Vidas Muito Boas

Shaykovisky 25/11/2017

"Vidas Muito Boas" - @shaybooksoficial
Por: @shaybooksoficial
RESENHA "Vidas Muito Boas" (Título Original: Very Good Lives) - J.K. Rowling

?Vidas Muito Boas? é a versão impressa do discurso que J.K. Rowling fez como paraninfa na renomada Universidade de Harvard em 2008.

Nele, Rowling, discursa uma pouco sobre as vantagens do fracasso, a importância da Imaginação e como esses dois fenômenos impactaram sua vida.
Ela ainda compartilha de experiências particulares, temores de quando ainda era jovem e que infelizmente foram concretizados.

Em sua fala, J.K. Rowling, nos traz lições preciosíssimas de como seu maior medo foi essencial para torná-la quem é.
Um discurso fantástico, dinâmico, com referências a Harry Potter, engraçado, inspirador e por que não mágico?

?Vidas Muito Boas? é um discurso forte, sincero e sobretudo reflexivo. Eu o leria todos os dias para nunca esquecer essas palavras tão encorajadoras e cheias de sabedoria.
É livro de leitura rápida e que com certeza Potterheads ou não irão adorar!
______________________________

O que tem nesse livro: ? Inspiração/Motivação
? Vida Real

Nota: ????? (Perfeito)

Guilherme 25/11/2017

Encontre seu poder
Primeiramente, gostaria de dizer que fiquei muito feliz em ter esse livro, pois o ganhei em um dos sorteios realizados aqui no Skoob! Obrigado ao site e à Editora Rocco pela doação.

O livro “Vidas Muito Boas” foi lançado originalmente em 2015, porém no Brasil sua primeira edição teve lançamento somente em 2017 pela editora Rocco. Ele é uma transcrição, na íntegra, de um discurso que a J.K. Rowling fez para formandos de um curso em Harvard, no ano de 2008.
Ela fala logo no início que gostaria que seu discurso fosse de alguma forma memorável, pois pessoalmente ela não lembrava de nada do discurso feito pela paraninfa da sua turma de graduação. Bom, o discurso da J.K. acabou se tornando um livro, lido por milhões de pessoas, então o medo de “esquecimento” claramente foi à toa...

--- “A pobreza significa mil humilhações e pequenas dificuldades”

A ilustre autora da saga “Harry Potter” fala um pouco das incertezas que possuía na época em que era uma jovem universitária – incertezas principalmente quanto à escolha do curso de graduação e futura carreira profissional (pois certamente jamais imaginaria que se tornaria uma das maiores escritoras dos últimos tempos). O que mais me agradou no livro foi justamente conhecer algumas coisas da vida pessoal da autora quando ela estava em um período similar ao que estou vivendo em minha vida. Isso mostrou que ela foi “gente como a gente”; como qualquer estudante de qualquer universidade, era uma pessoa com sonhos, questionamentos e que nem sempre tinha motivação pelas disciplinas do seu curso, mas que sabia que tinha em si um potencial para fazer algo grande.

--- “O que eu mais temia na idade de vocês não era a pobreza, mas o fracasso”

O subtítulo “As Vantagens do Fracasso e a Importância da Imaginação” são dois importantes tópicos que a autora abordou em seu discurso, utilizando-se de exemplos de experiências diretas ou indiretas da sua própria vida. Os fracassos vividos pela autora serviram como oportunidades para autoconhecimento, crescimento e reconstrução, pois alguns dos seus piores medos acabaram se tornando realidade, e após não desistir e conseguir superá-los, concluiu que poderia enfrentar qualquer coisa.

--- “O fundo do poço tornou-se a base sólida sobre a qual reconstruí minha vida”

O livro traz uma crítica reflexiva sobre a nossa sociedade egoísta e indiferente ao sofrimento e problemas alheios. A autora diz que a maioria de nós possui um “poder”, que não é o poder mágico do universo Harry Potter, mas sim um poder real, que é a possibilidade de defender ideais e se impor; e esse poder tem força necessária para causar revoluções e mudanças para melhor. Entretanto, muitas pessoas simplesmente ignoram o privilégio que possuem, que é essa possibilidade usar sua voz em prol do próximo.

--- “A felicidade pessoal está em saber que a vida não é uma checklist de aquisições ou realizações”

O livro é recheado de ilustrações bonitinhas referentes a trechos dos parágrafos, porém como o texto em si foi baseado em um discurso, pessoalmente acredito que não teria necessidade de tornar o discurso em um livro propriamente dito, tendo em vista que todo o conteúdo do livro de 71 páginas provavelmente caberia em uma ou duas folhas A4 frente e verso com fonte Times New Roman tamanho 12. Acredito que seu lançamento funcionou mais uma forma de arrecadar dinheiro para (editoras e) instituições de caridade fundadas pela autora, como a Lumos.

Com certeza eu iria amar ter alguém como J.K. Rowling como paraninfa da minha turma de graduação da faculdade. Obviamente foi uma honra para todos aqueles alunos formandos da prestigiada Universidade de Harvard, que são considerados “os melhores dos melhores” – a própria autora reconheceu isso, porém também os advertiu para aproveitar toda essa visibilidade e inteligência que possuem para o bem ao próximo.

E ao finalizar seu discurso, a autora diz à turma de formandos: “Desejo a todos vocês vidas muito boas”. E acredito que esse desejo da autora não serviu para somente os formandos de 2008, mas também para todos que leram o livro ~no futuro~ e se sentiram motivados pelas suas palavras – que felizmente não ficaram esquecidas no tempo.

Dany 22/01/2022

Vidas Muito Boas
Diferente tipo de livro. Não era o que eu estava esperando no bom sentido. JKRolling tem seu estilo próprio em usar as palavras.

Mariana113 12/04/2022

Vidas muito boas
É um livro pequeno, com poucas páginas e de fácil leitura. Rápido de ler e é lindo!

É interessante a leitura, sobre o discurso para os formandos, mas não entendi muito bem o propósito do livro...

Fer.ros 26/07/2022

Tão pesado e suave ao mesmo tempo. Uma leitura um tanto quanto necessária. O fato desse discurso ter se tornado um livro foi um presente.

Myke.Anderson 09/12/2020

Curtinho
Um livro que basicamente é um discurso que a JK fez na Universidade de Harvard.

juniorsamorim 22/03/2022

Breve e Reflexivo
O livro é inspirado em no discurso de paraninfa da J.K. Rowling em Harvard, no ano de 2008. Nesse discurso, a autora vai falar o quanto o fracasso foi importante para que ela pudesse se ver no fundo do poço, e tivesse coragem para sentar, analisar e desprender de tudo aquilo que não era e nunca havia sido importante em sua vida. Foi nesse momento de fracasso que ela conseguiu reconhecer o que era essencial e quem era de fato digno da sua confiança. Ela precisou do fracasso para reconhecer sua força, seus amigos e sua vocação. Foi a partir disso que ela entrou com o segundo elemento: a imaginação, e se abraçou a ela, criando personagens e enredos que todos vocês já conhecem.

Evelyn478 28/02/2021

Curtinho e inspirador
O livro é o discurso da JK na formatura de uma turma de Harvard. Tem bastante mensagens motivacionais, e fala sobre a importância do fracasso, de aprender com os nossos erros e experiências. Marquei as melhores partes para reler sempre.

Carolina2809 01/11/2021

A vida não é um check-list!
"Então, se eu tivesse um vira-tempo, diria a meu eu de 21 anos que a felicidade pessoal está em saber que a vida não é uma checklist de aquisições ou realizações. Suas qualificações, seu currículo, não são sua vida, mas vocês encontrarão muita gente de minha idade ou mais velha que confunde as duas coisas.

A vida é difícil, é complicada, está além do controle total de qualquer um, e a humildade de saber disso permitirá que vocês sobrevivam a suas vicissitudes".

Inspirador!
É curtinho, mas tem uma essência forte!

Mari 01/06/2018

O melhor quote de todos os tempos
"Então se eu tivesse um vira-tempo, diria ao meu eu de 21 anos que a felicidade pessoal está em saber que a vida não é uma checklist de aquisições ou realizações. Suas qualificações, seu currículo, não são sua vida, mas vocês encontraram muita gente da minha idade ou mais velha, que confunde as duas coisas. A vida é difícil, é complicada, está além do controle total de qualquer um, e a humildade de saber disso permitirá que vocês sobrevivam a suas vicissitudes."

Lua 22/03/2022

"Escolher viver em espaços estreitos leva a uma forma de agorafobia mental, e isto traz seus próprios terrores. Creio que aqueles deliberadamente sem imaginação veem mais monstros. Em geral, eles têm mais medo.
Além do mais, quem escolhe não ter empatia possibilita os monstros reais. Pois, mesmo sem cometer nós mesmos um ato de rematada crueldade, somos coniventes com ele devido a nossa própria apatia."

Lisse 08/09/2018

Há uma saída
Uma longa espera para ir ao médico me fez entrar nas Lojas Americanas e olhar para esse livro, e o mais interessante é que eu não tinha nenhum centavo que pudesse pagar R$29,90 nele - e nem daria por ser um livro minúsculo.

E como lá tinha um exemplar sem o plástico, peguei, me encostei num canto e tive uma das melhores leituras curtas que não tenho há muito tempo. Então, a motivação e história que o contém vale a pena o valor cheio.

Em poucas palavras á base de um discurso em Harvard, J.K. Rowling conta um pouco da sua vida, tanto a parte alegre como seus dissabores. No momento em que me encontro - mais perdida do que cego em tiroteio - acredito que esse livro me impactou de uma forma que é difícil descrever, pois teria que contar os motivos das minhas aflições, então vou passar (aqui não é muro das lamentações!).

Citação: "Então por que falo das vantagens do fracasso? Simplesmente porque fracassar significa se despojar do que não é essencial. [...] E assim do fundo do poço tornou-se a base sólida sobre a qual reconstruí minha vida."

Mas saber que outros se encontraram em meio ao caos dá um certo alívio de que a tempestade é passageira e que nada dura para sempre. Mas acredite, "Vidas Muito Boas" é um discurso inspirador de auto-conhecimento. Duvido que enquanto não vire as páginas não vá pensar um pouco em si mesmo.

Citação: "O que realizamos por dentro mudará a realidade externa."

Taty.Rocha 27/07/2022

Eu n espera ler o q li. E mesmo sendo algo fora da curva eu gostei. Sao palavras para parar e pensar. Ok nao estou me formando. Mas sao descrições para a vida, coisas que podemos levar e pensar.

Maria Bia 19/09/2018

Aquilo que você precisa ler em momentos de escuridão
A J. K. mudou a minha vida. Marcou profundamente o meu caráter e me deu paz quando eu não tinha mais ninguém ao meu redor. E esse discurso proferido por ela teve o mesmo efeito, em circunstâncias diferentes. Por isso seria eternamente grata. Leiam, não leva mais do que 30 minutos.

Isadora 18/10/2022

Vidas muito boas
Eu nunca tinha visto esse livro nem ouvido falar, até ontem quando fui num sebo e vi, eu não sabia o que esperar do livro já q n tinha muito uma sinopse, mas no fim acabou sendo meio que uma palestra, eu imagino que todos os acontecimentos tenham sido vividos por ela e tals