Todo dia a mesma noite

Resenhas - Todo Dia a Mesma Noite

1930 encontrados | exibindo 1 a 16

Maurício 30/01/2018

Para não esquecer!
Perdi meu primo naquele dia 27. O maior medo da minha tia é que meu primo seja esquecido, esquecido pela justiça, esquecido pelas pessoas, esquecido pelos amigos. Por isso digo que este é um livro importante. Minha primeira reação ao me apresentarem a obra foi de repulsa, acho que é algo natural para quem perdeu algum ente querido naquela noite, qualquer coisa relacionada com o acontecimento, ainda mais com os desdobramentos na justiça, causa uma repulsa quase que involuntária. Confesso também que pensei em uma jornalista querendo faturar com o sofrimento alheio. Depois a curiosidade fez-me lê-lo. O livro não é nenhuma obra prima, mas é bem escrito, fácil de ler, mas difícil de digerir, não pelas letras, mas pelas memórias. Mesmo quem não tem nenhuma relação com o fato, mesmo quem não tenha acompanhado as notícias, fotos, reportagens, ao ler vai resgatar as suas piores memórias sejam quais forem. Quem ler vai lembrar da sua família, dos vivos e dos já falecidos e se tiver um coração vai chorar. Minha repulsa depois de ler o livro se tornou em um sentimento diferente, nenhum sentimento bom a não ser o de uma pequena ponta de esperança de que talvez meu primo e os outros 241 jovens não sejam esquecidos.
@lendocomacamis 03/02/2018minha estante
Maurício, não consigo imaginar sua for, apesar de saber que é triste perder alguém dessa forma. A gente lê e se sente impotente, lembro que acompanhei as notícias naquele período, ainda hoje choro apesar de não ter perdido ninguém, choro porque sei que famílias não conseguiram se reerguer após a perda, sofro porque ali com o fogo e com a fumaça se foram muitos sonhos. Que Deus conforte os corações de vocês! Não esquecemos daqueles jovens!

Gabi 06/02/2018minha estante
Meus sentimentos a todos que perderam seus entes e à vc, Maurício.

Sem dúvida, imagino que deve ter batido uma raiva e repulsa gigantes, mas é importante acompanharmos esses eventos, sem dúvida.
Sou de Campinas/SP, cidade do interior, acompanhei a história bem triste daquele 27 de janeiro de 2013 com muita dor, sentimento de abandono e descaso de quem deveria fiscalizar aquela boate e de quem era dono e não zelou, só buscou dinheiro. Meu pai faz alvarás para muitas empresas, lojas, clínicas, bares, etc, eu sei como é complicado: algum proprietário aluga um local sem habite-se pra outros usarem como inquilinos ou o Corpo de Bombeiros não faz seu trabalho direito ou o proprietário não quer gastar e arrasta os docs, etc e a mer** acontece. São ene situações. Brasil precisa compreender, conhecer essas histórias pra que nunca mais aconteçam outras "Boate Kiss", tenhamos consciência de nossos atos, tenhamos responsabilidades civis. Temos muito o que aprender.

Maurício 07/02/2018minha estante
undefined

Maurício 07/02/2018minha estante
Cara Camila! Obrigado por doar um pedacinho da sua memória ao meu primo e todos os outros! Fica com Deus!

Mariana 11/05/2018minha estante
Fiquei tocada com o livro e procurei o máximo de sobreviventes e familiares das vítimas para poder mandar uma mensagem de apoio. Deixo aqui minha força pra vocês.

Bruna 29/08/2018minha estante
Mauricio, sem palavras que possa confortar sua família, seu relato me deixou mais tocada do que o próprio livro, que já tinha me feito chorar (e muito).
Espero que saiba que esse livro fez com que eu não me esqueça daquelas pessoas que morreram na Kiss.
Me faz dar mais valor para os pequenos momentos com a minha família, e até da consciência sobre os lugares muito tumultuados, tenho procurado reparar mais nas saídas de incêndio e segurança como um todo.

Troian 14/07/2020minha estante
Maurício, tb sou de Santa Maria. Moro perto da Kiss. Sinta-se abraçado. Um abraço que queria dar em todas as pessoas que perderam um ente querido.

Lili 15/09/2020minha estante
Foi tão difícil ler esse livro, mas tão necessário! Que Deus conforte o coração de todas as famílias. Jamais esquecerei desses jovens. Um forte abraço.

Manu.Mota 21/09/2020minha estante
Maurício sinta-se abraçado. Espero que o livro e esse espaço sirva de Memorial pra você e sua família

Nanda Bandeira 25/10/2020minha estante
Maurício, já se passaram três anos desde o seu comentário. Comprei recentemente o livro. Gostaria de acreditar que sua família está bem, com saúde e que sua tia sinta que seu primo e todos os outros que lá estavam não serão esquecidos.

Rosa 26/02/2021minha estante
Não será esquecido jamais

Maharet Sys 13/04/2021minha estante
Força, Paraboni. Não consigo colocar em palavras a emoção que tenho lendo o livro. Um sentimento de impotência, de medo, repulsa, dor... Seu primo certamente não será esquecido, nem as outras 241vitimas.
Espero que tenham conseguido força para continuar e seguir em frente...

Jairo.Oliveira 08/06/2021minha estante
Sem dúvidas esse foi o livro que mais me impactou, cara isso foi pior que um soco no estômago, eu não sou de demonstrar emoções e confesso que chorei ... Que deus conforte você e os familiares das vítimas.

Berenice.Thais 27/05/2022minha estante
Se depender de nós, não será esquecido

Francieldo.Souza 17/07/2022minha estante
Não consigo abrir pra leitura

Foxback 01/08/2022minha estante
Meus sentimentos. Uma leitura dificil e dolorosa. Mas necessaria. Força para Todos ai !

Luiza.Pettersen 19/01/2023minha estante
descrição exata, facil de ler, dificil de digerir. Meus pêsames

Andréa 24/01/2023minha estante
Maurício, não consigo nem imaginar a sua dor envolta em uma terrível revolta pelo descaso diante de uma tragédia tão aterradora. Que Deus conforte o coração de todos que viveram este drama na pele.

Paula777 08/02/2023minha estante
??

Bruna 01/03/2023minha estante
Meus sentimentos e espero que sua família e de todos que perder alguém tenham justiça,muita força ??

Maia120 20/03/2024minha estante
Muito triste o que aconteceu, durante a leitura desse livro eu chorei.

Tati Bertoldo 13/09/2021

Todo dia a mesma noite ...
Oque falar desse livro? Não tem como não se espantar, emocionar, se angustiar com os relatos. Muito se foi falado na época, mas o ponto de vista mostrado aqui pela autora trás a dimensão da dor, e tragédia que aconteceram em Santa Maria. Se alguém que teve a vida mudada por essa tragédia ler essas linhas, sinta meu mais sincero abraço de conforto.
sayu 13/09/2021minha estante
esse livro é uma obra de arte!

Tati Bertoldo 13/09/2021minha estante
Esse livro é um daqueles que nunca poderá ser esquecido. Já li o Holocausto Brasileiro da mesma autora e sinceramente até hoje fico impactada com a sabedoria com que ela relata os horrores lá vividos.

sayu 13/09/2021minha estante
Por morar em Santa Maria e ter vivido de perto tudo isso eu posso te garantir que o trabalho da Daniela foi muito sábio e delicado. Ainda morro de vontade de ler o Holocausto Brasileiro!

Karla 16/09/2021minha estante
Nossa! Sim! Foi uma das melhores aquisições que fiz esse ano, de fatos reais. Esse e Holocausto Brasileiro (da mesma jornalista), trás uma carga sentimental e de justiça imenso e que é impossível não se comover ou se emocionar. Amo a linguagem e sensibilidade da Daniela em manter viva essas histórias. ?

Mendonca_mai 19/07/2023

Uma Experiência Dolorosa e Profundamente Impactante.
Esta leitura foi a mais difícil e dolorosa que já enfrentei. O livro mexeu comigo de uma forma indescritível. Em alguns momentos, precisei interromper a leitura para respirar, pois as lágrimas simplesmente não cessavam. Foi uma experiência angustiante e profunda, que deixou uma marca intensa em meu coração.

A autora retrata com extrema precisão o cenário prévio e póstumo dessa tragédia. Os gatilhos presentes na narrativa são muitos, mas mesmo assim, considero essa leitura necessária. Não podemos permitir que esse acontecimento trágico caia no esquecimento, nem que outros semelhantes venham a ocorrer.
Fabio 20/07/2023minha estante
Parabéns pela resenha Maíra!

Mendonca_mai 20/07/2023minha estante
Muito obrigada, Fabio!!!

Diogo Crema 14/08/2023minha estante
Tenho receio de ler este livro..
Conheci pessoas de Santa Maria...
Mas um dia vou enfrentar ele...

Mendonca_mai 14/08/2023minha estante
Diogo, compreendo o seu receio; de fato, o livro é bastante pesado. É melhor você respeitar o seu próprio tempo e lê-lo quando sentir que é o momento adequado para você.

Simone de Cássia 24/02/2019

Excelente livro/reportagem. Daniela Arbex , mais uma vez, dá show de trabalho investigativo sem deixar de passar aos leitores, juntamente com a informação, os sentimentos que envolvem os fatos. A tragédia é imensurável e o livro consegue deixá-la ainda maior por aproximá-la com detalhes e informações minuciosas. É um livro doloroso, mas muito bem escrito!
Riva 24/02/2019minha estante
Ela escreve muito bem!
Fiquei estarrecida com a ganância dos donos de funerárias, que aumentaram, de forma totalmente abusiva, os valores dos caixões.
E também com o fato da Corregedoria da PM, ter aberto processo administrativo contra os militares que foram trabalhar sem uniforme (sendo que muitos largaram o que estavam fazendo e foram, literalmente, voando para o local da tragédia)!

Riva 24/02/2019minha estante
Como diz o professor meu: o Brasil não é para fracos!

Simone de Cássia 25/02/2019minha estante
Sim, Riva essas coisas que vc citou e outras tantas que por si só já seriam motivos de tragédia moral!

Julia 17/07/2022

Desafio Leia Mais! - #38 Todo dia a mesma noite
Tive uma certa dificuldade para fazer uma resenha deste livro porque aqui não conta o que eu achei da história, dos personagens, de como ela foi desenvolvida, entre outras coisas que se diz numa resenha normal.
Tudo que está aqui é verídico, aconteceu de verdade, não são personagens mas sim pessoas reais que sofreram com a realidade aqui retratada com tanto profissionalismo. Mesmo sendo tudo tratado com bastante sensibilidade foi um pouco chocante pra mim, que lembrava tão pouco da tragédia, ver realmente o quão devastadora e desesperadora ela foi.
Não foi um livro difícil ou demorado de ler, mas em vários momentos os relatos ficaram "pesados" e foi necessária uma pausa pra tomar um fôlego antes de continuar.
Paula 17/07/2022minha estante
Eu adoro a Daniela!

Julia 17/07/2022minha estante
também gostei bastante, quero ler mais livros dela

Paula 17/07/2022minha estante
Eu já li Arrastados e Os dois mundos de Isabel. Esse que você leu está na minha lista, mas confesso que preciso estar na vibe. É o que você escreveu, são pessoas, são famílias... É muito sofrido!

Kess 06/05/2024

O livro aborda o trágico incêndio na Boate Kiss em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, no qual 242 pessoas perderam a vida e muitas outras ficaram feridas.

Daniela Arbex demonstrou uma sensibilidade única ao narrar o sofrimento das vítimas e de seus familiares, destacando como a tragédia afetou profundamente a comunidade de Santa Maria. A falta de um julgamento dos responsáveis até então é um tema abordado no livro. No entanto, é reconfortante saber que, após tantos anos de espera, as famílias estão gradualmente encontrando a justiça que tanto ansiavam.
Súh 08/05/2024minha estante
Gostei desse livro apesar de triste mostrou o lado humano das pessoas que ajudaram mas passei um bom tempo sem parar de pensar nele

Kess 09/05/2024minha estante
O erro que tive depois de ler foi pesquisar as fotos reais! Não sai da minha cabeça.

Súh 09/05/2024minha estante
Eu fiz a mesma coisa

João Bruno 09/03/2021

Os gaúchos são no Brasil um dos que mais se orgulham do seu povo, da sua história, e uma tragédia como essa no coração do estado, foi um golpe duríssimo, que deixou marcas irreparáveis, e o livro trás detalhes impressionantes, a escrita, a pesquisa, foi sensacional, não deixou nada a desejar.
Mas que livro triste ...
Fer Paimel 10/03/2021minha estante
Nossa, João, eu dei até uma apressada na leitura, quando eu li, porque eu estava ficando muito triste rememorando tudo aquilo... mas a Daniela Arbex é maravilhosa, uma escrita envolvente e emocionante!

João Bruno 10/03/2021minha estante
Sim ... Esse livro me deu uma outra dimensão da tragédia, que eu não tive quando aconteceu .. Morreram 242 pessoas, sim morreram, mas é muito mais que essa quantidade de pais e mães, filhos, esposas, maridos, que também morreram com a tragédia, mas continuam vivendo, e conhecer algumas dessas familias foi muito dificil .. Eu cheguei a pensar em desistir da leitura, pq é muito triste mesmo.

Fer Paimel 10/03/2021minha estante
Realmente... acho que esse livro é importante por isso mesmo, "a história não contada da boate Kiss", esse lado terrível de qualquer tragédia que, por vezes, nem reparamos ou paramos para pensar...

Ana 07/09/2020

Difícil mas essencial
Creio que este foi um dos livros mais difíceis que li na vida. Tanto pelo conteúdo, quanto por ser real. A autora mais uma vez faz um trabalho lindo de reportagem e de preservação dessa memória trágica na História desse país. E mais uma vez, é preciso pensar o que a história deixa de exemplo pra nós, para que não façamos os mesmos atos e para que não cometemos os mesmos erros. Erros fatais, erros que são causados pelo clássico jeitinho brasileiro. Foram mais de duas centenas de vidas. Foram mais de 10 milhares de anos retirados dessas pessoas. Foram sonhos, foram realizações, foram almas levadas. Eram crianças acima de tudo. Como eu, como você, como todos nós. Nos colocar no lugar desses pais, dói. Ler este livro, dói. Guardar essa memória, dói. Dói mais ainda, acontecer o mesmo novamente.
Elani Araújo 07/09/2020minha estante
Muita vontade de ler este. Li holocausto Brasileiro e sei bem da escrita espetacular da Daniela.

Rodrigues 25/09/2020minha estante
Concordo plenamente com você

Eli Coelho 01/07/2018

Como nao se emocionar?
Vou lendo e as letras ficam embaçadas (penso comigo: "não pode ser vista cansada, estou de oculos e lendo só há 10 minutos") é quando percebo que são meus olhos que estão marejados, a garganta foi incapaz de segurar o nó.
Olho pra cima. Respiro fundo. Digo a mim mesmo "é só um livro" (tentando me enganar, pois ele é baseado em realidade). Agradeço a Deus. Que livro maravilhoso, mas é uma pena ele ter sido escrito. Saio das páginas mais humano do que quando entrei.

Gostei bastante, consegue ser poetico em alguns momentos. Tocante, sensivel, etc. Como boa jornalista a autora tentou a imparcialidade dando voz também aos absurdos dos promotores publicos que processaram os pais.

Me incomodou um pouquinho (1%) a historia de alguns personagens nao ser linear. Começa em um capitulo e só temos o desfecho varios capitulos depois.

Livro pra se emocionar, muito. Comparavel ao formidavel Holocausto Brasileiro.
Janaina Jane Jana 09/08/2018minha estante
Você descreveu com perfeição minhas sensações ao ler este livro (ainda não terminei).

Eli Coelho 10/08/2018minha estante
Esse é dificil Janaina, mas foi uma experiencia maravilhosa mesmo assim.

Gabriela Copatti 18/10/2020

Extremamente necessário!
Que livro sensacional!
Em 2013 eu era uma criança, mas lembro bem das notícias que passavam seguidamente nos meios de comunicação.
Ter lido tal livro agora me fez interpretar mais facilmente e compreender o quanto a mensagem que ele nos passa é necessária.
A forma como a autora aborda o assunto, juntamente com as histórias dos familiares e sobreviventes é esplêndida, livro rico em detalhes que nos fazem sentir como parte da família daqueles que partiram.
Recomendo!!
NatyNatalia 19/10/2020minha estante
Está na minha meta de leitura!

Gabriela Copatti 19/10/2020minha estante
Natália, tenho certeza que a leitura será maravilhosa!

Bii 30/05/2021

Sofrido!
Demorei mais que o esperado para terminar de lê-lo. Fiz longas pausas para tentar me recuperar e continuar a leitura. Foi sofrido, angustuante e desesperador. Não poderia ter sido diferente, eis que esse é um livro jornalístico que narra com muita comoção e sensibilidade a tragédia ocorrida em 2013 na Boate Kiss, que resultou na morte de mais de 240 pessoas.
Foi emocionante demais acompanhar os relatos de familiares que tiveram suas vidas marcadas para sempre naquele 27 de janeiro de 2013.
O livro também desperta um sentimento de revolta pela negligência dos responsáveis pelo evento. É inacreditável que um lugar com capacidade de suportar aproximadamente 700 pessoas e com lotação de mil naquele dia, não tivesse entrada e saídade ar; não tivesse qualquer ventilação. A maioria das pessoas que estavam no local não morreu queimada, mas sim sufocada pela fumaça altamente tóxica que inundou o ambiente.
Esse certamente não é um livro para lazer. É um livro informativo. É um livro que precisa ser lido, para que a dor, o desespero e a revolta do dia 27/01/2013 não venham ser esquecidos; para que cada pessoa que leia venha ter ciência desse evento histórico causado pela irresponsabilidade humana.
Bii 30/05/2021minha estante
Desculpem-me pelos erros de português. Na ânsia de postar, acabei não revisando.

Thais645 30/05/2021minha estante
Também me causou o mesmo a leitura desse livro. Uma angústia desoladora. O final foi como um soco no estômago.

Chris Silveira 22/01/2019

Impactante
Nunca chorei tanto lendo um livro! Daniela Arbex reconta essa história tão noticiada de uma maneira única: por meio das vozes dos que estiveram lá. Cada capítulo é narrado por alguém que presenciou e sofreu com esse incêndio. Daí o título: a mesma noite do incêndio é contada de formas diferentes, pois foi percebida assim por pessoas diferentes. E os narradores se repetem ao logo dos capítulos para montar as peças desse quebra-cabeça desastroso. É chocante demais pensar em todas as vidas e famílias que se desfizeram por conta de uma noite. Leitura impactante, mas necessária para pensarmos em nossas vidas e darmos valor ao que temos.
Gabriela Lemos 23/01/2019minha estante
Nossa, tb chorei muito! E deixa eu te contar, esta data 27/01, aprendi em outro livro (os bebes de auschwitz da wendy holden - que me fez chorar mais outros litros) que é o dia internacional da lembrança do holocausto (resolução 60/7 da assembleia geral das Nações unidas em 1 de nov de 2005)...não é absolutamente macabro? Eu penso assim: nos dois eventos gente morreu em câmaras de gás, uma construida pra isso, outra que foi fadada a virar uma por uma serie de cagadas...eu assustei com a triste coincidência...

Chris Silveira 25/01/2019minha estante
Nossa! Bizarro!

Kel 26/05/2020

Forte e real
Nada me preparou para as emoções que esse livro despertou. Ele é muito bem narrado, apresenta várias famílias e várias vítimas, enfatizando características de suas personalidades e ambições de futuro. Isso foi uma das coisas que mais me emocionou, a perspectiva de futuro que foi arrancada daqueles jovens, e muito jovens. Li em três dias porque achei que a carga emocional era muita, me peguei várias vezes torcendo por aqueles pais para que a história fosse diferente, mas os sobreviventes são citados apenas no final do livro, ao longo do livro são histórias de vítimas fatais. Destaque para a mãe que mesmo enterrando seu filho ainda teve forças para ir ao enterro do filho do patrão, que pessoa forte, admirável. A descrição da cena dos jovens já sem vida no ginásio e os pais fazendo a identificação me fez chorar muito ao imaginar uma dor inimaginável, ninguém deveria ter que passar por isso. Me admirou também saber que esses pais foram julgados e considerados culpados por terem deixado os filhos irem a balada, contradisseram que se estivessem na igreja isso não teria acontecido, passagem revoltante, tudo o que esse pais merecem é conforto e carinho de qualquer um que tenha conhecimento dessa história fatídica da boate Kiss. E o mais arrepiante é que foi real e foi muito cruel. As fotos dos pais e socorristas ao final do livro criam uma conexão sobre esses personagens da vida real retratados no livro, gostei de tê-los visto e espero que encontrem paz em meio a tanta dor e saudade. O livro é fascinante e merece ser lido.
Andréia 26/05/2020minha estante
é um livro inesquecível lembro de trechos tão nitidamente...
Me marcou muito as narrativas e não tive como não me emocionar com cada relato eu senti muito mesmo
Tive a pior ressaca literária se assim posso dizer

Kel 26/05/2020minha estante
Muito emocionante mesmo, de arrepiar! E fica na cabeça!

Soarez 01/05/2020

Chorei litros!
Que sensibilidade dessa autora e que coragem dos familiares e amigos das vítimas da boate Kiss em falar sobre esse assunto em um livro. Terminei a leitura em 3 dias, mas foi bem triste imaginar, a cada página, a dor e sofrimento daquela noite e das que se seguiram... Apesar disso, a autora descreve de uma forma muito amorosa sobre a vida das vítimas através do relato dos familiares e amigos. Trata também da atuação dos profissionais da saúde, militares, policiais, autoridades e até civis que ajudaram na ocorrência, com alguns relatos dos mesmos.
Just Mike 01/05/2020minha estante
Nossa, nem sabia que existia livro sobre o acidente! Me interessei lendo seu comentário, vou ler.

Soarez 01/05/2020minha estante
Super recomendo, acredito que não vai se arrepender!

1930 encontrados | exibindo 1 a 16