Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha

Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha Liudmila Petruchévskaia

Resenhas - Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marcos Toledo 18/02/2022

Meio médio
Não é perfeito e nem é um livro muito memorável.

Alguns contos são meio ???

Outros são até legaizinhos, mas nada muito memorável.

Tem uma vibe meio ?o vilarejo? do Raphael Montes. Só que o Raphael manda muito melhor ??

Patcha 29/11/2021

É certo rir do medo?
A literatura russa sempre me chamou muita atenção, principalmente pelo amargor contido na maioria dos seus textos. E até um mês atrás acreditava que todo autor russo era triste, pois não conhecia esse livro.
Frases como "sucessora do Edgar Allan Poe" e "cria histórias de horror com uma pitada de humor" costumam ser atreladas a autora, e com razão. A sutileza com que ela nos faz dar um sorriso de canto de boca enquanto lemos sobre a desgraça alheia ou sobre fantasmas e assombrações é um tanto quanto incomum, e a forma com que constrói uma narrativa semelhante a um conto de fadas tornam a experiência como um todo deliciosa. Suas histórias são simples, mas sempre carregam consigo algo assustador, e o gostinho de "quero mais".

Paulo1376 12/05/2024

Os contos possuem exacerbada liberdade narrativa. Os textos vão do hilário, cômico ao sombrio e grotesco, que formam uma miríade de sensações na cabeça do leitor. Achei uma proposta muito interessante.

Sérgio 22/10/2020

Cultura diferente...
Uma série de contos de histórias que parecem infantis, um começo parecendo clichê, mas que vai fazendo a curiosidade bater e a leitura fluir. Analogias e cultura diferente tomam conta dos contos.

Angelita 14/02/2021

Interesante, mas não excelente.
Parece um Além da Imaginação (Twilight Zone) em formato de contos. Alguns bons, outros nem tanto. Alguns entendíveis, outros nem tanto.

Mirela Müller 31/08/2021

Comecei a ler esse livro apenas pelo seu nome e me surpreendi quando vi que é um livro de contos. Apesar de passar a impressão de que são histórias de terror, são poucos os contos que falam sobre algo sobrenatural. Achei a linguagem e a escrita complicadas, foi meu primeiro livro de escrita russa e acabei estranhando (talvez pelo fato de que algumas histórias tratam diretamente sobre a cultura russa, que não sou familiarizada). Gostei bastante de alguns contos, como ?A vingança?, ?Higiene?, ?A lanterna?, ?O sobretudo preto? e ?A história do relógio?.

Carol 18/09/2021

Contos de Fadas Assustadores
Muito interessante, recomendo.
21 contos capaz de nos assustar e comover, parece que estamos sentados em torno de uma fogueira ouvindo uma boa contadora de histórias.

Mika.Chan 28/12/2022

Pra quem tem estômago
Os contos desse livro são uma grande mistura de bizartices e coisas sem nexo, ma nao no sentido ruim.
Cada conto tem uma história bizarra que ao chegar ao fim, faz vc fechar as paginas pra pensar no que acabou de ler.
Uma mistura de mistério tipo creapy pasta e umas loucuras da cabeça.
Eu achei bem interessante, nao entendi alguma, assustei com outros.... Por fim, valeu a pena ler sim.

Refugios das Letras 20/04/2020

Era Uma Vez Uma Mulher que Tentou Matar o Bebê da Vizinha é uma coletânea de contos da russa Liudmila Petruchévskais. Nas suas histórias a autora utiliza elementos sobrenaturais para realçar o realismo das suas histórias que emergem nos sentimentos contraditórios das relações familiares: dedicação e avareza; cuidado e abandono; amor e rejeição.
Nesse cenário, os fantasmas da Liudmila forçam suas personagens e encararem a si mesmos e, ao fazê-lo, as empurram em direção ao buraco do autoconhecimento para, por fim, permitirem o consolo do renascimento.

O livro é tão assustador como ser obrigado a ficar nu em frente a um espelho de alto detalhamento.

shuhua 12/10/2021

O subtítulo diz q são contos de fadas assustadores mas eles n passaram essa vibe, teve muitos irrelevantes e outros q realmente gostei.
Ao todo são 21 contos, teve uns com história confusa, q n entendi nada, outros q a mensagem se perdeu, e outros q me impactaram mais, apenas 5, por isso n tenho certeza se recomendo.
Caso for ler com as expectativas baixíssimas, pode se surpreender, mas eu já fui achando q encontraria ouro por causa da sinopse, capa e outros elementos, por isso me decepcionei um pouco, mas a experiência foi boa.

Rafaelle 07/02/2020

Comecei entendendo nada
e quando terminei parecia que tinha acabado de começar

os contos não tiveram muito sentido para mim (talvez por eu não conhecer absolutamente nada sobre a cultura russa?) e a maior parte do livro eu passei entediada e sem ter noção nenhuma do que tava rolando

O único conto bom é o que tem o título do livro mesmo

felpspovoa 26/01/2023

quando o skoob começar a dar os devidos créditos de resenha para os usuários eu faço uma resenha deste livro :)

batepapowall 23/05/2024

Era uma vez uma mulher pobre
Ora aterrorizantes, ora fantasiosos mas sempre tristes. Os contos deste livro me transportaram para uma vida sofrida e gelada.

Coruja 11/12/2018

Esse livro me chamou a atenção pelo título e pela referência a 'autora russa escrevendo contos de fadas que foram censurados'. O que nessa frase não me chamaria a atenção, não é verdade? Parece que foi feito sob medida para mim. Terminei ganhando ele de presente de dia das bruxas (obrigada, Tatá!) e, como era um livrinho curto, comecei a lê-lo quase de imediato.

O engraçado é que esses contos russos me passaram uma enorme impressão de nostalgia. O estilo narrativo da Petruchévskaia, sua mistura de dolorosamente prosaico com o assombroso, a superstição, a astúcia, tudo isso me lembrou as histórias de trancoso que eu ouvi quando criança no pé da vizinha da minha avó. Há algo de universal nas experiências humanas que surgem nesses contos - histórias de sacrifício, de amor, de família, de medo e reparação, de morte - e, por isso, eu as ouvi no sotaque sertanejo que embalou minhas primeiras experiências com contadores de histórias.

É engraçado, porque você vai lendo, vai lendo, e as coisas parecem tão comuns e ordinárias... que quando o fantástico aparece, é como se você levasse um susto, como se caísse de paraquedas. Mas, mesmo diante do inesperado, esses vislumbres de um Outro Mundo não parecem deslocados, não são artificiais. São uma faceta a mais do universo com que estamos acostumados. Uma faceta que, sutilmente, entrega a realidade do que foi o regime soviético - e daí você entende o motivo de ela ter sido censurada. Porque essas assombrações, esses mortos que rondam seus crimes nos contos que vão se sucedendo são consequência dessa História, de um regime francamente esquizofrênico, que prometia justiça social e entregava prisões, fome e guerra.

Levando tudo isso em consideração... que melhor maneira que contar essa história, senão com contos de fadas em sua forma mais crua?

site: https://owlsroof.blogspot.com/2018/12/resumo-da-opera-outros-varios-titulos.html

Cibele 23/05/2021

Alguns contos são muito bons, outros li entediada. Gostei muito de "o sobretudo preto"!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6