Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha

Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha Liudmila Petruchévskaia

Resenhas - Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Radamila 19/10/2020

Alguns contos tristes, outros engraçados, outros de terror. Histórias curtas e sensíveis. Muito bom.

@jaliagoraesuavez 07/05/2019

Eu esperava muito mais
“Liudmila Petruchévskaia pertence ao grupo de escritores que não encontram equivalente em nenhum outro autor, tradição ou país. Considerada por alguns a herdeira de Allan Poe e Gógol, a maior autora russa viva combina o contexto soviético em que produziu grande parte de sua obra com uma realidade povoada por assombrações, pesadelos, acontecimentos macabros e personagens sinistras.”

Esse livro nos apresenta histórias sobrenaturais que retomam a tradição dos contos folclóricos, porém dotadas de um humor contemporâneo.

Comprei achando que era um livro de contos de terror. E até é, mas não sei explicar muito bem o que achei dele. Me criou sentimentos muito confusos.

Contos são complicados. Requer muita atenção, pois a história é tão curta e rápida que, se você não estiver ligado nela, perde tudo que acabou de ler.

E aqui, isso aconteceu comigo em alguns contos. Não prenderam a minha atenção. Foram confusos. Pode ser por ser um tipo de literatura (russa) que não tenho nenhuma intimidade. A forma da escrita é diferente, mesmo estando traduzido para a nossa língua.

São contos que mostram uma realidade dura, sombria. São histórias secas e com o uso de muita metáfora. Não aconselharia ninguém a começar a leitura de contos por esse livro.

Mas, para os que estão habituados, segue excelente dica para você ler algo totalmente diferente e fora da sua zona de conforto.

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Rittes 16/04/2018

Contos de fadas para adultos
São raros os escritores que conseguem lidar com o impossível de maneira atraente e crível. Muitos, ao optar pela ilusão da fantasia, acabam se perdendo. Não parece ser o caso dos russos, como Bulgákov, por exemplo e que, em Liudmila Petruchévskaia podem ter encontrado seu mais bem acabado exemplo dessa mistura nem sempre benvinda por alguns leitores. Os contos desse livro podem ser tocantes, assustadores, incompreensíveis ou simples fábulas para adultos, mas não passarão desapercebidos. Diferente e bonito.

PandaGato 18/11/2023

Nem vi o tempo passar
Esse livro me tirou de uma ressaca literária de meses. Em menos de 24 horas eu devorei todos os contos dessa engenhosa autora russa que consegue em poucas páginas gelar sua espinha, sua alma e sua barriga. Não apenas uma obra literária mas um pedaço de cultura muito interessante.

Carol 22/12/2023

Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha
O título já informa que será um livro fora do comum

Liudmila causa estranhamento e perplexidade

Não sei se por conta da tradução ou por desconhecimento da cultura russa ou muito provavelmente, por ambos

Fiquei perdida nesse livro
Incomodada, querendo parar de ler na maioria das páginas

Tiveram contos que eu gostei bem mais ou menos
Muitos que eu precisei ler e reler

Muitos que eu fiquei? mas gente?
Quê isso? É isso mesmo?

Não é algo que eu leria por iniciativa própria

Li por estar em um maravilhoso Clube de livros de mulheres - o Leia Mulheres BH

Leria novamente? Não
Indico? Não

Respeito a autora por que sei o quanto é difícil
para as mulheres ocuparem lugares além do comum, do socializado para elas ocuparem e desejo sucesso para ela,
certamente, há quem goste, eu não gosto e tem público para tudo nesse mundo

Mônica 17/02/2024

Irmãos Grimm vão à Rússia.

Leitura finalizada 17/02/24

Pandora 22/10/2018

Um dos melhores livros do ano sem sombra de dúvidas. Liudmila Petrucheúvskaia é uma narradora sem firulas, direta, acertiva.

Entre a fantasia e o conto de terror ela fala sobre relações familiares, a fidelidade dos gatos, amor, perda, doação, generosidade, mistérios, fantasmas, ternura.

"Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha" é um dos melhores livros do ano, uma das melhores leituras da vida, não se esgota em uma só leitura.

MariBrandão 15/02/2020

Livros de contos são sempre complicados. Alguns bons, outros nem tanto.
Aqui senti esse mesmo padrão, mas no geral, gostei bastante por trazer muito da cultura russa e da realidade da vida ali. As dificuldades vividas por aquele povo, são exibidas sem qualquer cortina nesse livro.

Raíssa 07/04/2023

Sono
Algums contos são bons (melhores até do que de uma certa autora famosa), mas como qualquer coletânea de contos, uns fazem mais sentidos que os outros.

Ingrid.Visentini 03/10/2020

Achei muito bom!

As histórias parecem com histórias de mitologia, com um suspense na escrita e finais que impressionam.

Não diria que são histórias de terror, mas é uma narrativa com detalhes que não deixam a entender os próximos atos dos personagens, produzindo um suspense e fazendo com que o rumo da história seja totalmente inesperado. O final chocante sempre remete a alguma lição.

maga suprema do universo 27/12/2020

legal
são várias histórias, algumas são legais, as outras não tem como eu saber pq não entendi

Lilian 15/01/2023

O livro tem contos medianos, que trazem uma atmosfera fantástica ou sombria ou ainda mórbida, mas são tranquilos de ler

maduda 04/01/2021

expectativas altas com uma realidade não condizente
eu botei o olho no título do livro e logo fiquei interessada. meu interesse e curiosidade só aumentou quando descobri que era uma coletânea de contos de terror, e aumentou mais ainda quando li que eram de uma autora russa.

bem fora da minha zona de conforto, mas acabei me decepcionando. os contos foram mais macabros e bizarros do que assustadores, "higiene" e "sobretudo preto" foram de longe os melhores. ainda tô vendo algumas resenhas com explicações por conta do contexto/background político.

fora isso, eu achei a escrita boa e simples, característica de contos, apesar de em alguns momentos ela passar a ser maçante, tanto que o primeiro pensamento assim que terminei o livro foi "finalmente". em resumo, foi bom, mas tive expectativas altas demais.

Christiane.Sérgio 30/12/2022

Muito interessante!

Posso dizer que é minha primeira leitura russa.

Gostei do livro, mas confesso que alguns eu não entendi (acredito que porconta dos costumes da nacionalidade) e outros levei uns sustinhos.

Vale à pena ler e acredito que, futuramente, o lerei mais uma vez.

Slydrco 28/12/2022

....
Sétimo livro do catarse da ju (https://www.catarse.me/juelivros)

Eu tive muitas esperanças para essa leitura mas foi tudo por água a baixo. Existem contas que eu gostei muito mas tem MUITOS que eu só fiquei ????????? inclusive o conta que tem o maior destaque no nome (por isso pra mim foi o mais decepcionante).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6