Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola

Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola Danilo Gentili

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Marília Vieira 30/05/2010

Se nada der certo, viro humorista!
O livro de Danilo Gentili é erroneamente comparado ao livro de Marcelo Tas. Comparação essa que se dá unicamente pelo fato de ambos os autores serem membros do humorístico CQC - Custe o Que Custar - da Rede Bandeirantes. O livro de Tas, apesar de ser sim dotado de uma crítica bem-humorada é ainda uma obra sobre política, enquanto o livro de Gentili é um pequeno apanhado das peripécias escolares do garotinho que outrora fora o maior terror dos professores de Santo André e agora é um dos maiores nomes do Stand Up e do "novo jornalismo" do país.

Como se Tornar o Pior Aluno da Escola é do tipo que se lê num único dia, não porque seja curto - e cheio de ilustrações - e sim porque a cada página virada, você se pergunta: "Como esse cara pensa em todas essas maluquices?" e "Será que ele fez mesmo isso?"

Muito criticado o livro não nega a quem pertença sua autoria. Tem o atrevimento e o ar debochado tão característicos de Gentili. Atende brilhantemente ao propósito a que se presta: divertir! E não ensinar, que isso fique bem claro. Todo e qualquer um que leia-o até o final, verá que criar uma geração de pequenos anarquistas não é o objetivo final. Provavelmente não ser o próximo Best-seller nacional, mas é um deleite para aqueles que se identificam com o escárnio e a crítica tão própria da comédia original.
Pri 17/02/2013minha estante
EXATAMENTE ISSO! PERFEITA RESENHA

Bru 14/12/2009

Nas minhas duas faces:

Como Profa. Bruna eu queria conversar com esse menino e sem duvida mandar ele pra diretoria mais uma vez... Pq dah vontade!! ou Até xingar ele... ahhaha

Mas como Bruna, eu não conseguia parar de rir! E pensar "putz eu poderia ter feito isso em tal aula ou em tal trabalho!"

Então é um livro sem nenhuma moral, q sem duvida alguma, como ele mesmo diz, NÃO INDICO A ESTUDANTES!! ahahahah Pelo bem da minha profissão ahhahaha

Lina 06/10/2010

Ainda bem que o Danilo Gentili não depende do seu talento de escritor para viver. É só isso que eu digo.

mclaraab 07/11/2023

Bem juvenil.
Li a bastante tempo, na época eu era mais jovem, rss? e um livro de humor com coisas que todo aluno já pensou e se não pensou em fazer fica com vontade. Confesso que algumas coisas achei bem perigosas mas na época pela idade me tirou bom sorrisos.

Trajano 01/04/2022

Me pergunto qual o público desse livro
Não é infantil, pois na própria capa afirma não ser adequado para crianças, tão pouco acredito que os pais comprariam um livro que ensina (mesmo que de forma cômica) como praticar bullying, mentir para os pais e professores, colar, destruir material escolar, atormentar professores e funcionários da escola, etc. Adultos pouco irão se identificar com tais ações e, como eu, provavelmente não ririam mais do que 2 ou 3 vezes durante o livro, e mais por algumas situações que de tão absurdas que chegam a ser engraçadas, do que rir verdadeiramente de piadas. Então me pergunto, qual o público alvo desse livro? Não acrescenta em nada, não é engraçado o suficiente e ainda ensina práticas abomináveis. As ilustrações são criativas e são o que ainda salvam um pouco, porém não são o suficiente.

Beatriz Gosmin 24/06/2011

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com
Regra: O pior aluno jamais lê livros. O fato de você adquirir este exemplar já demonstra que você está disposto a ser rebelde até com essa regra, pois o pior aluno é um pirata que navega destemidamente pelos mares da chatice do oceano poluído chamado “escola”.

Este livro não é uma história em si, mas sim um manual, ou melhor, um curso para se tornar o pior aluno da escola. Peguei-o na biblioteca aqui da cidade e li em apenas um dia, ele não é grande, dentro possui muitas ilustrações legais e a capa é de brochura.

O livro é totalmente hilário! Ri feito louca com ele! Tudo bem, é claro que não tenho a mínima intenção de me tornar a pior aluna da escola , mas que deu vontade de construir aquela zarabatana com cano de PVC deu hem!

Ele ensina várias técnicas para o candidato à pior aluno: desde como formular respostas altamente complexas para provas (que deixem a impressão de que você respondeu brilhantemente) aos métodos mais sofisticados – e infalíveis - de colar.

Veja um exemplo real de como dar respostas bem estruturadas mesmo sem saber absolutamente n-a-d-a feito por um aluno de vestibular:

Todas as células, a partir da célula que sofre a mutação, são anômalas? Justifique sua resposta.

“Não, porque umas são anômalas e outras não. Se algumas células são anômalas e outras não são, conclui-se que nem todas são anômalas, já que não são todas que apresentam anomalia. Se não são todas que apresentam anomalia, não se pode dizer que todas são anômalas. E vice-versa.”

O livro em si é muito bom, principalmente se você analisar bem as imagens. Mas, na minha opinião, ele deveria ser proibido para menores (acho que as novas edições já estão com o selo de proibição igual está na capa ali de cima, falo isso porque o que eu peguei ainda não tem). Sim gente! Ele realmente instrui a garotada a fazer coisas absurdas, e como sei que existem pessoas que teriam coragem de seguir a risca os mandamentos do livro, não acho correto deixar ao alcance de garotos de 10, 11 anos, principalmente se ele já for meio... terrível.

Mas, super indico a leitura! De verdade! Ele se tornou um dos meus favoritos, e se você não for um mal aluno – e espero realmente que não seja – vai adorar este livro!

Ele ensina colocar apelidos nos colegas, a colar, a se safar dos castigos, a irritar os funcionários da escola e muitas outras artimanhas incríveis! Eu a-m-e-i ler este livro e aconselho todos a fazerem o mesmo!
(menos se você ainda for uma criança arteira com mente em formação XD)
G. Pedro 10/07/2011minha estante
Você escreve muitíssimo bem, nunca li o livro, mas só de ler a sua resenha, caí nas gargalhadas.

De 04/01/2012minha estante
Pode até ter censura, mas... 18 anos, ah, por favor! Como se um adolescente não retardado de 14 ou 15 anos fosse tentar alguma dessas táticas 9-9

Ramon98 16/02/2014

Sun Tzu já dizia "Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...", meus alunos que me aguardem, agora estou preparado! kkk

Hildeberto 04/10/2016

O ponto positivo do livro é que a edição da Panda Books é muito bonita e bem feita.

O ponto negativo é todo resto.

É muita baboseira, coisas sem sentido. Tentei achar graça, mas o máximo que consegui foi "como uma pessoa pode escrever isso?". Definitivamente, não faz meu tipo de humor.

Concordo com ele com a ideia de não fazer as coisas só porque te mandam fazer; que as escolas as vezes parecem uma prisão; e até gostei de descobrir a técnica do Leonardo Da Vinci de dormi apenas 15 minutos a cada 4 horas para melhor aproveitar o dia.

Mas é muita babaquice em um livro só.

Talvez eu não seja o público alvo do livro, ou simplesmente não me identifique com o tipo de humor. Seja como for, não indico a leitura desse livro (na verdade, só li o livro porque precisava de algo não muito complexo para passar o tempo enquanto trabalhava como mesário nas eleições).
Karla 07/10/2016minha estante
Minha gente, isso é como assistir filme de sessão da tarde pra procurar graça e no fim das contas descobrir que seria melhor ter dormido.

Karla 07/10/2016minha estante
Resumindo: Você tá certo mesmo. Leitura de arrependimento .-.

Livroseliteratura 16/12/2020

Resenha do Livros & Literatura
Super admiro o Danilo e o considero extremamente inteligente. Assim, esperava bem mais da obra. É uma "leitura" (há mais ilustrações do que textos em si) rápida, mas meio que me senti insultada, pois não é possível que alguém tão inteligente subestime a minha capacidade enquanto leitora ou acredite que é produtivo alguém investir seu precioso tempo lendo um monte de quase nada. Indico para quem gosta de leitura rasa e acredito que talvez tenha sido esse o real objetivo do autor.

Carol Galvão 22/01/2010

É um livrinho curto, de rapida leitura e bem engraçado.
Tem qe ser lido sem querer tirar grandes lições ou faze criticas. Algumas coisas que ele fala faz a pessoa lembrar de amigos de colegio e dar boas risadas.

Realmente não é recomendado para estudantes, porque esse livro em mãos criativas pode gerar problemas para os professores.

Leitura leve!!

Isabellefermonteiro 09/09/2021

TODO adolescente deveria ler.
O livro é uma leitura super rápida e divertida e relendo agora adulta me veio uma nostalgia porque eu pude imaginar o pior aluno da minha turma escrevendo isso. Eu li esse livro pela primeira no ensino médio entre toda a pressão das aulas, do trabalho e principalmente do Enem, ele me fez abrir os olhos e me ajudou a passar por essa fase sem surtar. Durante a leitura percebi que estava tudo bem relaxar um pouco, que tirar uma nota baixa não ia me matar e que eu deveria aproveitar mais a escola e meus amigos antes de me formar. Apesar da pandemia ter atrapalhando meu último ano foi a melhor época da minha vida. Acho que todo adolescente deveria ler.

Laine Souza 05/11/2017

Esperava mais
Não achei engraçado, e sim retardado. Leitura cansativa. Humor forçado. Em raros pontos possui humor inteligente. O livro deve ter sido escrito de ultima hora como foi escrito.

KamillaBarcelos 28/09/2010

Pelo o que eu acompanhava o blog do Danilo Gentili antes dele ficar famoso, seus textos eram impecáveis, inteligentes e com uma retórica perfeita. Imaginei que esse livro seria assim. No entanto, ele usa uma abordagem bem infantil e absolutamente refutável. Característica pela qual os seus textos usuais não pecam nesse ponto. Os desenhos ao longo do livro são bem criativos.

Will 29/01/2010

Aulas chatas ??? NUNCA MAIS!!!!
Tem como a escola ser chata, com diversão como essa???
Achei perfeito, todas as técnicas e pequenos truques são realmente maravilhosos e divertidos!
Admito que esse livro pode se tornar o pesadelo de muitos professores se cair nas mãos de uma mente tão criativa quanto a de alguém como Danilo Gentili, porém que sejam dadas asas a imaginação. Eu mesmo admito que deveria ter aprontado bem mais nessa época do colégio. Quase botar fogo na moto de um professor, queimar uma cortina, e quebrar uma porta foram realmente pouco! (Risos...)
Me chamem de irreponsávei, mas eu darei esse livro ao meu filho. Pode ser que desperte o pior nele, porém ele nunca poderá reclamar que não se dirvertiu, e que não despertou a criatividade dele.
E aos professores apenas um recado: os realmente bons e que são "gente boa" não serão alvo, apenas pense no professor que vc está sendo!!! (risos)... palavras de um quase pior aluno da escola.... (risos)

1 | 2 | 3 | 4