Conan, o Bárbaro - Livro 1

Conan, o Bárbaro - Livro 1 Robert E. Howard

Resenhas - Conan: O Bárbaro

Deyvid 20/01/2021

Tão antigo quanto Conan...
É o que pensei dessa coletânea de contos...chegando em algum ponto até soar "racista" na forma de tratamento de alguns povos. Mas existe um disclaimer no prefácio para pode situar um provável novo leitor. São histórias diretas e divertidas para garotos sem nada pra fazer numa tarde há 60 anos atrás...hj não vejo Conan como um atrativo na literatura, mas pra um fã como eu, é um prato cheio!

Acervo do Leitor 31/01/2018

Conan, o Bárbaro – Vol #1 | Resenha | Acervo do Leitor
Você sabe quem ele é. Ele veio de uma terra montanhosa, selvagem e macabra. A Ciméria não faz filhos nem esperança. De seu ventre saem bárbaros indomáveis e mortais, e nenhum deles é mais assustador do que Conan. Seus cabelos negros como a noite, sua pele bronzeada e curtida ao sol, seus olhos de um profundo azul e seu corpo repleto de cicatrizes são inconfundíveis. Quem cruza com ele ou abaixa a cabeça ou a perde. Para ele a vida é feita em apenas quatro tons: preto, branco, cinza do aço e vermelho do sangue. Por onde passa deixa reinos destruídos, amantes apaixonadas e uma pilha de corpos… e essa é a sua verdadeira história.

“Nosso deus é Crom e sua raça sinistra, que governa numa terra sem sol, de névoas eternas… o mundo dos mortos!“

Essa magnifica obra é uma compilação dos contos originais escritos pelo criador do mais icônico personagens da história do ramo da Fantasia conhecido como “Espada & Feiticaria”. É sempre desafiador escrever sobre um livro de contos. Há sempre o risco de ser extenso demais ou cansativo. Então, como já fiz anteriormente, darei uma prévia das aventuras vividas pelo mais querido e temível Bárbaro da historia. “A Fênix na Espada” encontramos Conan como Rei da Aquilônia tendo que lidar com traidores e uma conspiração para depor sua coroa. Muitos não aceitam um bárbaro, sem sangue real no trono, e forças das trevas são invocadas para mata-lo. Em “A Cidadela Escarlate”, Conan, ainda Rei, é trazido junto com seus exércitos para uma armadilha. Enquanto é aprisionado em uma cidadela macabra, Aquilônia entra em ebulição e todos querem o poder na ausência do selvagem monarca. Mas Conan ainda não está morto, com a ajuda de um misterioso mago desaparecido ele está retornando nas asas de uma estranha criatura para clamar pelo que é seu! Na aventura “A Torre do Elefante” Conan, ainda um jovem ladrão na época, pretende saquear uma misteriosa torre que dizem abrigar o mais valioso tesouro que já existiu. Buscando riquezas acabará encontrando a morte e criaturas milenares há muito esquecidas pela história.

“Seus pais tiveram de lutar e sofrer, e entregaram-lhes as coroas numa bandeja dourada. Vocês herdaram seu direito sem erguer um dedo, exceto para envenenar alguns irmãos, mas eu obtive lutando! Vocês se sentam sobre cetim e bebem vinho ganho com suor de outras pessoas, enquanto falam do direito divino da sabedoria… Bah! Eu escalei o abismo do barbarismo nu até o trono e, nessa escalada, derramei meu sangue tão prontamente como derramei dos outros. Se alguém tivesse direito de governar os homens, por Crom, este seria eu”

Em “O Colosso Negro” Conan é um capitão mercenário que devido a uma profecia torna-se comandante de um exército no meio de um cerco mortal. Acaba envolvido em sangue, batalhas e com uma inebriante e misteriosa princesa. Na aventura “Xuthal do Crepúsculo” descobrimos que podem existir coisas piores do que morrer de sede no deserto, mesmo bem acompanhado. Para sobreviver Conan e sua companheira entram em uma amaldiçoada cidade composta por macabros espíritos e loucos demônios que vivem da vida, literalmente, dos visitantes desavisados. Em “Um Poço Macabro” encontramos Conan vivendo como pirata, tentando conquistar sua tripulação no aço, acabando parar em uma macabra ilha onde os habitantes e seus cultos antigos desejam muito mais do que ouro nas trocas comerciais.

“É tudo um pesadelo – Natala afirmou – Estamos mortos e condenados! Nós morremos no deserto e viemos parar no Inferno! Somos espíritos desencarnados… aaah!
Seu grito foi provocado por um tapa ressonante de Conan.
– Se um tapa a faz gritar assim, você não é espírito algum.”

Uma edição com acabamento impecável e repleto de ilustrações internas que trazem de volta, apesar dele nunca ter “ido embora” realmente, Conan em toda sua glória e raiz. Seu genial criador Robert E. Howard morreu cedo, mas deixou um legado eterno para todos os amantes da Fantasia. Presencie a gênese de um mito. Você pensa que sempre conheceu este personagem, agora é o momento de conhece-lo de verdade. E, por CROM, você jamais irá se esquecer!

site: http://acervodoleitor.com.br/conan-o-barbaro-resenha/

Jefte.Arcanjo 11/03/2023

Espada e Feitiçaria
Conan foi uma das melhores coisas que já li na minha vida. Suas histórias são repletas de detalhes, riquezas culturais, cenas incrivelmente descritivas e orquestradas, com batalhas épicas e combates brutais e viscerais. É uma verdadeira aventura!

Julião 28/10/2020

Por crom!
Eu nunca havia lido Conan e queria começar, foi assistindo um review do pipoca e nanquim que comecei a ler. Rapaz, que personagem interessante e que obra bem escrita! Puta que pariu! Dá pra ver nitidamente que muita gente se inspirou nas palavras do Robert para escrever.

Recomendo pra caramba!

JeffSouzaXD 18/09/2020

Conan a gente só respeita!
Um dos melhores personagens da literatura pulp. Essa edição da pipoca e nanquim é incrível!!

Luis Eduardo 10/09/2020

Um coletânea digna de coleção
Cada conto te surpreende com uma faceta de Conan, mostrando sua impaciência, audácia e carisma quando jovem, e sua experiência ao lidar com as situações diversas conforme envelhece.
A única parte a qual me desagradou, e isso culpo a mim e não ao livro, é a descrição enfadonha de um relato das eras presente no extras, não tira o brilho do livro, mas algumas pessoas podem não gostar da narrativa usada.

Em resumo, Conan é um trabalho excepcional da editora Pipoca e Nanquim, com uma edição primorosa em todos os aspectos, desde a arte até as ilustrações, e necessária para todos os fãs do Cimério e àqueles que curtem mundos viscerais.

Adendo: A sobrecapa da um brilho especial na estante,mas para manuseio de leitura recomendo a retirada, afim de evitar danos na mesma.
Cristiano.Cruz 07/10/2020minha estante
Discordo quanto aos extras Luis, acredito que esse adendo enriqueceu e deu corpo ao universo "howardiano", enriquecendo-o.
Quanto aos contos expressarem de forma esplendorosa cada faceta do personagem, concordo plenamente.
Vide o "Poço Macabro" em que todo o heroísmo de Conan é desconstruído como pirata

Luis Eduardo 07/10/2020minha estante
Sim, a leitura é importante para melhor conhecimento de mundo, mas a descrição tanto quanto relato um histórico, me desanimou um pouco, a imersão e os detalhes de cada estória que como vão se entrelaçando moldando o Conan é magnífico

Ogro 31/07/2020

Howard
Ler Conan como foi concebido é o que tornou esse livro tão legal. Hoje é fácil imaginar todos aqueles ambientes devido à toda bagagem já acumulada em hqs e filmes. Pensar que ele escreveu isso nos anos de 1930 faz cada história do bárbaro muito mais interessante.

Mateus 25/07/2020

Conan o bárbaro
Esse livro é incrível, de começo ja recomendo, diferente de outros autores que ja li, o howard consegue ser muito descritivo, te inserindo na cena de uma forma quase que tangível ao mesmo tempo em que não deixa a peteca cair nos diálogos, da pra sentir o grito do conan na sua cabeça, as cenas de ação são viscerais, cabeças decapitadas, sangue, gritos, socos, são muito bem escritos, mas não somente isto, existe também um clima de mistério e terror em muito dos contos, falando em contos, todos são excepcionais sendo o meu preferido ?xuthal do crepúsculo? por causa do clima de mistério no ar.

Edu021 12/06/2021

Conan: O Bárbaro - Livro I
Há muito tinha o desejo de conhecer mais do Conan, fiquei doido quando vi os livros na Amazon. Adorei as histórias, não seguem uma ordem cronológica mas nada que incomode a leitura. Partindo para o segundo! (Me deu vontade de ver os filmes com Arnoldão)

Mateus.CesArio 25/05/2022

Conan o barbaro
Este livro de contos trás a definição de espada e feitiçaria, Howard mistura intrigas políticas, masmorras, guerras de grande escala, monstros, mercenarios, criaturas cósmicas em historias que abordam diferentes fases da vida do personagem conan, um guerreiro barbaro que é muito mais sabio do que aparenta e tão poderoso quanto se pode imaginar, vemos o jovem conan ladrão, vemos o velho conan rei, o conan pirata dos mares e até o conan mercenario, a historia acompanha a vida desse personagem passando por torres fantasticas, cidades fantasmas, guerras sanguinarias e tudo que se pode esperar do gênero, as descrições são brutais, howard fazia descrições de batalhas incríveis como poucos conseguem, duelos indivíduais de abrir a boca, suas descrições são diretas mas não desprovidas de conteúdo, o texto de Howard é brutal, visceral e empolgante, como poucos autores hj em dia conseguem alcançar.

Os contos principais (fora os extras):

A Fênix Na Espada : nota 4/5
A Cidadela Escarlate : 5/5
A Torre Do Elefante : 5/5
O Colosso Negro : 5/5
Xuthal Do Crepúsculo : 4.5/5
O Poço Macabro 3.5/5

Giovaninha 23/01/2022

O Rei da Espada e Feitiçaria!
Acho que todo mundo já ouviu falar do Conan, seja através de quadrinhos, filmes, videogames ou só pelo boca a boca. Mas a maioria das pessoas não conhecem os contos originais e não fazem a mínima ideia do que estão perdendo!
Conan é selvagem, astuto, irônico e inteligente. Ao mesmo tempo que ele se atira em uma orda de inimigos ele também raciocina cuidadosamente sobre como derrotar seus adversários, sejam soldados comuns ou feiticeiros de imenso poder.
Essa linda edição da Pipoca e Nanquim traz os contos em ordem cronológica em que foram publicados originalmente e podemos acompanhar a jornada de Conan como mercenário, pirata, soldado, general e rei( Não é spoiler, no começo do primeiro conto já mostra ele como rei), e brilhando em cada um desses contos.
Os peronagens também brilham bastante nessas histórias, além de que, mesmo sendo publicado nos anos 30, a linguagem é super atual e a narrativa flui muito bem.
Resumindo, é um prato cheio para qualquer amante da fantasia e da aventura.

leandrobuas 16/03/2022

Primeiro contato com Conan?
A morte de Howard abreviou a carreira de um dos mais criativos escritores do seu tempo. Sua prosa poderosa, dotada de várias camadas, críticas ao comportamento humano e ao comodismo, amalgamava-se a histórias
sobre grandes guerreiros, belas mulheres, magos e demônios que viviam
em terras distantes e esquecidas. Poucos escritores conseguiram desen-
volver uma concepção de mundo tão ampla, coesa e completa quanto ele e,
seguramente, ninguém foi capaz de fazê-lo num prazo tão curto de tempo.
Howard cimentou o caminho para todos que o seguiram; ditou as regras e estabeleceu a base do que o subgênero Espada & Feitiçaria deveria ser. Mesmo hoje, seus textos permanecem ricos, viscerais, poderosos e im-
pressionantes de várias maneiras.

Matheus.Felipe 08/06/2020

Um conto melhor que o outro
A editora Pipoca e Nanquim merece todos os elogios possíveis pelo trabalho apresentado nessa edição de Conan, o Bárbaro. Desde a criatividade na capa até os detalhes que brilham os olhos no decorrer do livro, a editora tá de parabéns.

Os contos desse livro abordam diversas histórias do Conan, alternando diversos momentos da vida do personagem, como a época do Conan ladrão e Conan rei. A prosa de Robert E. Howard é precisa e impactante, te fazendo ficar tenso, angustiado nos momentos certos, assim como te faz vibrar quando o protagonista levanta sua espada.

Já estou ansioso pra ler o livro 2.

Matheus 07/04/2020

Espada e feitiçaria
Conan > Solomon Kane.

Carlos.Henrique 06/08/2021

Ótimos contos, testosterona e alguns problemas
O livro é muito legal, a maioria dos contos são divertidos (a torre do elefante foi o meu favorito). Conan é um personagem BADASS e se você for procurar reflexões super elaboradas nele, dificilmente vai achar. Não gostei muito dos personagens coadjuvantes, é um pouco revoltante o quanto que os personagens femininos são colocados na obra exclusivamente para exibir o quanto que Conan é o cara. Isso me incomodou um pouco... gosto de personagens femininos com personalidade e carisma... as mulheres do livro são bem estereotipadas como as donzelas sexys a serem salvas. Alguns comentários e alusões racistas me incomodaram muito, mas eu já fui pra leitura sabendo que isso poderia estar presente.
Enfim... Tentei levar a leitura de forma casual, tentando relevar alguns pontos. No fim, como grande fã do gênero Espada e Feitiçaria, me diverti muito com as histórias. As ilustrações são muito legais e ajudam a deixar a leitura mais dinâmica. É isso, merece 4 estrelas pela diversão e pela importância nesse gênero literário.
Pretendo ler as continuações...