O que é lugar de fala?

O que é lugar de fala? Djamila Ribeiro

Resenhas - O Que É Lugar de Fala?

Vitória Marcone 26/05/2024

Releitura
Releitura e gostei tanto quanto na primeira leitura. As reflexões que a Djamila faz são de extrema importância e o livro é um excelente resumo da temática, nos fazendo pensar por outras perspectivas. Uma leitura necessária!

Humberto 24/04/2021

NECESSÁRIO!!
Sou suspeito de falar, pois amo Djamila. O que eu posso dizer e desejar é que todos tivessem oportunidades de ler esse livro. Faz a gnt refletir tanto e aprender. Algumas coisas são de difícil compreensão (escrita bem técnica) mas nada impossível de entender. Super indico.

Nyx66 09/06/2021

Muito bom!
Muito necessário, o livro aborda muito bem a respeito de vivências e do que ele mesmo traz no título O Que é Lugar de Fala? O que me cativou mais foi o início do livro onde a gente entende bem realidades distintas da nossa e como é importante reconhecer nosso lugar dd privilégio e dar espaço para representatividade.

pi 16/07/2020

Dani 16/01/2018

O que é lugar de fala
Djamila, como sempre brilhante disponibilizando uma obra de fácil acesso (em termos linguísticos e também financeiro) e trazendo um tema tão importante quanto a questão do lugar de fala..o que é, quem pode falar, quais são as vozes legitimadas. Uma reflexão necessária nos dias de hoje.

Miry 09/07/2020

Esclarecedor
O principal ponto aprendido com esta leitura foi não confundir o lugar de fala com representatividade, e ainda, não se escusar da luta com tendo como motivação o fácil e “não ter falta lugar de fala”.
Esta obra possui uma abordagem teórica mais densa com fontes diversas de contextualização, o que pode tornar a leitura um menos fluida do que “O manual da luta antirracista”.
Os capítulos são como camadas para chegar no objeto principal da obra, apresentado no último, o que não é um ponto negativo, visto que o conceito abordado gera questionamentos constantes, sobretudo com a ascensão das redes sociais, tendo seu sentido muitas vezes deturpado e banalizado.
É uma obra sobretudo necessária de ser compreendida não somente na luta antirracista,mas também sob o ponto de outras minorias.
Esclarecedor.

Amanda 20/09/2020

Afinal, o que é lugar de fala?
Djamila se propõe a debater essa questão tão atual e importante, que é o lugar de fala, a localização social do sujeito e o ponto de vista do feminismo negro (feminist standpoint). Citando várias autoras consagradas na cena, como Audre Lorde, Angela Davis, bell hooks, entre outras, percebe-se que Djamila construiu um bom pano de fundo teórico para falar sobre o lugar de fala. O problema, no entanto, é que a discussão em si do tema proposto é bastante curta e rasa, gerando ainda mais dúvidas sobre um pensamento concreto do que é o lugar de fala. A abertura à reflexão é bem vinda, mas senti falta de um esgotamento maior da temática e de afirmações mais veementes da autora.

Michelly 13/03/2021

Djamila é acessível
Neste livro Djamila vem munida de várias autoras e suas citações para ter uma base rica em seu discurso.
O lugar de fala, que é tão discutido nas redes sociais atualmente, foi explicado utilizando mulheres negras, lésbicas, gays, travestis e transexuais como exemplo. Lugar de fala não significa que somente alguém do meio é autorizado a discorrer sobre algo ou só esses tem voz pra se expressarem.

Sarah 26/01/2021

Extremamente necessário
?Há pessoas que dizem que o importante é a causa, ou uma possível ?voz de ninguém?, como se não fosse fôssemos corporificados, marcados, e deslegitimados pela norma colonizadora. Mas, comumente só se fala na voz de ninguém quem sempre teve voz e nunca precisou reivindicar sua humanidade. Não a toa, iniciamos esse livro com uma citação de Lélia Gonzales: ?o lixo vai falar, e numa boa?.
Último parágrafo do livro!
Devo confessar que tenho minhas questões com Djamila. Mas não posso negar que é uma pessoa extremamente inteligente e, apesar dos pesares, uma ativista essencial.

Wallace17 30/07/2021

Leiam mulheres negras
"Aprender e Ensinar são motores de Luta". Primeiro livro da coleção Feminismos Plurais que tive oportunidade de ler. Primeiro livro da Djamila Ribeiro também que estou lendo. Fundamental conhecermos novas escritoras e a Djamila é mulher, negra e sobretudo muito inteligente. É importante discutimos o Lugar de Fala de todes. Poder escutar vozes que historicamente são desvalidadas.

É imprescindível a discussão e análise dos fenômenos que deixam a margem as mulheres negras. Escuta-las, escuta-las e mais uma vez escuta-las. Se foram por tá tanto tempo ignoradas, elas têm muito pra dizer. Assim como outros grupos minoritários. "Fugir da neutralidade epistemológica e reconhecer outras formas do saber e conhecimento". Um livro repleto de ótimas referências para leituras futuras. Livro bom é assim, sempre te convida para outros livros. Tenho consciência que preciso evoluir muito neste tema, mas estou disposto a percorrer essa jornada!

site: https://www.instagram.com/p/BkyxV2SBGLK/

Carlos.Pery 28/09/2020

Leitura cada vez mais importante nesses tempos sombrios. É como diria Djamila, "só fala na voz de ninguém quem sempre teve voz e nunca precisou reivindicar sua humanidade."

Saádia 25/06/2021

Necessário
Um estudo sobre feminismo negro capaz de clarificar a nossa posição social e as origens de diversas questões do dia a dia. A compreensão aprofundada nos serve como instrumento de mudança.

Raphaella 27/05/2020

Desconstruir-se
Então, quanto mais leio sobre o tema, mais interrogações me vem a mente, por isso, dessa vez decidi oportunizar-me na leitura da tão querida e famosa Djamila Ribeiro! Leitura válida! Livro breve e objetivo, a autora explica e faz abordagens de forma simplista e não menos importante em uma luta. E, a impressão que eu tive deste livro é que, além de importante e necessário, serve para aqueles que estão em uma diária desconstrução.