Conan, o Bárbaro - Livro 1

Conan, o Bárbaro - Livro 1 Robert E. Howard

Resenhas - Conan: O Bárbaro

Tutu2014 02/04/2023

O livro de Conan 1.
O Conan é um bárbaro que enfrenta magos, guerreiros e monstros terríveis. O Conan transmite dor e medo para seus inimigos.
Nas histórias ele foi ladrão, mercenário, rei e pirata.
Eu gostei muito do livro, porque teve muita batalha, aventura e emoção.

Cilmara Lopes 19/01/2018

Por Crom, que maravilha de livro!
Matanças, festanças, mulheres exuberantes, guerreiros extraordinários, magos, fantasmas, demônios, tudo isso relatado de forma épica!
Em terras longínquas conhecemos as mais colossais histórias mitológicas. E nessas andanças está o grande cimério, Conan, um exímio bárbaro, de humor sombrio e ar imperturbável, que enfrenta à todos para conquistar o que deseja, o que considera justo.
🗡
Faço minhas as palavras de George R.R.Martin: "Acho que os fãs de fantasia deveriam voltar e ler os clássicos; obviamente, Tolkien, se você ainda não leu, mas também os trabalhos de Feitz Leiber (...) e as histórias originais de Conan, por Robert E.Howard (...)."
🗡
E temos muito que agradecer ao PN por trazer essa obra impecável na ordem cronológica que foi inicialmente publicada lá fora.
A edição está um primor! Capa dura com direito à uma sobrecapa transparente que permite desfrutar melhor a arte de Frank Frazetta, marcador em formato de espada, mapa hiboriano na guarda, recheado de ilustrações incríveis do Mark Schutltz, enfim..está linda demais! Se você também curte detalhes, vai se impressionar!
Vale ressaltar que o vocabulário e a estrutura narrativa estão excelentes, não senti uma suavizada ou mudanças excessivas no linguajar para facilitar o entendimento, o que por vezes irrita o leitor em muitas obras por aí.
🗡
Muitos podem não ter lido nada sobre Conan, mas tenho certeza absoluta que esse nome você já ouviu, então, se ainda assim, se sentir bem por fora, não se preocupe, a leitura é bem imersiva e contém um prefácio e extras que dão uma boa situada.
🗡
Leiam! Aproveitem, é uma experiência única!

Jean.Pinheiro 04/02/2018

Conan O Bárbaro
Livro obrigatório para qualquer amante de fantasia!!!!!

Iago Medeiros 13/02/2018

Um petardo!
Livro reúne os primeiros contos de Conan por Robert E. Howard e são sensacionais. O criador de Conan nos traz 7 contos em ordem de publicação, passando pelas diversas fases da vida do cimério (seja ladrão, pirata, guerreiro, mercenário, rei). O que mais impressiona nos contos é o estilo bem enxuto de escrever de Howard, evitando muitas descrições e focando mais nas ações e diálogos da história.

Cada conto é repleto de coisas fabulosas: feiticeiros poderosos, homens mesquinhos, traições, violência... mas quase sempre pautado em uma boa crítica do autor para os problemas da sociedade na época, seja ela com as drogas ou riqueza exagerada dos almofadinhas. Conan é virtuoso, um herói que não veio de um berço de ouro, alguém que galgou as escadas da sociedade a ferro e fogo, alguém que dá a cara a tapa e mostra um coração de ouro, mesmo sendo exergado como um bruto, selvagem, sem civilidade.

O livro ainda traz alguns extras como o excelente Os Anais da Era Hiboriana (que traz toda a história por trás do continente até chegar aos dias de hoje), um poema curto sobre a terra do herói (Ciméria), um conto publicado postumamente (O Deus na Urna) e uma pequena biografia sobre o autor. Não percam tempo, este é uma obra prima escrita pelo maior autor dos pulp fictions. Excelente!

Yuri Almeida 24/02/2018

Cães sarnentos!
Eis que termino essa obra prima! Não sei nem por onde começar mas tentarei ser breve. Se vc conhece Conan dos filmes, já adianto que é uma imagem completamente distorcida do real personagem, Conan não é um troglodita burro de sunguinha de texugo como fizeram-no parecer nos cinemas, é um bárbaro que possui uma esperteza inata, fala diversas línguas, é estrategista e gosta até de artes kk. Dito isso, nesse livro a gente é apresentado a sua versão verdadeira, e o personagem é fantástico, Robert Howard o coloca em situações assombrosas, quase sempre em alguma dungeon sombria repleta de seres cósmicos com sede de sangue. Essa receita por si só já seria suficiente pra me manter cativado, mas aliado a isso temos a escrita portentosa do Howard, sua narrativa conseguiu elevar meu nível imaginativo ao máximo, foi muito fácil mergulhar no mundo que ele criou. Outro ponto forte é que, pelo fato de serem contos, não tem enrolação nenhuma, romancezinho ou melodramas, toda página tem valor(e MUITOS quotes fodas), além disso, os contos não seguem uma ordem linear, ou seja, iremos conhecer várias fases da vida do personagem, rei, ladrão, pirata, mercenário. Sinceramente nem parece que isso foi escrito em 1930. Conan não foi minha melhor leitura do ano, talvez tenha sido da vida. Obviamente, Howard possui seus defeitos, há quem não curta algumas de suas manias narrativas, que ele realmente possui, mas a mim não houve incômodo, passaram praticamente desapercebidas ante a imersão absoluta que eu me encontrei o tempo inteiro. É isso, Conan é leitura obrigatória se vc curte esse gênero ou joga D&D rs.

"As trevas gritaram com um termo eterno
Quando o leão espreitou pelos salões do inferno"

Dhiego Morais 05/08/2018

Conan #1
O horizonte é tempestuoso e raios singram o céu com fúria incalculável. O Caos cavalga em animais enfurecidos, enquanto não se distingue som algum, exceto pelos gritos de fúria e de dor. Um golpe recente ainda ressoa pelo elmo de chifre; parte da sua audição se perdeu momentaneamente. No entanto, a fúria, ah, sim, a fúria da batalha ainda ressoa vividamente entre sua pele e seus ossos. O machado risca o ar e o sangue espirra. O mesmo machado corta em outra direção, com um urro, e a cabeça adiante rola no campo. Impiedosamente, dotado de tudo, menos do medo, o selvagem cimério escala o monte de corpos inertes aos seus pés e ergue o machado novamente, como se ofertasse aos deuses: há um brilho azul nos olhos e uma confiança indubitavelmente bárbara. Você é Conan!

Em janeiro eu pude ter a experiência de ler H. P. Lovecraft, em uma edição bastante caprichada da Darkside Books: Lovecraft: Medo Clássico Vol. 1. Depois de concluir a leitura e concluir que havia adorado a mente cósmica por trás de tantas histórias, li sobre a relação de amizade entre o autor e outra grande figura do século XIX, tremendamente respeitado e idolatrado por suas criações: era Robert E. Howard, o pai de Conan, Solomon Kane, Kull e Red Sonja. Aproveitando-me de minha promessa relacionada a ler mais autores e autoras representativos, plurais, fora do eixo EUA-Europa e, claro, alguns clássicos da fantasia, aproveitei para inserir na meta do ano a leitura de Conan, o meu primeiro contato com a figura icônica do bárbaro na literatura. E o fato é que eu gostei bastante!

“Eu sou um bárbaro, então devo vender meu reino e seu povo em troca da minha vida e do seu ouro imundo?”

Conan, o Bárbaro: Livro 1 é uma edição especial da editora Pipoca & Nanquim, em acabamento de luxo e com tradução de Alexandre Callari, contendo em ordem cronológica de publicação as obras do renomado Robert E. Howard. Trata-se de uma experiência praticamente irrecusável, com conteúdo extra muito bem-vindo, além de ilustrações entre os capítulos e dotado com as capas originais da revista Weird Tales, lançadas na década de 30.

Conan é uma das figuras mais conhecidas e cultuadas do meio nerd há bastante tempo. Percorrendo desde os romances originais, até o cinema, os jogos para console, as action figures; bem como influenciando outras obras e formatos da tão conhecida Espada & Feitiçaria, Conan é uma espécie de elo que liga o realismo à fantasia contemporânea, em uma tessitura tão firme e apreciada que se mantém em alta mesmo após tantas transformações da literatura.

Com uma história rica e complexa, Conan atravessa uma série de fases durante a vida, de nascido em campo de batalha, passando por um bárbaro acumulador de vitórias até sagrar-se líder e rei. Howard soube abrir um leque muito flexível para a personagem, possibilitando uma fonte de histórias quase inesgotável.

“O velho feiticeiro levantou-se e encarou seu perseguidor, os olhos iguais àqueles de uma serpente furiosa, o rosto, uma máscara inumana. Em cada mão ele trazia algo cintilante e Conan sabia ser a morte o que ele segurava.”

Nesta edição, o leitor se depara com as seguintes histórias: A Fênix na Espada, A Cidadela Escarlate, A Torre do Elefante, O Colosso Negro, Xuthal do Crepúsculo e O Poço Macabro. Além disso, encontram-se nos extras: o poema Ciméria, um texto sobre a Era Hiboriana, uma biografia do autor e um conto póstumo, O Deus na Urna. A seguir, como qualquer antologia resenhada por aqui, cito os textos que mais me agradaram:

- A Cidadela Escarlate: talvez a minha história preferida do livro, aqui nós encontramos um Conan já rei, com sua base de poder relativamente cimentada. Em meio a um ardil, Conan tem o seu exército desbaratado por forças inimigas e, capturado, é levado até a capital dos domínios de Strabonus, Khorshemish, onde a fortaleza imponente de seu mago, Tsotha-lanti, um ser antigo, maligno e igualmente misterioso habita. Em meio a intrigas pelo poder e muita ação, Robert E. Howard constrói uma história fantástica, bem narrada e recheada de magia e batalhas muito bem escritas. O final é recompensador!

- A Torre do Elefante: a Marreta, onde as tochas reluziam lúgubres na festança. Aqui o leitor encontra um Conan mais jovem, mais impetuoso, dedicado aos roubos. Howard apresenta um novo cenário de seu mundo amplo e realista, uma Zamora cheia de becos, suja, viciosa, perigosa, em que Conan deve provar ser capaz de se infiltrar no covil de Yara, o sacerdote que governa a Torre do Elefante, uma espécie de antro místico impenetrável, responsável por guardar uma série de joias preciosas, entre elas uma ainda mais singular e secreta: o Coração do Elefante. Apesar de não ser a história mais longa do livro, trata-se de uma das mais bacanas, com boa mitologia e uma narrativa que em certos momentos me lembrou de Lovecraft. Além disso, a Torre do Elefante ainda possui um dos primeiros capítulos mais animados da antologia. Vale muito a pena!

- O Deus na Urna: uma das primeiras histórias de Conan escrito por Robert E. Howard e somente publicada muitos anos depois de sua morte, O Deus na Urna resgata um bárbaro que ainda leva a sua vida como ladrão. Dessa vez, encontrado por um dos guardas de um ilustre nobre recém-assassinado, em meio a sua tentativa de roubo, Conan deve provar sua inocência a fim de escapar de ser condenado à morte — ainda que tente lutar. Envolvendo um artigo misterioso, o conto é recheado de certa tensão e resgata a sensação dos antigos filmes cujo cenário é o Egito e sua mitologia e cultura. Bem interessante, de fato!

“Mas o rosto era inumano; cada linha, cada característica era gravada pelo mal... um mal que transcendia a maldade dos seres humanos. A coisa não era humana; não podia ser.”

A escrita de Howard é bastante agradável, bem mais fluida que a de seu amigo, Lovecraft, com quem se correspondeu várias vezes, antes de ter a carreira encerrada abruptamente ao se suicidar.

Conan é um marco na literatura de fantasia, um verdadeiro clássico da espada e feitiçaria, imbuído de uma essência que dificilmente envelhece. Apesar de possuir certos problemas ideológicos relacionados a gênero, etnia e características fenotípicas, parte disso relacionada com a época em que o autor viveu, não há como descartar a importância cultural e literária de uma obra tão rica e abrangente. O leitor que se compromete a ler Conan tem a oportunidade de ver o nascimento de uma lenda, bem como de um dos pilares de um gênero que se reproduziria ostensivamente anos mais tarde, solidificando-se como uma das principais fontes de heróis de capa e espada da literatura.

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/991-conan-o-barbaro-livro-1

Evanir 13/01/2019

Uma grata surpresa
Conan Vol. 1 foi uma grata surpresa. Eu havia comprado essa obra, porém ainda não havia lido. Quando o volume 2 foi lançado resolvi lê-la para decidir se compraria o novo volume. Confesso que não esperava muito, porém para minha surpresa, a obra é excelente. Não espere uma obra que enriqueça sua cultura (no sentido pedagógico). É apenas diversão, mas diversão da boa!

Alex.Souza 08/05/2019

Simplesmente sensacional!
Esse foi o livro que me motivou a escrever. Nem precisava dizer mais nada. À medida que eu ia lendo, pensei: "o que eu estive fazendo da vida que ainda não tinha lido isso?". A edição também é perfeita. Capa dura com arte sensacional; títulos dos capítulos feitos à mão; contos na ordem que o autor os lançou. Enfim, simplesmente perfeito.

Matheus.Cezar 24/12/2019

Excelente
Bom, não tem motivo para eu ficar aqui dando uma de crítico literário, então ai vai a minha opinião de forma bem simples.
Este livro é maravilhoso, os contos são divertidos, envolventes e até inesquecíveis. Leiam, vão amar.

Guilherme 16/04/2020

Conan, um herói a moda antiga
Conan, o aventureiro bárbaro concebido pela mente afiada do autor Robert E. Howard, é um protagonista que mesmo carecendo de profundidade não deixa de ser carismático. O machão bruto, cheio de hábitos mundanos e sem nem um pouco de paciência se mostra um guerreiro nato, nascido e criado entre conflitos. Essa temática fascinante serve bem de pano de fundo para essa antologia de contos do personagem, que em sua essência são divertidas e interessantes.

Conan é um herói criado na primeira metade do século XX, para revistas pulp, suas aventuras se desenrolam numa mistura de ação, mistério e com pequenas pitadas de sensualidade, elementos esses que ainda são muitíssimos atraentes para o leitor. O universo de Conan é exacerbadamente masculino, o que por momentos são extremamente machistas e nada sutis. Assim sendo o disclaimer dado na introdução do livro serve perfeitamente para preparar o leitor, para entender o período que essas histórias foram escritas e seus contextos.

O projeto gráfico da editora Pipoca e Nanquim é fabuloso, desde a capa até os detalhes mais sutis como a gramatura do papel, o trabalho de diagramação e a incrível dust cover. Tudo feito com um capricho raro.

Um livro divertido e fascinante, desde que se entenda o contexto e o momento que foi concebido. Adorei.

Antonio.Sandro 14/07/2020

A última vez que tinha lido Conan, foi há muito tempo, mais precisamente na época das publicações mensais da Editora Abril em formato de HQ, entre os anos 80 e 90. Fiquei surpreso e muito feliz em constatar o quanto é fantástico o material original. Alguns contos me trouxeram a memória as adaptações em quadrinhos feitas por Roy Thomas e John Buscema que eram de encher os olhos. "O deus na urna", contido nos extras, era o único conto deste livro que eu ainda não conhecia, e provavelmente pelo ineditismo, foi o que mais me cativou. Sem dúvida um dos melhores livros que já li.

Felipe SR 08/04/2021

O mais casca grossa dos bárbaros
Simplesmente espetacular, o livro todo é feito de contos e não em uma história continuada, um livro espetacular para quem gosta do gênero de fantasia. O acabamento gráfico que a editora da para a obra é fora de série, um dos mais belos livros que tenho em minha estante.

Ana 03/05/2021

Mestre do gênero
Howard criou um dos personagens mais conhecidos da literatura, que hoje faz parte da cultura pop. As histórias de Conan são divertidas, misteriosas, numa escrita fluida e muito bem feita. Certamente vale a leitura.

Aldo S. Oliveira 04/02/2022

Conan I
Encontrei neste livro ótimas aventuras do guerreiro mais casca grossa que a ficção já viu. Adorei a coletânea que o Pipoca&Nanquim fez com as histórias do Conan e já sou fã desse personagem. Fiz uma ótima escolha ao comprar este livro e creio que os outros 2 livros não me decepcionarão.

Rod 10/07/2022

Reunião de contos sobre Conan
No livro não existe uma estória fechada e sim uma série de contos contando aventuras vividas por Conan.