Turma da Mônica: Lembranças

Lu Cafaggi

Resenhas - Turma da Mônica: Lembranças

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

capitu 17/01/2022

Toda a trilogia da graphic é linda, as histórias são fofas e emocionantes, não entendo como demorei tanto para ler.

Fernandoca 05/09/2021

HQs perfeitas
Não sabia que as historinhas eram interligadas, acho q isso deixou tudo mais legal. Amei as referências, esse foi o que mais teve, a antigos personagens (amo a Denise), a historinhas conhecidas e até brinquedos hahaha amo de coração esse universo

itszjp 01/02/2022

" - É ótimo poder olhar para trás e ver tudo que passou. Mas também é importante olhar para frente! Então, vamos aproveitar este último dia de aula, para lembrar os obstáculos vencidos e também nos preparar para os que estão por vir!"

Mauricio (Vespeiro) 07/03/2018

Fim de uma trilogia que alternou bons e maus momentos.
“Lembranças” conclui a trilogia dos irmãos Cafaggi para a Turma da Mônica. Notadamente, na coleção Graphic MSP, o desenho deles foi o que mais harmonizou com os personagens originais. A excelente qualidade no traço, nas cores, nas expressões foi uma constante nos três volumes. Tão frequente, todavia, quanto o mau uso da linguagem dos personagens; crianças de sete anos com vocabulário totalmente incompatível com a idade.

A história nos traz uma saudosa coleção de atividades infantis, como o hábito de ler HQs, ver TV, jogar bola, lanches, festinhas, piscina, visitar os amigos, colégio, brigas, namoros, dormir na casa do melhor amigo, brincadeiras na rua e muito mais.

Apesar de considerar a melhor das três partes, está longe de encher os olhos. Neste último volume, os autores se enrolaram com a quantidade de informações que quiseram acumular, resultando numa diagramação mal feita e, principalmente, na péssima transição entre os arcos da história.

Nota do livro: 7,11 (4 estrelas).

z..... 31/05/2018

Mais uma vez os irmãos Cafaggi nos presentearam com excepcional graphic. História de grande sensibilidade e fidelidade ao universo infantil, com familiaridades para a turminha e para cada leitor. Tudo muito simples e bonito, apenas na reprodução da infância em histórias reconhecíveis: as revistas em quadrinhos e desenhos preferidos, os namoros platônicos, sonhos aventureiros, a escola em venturas e desventuras, as festinhas e brincadeiras pueris... Muito legal! É uma viagem graciosa de satisfação e emoção na leitura. Pena que foi o último trabalho dos irmãos para as graphics MSP. Pelo menos tem a boa notícia de que uma delas está em fase de produção de filme com atores reais (live action).
Ah, em registro final, que raios de música em inglês é aquela que o Cebolinha canta na página 27? Sinto que é famosona, mas não soube identificar...

Carla Carolina 21/02/2018

Mônica Lembranças fecha a trilogia dos irmãos Cafaggi com a turminha com chave de ouro.
Em Lembranças como o próprio nome já diz nos faz lembrar muito de nossa infância.
Com certeza você vai se identificar com alguma cena, como comprar revista em quadrinhos na banca do bairro, assistir seu desenho favorito com seus amigos, ir dormir na casa do seu amigo e muitas outras coisas que lhe trará Lembranças da sua infância.

André Hausmann 07/03/2021

Aqui termina a trilogia imaginada pelos artistas Vitor e Lu Cafaggi para Turma da Mônica.
Uma homenagem fantástica a esse grupo de personagens que está no imaginário dos brasileiros faz décadas.

estantedogabs 26/06/2022

Adorei essas HQs! Muito diferentes de todo o conteúdo do Mauricio que já tinha consumido. Amei a história, as ilustrações e as edições! Muito nostálgico!

Rafa569 14/07/2022

Lembranças
Fechando a trilogia com chave de ouro! Novamente elogio aqui o belíssimo trabalho que a Lu e o Vitor fizeram ao reimaginar a Turminha, e não só os 4 personagens principais. Ri muito com algumas passagens dessa última história, em que os quatro estão mais próximos novamente. A seção de Extras ao final de cada um dos volumes nos mostra os bastidores da produção, bem como nos remonta ao surgimento de cada personagem. Dá muita vontade de colecionar toda a série das Graphic MSP.

moara 13/08/2022

?????????????????????????????????????????????????????????????????

Celina 03/03/2021

Maravilhoso!
Os Cafaggi nós transportaram pra uma infância gostosa e aconchegante.
A arte é linda e a história é simples mas não significativa..,

Marieliton M. B. 02/01/2018

Quando o adeus pode deixar ótimas lembranças
A Turma da Mônica, apesar do nome, nunca teve centrada apenas na Mônica. Quem, assim como eu, cresceu lendo os gibis dessa galerinha sabe que Cebolinha, Cascão e Magali são tão protagonistas quanto a nossa querida “dentucinha”. E em Lembranças, a união dessa turma só reforça o quanto que eles, juntos, são os verdadeiros protagonistas.

Dizer que os irmãos Cafaggi fizeram mais um excelente trabalho é chover no molhado (longe do Cascão 8P). Por se tratar da terceira Graphic MSP que a dupla “brinca” com os clássicos personagens do Mauricio de Sousa, dá pra notar como eles conseguiram dar as suas próprias assinaturas aos personagens sem excluir o que já é cânone. Ou seja, apesar de respeitarem o legado dos personagens do Mauricio, o Vitor e a Lu meio que “criaram” uma nova Turma da Mônica única só deles.

Se em Laços, o foco foi na formação de uma amizade entre os integrantes da turma, e Lições, trazia um foco em cada personagem de forma separada, em Lembranças os autores mostram que a amizade deles já tem um “nó bem firme” e que todos souberam extrair lições importantes pra suas vidas e que agora eles podem contar um com o outro pra conseguirem superar dificuldades e se divertir.

Pela terceira vez, os irmãos Cafaggi me fizeram sentir um quentinho no coração ao ler um gibi deles. E não digo isso apenas pelo sentimento de nostalgia que a Turma da Mônica me traz, mas pelo talento que eles têm em contar histórias.

Aliás, o aumento da quantidade de páginas no selo Graphic MSP foi muito bem usado em Lembranças. Ao ler dá pra sentir como a história flui de uma forma gostosa sem “barrigas”. Apesar das já comuns referências e easter eggs encontradas na série, nada é jogado de forma gratuita na trama, tudo tá bem amarradinho e faz sentido estar ali. E isso é legal já que personagens secundários das histórias do Mauricio, apesar de aparecerem rápido, dão o ar da graça de uma maneira bem proveitosa.

Mesmo os irmão Cafaggi afirmando que essa seria sua última Graphic MSP da Turma da Mônica, eu não senti tristeza ao saber disso. Pelo contrário, fico contente de ter tido a oportunidade de apreciar por três vezes histórias excelentes e que me fizeram matar a saudade dos personagens que me acompanharam no aprendizado da leitura.

Eu, como fã de quadrinhos, terei pra sempre ótimas lembranças dessa passagem do Vitor e da Lu Cafaggi pelo selo Graphic MSP. Obrigado pelos sentimentos proporcionados durante as leituras. 8,)

Bel 313 26/09/2022

Pena que acabou ??
Nesse fechamento da trilogia sobre a Turma da Mônica criada pelos irmãos Cafaggi temos vários momentos preciosos que mostram em que consistente a amizade desses personagens tão queridos!

Realmente é uma pena que Lu e Vitor não tenham a intenção de produzir mais histórias nessa coleção ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6