Crer ou Não Crer

Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

sirlani.lopes 01/08/2021

Simplesmente perfeito!
Com reflexões muito ricas em conhecimento, linguagem acessível e respeito nas divergências de ideias. Recomendo muito a leitura!

Brê Loureiro 18/01/2021

Muito esclarecedor
Um diálogo entre pessoas com visões diferentes sobre fé e religião, que comprova que o respeito nos permite aprender com as diferenças.
Um livro leve, fluido, que nos apresenta um pouco à vida e às experiências que aproximaram o padre e afastaram o ateu de Deus.

Janaina 21/03/2021

Crer ou Não Crer
Um bate papo entre dois pensadores brilhantes.
O livro é cheio de sabedoria, conhecimento, história e desperta curiosidade sobre diversos temas.
É também a prova de que mesmo em lados tão opostos, ainda é possível discordar de forma saudável e harmônica.

Larissa Tabosa 15/09/2020

Maravilhoso!
Nossa que livro bom de ler!
Durante a leitura, parecia que eu estava ao lado do Padre Fábio de Melo e do Leandro Karnal, apenas ouvindo o que eles conversavam.

E quantos ensinamentos! Em nenhum momento eles tentam "converter" um ao outro, é apenas uma conversa, mas que conversa.

Minha admiração pelos dois aumentou ainda mais...

Enfim, ótimo livro!

Mario.Marianno 12/08/2021

Inteligência transbordando
Num país cada vez mais polarizado, uma conversa inteligente, respeitosa e agregadora sobre pontos de vista que se mostram não tão diferentes assim.

Carla.Camargo 30/08/2020

Crer ou não crer
Seja você ateu, católico ou qualquer outra religião, não tem como ler esse livro e não refletir, não se identificar.
Num debate extremamente respeitável, sem ofensas, recheado de sabedoria Leandro Karnal e Padre Fábio de Melo explicam seus pontos de vistas, de como vêem a fé, a religião, a filosofia e principalmente a humanidade.
Eu já gostava deles antes, agora mais ainda.
" O fato de algumas borboletas durarem 48 horas e algumas tartarugas, 150 anos , não faz com que uma vida seja melhor que a outra. Na verdade, eu acho, inclusive, que a beleza da flor natural, é ela morrer. E é o horror da flor de plástico: nunca morre, e por isso nunca vive." Leandro Karnal
" Enfrentamos é a falta de valores humanos, de educação, de conhecimento, de preparo, de solidariedade, de tolerância." Padre Fábio de Melo

Haime 13/11/2020

Crer ou nao crer ...
Discussão impar entre um ateu e um padre.
O livro trás reflexões religiosas e muito respeito a escolha do próximo .

Vi | @virginiabrasil_ 21/10/2022

Gostei demais desse livro! Foi organizado em partes divididas pelos assuntos que a conversa despertava e, pessoalmente, achei que foram temas interessantes e relevantes para a ideia do livro.

Não sou cristã e nem me denomino ateísta, e mesmo assim apreciei as discussões e as li com a mente bem aberta à aprender e entender as duas visões! Karnal é cirúrgico quando cita filósofos e teorias que ele julga valiosas e relevantes; já o Padre Fábio de Mello me surpreendeu! Eu tinha uma visão diferente sobre ele e gostei de ver como a fé dele é algo diferente do que eu esperava.

É um livro moderno e recheado de discussões importantes para o período em que estamos vivendo. Gravei um vlog de leitura sobre ele com mais detalhes. Se inscreva no canal abaixo para recebê-lo \/

site: https://www.youtube.com/channel/UCKofbQkO1MWB5OPAON8fo7w

Peterson.Donizete 26/10/2020

Eis a questão
O que me levou a ler este livro não foi para tirar dúvida de minha crença, e sim o vídeo de divulgação do livro (o que recomendo a quem não viu) onde Karnal, que foi católico e hoje ateu, fala sobre seu entendimento de Jesus, e muitos o critica por isso.

Crer ou não crer não é um embate pela razão, certo ou errado, melhor ou pior, mas sim da importância da fé para religiosos ou na crença para quem não é. Pode se dizer que é um bate papo de amigos onde cada um coloca sua posição em relação pelo que acreditam, e de que maneira podemos ser melhor. Tem de tudo um pouco, história, poesia, religiões, momentos engraçados e uma pequena lista de palavras, que para mim desconhecidas tanto que o livro traz um glossário de 10 páginas.

O melhor do livro é o ensinamento, explicado por duas pessoas que dispensam apresentação, e que chegam a um consenso, a respieto dos ensinamentos que Jesus sempre buscou em sua vida, onde não é a diferença entre o que as pensam pensam que deve prevalecer e sim o que fazem, é o amor pelo próximo.

Todos nós temos nossas falhas, e compreender não basta, o que importa são nossas ações, assim como está na parábola do bom samaritano, quando o homem que foi deixado quase morto pelos ladrões e o samaritano o ajudou.

"Jesus é "legal", o que ferra é o fã-clube".

Margaret 12/06/2021

Uma reflexão das minhas próprias crenças.
Sou católica, ou acreditava ser, até perceber que me inclinava mais as ideias de Karnal, do que as de Pe Fabio, e começar a me questinar. Chego ao final do livro entendo melhor que sou mais cristã do que católica. Uma leitura interessante, esse livro funcionou mais como uma reflexão sobre as minhas próprias crenças.

Marcelo1145 28/09/2021

Até onde somo cristãos, religiosos ou ateu?
Uma discussão saudável sobre crer ou não. Diferentemente de discussões hipócritas, introduz cultura, respeito, reflexões e amor. Alguns ateus são melhores que mil Cristãos!!!

Bia 10/11/2020

Crer ou não Crer
Muito agradável e respeitoso o diálogo. Uma conversa com um historiador ateu (Leandro Karnal) e um padre católico ( Pe. Fábio de Melo).
Argumentam se o mundo é melhor ou pior sem Deus e se a religião ajuda ou atrapalha. Falam sobre medos e a morte no horizonte de quem crê e de quem não crê.

"Mata-se em nome de Deus, como na Inquisição. Mata-se em nome do ateísmo: regimes ateus, regimes mais genocidas do século XX; a União Soviética de Stálin e a China de Mao. Mata-se perseguindo religiosos: Fidel Castro em Cuba, contra a santeria. Mata-se em nome do Estado e da purificação de raças (eugenia), como Nazismo...Nós gostamos de matar...Matamos principalmente em nome do bem...A ditadura do bem...a violência da ética. Para o bem do Estado. As utopias matam. As utopias religiosas, utopias socialistas todas elas. Porque querem produzir um mundo bom, e para esse mundo existir tem que eliminar" pág. 67 e 68.

Fabio Henrique 19/12/2017

Aborda questões interessantes, a partir da visão de mundo de duas pessoas com trajetórias intelectuais distintas.

Acho apenas que o ateu Leandro Karnal poderia ter ocupado um pouco mais de espaço. Às vezes se limitava a ser um "entrevistador".

Já o padre Fabio de Melo se mostrou uma pessoa muito preparada e consciente de suas escolhas. Seria excelente se sua prática religiosa fosse referência aos demais sacerdotes.

Japa 23/09/2020

Um debate relevante
Um belo debate entre um historiador ateu e um padre católico sobre suas crenças ou ausências delas, diria mais que é uma conversa entre dois homens defensores e crentes na humanidade, apesar de suas divergências, convergem quando se trata do lado humano dentro ou fora das religiões. Seria interessantíssimo se todos podessem demonstrar seus ideais de maneira tão sabia quanto esses dois. Portanto eu indico muitíssimo a leitura a todos que crêem e que não crêem.

Larissa Dalper 05/11/2020

Crer
Um livro extremamente curioso, uma conversa entra um Padre (Padre Fa?bio de Melo) e um ateu ( Leandro Karnal), o livro foi escrito em dia?logos, de forma respeitosa sobre o que cada um acredita. Embora Karnal tenha um conhecimento muito grande sobre o catolicismo tendo sido um dia ministro da eucaristia, Karnal diz ser um ateu convicto, explica que sempre foi um bom cato?lico, mas na?o foi um crista?o. Os dois colocam seus posicionamentos em va?rios temas relacionados a fe? e religia?o.