O Herege

Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Herege

@ceciliatameirao 16/08/2021

Falar sobre esse livro, pode acabar sendo complicado.
Anos de 1300. Thomas de Hookton é o filho bastardo de um padre.
A pequena cidade em que morava, foi atacada e totalmente saqueada, levando a vida de seu pai. Diante ao altar, Thomas jura vingança pela sua morte e encontrar a relíquia que seu pai jura possuir, mas que foi levada: o Graal.

Durante essa busca pela sua vingança e pelo objeto sagrado, Thomas conhece amigos, inimigos, aliados e é claro, se apaixona... diversas vezes!
Acontece que, na busca do assassino do seu pai, acontece uma reviravolta incrível, que faz com que ele descubra a verdade sobre a sua família e sua origem.

Guerras e mais guerras se dão ao longo da história. Relatos históricos de acontecimentos e lugares verdadeiros são retratos. É o inicio da guerra dos cem anos e o começo da peste negra. Por isso, Bernard se torna fiel aos detalhes e você se sente totalmente intimo dos personagens, lugares e relatos. Eu te garanto, muitas vezes achei que já conhecia determinados lugares. Pois é, loucura! E é por isso que...

Já li várias resenhas sobre esse livro e foi o que eu mais vi metade/metade. Ele depende de uma certa paciência, porque os detalhes de cada acontecimento são minuciosos.
''Ninguém descreve o som de um tiro de canhão como Bernard Cornwell''. Essa é a mais pura verdade!
Aqui, você encontrará detalhes das guerras e dos lugares como nunca encontrado em outros livros. Por isso, eu digo: tenha paciência. Na maioria das vezes, acaba sendo cansativo, porque os detalhes se tornam tantos, que acabam faltando diálogos e acontecimentos de verdade em torno da história do livro, cansando um pouco a nossa cabeça. Mas não, não é um livro em que você perderá o seu tempo.
A trilogia é incrível!!! A história te prenderá e como todo livro com uma história incrivel, em vários momentos você vai achar que já sabe da verdade, mas... plot! Você nunca se achará mais enganado em toda sua vida - de uma forma boa, é claro.

Leia Bernard Cornwell. Leia O Arqueiro, O Andarilho e O Herege.
Sim, Bernard Cornwell vicia!

Joao.Merola 19/02/2023

O melhor ficou pro final
Gostei muito dessa trilogia, achei que no segundo livro houve uma pequena queda mas esse terceiro é o melhor, daquelas histórias que você quer devorar pra saber logo como tudo vai acabar mas ao mesmo tempo sente uma angústia porque está terminando.

Jessica1248 24/03/2022

"Deus está em toda parte. Ele não é um cão na coleira da igreja."

"Deus está aqui. Ele está no fogo, no céu, no ar. Um bispo não pode tirar Deus de você. Um bispo não pode sugar o ar do céu."

"Mas vou estar entre amigos. - Aquilo era importante. Homens que ele tinha levado para a Gasconha estavam situados e, se o aceitassem de volta, ficaria com eles até o fim."

Gostei muito do desfecho, senti que a história do Graal ficou mais como pano de fundo.
Foi dado mais importância as intrigas, guerras e brigas políticas. E as vinganças. A religião esteve bastante presente também.

Thomas como sempre continua aquele bobo de coração mole, ajuda geral, se lasca, joga o grupo dele na roda também e assim vai vivendo kkkkkkk mas pelo menos como arqueiro ele é excelente, ler a descrição de cada flechada, rapaz, é surreal de bom.

Bernard continua sendo o melhor que já li, para descrever cenas de guerra, lutas e mortes. Consigo visualizar facilmente tudo que acontece. O legal dessa trilogia, é que ele misturou ficção com ficção histórica, então temos aqui a guerra dos 100 anos, entre os ingleses e os franceses juntamente com a busca pelo santo Graal.

Para quem curte este tipo de livro, será um prato cheio, além de quê, é o Bernard minha gente, confia, ele é demais ????

Lorena 03/12/2022

Eu amo livros medievais, guerras, romances, os detalhes dos personagens. Sem transportada para dentro de histórias assim, não há como explicar.

MWeirich 27/05/2020

Final maravilhoso.
Certamente a conclusão desta trilogia foi realizada de forma magistral na minha humilde opinião. Uma conclusão excelente para uma série que conquistou meu respeito a cada página lida.

Com a guerra dos cem anos chegando ao seu fim (temporário), Thomas vai em busca do Graal, substituindo a batalha em campo aberto, por escaramuças e subterfúgios! Além de todo o dilema moral e religioso presente neste último livro magistral!
Lisandro 05/07/2020minha estante
O que me espantou foi a Peste Negra no final, que acabou com a Guerra dos 100 Anos. Coincidência fatídica com a nossa realidade atual.

Nilo10 30/09/2023

O Herege
Terceira saga de Bernard Cornwell que leio e confesso que foi a que menos gostei. Mas isso não significa que não seja boa. Só que em alguns aspectos achei bem lento o desenrolar da história é somente nos finais as coisas aconteciam.

O desfecho deixou algumas pontas soltas. Nenhuma informação sobre Blackbird e seu filho, aprofundou pouco no Guy Vexille, que é um ótimo personagem.

Mas a história em um contexto geral é ótima! Indico muito a leitura. Bernard sempre vale a pena. Melhor livro sobre arqueiros ingleses! Ótimas guerras e descrições das batalhas. Excelente história!

Joy 14/10/2021

5 merecidas estrelas
Este é o último livro da trilogia A Busca do Graal e ele fecha a história de forma excelente. A leitura flui demais e uma das coisas que mais me impressionam é que os livros dessa trilogia são brutais em muitos momentos, mas é essa brutalidade que confere o toque de realismo à história, afinal o que está sendo retratado é uma guerra. Foi muito bom viver essa aventura com Thomas de Hookton - e outros personagens. Sorri, fiquei aflita, fiquei chocada, fiquei triste e fiquei satisfeita com o que li. Fantástico.

P.S.: Meu gosto por História só aumentou.

CRIS LI 06/08/2020

Enfim... Termina uma saga.
Muito triste perder alguns personagens tão legais, mas é a Guerra... É a peste...
Uma pena que o conflito final tenha se resolvido tão rápido, mas é isso aí.
Na verdade, o Graal funcionou mais como um pretexto pra toda a história (o que parece bem acurado), mas alguns personagens simplesmente sumiram, outros chegaram e já foram embora tão rápido.
Esse último livro retoma, do meio pro final, um pouco da essência do primeiro volume.
No mais... Existe um livro que continua a história. Partiu terminar essa história do Thomas, o arqueiro inglês que atrás da lança de são Jorge, descobre que sua família protegia essas relíquias há séculos e eram contra a igreja. Pela sua busca ele descobriu os Vexille, a crueldade da guerra, a pobreza, a fome e a força de seguir em frente. Se tornou um herege quando na verdade era muito mais fiel a Deus que muitos hipócritas que compravam cargos religiosos.
Foi torturado, caçado e humilhado. Ajudou muitos e fez muitas besteiras em seu caminho.
Mas no final fez o mais correto sobre o Graal.

* Jocelin é um merda.

Wesley.Junges 24/06/2021

É incrível, o final perfeito para uma trilogia fenomenal, impactante, marcante e prende muito fácil com a história, cada nova página trás informações relevantes e não ficam perguntas sem respostas.

Celton 07/11/2020

Não mandou bem , Cornwell
Depois de ler a trilogia do Arthur era natural que fosse atrás de outras obras do autor. Infelizmente , achei a trilogia do graal fraca , o autor me pareceu sem inspiração , perdido na própria narrativa. A busca pelo graal acaba ficando em segundo plano , as batalhas entre a França e Inglaterra tomam boa parte da narrativa do livro , por mais que o autor saiba escrever sobre batalhas são muitas no decorrer do livro tornando o em alguns momentos enfadonho. Os personagens também são pouco desenvolvidos , Thomas é um protagonista fraco , termina a história do mesmo jeito que começou , sem evolução nenhuma. A peste negra é introduzida no final do livro , logo foi pouco aproveitada poderia ter sido usada melhor. O final acaba sendo abrupto sem muito impacto.

Marcio_jr 04/08/2010

Fantástico o livro do começo ao fim, Cornwell termina a trilogia no mais alto nível.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Bernard Cornwell continua imbatível
Li os três livros em sequência (O HEREGE, O ARQUEIRO e O ANDARILHO). Já havia lido do autor sua trilogia das Crônicas de Artur: O Rei do Inverno, O Inimigo de Deus e Excalibur, além das obras Stonehenge e Azincourt. Os três volumes que li agora são integrantes da trilogia: A Busca do Graal. Por ironia, resolvi ler outro livro antes: 1356. Mal sabia que estava lendo o quarto volume da trilogia (uma trilogia com quatro volumes?). Então, ao começar a história do arqueiro inglês Thomas de Hookton, já sabia o que havia acontecido com o Graal, objeto do quarto volume. Independente disso, a história é recheada de batalhas de tirar o fôlego e é tão boa quanto todas as obras do prolífico inglês Bernard Cornwell (tenho 25 livros dele para ler ainda, entre eles os 12 volumes da série das Guerras Napoleônicas e outros 11 das Guerras Saxônicas).

Fellipe.Henrique 28/09/2020

Calix Meus Inebrians - Final perfeito para a trilogia
Cornwell descreve os eventos com base em fatos históricos da Guerra dos Cem Anos, o que torna o romance não só uma excelente ficção com a trajetória de Thomas, mas um relato maravilhoso daquele período medieval. Além disso, apresenta o lado mais sombrio da Igreja: sua hipócrita e perversa Inquisição. O livro é mais que indicado para quem gosta de estudar a História da humanidade.

Paulo.Cesar 13/04/2021

Ótima conclusão de trilogia
Finalmente chegou o fim da obra de ficção histórica escrita por Cornwell.

Assim como nos outros livros, a escrita do autor é muito eficiente no que se propõe, levando nos até os campos de batalha através de uma narrativa que beira a perfeição nesse quesito.

Gostei muito desse último volume, embora em alguns momentos pensei estar lendo o pior da trilogia. Mas foi entre altos e baixos que chegamos ao fim com uma conclusão bem satisfatória e coerente, pelo menos ao meu ver.

A influência de Genevieve na vida de Thomas e em sua patente de comandante, e como cristão em si, foi bem dramática, já que ele via-se preso entre seus princípios cristãos e o sentimento repentino e voraz que sentiu pela suposta Herege.

Quanto ao mítico Graal, também gostei do desfecho final, sendo coerente e bem legal de se ler.

Super recomendo a trilogia.