Olá, Adeus e Tudo Mais

Olá, Adeus e Tudo Mais Jennifer E. Smith

Resenhas - Olá, Adeus e Tudo Mais

Driely Meira 12/01/2018

Poderia ser mais, mas foi o suficiente.
Às vezes as coisas mais difíceis são as que mais valem a pena. – página 210

O ensino médio acabou, e quase todos os que estudaram com Clare e Aidan já se espalharam pelo país. Eles mesmos só têm mais uma noite juntos, e precisam decidir nesse tempo o que devem fazer a seguir: manter um relacionamento a distância, com ele vivendo na Califórnia e ela em New Hampshire, ou pegar a saída mais fácil: terminar tudo. Prática, Clare acha que é melhor terminar o relacionamento, mas Aidan acredita que pode fazê-la mudar de ideia, afinal, eles ainda tinham um tempinho juntos.

O livro começa já na última noite do casal, quando Clare prepara uma lista de vários lugares por onde quer passar, lugares esses que, de alguma maneira, foram especiais para o casal. Onde deram seu primeiro beijo, onde se viram pela primeira vez, etc. Enquanto transitam de um lugar para o outro, encontrando os amigos que ainda não partiram (Stella e Scotty – cuja história eu adoraria conhecer melhor), eles repensam o relacionamento, relembram momentos do passado e pensam num futuro incerto. Estariam eles juntos no dia seguinte?

Suas noites sempre pareciam começar assim: os dois sentados dentro do empoeirado Volvo de Aidan, tentando decidir o que fazer. Mas aquela noite é diferente. De forma alguma é um começo. Aquela noite é um fim. – página 11

Como eu me apaixonei completamente por A probabilidade estatística do amor à primeira vista, primeiro livro que li da autora, tenho em mente que algum dia lerei outro livro dela que chegará aos pés de APEDAAPV. Então, por mais que não tenha gostado muito de A geografia de nós dois, eu quis muito ler Olá, adeus e tudo mais – e mais, ainda criei expectativas altas para com o livro, imaginando que finalmente substituiria meu queridinho da Jennifer.

Não foi bem assim. A começar pelo fato de que eu não gostei da Clare já no início. Ela estava certa de que deveria terminar tudo com Aidan, então mesmo enquanto visitava os lugares que havia escolhido, ela deixava bem claro a sua opinião a respeito do que deveriam fazer, e claro, todo mundo tinha que se importar com o que estava acontecendo na vida DELA, porque o futuro do mundo dependia do que aconteceria ali. Pfff.

Já Aidan é mais romântico. Ele sabe que não vai ser fácil morar num lado do país e ter Clare morando literalmente do outro lado, mas ele a ama e acha que vale a pena. Além do mais, será que eles deveriam mesmo escolher a rota mais fácil?
Quem conquistou minha afeição foi Scotty, o único do círculo de amigos que não conseguiu passar numa faculdade grande ou longe da cidade onde viviam. Bobo e divertido, ele tentava ficar feliz pelos amigos mesmo quando percebia que ele era o único que continuaria ali nas próximas semanas, e isso partiu o meu coração. Também gostei bastante de Stella, a melhor amiga de Clare que conseguia aguentar seus ataques de chilique e a fez perceber o quanto estava sendo egoísta ao achar que era a única passando por momentos difíceis.

[...] E agora, dois anos depois, eles estão finalmente ali: abraçados desse jeito, com a noite se fechando ao redor e o som das batidas do coração do namorado soando alto em seu ouvido. E, no entanto, ele não é mais dela. Tudo isso, e a única coisa que significa é adeus. – página 152

Apesar de ter demorado um pouco para gostar dos personagens e da história em si – só fui conseguir engatar na leitura lá pela página 90, por aí – a última metade de Olá, adeus e tudo mais me conquistou. Pude compreender os medos de Clare e, quanto mais perto eles chegavam do tão temido adeus, mais tensa e angustiada eu me sentia. Será que eles encontrariam uma maneira de ficarem juntos, apesar de tudo? Ou simplesmente desistiriam um do outro?

Num geral, eu gostei bastante deste livro, em especial do final. É claro que não iria acabar como num conto de fadas, com um dos dois desistindo de tudo pelo outro, mas às vezes é bom sonhar, né? Achei que a autora criou o desfecho perfeito, inclusive conseguiu deixar um sorriso bobo no meu rosto nas últimas páginas. Estou doida para ler um livro (ou um conto, pelo menos) de Scotty e de Stella, e ainda não desisti de Jennifer E. Smith, contudo, vou baixar as expectativas em relação a seus próximos livros.

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Camila Lobo 21/01/2018

Resenha: Olá, Adeus e Tudo Mais (Por Livros Incríveis)
Outras resenhas da autora: A Geografia de Nós Dois. Leia no blog ou em meu perfil.

Clare e Aidan namoram há três anos. Entretanto, no dia seguinte ambos irão para a faculdade... E cada um ficará em um extremo do país. Por isso, pelas próximas doze horas, o casal irá refazer os caminhos e momentos importantes do relacionamento, revivendo memórias afim de decidir se o melhor para ambos é terminar ou permanecer junto.

Minha relação com a Jennifer E. Smith possui altos e baixos. Se por um lado eu amei A Geografia de Nós Dois, acho que Ser Feliz é Assim e A Probabilidade Estatística do Amor pecaram em algumas coisas. Ainda assim, eu estava com muitas expectativas para Olá, Adeus e Tudo Mais, sobretudo por causa da sinopse. E como eu imaginava, mais um livro da autora conquistou meu coração.

"É verdade que o mundo é cheio de sinais. Eles simplesmente significam coisas diferentes para pessoas diferentes. Para Clare, isso parece a exceção. Para Aidan, parece a regra."

A história do novo livro da Jennifer E. Smith se passa em uma noite. Mais precisamente, em 12 horas. O livro poderia ser um tanto confuso, já que não é fácil criar uma trama envolvente em tão pouco tempo, mas a autora consegue. Sua escrita - em terceira pessoa e toda no presente - continua viciante e fácil de ser lida, apesar dos muitos clichês e dramas que rodeiam a história. Algo que muito me agradou é que eu não fiquei perdida com partes confusas na história. Na resenha de A Geografia de Nós Dois eu menciono que isso foi algo que me incomodou bastante, a escrita confusa da autora. Não vi problemas do tipo neste livro.

Acho que o que transforma e difere Olá, Adeus e Tudo Mais de outros livros semelhantes é justamente a química do casal. Clare e Aidan combinam perfeitamente e transbordam harmonia desde as primeiras páginas, o que deixa a leitura um tanto proveitosa. Já que é um romance sobre ambos, poderia dar muito errado caso Smith não conseguisse fazer um casal legal. Entretanto, a autora confere realidade aos dois jovens, com personalidades que se complementam, fazendo com que o leitor torça por eles durante o livro inteiro. Se por um lado, Clare é calculista e prática, Aidan é um tanto sentimental e age com muita emoção - e me identifiquei bastante com ele!
Além disso, os outros personagens são igualmente cativantes, tendo também bastante importância na história, como Scotty e Stella.

O que mais me chamou a atenção na obra é como a autora expõe a juventude de forma realística. O livro todo é permeado sobre dúvidas que afetam as pessoas nessa idade: sobre a faculdade, o amor, a amizade, brigas, família... São infinitas possibilidades e Smith consegue expôr tais sensações de forma um tanto sensata, fazendo com que o leitor se identifique com ao menos algum dos casos.
Outra coisa que chamou-me a atenção também foi a pequena quebra de esteriótipo de casais na literatura. Aidan é atleta; Clare é estudiosa. Porém, ambos estão em um mesmo grau de popularidade, trazendo igualdade. Aidan é o emocional; Clare, a racional, fazendo com que de certa forma, os papéis se invertam um pouco do que é comum ver nos livros atualmente.

Portanto, Olá, Adeus e Tudo Mais é uma deliciosa história sobre a juventude e o que ela traz, com seus amores e descobertas. Uma leitura mais do que recomendada, principalmente para os mais jovens, que possuirão as mesmas dúvidas e dilemas que o casal criado por Jennifer E. Smith.

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2018/01/resenha-ola-adeus-e-tudo-mais-jennifer.html

Giulian 13/02/2018

Um livro fofo e surpreendente
Olá, adeus e tudo mais foi publicado em 2017 pela Galera Record e foi o meu primeiro contato com a autora Jennifer E. Smith.
Ele conta a história de Clare e Aindan, que precisam tomar uma importante decisão antes de irem para suas respectivas faculdades: se vão continuar namorando mesmo que distantes ou se vão terminar.
O livro se passa em algumas horas e talvez esse seja o ponto de maior destaque, os capítulos contavam cada passo e cada hora que ia passando para chegar no momento da decisão e isso vai gerando uma certa expectativa, porque você quer saber o que os dois vão resolver...

site: http://blogeuamo.com/resenha-ola-adeus-tudo-mais-jennifer-smith/

De Olivato - @olivatobooks 26/02/2018

“Às vezes as coisas mais difíceis são as que mais valem a pena”
Este livro nos conta a história do casal formado por Clare e Aidan que são dois adolescentes que acabaram de se formar no ensino médio e eles estão partindo para a faculdade, o problema é que as faculdades ficam em dois lados extremos do país.

Eles precisam decidir entre continuar namorando a distância ou terminar de vez. Eu confesso que achei esse drama bem fraco, mas decidi dar uma chance para o livro porque já tinha me apaixonado por outro livro da escritora.

“Talvez não tenha problema ficar um pouco perdida”

Todos os acontecimentos são no decorrer da ultima noite em que o casal tem para ficar junto e tomar a tão temida decisão, Clare fez uma lista de lugares que marcou o namoro deles para que encontrem uma resposta no começo para o problema que pode ser o fim.

É uma leitura bem rápida, eu gostei do casal, não sei exatamente onde no livro eu comecei a torcer para que eles ficassem juntos de verdade, Jennifer me conquistou em mais um livro, eu chorei e ri com esse livro, mas ai vem o último capitulo e nesse ultimo capitulo, o livro sofre uma queda surpreendente e termina sendo apenas bom – não vou dizer o que aconteceu porque seria spoiler, mas não é a decisão do casal.

No Skoob, eu dei 3 estrelas, recomendo pra quem gostar de livros com romance mais leves.

site: https://www.instagram.com/p/BeiCrfmlWQF/?taken-by=olivatobooks

Dani 03/03/2018

Livros & Café
Este é o terceiro livro da Jennifer E. Smith que leio, e a cada novo livro dela, eu me apaixono cada vez mais. Ano passado tive a chance de ler “A geografia de nós dois”, que foi uma leitura fofa e muito divertida. O mesmo aconteceu com este livro. É sempre fácil se envolver com a narrativa da autora. Ela possui uma escrita leve e fluida e nunca decepciona. O leitor sempre encontrará em seus livros momentos fofos, personagens maravilhosos e um enredo apaixonante.

“Afinal, como se diz adeus a uma parte de você?”

Olá, Adeus e Tudo Mais se passa em um período de 24 horas. Passamos essas horas junto com Clare e Aidan. Ambos estão partindo para faculdades diferentes, em lados opostos do país. Eles, que são namorados há dois anos, se veem com a dúvida se devem ou não manter o relacionamento. Eles sabem que será difícil, que a maioria dos namoros à distância não dão certo, e que muitas coisas podem acontecer. Durante essas horas, eles visitam lugares que foram importantes para eles, e aproveitam para se despedir, tanto desses lugares, quanto de seus amigos. Eles se gostam, se amam, e não querem que o relacionamento acabe mal. E, em cada parada, a incerteza sobre o que fazer só faz crescer. Será que é certo terminar? Será que eles devem ficar juntos, mesmo a distância?

“– Só que… passar a noite inteira conversando com alguém é meio que importante. Ainda tínhamos tanto a aprender a respeito um do outro na época.”

O livro é dividido pelas paradas, pelos lugares que o casal visita. São sempre lugares que foram importantes durante o namoro: o lugar onde se falaram pela primeira vez; onde se viram pela primeira vez; onde deram o primeiro beijo… E, ao passo que eles recordam esses momentos, também passamos a conhecer cada detalhes desse relacionamento. Não conhecemos as memórias através de flashbacks, o que não tornou a leitura menos interessante. É tão lindo ver o quanto Clare e Aidan são bons juntos, o quanto eles se completam. Não é somente pelo amor que ambos sentem, mas também, pela amizade que se formou, antes e durante o relacionamento. O que torna a última noite deles ainda pior. Não é fácil dizer adeus, acabar com algo que é importante para eles. Eles se questionam a todo momento sobre o que fazer. É ainda pior quando eles percebem que ainda existem muitas coisas a serem ditas, momentos que eles desejam compartilhar. Isso faz com o que leitor não pare de torcer por eles, mesmo sabendo que a situação é bastante complicada. Acredito que algumas pessoas já passaram por isso: precisar decidir se um relacionamento sobreviveria a uma certa distância; se conseguiriam ficar imaginando o que o outro estaria fazendo, se conseguiriam aguentar até o dia em que se veriam de novo. Todos esses detalhes pesam na hora de Clare e Aidam decidir o que seria melhor para eles, e para a amizade que ainda existe/existiria entre eles.

“Acima deles, as estrelas brilham firmes no céu escuro, e os minutos continuam a passar enquanto os quatro ficam sentados ali, trocando lembranças e lutando contra o sono, esperando que possa ser o suficiente para evitar a chegada do amanhã.”

Jennifer E. Smith retratou bem o que uma parte dos jovens precisam enfrentar quando chega a hora de decidir para qual faculdade ir, e escolher o futuro. O enredo do livro é real, não é nada fantasioso, digno de um filme da Disney. Decisões precisam ser tomadas e elas – nem sempre – serão alegres. Muitas vezes faremos escolhas que nos machucarão, e machucarão outras pessoas. Mas precisaremos escolher o que é melhor para nós, mesmo que isso nos machuque profundamente.

Olá, Adeus e Tudo Mais foi como “A probabilidade estatística do amor à primeira vista”, um livro cheio de momentos significativos, alegres e tristes; personagens bem desenvolvidos e um enredo maravilhoso. Jennifer E. Smith tem um jeito único de nos tocar com suas histórias, fazendo com que nos coloquemos no lugar dos personagens e sintamos todas as emoções que eles estão sentindo. Mais um livro da autora que eu recomendo!

site: www.livrosecafe.com

Debyh 25/06/2018

sse livro é tão completamente despretensioso que me surpreendeu com o quanto eu fiquei apegada aos personagens e ao momento em que eles estavam vivendo tão rapidamente. Pra falar a verdade a Angel Sakura me mandou este livro dizendo que eu não poderia NÃO ler um livro desta autora, que eu deveria, algo como um dever de leitora (?). E bem, ela estava certa, eu total amei a escrita da Jennifer!
Clare e Aidan estão se despedindo já que irão para faculdades diferentes, e é isso. Algo que era pra ser simples, de repente se torna cheio de lembranças de praticamente toda a adolescência que está chegando no fim. E a dificuldade em terminar o que tinham se torna algo complicado para ambos.
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/ola-adeus-e-tudo-mais-jennifer-smith/

Melissa 24/09/2018

Até logo
Claire e Aidan se apaixonaram um pelo outro de uma maneira que a gente só imagina que poderia ser roteiro de cinema, ao mesmo tempo nutrem um amor tão crível, puro e sólido, que abstrações parecem pouco para defini-los juntos. Clare é pragmática, metódica, determinada, inteligente, engraçada e sonhadora. Enquanto Aidan é espontâneo, leve, simples, dedicado, adorável e muito atencioso. Ambos se complementam em suas diferenças. E durante um tempo, tudo isso não pareceu um problema até que eles tiveram que tomar a decisão mais difícil do relacionamento.

Como vão para faculdades diferentes em completos opostos do país, Claire e Aidan sabem como manter um relacionamento é complicado. Claire já lamenta um futuro que ainda não aconteceu, ao mesmo tempo em que Aidan tem esperanças de que aquilo que parece inevitável não aconteça. Os dois parecem estar andando em uma corda bamba infinita, sem saber se a melhor opção seria pular para o desconhecido ou seguir em frente sem olhar para trás.

Tentando resolver essa questão, eles resolvem reviver todas as coisas mais importantes do namoro em apenas uma noite. 12 horas. Que bem... não saíram nada igual ao planejado. Uma noite de surpresas, descobertas, revelações, vitórias, perdas, alegria, nostalgia, raiva, tristeza e festa. No final de tudo, eles acabam descobrindo que uma noite também pode trazer uma alternativa.

Fofo, despretensioso, fluído e amável. Mais uma vez a autora soube trazer um romance com uma boa problemática que te deixa ansioso até o final, mesmo que o decorrer da narrativa já tivesse me ganhado por si só. Gostei de como tudo terminou para os dois. Gostei do fato de ser um relacionamento real, com pessoas reais, cometendo erros e tendo que fazer escolhas inevitáveis. Acho muito importante a mensagem que ela passa de que um relacionamento saudável é aquele em que os dois estão felizes um com outro e satisfeitos consigo mesmos, e que apesar das intempéries e obstáculos se mostram dispostos a permanecerem.

Eu amo essa autora e recomendo muito. Já é o meu 3º livro dela e ainda me surpreendo.

Até mais :*

Carol 13/08/2022

Souvenir
O livro tinha tudo pra ser maravilhoso e 5 estrelas. O impedimento: Clare é insuportável de chata. É mimada e acha que o mundo gira em torno dela.
Tirando isso, o livro é bom.

"Mas a verdade é que não há mais nada a dizer. Durante as últimas doze horas, eles gastaram todas as suas palavras ? generosamente, tumultuosamente, completamente ?, como uma dupla de apostadores colocando cada última ficha em jogo, sem sequer pensar no amanhã. E agora, ela sabe, a única coisa que resta aos dois é sair e encontrar mais histórias para contar, começar uma coleção novinha em folha de aventuras e memórias, mantê-las por perto, como os melhores dos suvenires, e, então, um dia, se tiverem muita sorte, encontrar uma maneira de levá-las de volta para casa."

Juh 01/10/2018

Um livro leve, uma leitura bem fluída.
Clare e Aindan são namorados a 2 anos e estão em um impasse: terminar ou continuar o relacionamento , pois no dia seguinte cada um estará indo para faculdade em lados opostos do país.
Então eles usam este último dia , 24 horas para decidir o destino dos dois , através de uma lista de lugares para eles visitarem que teve uma importância para a relação dos dois.
Porém será uma noite de muitos imprevistos, que não sairá como planejado.

Este é um livro diferente do que já li antes , pois não vemos o desenvolvimento do relacionamento do casal , eles já estão em uma relação sólida , o que nos é apresentado sobre este namoro é através de lembranças que a Clare tem conforme vai passando por lugares significativos para os dois. E a história toda se passa em 24 horas, exceto as 3 últimas páginas.

Gostei muito desta forma de escrita , talvez seja por este motivo que a leitura foi tão fluída .
Os personagens secundários tiveram uma boa participação na história e não tive como não me simpatizar por eles .
Já a Clare foi ao contrário, não consegui me entrosar com ela. Teve atitudes dela que não concordava , em vários momentos do livro. Apenas disto não tenho como dizer que foi uma leitura ruim , valeu a pena e de certa forma foi um livro gostoso de ler por sua leveza.

Ludy @emalgumlugarnoslivros 10/10/2018

Adeus ou até mais?
Olá, adeus e tudo mais - Jennifer E. Smith
272 páginas/Galera Record

" - Confie em mim - diz Aidan, pegando sua mão. - Muita coisa pode acontecer em doze horas."

A hora do adeus está se aproximando, é inevitável. Em menos de 24 horas, Clare e Aidan estarão indo para direções opostas.
Depois de 2 anos de namoro, 2 anos criando memórias e sendo cúmplices, eles vão se separar.
Clare é prática, enquanto Aidan é mais sossegado.
Ela está decidida a terminar - é melhor terminar mantendo uma amizade do que terminar com uma briga feia - mas ele discorda.
Na última noite de ambos na cidade, Clare cria uma lista - um roteiro - para relembrar momentos importantes; e também se despedir.
Mas Aidan irá aproveitar essa chance para provar que é possível manter um relacionamento à distância. Ele tem apenas 12 horas, será que vai conseguir?

Gente, preciso dizer que estou apaixonada por esta história!
Aqui temos algo diferente do habitual, o casal não está aproveitando cada capítulo para se conhecer, mas sim, para se despedir.
Achei muito romântico - apesar de Clare não fazer o tipo - a ideia de retornar em cada lugar que foi significativo para eles.
Eles terão que tomar uma decisão nessa última noite, mas talvez tenha alguns desastres pelo caminho.

Não é só de ficar ou não ficar juntos que resume a história.
Eles têm dilemas familiares, têm dilemas envolvendo as faculdades e o que eles querem ser.
Também tem os amigos, e como será difícil essa despedida. Stella e Scotty são incríveis!

A sensação que eu tive foi que as personagens estavam se equilibrando em uma corda bamba, e qualquer passo em falso seria fatal.
Tem uma certa fragilidade, porque querendo ou não, cada um vai seguir um caminho.
Impossível não torcer para que eles fiquem juntos, o amor que há entre eles é encantador, só que no decorrer da história fica difícil ter essa certeza.

Com uma escrita sensível, nostálgica e fluida - tanto que os capítulos longos não me incomodaram - Jennifer nos traz uma história sobre despedidas, e que nos faz suspirar.

" - Talvez esse seja apenas o começo para eles - sugere ela, e Aidan sorri.
- Como falei... O prólogo é a melhor parte."

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Suka 30/07/2019

Que livro fofo
Eu juro q tinha horas q eu queria falar pra Clare, deixa de ser boba, namoro distância não é nada mas tinha outras q eu concordava com tudo pq a faculdade e um marco e tem ser sozinho as coisas q vamos encarar. Tinhas horas tbm q eu queria bater na Clare principalmente na parte da amiga dela, ela tão concentrada no seu drama não deu atenção a Stella e eu adorei qndo a mesma fala poucas e boas pra ela.
A temática do livro foi diferente e isso q adorei, enquanto eles pensam se terminam ou não, visitando lugares importantes da vida deles a dois, nos proporciona nos apaixona pelo casal, pelo mesmo motivo q eles se apaixonaram.

Ananda 22/04/2024

Achei bem chato a historia a personagem principal sem graça, tive dificuldade pra me interessar pela leitura. Mais da metade pro fim achei ate q fofo a história deles. Um romance bem leve.

Cris 15/02/2020

Olá, Adeus e Tudo Mais Jennifer E. Smith

Esse é o segundo livro que eu leio da Jennifer e ele também se trata de um livro inteiro sobre uma história que aconteceu em 24 horas.

Clare e Aidan são namorados de longa data, e fazem planos de ficarem juntos mesmo quando chega a hora de decidirem para qual faculdade ir, escolhendo faculdades próximas um do outro, mas o destino resolve aprontar uma com eles.

E chega a hora de tomar uma decisão, se eles devem continuar o relacionamento mesmo à distância ou se devem terminar.

Eles passam uma noite revivendo memórias importantes e revisitando locais que foram importantes para o casal na esperança de que com isso saibam escolher a melhor opção.

Na minha opinião a resposta sempre esteve clara, eles que não queriam enxergar.

Achei que o livro enrolou um pouco demais em fatos que não acrescentavam muita coisa e o leitor percebe rápido o desfecho final da história desde da metade do livro, com isso acaba sendo uma história bem fraca e previsível, e não houve profundidade dos personagens principais quanto mais dos coadjuvantes, assim dificultando uma conexão do leitor perante a eles.

Cidiane 06/04/2020

Olá, adeus e tudo mais
Esse livro é bom, apenas.
O que segura ele na verdade, é o final, porque a história toda não necessariamente precisaria existir para que aquele final acontecesse, dava para esse livro ser um conto facilmente...

Bia 26/10/2020

chorei demais
livro perfeito (e muito fofo)! único livro até hoje que me fez chorar kkkk