Todo dia a mesma noite Daniela Arbex

Resenhas - Todo Dia a Mesma Noite

1930 encontrados | exibindo 1 a 16

Marcos.Detanico 19/05/2024

A obra é construída a partir de uma dinâmica que insere o leitor em diferentes perspectivas do acontecimento a partir dos olhos de profissionais do resgate, de médicos do atendimento, de familiares das vítimas e de sobreviventes.

A vida depois do incêndio na Kiss, a busca pela justiça e a rede de apoio criada entre os pais que perderam seus filhos encaminham para o desfecho da obra. Ao final, a constatação desoladora é a de que a noite da tragédia é revivida todos os dias por quem ficou.

Júh 18/05/2024

Eu me lembro do dia da tragédia da boate Kiss, eu lembro de acordar durante a manhã e ficar vendo os números de mortos aumentando.
E a Daniela Arbex conseguiu de uma forma extremamente sensível falar sobre aquele dia.
Eu chorei igual uma criança lendo, em saber um pouco mais sobre algumas das vítimas que quando eu vi isso acontecer era só números.
Eu queria ler esse livro ano passado, mas já foi doloroso lembrar em várias reportagens por ser os 10 anos do acontecido.
Eu sei que esse incêndio foi muito difícil pra todo o meu rio grande do sul. E acho que vai ficar pra sempre na memória de todo mundo.
Por mais que tenha sido muito difícil de ler eu preferi ler ele inteiro em um dia, e virou um grande favorito pra mim.

dianatenorio 16/05/2024

Todo dia a mesma noite
A Daniela Arbex ? uma das maiores jornalistas do nosso país, dá voz aos familiares das vítimas, sobreviventes e profissionais da saúde que trabalharam incansavelmente na linha de frente naquele dia 27 de janeiro de 2013.
Com a sua escrita detalhada e sensível, a Daniela nos envolve e nos leva à Kiss e ao drama que aquelas pessoas viveram naquele lugar ? que chegou a ser comparado com uma ratoeira ?, pois aqueles jovens, cheios de projetos e sonhos, foram atraídos por uma boate que lhes proporcionaria diversão e acabaram sendo enclausurados, praticamente sem chance nenhuma de saírem daquele lugar com vida.

Pais, filhos, tios, primos? todo mundo perdeu alguém naquele domingo em Santa Maria - RS. Famílias inteiras precisaram recomeçar, carregando a dor da perca e de todos os desdobramentos que aquele episódio trouxe e traz e que fez o Brasil chorar ? e ainda faz.

Foi um dos livros mais intensos e dolorosos que eu já li em minha vida. Em meio a tanta dor que essa história ainda causa, e que eu espero que nunca seja esquecida, eu passei a admirar ainda mais o trabalho da Daniela Arbex.

?Para quem perdeu um pedaço de si na Kiss, todo dia é 27?.

promiseygh0 14/05/2024

TODO DIA A MESMA NOITE.
O que falar desse livro? É um misto de sentimentos tão fortes que é capaz de te derrubar e de te fazer chorar.

Todo dia a mesma noite é uma história que reúne os relatos dos sobreviventes do trágico incêndio da Boate Kiss em janeiro de 2013, junto com os relatos dos sobreviventes temos os relatos de pais e profissionais que trabalharam de frente para o resgate das pessoas.

Eu tinha 7 anos (quase 8) na época da tragédia, e por incrível que pareça, no dia da tragédia eu estava presente em Santa Maria em uma visita aos meus familiares quando tudo ocorreu, desde então, essa tragédia continuou a me tocar da mesma forma que me tocou quando eu era criança. Cada relato nesse livro ficará em minha memória, pois foram relatos fortes e tão tocantes que fazem qualquer pessoa ficar triste e tocada.

Após 11 anos dessa tragédia, ainda toca muitas pessoas, principalmente as pessoas que acabaram perdendo familiares ou amigos nessa tragédia. Após 11 anos, a justiça não foi feita.

11 anos sem justiça, sem colocar os verdadeiros culpados atrás das grades e sem deixar o alívio tomar conta dos amigos e familiares das 242 vítimas que esse incêndio levou.

Que a justiça aconteça de uma vez por todas.

Gabriela Santana 14/05/2024

Reinsignificação da morte
Eis o livro que me preparou pra internação e quase-morte do meu caçula de 4 meses na época, na UTI por bronquiolite/pneumonia em estado grave no hospital público (hoje bem, gracas a Deus). O livro era uma indicação do clube do livro da universidade e, se não fosse por isso, não imaginaria lendo, pois não me atraio por esse tipo de livro... me faz refletir muito e acabo numa beira de abismo de um lugar que não queria ter escalado. Pensar na morte prematura de um ser que você fez é um confronto desconfortável. Ainda bem que o li.
Avassalador, sufocante e revoltante no permeio da solidariedade e compaixão. Vale a pena.

Harley 13/05/2024

Todo dia a mesma noite
Esperei mais de 4 anos pra poder ler esse livro e fico feliz por ter enrolado tanto a mim mesma, não teria estômago pra isso tudo em uma época mais antiga da minha vida.
a daniela é uma jornalista incrível e, apesar de ficar perdida em alguns pontos, fiquei muito impactada com a escrita dela e com a maneira que ela foi capaz de dar conhecimento e voz pra tantos nomes presentes direta ou indiretamente naquela madrugada.
a tragédia da Kiss é contada, com as palavras talentosas da autora, de uma forma pontual e profissional e também empática e emocionante.
e, perguntada pelo meu melhor amigo sobre o motivo do meu desejo de ler um livro tão pesado, gostaria de citar a própria daniela arbex, que diz, na página 227 da minha edição:
"A construção da memória do pior desastre provocado pelo homem na história recente do Brasil é necessária. Só assim o país poderá lidar de frente com as causas e as consequências de uma tragédia que envergonha pela matança e pela impunidade."

Niti.FalcAo 09/05/2024

Por memória, por justiça, para que não se repita.
Não tem muito o que dizer. Chorei da primeira a última página. Revivi toda a dor. Foi a leitura mais difícil da minha vida, mas extremamente necessária. Mesmo para mim, que perdi alguém lá, que conhecia muitos outros, vítimas e sobreviventes, foi como ter uma nova perspectiva de tudo o que aconteceu. As palavras faltam. A emoção corrói.

biaandradezz 07/05/2024

A tragédia de Santa Maria
O incêndio que ocorreu na boate kiss, em Santa Maria, 27 de Janeiro de 2013 é uma história muito complexa, comovente, que provoca uma certa repugnância nas pessoas.
Estava tendo uma festa organizada por alunos da universidade federal de Santa Maria na boate kiss, quando as 2h30 chamas de um efeito visual utilizado por um cantor no show atinge a espuma que revestia o teto da boate, era uma espuma altamente inflamável e tóxica, assim expandindo a fumaça na casa noturna. Quando as pessoas tentaram sair, os seguranças não deixaram, mas após verem a fumaça, liberaram a saída. Nesse tempo muitas pessoas acabaram indo aos banheiros por engano por causa da baixa iluminação.
Toda essa tragédia deixou 636 sobreviventes e 242 mortos.

Em primeiro lugar eu nem sei porque fui ler esse livro, já que o caso da boate kiss é um dos poucos que realmente me deixam mal. Eu sempre tive um pensamento, de porque as pessoas tinham que estar lá justo nesse dia?
Fico imaginando a dor das famílias que perderam seus parentes, filhos.
Encero essa resenha por aqui, pois nem tenho palavras para comentar sobre a tragédia de Santa Maria.
AliJu 08/05/2024minha estante
Eu preciso resenhar esse, mas li faz tanto tempo e não quero reler não ?
Apesar de que acho que lembro de pontos relevantes que poderia escrever, mas também não iria entrar na contagem de 2024 então não é prioridade ?????

biaandradezz 08/05/2024minha estante
Entendii. O livro é bem interessante, mas esse caso em específico me deixa tão mal sabe? Só de saber que para o reconhecimento do corpo colocaram todos num ginásio enfileirados e as famílias foram com a angústia de encontrar seus filhos

Kess 06/05/2024

O livro aborda o trágico incêndio na Boate Kiss em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, no qual 242 pessoas perderam a vida e muitas outras ficaram feridas.

Daniela Arbex demonstrou uma sensibilidade única ao narrar o sofrimento das vítimas e de seus familiares, destacando como a tragédia afetou profundamente a comunidade de Santa Maria. A falta de um julgamento dos responsáveis até então é um tema abordado no livro. No entanto, é reconfortante saber que, após tantos anos de espera, as famílias estão gradualmente encontrando a justiça que tanto ansiavam.
Súh 08/05/2024minha estante
Gostei desse livro apesar de triste mostrou o lado humano das pessoas que ajudaram mas passei um bom tempo sem parar de pensar nele

Kess 09/05/2024minha estante
O erro que tive depois de ler foi pesquisar as fotos reais! Não sai da minha cabeça.

Súh 09/05/2024minha estante
Eu fiz a mesma coisa

Ni ni 05/05/2024

Kiss
O livro realmente é bem emocionante e pesado, reviver cada cena com certeza não foi fácil..
A história dos acontecimentos me fizeram chorar do início ao fim! Muito lindo mesmo

dariostradlin 05/05/2024

Uma história real de terror
É um livro muito difícil de ler, principalmente nos primeiros capítulos. Cada perda é um soco na alma de quem está lendo, cada história que inicia com uma esperança daquele "personagem" ser salvo, mas termina com sua morte é devastadora.

Eu não dou cinco estrelas ao livro pela forma que os diálogos foram descritos. Não sei qual foi a intenção da autora, se foi priorizar seus princípios sobre um português 100% correto. O fato é que essa é uma história real, com diálogos que foram ditos com muita dor e emoção, e toda essa dor muitas vezes é perdida na descrição pela foram como as conjugações verbais foram feitas. Ficou artificial.

Tirando isso, é um trabalho jornalístico incrível sobre uma história real e devastadora. Como se fosse um roteiro de Stephen King, que infelizmente não é.

Nathalia191 29/04/2024

Boate Kiss
Tem umas semanas que li o livro, mas coloquei uma meta para mim mesma de fazer resenha de todos os livros que lerei nesse ano de 2024, então aqui estou eu, só um pouco atrasada kk.

Depois de assistir a série na Netflix e ler algumas resenhas no Skoob, cheguei a mesma conclusão de alguns comentários: não conheço nenhuma vítima ou familiar, mas senti como se conhecesse depois de ler o livro.

Daniela é impecável na escrita, ela nos traz de uma forma muito bem colocada todos os sentimentos que os familiares e até as vítimas sentiram naquele dia e nos anos seguintes.

Não costumo marcar livros, mas esse me vi grifando linhas e mais linhas de tudo que mexeu comigo. Eu era muito nova quando aconteceu, não sabia a dimensão do crime (e sim, foi um crime!) e depois de ler, pude entender a luta incessante que esses pais tiveram desde o momento que descobriram sobre o incêndio.

Chorei, e muito. É um livro carregado das histórias das vítimas, quanto eu mais lia sobre eles, mais eu torcia para terem sobrevivido e quando vi que o nome estava na lista (tem na contracapa do livro), era impossível não se emocionar.

Em nenhum momento vi que Daniela escreveu para ganhar fama, muito pelo contrário, ela deu visibilidade para que outras pessoas, assim como eu, entenda tudo o que aconteceu naquele dia 27 de janeiro e, de certa forma, se juntasse a luta pela justiça que até hoje não foi cumprida.

Larissa 28/04/2024

Eu não tô sabendo lidar
Ouvir os relatos do que houve é se identificar um pouco e morrer um pouco a cada capítulo
Ouvi o audiobook e passei o domingo em um mix de sentimentos
Não leia de não estiver com o coração em dia

Dk 26/04/2024

"Quantos quartos em Sta Maria estarão com as luzes acesas?"
Eu já conhecia a história da tragédia. Na época eu era uma universitária, cursando minha primeira graduação. Também assisti a série da Netflix (muito bem adaptada, inclusive) pouco depois que saiu. Ainda assim, Daniela Arbex conseguiu me arrancar um choro que eu não sabia estar preso na garganta por essas vítimas, essas famílias. Ela escreve de forma meticulosa, narrando o ponto de vista de quase todas as partes envolvidas na tragédia de um jeito tão sensível e ao mesmo tempo direto, que é impossível você não se ver quase que diante da situação relatada. Também é possível observar todo o cuidado que ela teve tanto com a pesquisa, a apresentação dos fatos, quanto com os sentimentos e a memoria dos familiares.
Minha primeira experiência com um livro dela, e com certeza recomendo a todos que puderem conhecer a sua escrita.

V ROSA 25/04/2024

A Daniela tem o poder de escrever de uma forma que mexe profundamente conosco. É praticamente impossível ler este livro sem se emocionar. Do primeiro ao último capítulo, eu me debulhei em lágrimas. Parecia que a dor era tangível, tanto ao toque quanto aos olhos.

1930 encontrados | exibindo 1 a 16