Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca




Resenhas - Sobre a brevidade da vida


393 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Raquel 23/05/2024

5/5
Que livro maravilhoso! Uma ótima leitura, da pra ler em uma dia. Li duas vezes seguidas pelo audible audiobooks.
comentários(0)comente



clara 20/05/2024

O livro em si trata de assuntos interessantes e legais para aprender, mas tem uma linguagem muito difícil de ler, tem palavras difíceis e muita informação histórica o que torna difícil pegar a lógica do raciocínio dele. O bom é que é um livro curtinho então dá ler rápido.
comentários(0)comente



@pedro.h1709 18/05/2024

Sobre a Brevidade da Vida
No breve  tratado "Sobre a Brevidade da Vida", Sêneca busca evidenciar o quão efêmera é a vida, e como ela é tão pouco aproveitada. Para ele urge o tempo de modo que o autor se põe a questionar como viver a vida de maneira virtuosa, aproveitando o tempo que cada sujeito tem, não como uma expectativa por um tempo infinito, mas pelo bom aproveitamento de um tempo que será nada menos que suficiente.
comentários(0)comente



charlie54 18/05/2024

é um livro de leitura fácil pra curiosos sobre filosofia. li porque uma professora da faculdade recomendou (gosto muito dessa professora em particular).
comentários(0)comente



Joana 17/05/2024

Uma ótima reflexão
Uma leitura concisa, mas que provoca muita meditação sobre os dias de hoje, cercado com pessoas tão ocupadas, mas que perdem tanto tempo.
comentários(0)comente



Ryan.Alexandrino 13/05/2024

Estoicismo!²
A obra é totalmente focada na definição de tempo, sua virtude, sua importância e seu valor na vida dos homens.

Um complemento mais que interessante e talvez até necessário, é o conhecimento prévio da estrutura política romana dos primeiros governos, até Nero.

É perceptível a influência da observação direta de Sêneca dos princípios abordados na obra com base em sua vida moral, ética e social e tudo que está ao seu entorno. Quando menciona as fontes do conteúdo da obra, comenta sobre hábitos, homens e valores que observa com intimidade de sua própria vida e círculo social.

Um ótimo livro para reflexões sobre hábitos, vicios, postura, comportamento e até crenças.

Ótima leitura, recomendo.
comentários(0)comente



zzTF1 01/05/2024

Presente é breve
?A vida é dividida em três períodos: o que foi, o que é e o que será. Destes, o tempo presente é breve, o futuro é duvidoso e o passado, certo. Pois este último é aquele sobre o qual a Fortuna perdeu o controle, é aquele que não pode ser trazido de volta?

A vida e a filosofia de Sêneca são fascinantes e oferecem muitas reflexões profundas. Mesmo em uma edição modesta, os textos são ricos. Em suas obras os filósofos falecidos continuam a nos impactar e inspirar.
Sêneca nos lembra da importância de viver um dia de cada vez, evitando a ansiedade pelo futuro e o tédio do presente. Ele também destaca a necessidade de viver com sabedoria e reservar tempo para reflexões. Sua análise sobre a constante busca humana por ambições ressoa profundamente: 'A esperança realizada dá origem a uma nova esperança; a ambição a uma nova ambição. Os seres humanos não procuram o fim da miséria, mas mudam suas causas.'
É uma leitura que certamente vale a pena, oferecendo uma introdução acessível a temas profundos.
comentários(0)comente



Agneli 22/04/2024

Bom e ruim.
Diferente do livro Meditações de Marco Aurélio e A arte de viver de Epiteto, esse não traz as lições e ensinamentos em parágrafos curtos. Cada capítulo do livro leva de 3 a 4 páginas com textos complexos e histórias paralelas e desnecessárias para poder passar uma mensagem que caberia facilmente em um parágrafo ou em uma frase, o que seria bem mais simples de entender.
O livro não é ruim, mas devido a escrita rebuscada da época, torna-se um pouco complicado de absorver as mensagens, que são boas.
Se as mensagens fossem mais diretas, seria infinitamente melhor.
comentários(0)comente



esdrase 18/04/2024

Momento de valorizar seu tempo
De tempos em tempos eu leio e reflito sobre as palavras do filósofo Sêneca e me pego olhando a minha volta tentando entender, como palavras tão profundas ao mesmo tempo são esvaziada pelo cotidiano?....Não é fácil exercer a brevidade da vida, mas o treinamento constante é fundamental.
comentários(0)comente



Anderson_Candido 14/04/2024

Sobre a Brevidade da Vida
Sêneca, através de cartas e outros documentos, nos revela o quão curta nossa vida pode ser quando deixamos de vive-la!

Essa obra curta teve um grande peso em mim que não sei lidar com o ócio, ou seja, não tenho me dedicado a viver a minha vida plenamente em função de mim mesmo.

No entanto, é importante ressaltar que viver a vida não é o que muitos jovens podem imaginar. Sêneca e outros filósofos estoicos tem uma visão e observação sobre aqueles que vivem suas vidas em razão do luxo e dos prazeres, os colocando também como pessoas que estão desperdiçando suas vidas!

Certamente voltarei para ler trechos e aplicar os ensinamentos desse grande mestre
comentários(0)comente



Alexsah 07/04/2024

Eu diria que só uns 20% da leitura que você pode realmente tirar algo, acabei de perder minha sobrinha foi muito dolorido ver ela sofrer, toda a preocupação esperança jogada no lixo. Você vê como os médicos, nós e tudo ao nosso redor é tão pequeno
O livro fala o óbvio,não tem profundidade em si, mais como eu disse tem uns 20% de aproveito.
comentários(0)comente



Júlia 27/03/2024

Um dia esse homem acordou e decidiu lacrar
Apesar de curto, esse livro não é para ser lido em um dia. por ser uma obra filosófica, cada página deixa uma reflexão importante, aquelas de largar o livro e ficar 20 minutos olhando pro teto. amei a escrita de sêneca e saí da leitura com crise existencial repensando minha vida. para quem tem medo de ler livro de filosofia, esse é facílimo de ler, não sei sobre os outros livros do autor, mas esse me pareceu uma ótima porta de entrada para a filosofia. eu amei que em algumas passagens não há nem uma tentativa de ser técnico ou rebuscado na reflexão, ele só te dá um tapa seco e sai andando.

?Alguns não têm um objetivo sequer para o curso de sua vida, mas a morte os pega de surpresa enquanto bocejam languidamente. É uma pequena parte da vida que realmente vivemos. Na verdade, todo o resto não é vida, mas apenas a passagem do tempo.?

?Vocês agem como mortais em tudo o que temem e como imortais em tudo o que desejam.?

?Pois eles correm de um prazer para outro e não conseguem permanecer firmes em um desejo.?

?Então, não duvidei de que teria mais poder para erguer você se primeiro eu tivesse me levantado.?

?Nenhuma quantidade de fluido satisfará alguém cujo anseio não surge da falta de água, mas da febre interna ardente: pois isso não é uma sede, mas uma doença.?

?Imagino que muitas pessoas poderiam ter alcançado a sabedoria se não imaginassem que já a haviam alcançado.?

?Ninguém me roube um único dia que não me traga um retorno adequado por tal perda.?

?Que benção é ter corações prontos e desejosos de receber todos os seus segredos em segurança, com os quais você tem menos medo de compartilhar o conhecimento de algo do que mantê-lo para si mesmo, cuja conversa acalma sua angústia, cujos conselhos o ajudam a formar suas opiniões, cuja alegria dissolve sua tristeza, cuja própria presença o anima!?

?No entanto, as duas coisas devem ser mescladas e variadas, a solidão e o juntar-se à multidão: a primeira nos fará ansiar pelas pessoas, e a outra por nós mesmos, e cada uma será remédio para a outra; a solidão irá curar nosso desgosto por uma multidão, e uma multidão irá curar nosso tédio com a solidão.?
comentários(0)comente



lryalvx 22/03/2024

Necessário.
Nesta obra clássica, Sêneca, filósofo estoico da Roma Antiga, aborda sobre a efemeridade da existência humana.

Leitura curta para que não tome tempo da breve vida que nos é concedida. As reflexões vieram como um tapa na cara mesmo. Profundo.

?10. Por conseguinte, não digas que fulano viveu muito porque tem cabelos brancos e rugas. Ele não viveu muito. Apenas durou bastante.
Pensas, por ventura, que navega muito aquele de quem uma violenta tempestade assalta o barco, deixando-o à deriva, para um lado e para outro, ao sabor de ventanias enfurecidas? Ele não navega muito. Só balançou e bastante.? Pág 40.
comentários(0)comente



mclaraab 20/03/2024

Trata-se de um livro com reflexões filosóficas.
Mostrando qual o real sentido e como devemos levar a vida, que se torna breve ao desperdiçarmos com determinados prazeres.
comentários(0)comente



lu ;) 19/03/2024

Tapa na cara mesmo.
Simplesmente brilhante e profundo. os ocupados não aproveitam a vida e somente fazem o que fazem para, no futuro, descansarem! não! mal sabe se vão viver até lá! tem que começar a viver, a aproveitar a vida e saborea-la agora, senão ela passa em um piscar de olhos. pior ainda são os ?maria vai com as outras?, que nessa falta de ter o que fazer, aproveitam menos ainda. o seu ócio é gastado com coisas ruins e que não são ociosas de verdade.
isso tudo vai me marcar. eu amei!
comentários(0)comente



393 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR