O Herege

Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Herege

JPHoppe 21/12/2018

Dizem que a segunda parte é sempre a melhor em trilogias, e que a terceira deixa a desejar. Talvez seja verdadeiro para filmes, e em livros de uma forma geral. Se for uma regra, "O Herege" é uma notável exceção.

Novamente, com o pano histórico da Guerra dos 100 Anos, acompanhamos Thomas de Hookton, arqueiro inglês, em sua jornada atrás do mítico Graal, que nem ele acredita completamente em sua existência. Além disso, ele cruza também com outro inimigo implacável da Idade Média, a Peste Negra.

Como sempre, a narrativa é muito bem escrita, com muito da vida na Idade Média retratada, até em detalhes gastronômicos - até provei de pera com mel, depois de um trecho onde visitam uma abadia. As batalhas são muito bem retratadas, faz você se sentir no meio do cerco, ou puxando as cordas dos arcos junto dos demais. A conclusão, que não darei spoiler, é bem satisfatória para o que se espera de uma obra dessa natureza.

Lisandro 05/07/2020

COINCIDÊNCIA ESPANTOSA - PESTE NEGRA
Não sabia da coincidência: a Guerra dos 100 Anos terminou por causa da Peste Negra, no seculo XIV. Esta epidemia foi um vírus que matava uma pessoa entre 2 a 3 dias. Estima-se que matou entre 75 a 200 milhões de pessoas e durou 300 anos. Mas novos surtos da epidemia foram sentidos 600 anos depois, pois foi registrado novo surto no início do século XX.

charles.franco.35 20/01/2023

Lindo
Final épico de uma história emocionante. A forma como é maturada a personalidade de Thomas nos deixa empolgados lendo palavra a após palavra sem parar?

Thiago.Moreira 05/08/2020

O fim da busca pelo graal
Que trilogia incrível! Acho que esse foi o meu livro preferido da série. A história se tornou ainda mais intensa com o avanço da peste bubônica pela Europa. Recomendo a leitura!

Jenner Azevedo 17/12/2022

Um bom encerramento para a história de Thomas de Hookton. Sem paciência pra escrever mais. Li os 3 em sequência, coisa que não faço via de regra. Nao sei se em algum momento li no automático mas não me lembro o que aconteceu com uma personagem importante

Adalgiza 25/09/2020

Enfim o fim.
Que lição essa leitura ensina, o valor da amizade, a perversão humana, a indiscutível ambição e finalmente uma lição de fé.

Alee M. 26/02/2023

Thomas de Hookton não me animou
Falando da trilogia como um todo: Gostei bastante do primeiro livro, mas achei o segundo livro meio "enrolação". Pra mim o enredo foi raso e teve poucos acontecimentos relevantes, o autor obviamente descreve muito bem as guerras, mas o conteúdo mesmo deixou a desejar. Quando cheguei no terceiro a história até melhorou, mas eu já estava desiludida haha

Já li a trilogia do rei Artur e, pra mim, ela é muito mais complexa que essa.. Acho que estava com altas espectativas que acabaram não sendo atendidas.

Recomendo a série pra vc que curte história e um bom livro de guerra, lembrando que as batalhas são beeem descritivas. Conheço pessoas que amam essa trilogia, mas se EU fosse indicar um livro do autor certamente diria pra começar pelas Crônicas Saxonicas.

Danizio0 20/10/2020

Porque o homem teria o poder de te expulsar do reino de deus
No fim da saga do Graal as coisas na vida de Thomas estão do mesmo jeito de sempre, dando tudo errado e ele sempre se ferrando.

Thomas no começo do livro recebe a missão de ir em busca do Graal nas antigas terras de astarac, lar dos seus ancestrais os vexille, mais seu primo está fazendo a mesma jornada com o mesmo objetivo, e Thomas tem que lutar contra as maquinações da igreja e os jogos políticos tudo isso pode por em risco o sucesso da missão de Thomas, nesse livro você vai ter ainda mais motivos para odiar a igreja, você verá o sangue das batalhas, o sangue de inocentes ser derramado em mais disputas de poder, muitas traições e ganância, as batalhas sempre sendo o ápice dos melhores momentos do livro, e um final que para mim foi o mais satisfatório que poderia ter essa saga.

Thiago 14/11/2020

O melhor da série
A história volta a ter um excelente ritmo, com vilões mais verossímeis e trama bem melhor. Os feitos dos arqueiros são muito bacanas e entremear tudo isso com a Guerra dos Cem Anos e a cultura da época é sensacional.

Marlon.Roth 04/06/2023

Um pouco mais humilde
Thomas mesmo sem compreender ou acreditar na existência do Graal continua sua busca. Sua missão mais organizada e decidida segue um caminho estratégico, que acaba por falhar pela suas escolhas humanas e clichês do herói?
A história trouxe o fim dos confrontos dentro do contexto misturado a realidade, temperada pelas artimanhas criadas pra usar a lenda e levando até o local do Grall.

Natalia (Vitória) Sousa 18/05/2021

Neste livro, Thomas irá finalmente encontrar respostas para suas dúvidas.
A trilogia que mistura fatos e ficção mostrou como vivia um arqueiro inglês na época em que eles eram os reis do campo de batalha.

Junior Melo 02/05/2023

Finalizando a trilogia de Thomas Hookton com um livro mais contido e intimista. Somente nesse terceiro livro eu me dei conta do problema que tive com essa saga, eu acho seu protagonista um tanto medíocre, quando se tem personagens como Sharpe, Uthred e Derfel, um arqueiro melancólico que por vezes tende a fugir de seu "destino" acaba deixando o nível da sua história bem a quem. Este último capitulo é melhor que o anterior, mas ainda parece que foi parte de uma história bem estendida. O final não é explosivo, não temos aqui uma grande batalha histórica, mas ainda sim não deixa por ser impactante e até subversivo.

Julia.Dani 04/06/2021

O Herege
A conclusão da triologia não me surprendeu mas gostei bastante, achei muito boa a forma como ele amarrou o enredo!

Louis 17/09/2023

A busca deixava os homens loucos
"O Herege" é o último volume da trilogia "A Busca do Graal", escrita por Bernard Cornwell, e descreve como Thomas de Hookton executa um plano ousado para atrair seu grande inimigo para um confronto, e assim cumprir com sua promessa de vingança. Para chamar a atenção do Arlequim, ele captura um castelo e passa a comandá-lo, mas vê seus planos ameaçados ao proteger da fogueira uma jovem acusada de heresia.

Os conflitos entre Thomas e seus inimigos ajudam a preencher as páginas do livro, já que o autor decidiu focar mais nas situações do que nos personagens de fato. Os erros que o protagonista comete, característicos de um jovem imaturo que de repente se vê numa posição de nobre de baixo escalão, também complementam a trama, mas todos se tornam secundários conforme o autor evidencia o ponto central da trilogia: a busca pelo Graal enlouquecia as homens e Thomas não queria fazer parte disso. Ele vai na contramão do que se espera do personagem principal e atua mais como um observador, em vez de o motor que move os acontecimentos.

Novos personagens são apresentados, mais situações são resolvidas com escolhas convenientes para o autor e o final é um pouco previsível, mas isso ainda não estraga a experiência de quem gostaria de conhecer um pouco mais sobre a vida dos arqueiros na Idade Média e como eles se encaixaram no período da mais longa guerra travada pela Inglaterra.

Karen 04/04/2022

Até que enfim...
Finalmente o último livro da trilogia se ateve ao tema que era para ser o central, já que o título é a busca do Graal e isso não acontecia nunca.
No livro O Arqueiro, Thomas não tava nem aí pro Graal e estava em busca de guerra e guerra, um livro inteiro de batalhas históricas intermináveis, chato e maçante. No O Andarilho o negócio começou a tomar forma, Thomas finalmente começa a querer pegar o gosto pela busca do Graal, mas não se aguenta e vai em busca de guerra e mais guerra e mais batalhas chatas e intermináveis. Até que no último livro, O Herege, Thomas finalmente toma vergonha na cara e vai atrás do Graal, aí o livro começa a ficar interessante, vira uma abança, uma correria que poderia ter sido melhor trabalhada nos outros 2 primeiros livros, que são um desperdício de tempo. A busca do Graal se dá apenas nesse livro, os outros são desnecessários, que o autor vergonhosamente encheu linguiça, por 800 e tantas páginas, de busca do Graal mesmo, nesses 2 livros, se tiver 200 páginas sobre o tema é muito. O resto são descrições infindáveis de batalhas.
Apesar de ter gostado desse livro, não recomendo, pq não vale o esforço de ler os anteriores.