O Herege

Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Herege

Dê Literatura 06/01/2024

Padres, diferentes eles né?!
Encerrar essa trilogia foi, entre outras palavras, um alívio!
Isso porque uma das melhores coisas que o Bernard Cornwell faz é narrar guerras e passei um longo tempo durante a leitura dos três livros me sentindo quase sufocada por estar acompanhando o protagonista - tão jovem, mas nada inocente - passar por tantas batalhas e tentativas de assassinato (além de interesses amorosos).
Essa trilogia é a segunda do autor que eu leio, e assim como a primeira, nos vemos acompanhando vida de seres humanos verossímeis, homens e mulheres que são falhos de caráter, fazem bastante besteira, mas porque defendem ideais que acreditam.
Enfim, no geral é uma história que teve um desfecho meio anticlimático para mim, mas ainda assim vale à pena.

Mel 02/11/2021

Repetitivo
A trilogia consiste em contar a mesma história de maneiras diferentes.
Pelo menos, dessa vez foi mais rápido a história.

Gleici 25/01/2014minha estante
Concordo com suas palavras, o livro não pode ser descrito como ruim, mas ao meu ver, mais deixa um pouco a desejar se comparados com as outras obras de Bernard Cornwell. O que salva ele são os amores (Blackbird principalmente) e as flechas.

Thi Acrisio 18/05/2020

O Herege e o Graal
Esse ultimo livro, consumi mais devagar, depois de ter tido uma leitura bem fluida dos dois primeiros volumes da coleção, eu sentia o caminho que a historia estava tomando, e não era a que esperava, foi um aquém e me deixou meio frustado, pela expectativa que criei.

Cornwell em matéria de ambientação histórica é topssimo, mas na narrativa e no desenvolvimento dos personagens, fora no abandono de alguns personagens, que somem, e os três amores de Thomas, isso mesmo, um que é totalmente abandonado.

Acredito que o foco do livro, seja nos colocar dentro da idade media, e da guerra dos 100 anos, nesse conceito é perfeito, principalmente por misturar ficção e fatos históricos, o que faz tudo ficar mais complexo, ele lida bem demais, mas os elementos usados pra alimentar a ficção, e desenrolar a historia, e finaliza-la são muito fracas, e essa busca pelo Graal, que serve apenas para movimentar a historia, tem um desfecho, muito xoxo, e que no meio do livro, em um papo com um personagem médico, fica implícito...

Fiquei umas duas horas meditando sobre a leitura, foram 40 dias, nesses três livros, e conclui que bom, é isso, é um recorte histórico, e o comprometimento do Cornwell é só nos apresentar, um boa leitura, sem inicio e fim, e narrar, as aventurar de um arqueiro inglês, em um universo, onde as leis da igrejas, o poder dos reis, eram a lei do universo.

Ahh... eu aprendi uma frase em latim, Calix meus inebrians...

Douglas 19/07/2013

O Herege
Eu comecei o livro com bastante expectativa, afinal estava a pouco menos de 400 paginas de saber o destino de Thomas de Hookton, além de descobrir a verdadeira história dos Vexille e principalmente, se Thomas encontraria ou não o Santo Graal.

E ai fui premiado com mais uma belíssima história escrita por Cornwell (A imaginação desse cara não acaba nunca?). E acabei lendo um livro impossível de largar. Você procura virar as páginas cada vez mais rápido para tentar saber o final e mergulha nesta grande história.

E por fim, chegamos a um final sensacional. Cornwell soube fechar a história de forma primorosa. E quando virei a última página fui obrigado e suspirar e pensar: Puxa, que pena que acabou!

Lara 04/03/2010

épico!
isso é que é saber concluir bem uma série! Se já não bastasse a trilogia ser excelente, o último livro é épico! adorei cada linha.

Stanlay23 02/09/2010

É uma leitura bastante empolgante devido aos conflitos pessoais e contendas entre países.

O traz também uma mensagem relacionada as varias interpretações dos desígnios divinos nos fazendo lembrar de sociedades secretas e do repúdio da igreja, que de uso da inquisição causou a morte de muitas pessoas.

Como sempre Cornwell sabe manter o uma aura misteriosa em torno de grandes batalhas.

Só Sobre Livros 24/05/2013

A busca pelo Graal
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/09/a-busca-pelo-graal-carla-cristina.html

Romerito 30/05/2013

Excelente.
Este livro é excelente, assim como os dois livros anteriores da saga.
O nível de detalhes impressiona, assim como os fatos que acontecem durante a busca do graal.

Recomendo.

06/05/2012

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU OS OUTROS LIVROS DA BUSCA DO GRAAL!

Depois de participar do cerco de Calais, e perder e esposa Eleanor (eu tenho que especificar, porque ao contrário de Derfel das Crônicas de Artur, Thomas arranja um caso e se apaixona por onde quer que passe), Thomas finalmente consegue o que quer e parte liderando um grupo de arqueiros para a Gasconha, violando uma trégua na guerra entre ingleses e franceses (ele faz isso sob as ordens do conde de Northampton, que agora sabe sobre a sua busca) a fim de encontrar mais pistas sobre o cálice nas terras de sua família, Astarac. E, com a perda de Eleanor e do padre Hobbe, ambos mortos por seu primo Guy Vexille), Thomas está mais amargurado e sua sede de vingança está ainda maior...

Mais em: natrilhadoslivros.blogspot.com

Raphael 06/09/2018

Um excelente fechamento da saga do arqueiro inglês, muito bom

Racestari 17/12/2018

Saudades...
Thomas de Hookton vai deixar saudades. Foram três livros devorados em um punhado de dias. Saborosa aula de história dada pelo mestre!

JPHoppe 21/12/2018

Dizem que a segunda parte é sempre a melhor em trilogias, e que a terceira deixa a desejar. Talvez seja verdadeiro para filmes, e em livros de uma forma geral. Se for uma regra, "O Herege" é uma notável exceção.

Novamente, com o pano histórico da Guerra dos 100 Anos, acompanhamos Thomas de Hookton, arqueiro inglês, em sua jornada atrás do mítico Graal, que nem ele acredita completamente em sua existência. Além disso, ele cruza também com outro inimigo implacável da Idade Média, a Peste Negra.

Como sempre, a narrativa é muito bem escrita, com muito da vida na Idade Média retratada, até em detalhes gastronômicos - até provei de pera com mel, depois de um trecho onde visitam uma abadia. As batalhas são muito bem retratadas, faz você se sentir no meio do cerco, ou puxando as cordas dos arcos junto dos demais. A conclusão, que não darei spoiler, é bem satisfatória para o que se espera de uma obra dessa natureza.