Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Diego Ramos 17/05/2021

Uma obra incrível que finaliza a trilogia com chave de ouro!
Neste último volume da trilogia "As Crônicas de Artur", Derfel Cadarn, que é um dos guerreiros e amigo de Artur, vai nos contar de forma detalhada e surpreendente os acontecimentos que vieram após o final devastador do segundo volume "O Inimigo de Deus"

Assim como nos outros volumes, fiquei envolvido na história do início ao fim, pois os exércitos Saxões estavam mais desafiadores do que nunca e a cada batalha, fiquei aflito para saber como seria o final de cada luta, sempre torcendo para que as coisas ficassem bem para Artur e seus guerreiros.

Derfel Cadarn, nosso narrador e um dos personagens mais marcantes nessa história, passa por momentos bem difíceis e não foi fácil acompanhar as humilhações que enfrentou nas mãos de Mordred e o seu desespero para salvar a vida de sua amada esposa Ceinwyin, que recebeu uma maldição terrível feita por Nimue, que antes era amiga de Derfel, mas que agora se tornou uma inimiga cruel.

Muitas coisas impactantes aconteceram no desfecho dessa trilogia e durante a leitura passei por momentos de raiva, indignação, supresas boas e ruins e também houve a triste despedida de personagens que foram marcantes em toda a história.

Foi uma ótima experiência acompanhar toda essa trajetória criada por Bernard Cornwell e já quero muito conhecer as outras obras do autor.

knychalapabola 30/06/2020

PERFEITO
Né atoa que é minha trilogia favorita né ? Sem defeitos, li duas vezes e lerei muitas vezes mais. Demorei um tempinho pra concluir já que estava anotando e relendo, mas super válido.
Esse foi o melhor dos livros, teve muita ação, magia, romance, Guinevere sendo foda assim como demais personagens sendo meus nenê demais!!! Amo muito ??

Inácio 10/03/2021

Não seja absurdo, Derfel!
Livro sensacional! Desfecho eletrizante! Ficarei com saudade do personagem Derfel! Cornwell é excepcional!

Cleiton da Rosa 05/10/2020

O destino é inexoravel...
A conclusão de uma trilogia épica, com uma ótima história, personagens marcantes, batalhas memoraveis e um final digno de fechar a trilogia.

Evy 29/09/2010

E tudo termina em lágrimas...
"Você não pode deixar uma história sem final, Derfel" - foi o que Igraine, Rainha de Powys e patrona de Derfel, disse. "Precisa de um final, aqui e agora" - insistiu a Rainha - "Esse é o objetivo das histórias. A vida não precisa de finais bem-feitos, por isso as histórias devem tê-los"

Derfel preferia não ter que continuar. Contou a história de Artur até sua maior vitória e realização no Mynydd Baddon, e tinha vontade de terminar ali, mas ele concordava com a sua Rainha: "a vida não tem finais bem acabados, por isso devo continuar com esta narrativa sobre Artur"

E continuou. Apesar de Merlin ter avisado "É melhor não saber do futuro. Tudo termina em lágrimas, e é só o que há". E foi só o que houve. Lágrimas.

Artur buscou a sua vida inteira o que naquela época era impossível. Ele queria a paz numa época de guerra, justiça numa época de ignorâncias, gentilezas numa época de selvagens. Teve alguns momentos de felicidade, raros momentos de paz, nenhuma justiça, mas conseguiu uma vitória: manter a Britânia longe do 'poder' desvairado de um Rei que não nasceu para governar: Mordred.

A história, apesar das diferenças em alguns personagens e passagens, é muito bela, muito trágica e vale a pena ser lida. Senti um pouco de cansaço nas descrições das muitas guerras e por isso as quatro estrelas. Tive que concordar com a Rainha Igraine: "Nem todo mundo gosta de ouvir sobre lanças e mortes, Derfel", mas a narrativa de Cornwell é fantástica e todos aqueles que tem alguma simpatia pelas histórias de Artur tem que ler essa trilogia.

Leitura recomendada!
Léia Viana 29/09/2010minha estante
Concordo em partes com a Rainha de Powys - Igraine. A vida nem sempre é um conto de fadas com um final feliz, mas nem sempre as histórias precisam de final feliz. Afinal, a arte às vezes pode sim, imitar a vida.

Luis Oliveira 25/07/2011minha estante
Concordo quase totalmente, no entanto eu sou do tipo que gosto "de ouvir sobre lanças e mortes" mas só se for o Derfel contando!

otxjunior 16/01/2023

Excalibur, Bernard Cornwell
A série atinge seu ápice no tomo anterior, mas não faltam boas cenas aqui, com destaque para a final, contendo a batalha mais dramática da trilogia. São a especialidade do escritor, e apesar de seguirem um padrão conhecido, ganham força à medida que as personagens se desenvolvem.

Bella 13/10/2020

Considero esse livro o melhor da trilogia, porque foi bastante empolgante e eu fiquei muito curiosa pra saber como os personagens iam resolver dos problemas.

Kevin 23/03/2021

Um excelente final para a trilogia!
Bernard Cornwell fecha a trilogia de Arthur com chave de ouro. As batalhas de Mynydd Baddon e Camlann são ouro puro!

Rodolfo.Barbosa 10/05/2023

Uma das melhores trilogias que já li.
Confesso que li esse livro bem devagar para aproveitar os últimos momentos dessa estória incrível. Difícil escolher qual dos 3 livros foi o melhor. Cada um teve seu destaque.

Bernard Cornwell me ganhou com essa trilogia. A sua escrita, seus personagens marcantes, e a forma que nos insere nas batalhas, e no período da história é brilhante.

A ressaca literária vai vim depois desse livro kkkkk.

Recomendo demais. Queria esquecer o que li, pra poder ler de novo esses livros kkkk.

Alda 12/03/2021

Excalibu!!
Os feitos guerreiros e heroícos de Artur, são em Excalibu, sublimes, cheios de magia e encantadores. Uma leitura empolgante que desperta no leitor um encantamento tal que o faz ver a literatura do gênero de forma mais atenta e apaixonada. Umas das melhores leitura sobre o tema que já fiz.

jusousan 22/01/2021

Excalibur
Acabo de terminar com tamanha dor no coração essa trilogia. O excelente trabalho de Bernard Cornwell já me deixa nostálgica em tao pouco tempo.

O terceiro e último livro de As Crônicas de Artur encerra uma jornada formidável para mim. Gostaria de primeiro, exaltar a forma como Bernard emergiu no mundo de Artur. Trouxe, através de muitos estudos e diversos fatos históricos, a lenda na sua forma mais realista possível. A partir de todo o estudo, Bernard reconstruiu nesses três livros, ao meu ver, uma das melhores trilogias que já li. O autor conseguiu contar uma história épica e digna e, ainda, se superar a cada livro.

Personagens fortes e cativantes, cenário espetacular, construção incrível e clímax formidável. Esse fechamento de história foi brutal e épico em todos os sentidos. O autor sabe apresentar um combate em todos os seus ângulos, seja esse na eficiência das tropas, seja no desespero dos derrotados. Bernard dá uma aula de como prender a atenção de um leitor.

Algumas pessoas podem reclamar da extensão dos capítulos e das muitas descrições, mas sinceramente? não senti nada disso, muito pelo contrário.

Por fim, recomendo com toda minha alma essa trilogia. 1000000/10

Bizinelli 10/05/2022

O destino é inexorável
Que livro maravilhoso. Eu não esperava que fosse ficar imerso na história de derfel e Arthur. O número de acontecimentos deste livro é de explodir a cabeça. Eu terminei essa leitura acreditando realmente que é uma história real sobre Arthur de tão bem escrito. E o final, o fato de Bernard cornwell não escrever se derfel morre ou vive (pra quem leu a última parte sabe que os saxões estavam perto do seu mosteiro) é de uma genialidade incomparável, não precisamos saber tudo! O mistério é o melhor presente. Estou aplaudindo de pé está obra de arte.

Rodrigo 06/06/2021

Eu estou maravilhado, em êxtase e completamente emocionado com o fim dessa trilogia. A história de Artur de um ângulo totalmente novo e realista, e totalmente incrível!

Wania Cris 21/04/2021

Que hino!
É um sacrilégio tentar resenhar essa obra, mas, vamos tentar...

Vim de Inimigo de Deus completamente devastada, receosa de iniciar Excalibur e não encontrar a mesma qualidade narrativa ou, pior ainda, encontrar meus receios ali escritos... olha que encontrei as duas coisas.

No último livro da trilogia temos um Artur completamente mudado à vista dos acontecimentos do segundo livro e assim segue por boa parte da leitura, me fazendo acreditar que Bernard havia perdido a mão e não saberia concluir a trilogia com a mesma maestria com que havia escrito o primeiro e, muito mais, o magnífico segundo livro. Obviamente eu estava enganada...

Bernard não apenas entrega um livro magnífico como leva com ele meu coração, meu amor, meu reconhecimento, minha armadura, espada e lança... que hino!

Cada livro da trilogia é grandioso por motivos próprios e mesmo achando que Inimigo de Deus é o ápice da série, cada livro tem o seu valor e como é alto.

Algumas pontas restam soltas ao final da trilogia, mas, recebi muito mais do que eu merecia... Bernardão, eu te amo!

Cristiano.Almeida 02/04/2020

O que dizer desta trilogia. Simplesmente fantástico e que personagens cativantes. Mesmo que seja diferente o que nos é mostrado no cinema e na cultura popular, Cornwell incrivelmente nos trás Derfel...ah Derfel, que personagem, seus valores, seus ideais. E que final.