemos neste universo. O universo vive dentro de nós."

Muito bom! Apesar de ser um livro teórico, foi delicioso de ler.
Ele levantou muitas reflexões, trouxe muita informação e ainda me divertiu todas as vezes que o Neil mostrava todo seu senso de humor. Com certeza vou procurar ler mais do Neil e sobre astrofísica no futuro!

As teorias são apresentadas de formas descomplicadas, com analogias à coisas cotidianas e com muita linguagem poética (na minha opinião). A escrita é muito boa e fez minha cabeça pirar várias vezes!

"O que nós sabemos, e o que podemos afirmar sem hesitação, é que o universo teve um começo. O universo continua a evoluir. E, sim, todos os átomos em nosso corpo podem ser rastreados até o Big Bang e às fornalhas termonucleares dentro de estrelas de grande massa que explodiram há mais de 5 bilhões de anos."

"Somos apenas poeira de estrelas trazida à vida, depois dotada pelo universo do poder de se compreender? e nós apenas começamos."

"O pior que pode acontecer é descobrirmos que a matéria escura não consiste absolutamente de matéria, mas de outra coisa. Será que poderíamos estar vendo os efeitos de forças de outra dimensão? Estamos sentindo a gravidade comum de matéria comum cruzando a membrana de um universo fantasma adjacente ao nosso? Em caso positivo, este poderia ser apenas um em um número infinito de universos que compõem o multiverso. Soa exótico e inacreditável."

"As medições mais precisas até agora apontam a energia escura como a coisa de maior destaque no pedaço, atualmente responsável por 68% de toda massa- energia no universo; a matéria escura corresponde a 27%, com a matéria comum correspondendo a meros 5%."

"Apenas três dos elementos que ocorrem naturalmente foram criados no Big Bang. O resto foi forjado em fornalhas de alta temperatura e nos restos explosivos de estrelas moribundas, permitindo que gerações subsequentes de sistemas estelares incorporassem essa melhoria, formando planetas e, no nosso caso, pessoas."

"Há uma variação da ideia sempre popular do multiverso na qual os múltiplos universos que o compõem não são totalmente separados, mas isolados, bolsões de espaço que não interagem dentro de um tecido contínuo de espaço- tempo? como vários navios no mar, longe o suficiente uns dos outros para que seus horizontes circulares não se cruzem. No que diz respeito a qualquer navio (sem outras informações), ele é o único no oceano, embora todos partilhem o mesmo corpo de água."

"A perspectiva cósmica não apenas abraça nosso parentesco genético com toda a vida na Terra, mas também valoriza nosso parentesco químico com qualquer vida ainda por ser descoberta no universo, bem como nosso parentesco atômico com o próprio universo."

Anna 24/07/2023

O nome faz jus a obra, ele é perfeito para quem gosta de astrofísica mas não tem tempo para ler muito - sabemos que todos os textos sobre o assunto são enormes -, a escrita é muito tranquila, rápida e cheia de detalhes.