Como ler literatura

Como ler literatura Terry Eagleton

Resenhas - Como ler literatura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luís 06/06/2022

Acho que comecei a ler com expectativas muito altas pro livro, pq sei que o autor é muito bom e renomado nessa área; mas achei... meio bobo? É bom, é um exercício mental legal, mas ele não apresenta nada demais, na minha opinião. Ele fica melhor nos últimos capítulos, mas assim... bobinho.
Felipe 06/06/2022minha estante
Estou lendo também e minha opinião é a mesma por enquanto.

cadupradofr 02/04/2021

Como ler literatura -Terry Eagleton
Leitura fundamental para entrar em contato com alguns conceitos importantes da teoria literária em uma linguagem acessível a todos que se interessam por livros e literatura.
Como era esperado, as obras utilizadas por Terry Eagleton são essencialmente de autores de língua inglesa.
O livro é divido em 5 capítulos intitulados: Inícios, Personagem, Narrativa, Interpretação e Valor.
Recomendo a leitura.

daniloleitor 01/04/2019

Uma aula.
Um livro tão didático que parece um curso presencial (embora nem todos os cursos presenciais sejam didáticos).

O autor deixa claro já no início que se trata de uma obra para iniciantes que pode ser usada por estudantes e leitores mais experientes. Não consigo avaliar se os temas foram abordados de forma superficial, mas cada tema foi explorado de forma bem interessante.

Dividido em 5 partes, o livro fala de Início (sim, o começo, as primeiras frases de livros diversos), personagem, narrativa, interpretação e valor.

Em cada tema, vários livros são analisados, em alguns casos com trechos específicos analisados por páginas e páginas (achei fantástico isso).

O legal é que a análise nunca é puramente técnica, sempre tem um exemplo ou uma comparação que parece deixar o assunto mais fácil de digerir. Por exemplo, o autor pontua várias diferenças entre textos modernistas e realistas ao longo das análises.

Como analisar o texto como um todo? O que torna uma crítica "pobre"? Como atribuir valor a um texto literário? Sente, se acomode e deixe Terry Eagleton explicar. Leitura agradável e rica.

Jonathas dos Santos Benvindo 29/07/2022

Um livro bastante inspirador, traz muitas ideias que eu nunca tinha observado em grandes obras da literatura. Realmente uma leitura necessária.

ogatoleu 07/02/2024

Como ler literatura?
Para um livro em muitos aspectos literário, "Como ler literatura" parece surpreendentemente oblíquo em relação a este fato. A começar pelo título. "Como ler literatura" é uma afirmação que se diria praticamente enganosa. O "como" sugere uma receita de bolo, um consenso. Creio que muitas pessoas quiseram ler este livro como uma fórmula pronta que esgotasse o assunto, ou ao mínimo uma coletânea de todas as fórmulas existentes sobre o assunto (e certamente o autor recebeu vantagens monetárias disto). "Literatura" é um objeto sem qualquer tipo de adjunto, o que pode dar a entender que o autor se inclina a dissertar sobre quaisquer tipos de obras. Muito pelo contrário. O autor tem uma preferência (por vezes até irritante) por falar quase que exclusivamente de obras britânicas e estadounidenses. E no entanto, apesar de algumas pontuais discordâncias, gostei bastante do livro.

Acredito que o autor estava ciente de todas essas impressões que o livro causaria. Afinal de contas, Terry Eagleton é um crítico literário. Se tem alguém que está ciente de como um livro será possivelmente recebido e interpretado, esta pessoa é um crítico literário. Eu sou do ponto de vista que o próprio livro é uma resposta a essas opiniões. O livro é esquivo em relação a muitas coisas, desviando de afirmações categóricas mas habilmente evitando cair num relativismo excessivo. No entanto, uma das poucas mensagens do livro que não são questionadas ou satirizadas ou desditas, é esta: "dizer uma coisa significa obrigatoriamente excluir outra" (p. 119). Este livro, como qualquer obra literária, não espera contar tudo o que há para se dizer sobre um assunto, nem planeja falar sobre todas as formas que esse assunto pode assumir. Isto seria impossível. Podemos sim questionar, por exemplo, o fato de o autor falar majoritariamente de autores brancos, mas, ao mesmo tempo, não podemos esperar de um livro que ele consiga exaurir um tópico teórico. Este é um livro dentre vários sobre o assunto. Nâo existe uma forma universalmente válida de discorrer sobre literatura. Por isto, talvez uma forma possível de enxergar este livro sejá lê-lo não como um "Como ler literatura", mas um "Como ler literatura?"

É um livro para "iniciantes" (como eu) no tema, mas apenas se considerarmos o livro enquanto forma. Ele não esgota os temas que discute, mas lança uma sementinha de assuntos extremamente complexos para um público mais leigo. O livro não é apenas o que o livro contém, mas também o que se pensa e questiona entre um parágrafo e outro, além das associações que ele cria. Pra quem nunca ouviu falar do que o livro fala, é um livro que gera as primeiras perguntas. O que a meu ver é uma habilidade subestimada. Existe habilidade no academicismo, mas também na abertura de portas para aqueles que querem adentrar esse universo.

Outro ponto diz respeito à minha própria avaliação deste livro por aqui. O autor estabelece uma distinção importante: "gostar de uma obra de arte não é igual a admirá-la. Você pode gostar de livros que não admira e pode admirar livros de que não gosta". Sempre tive algumas queixas sobre como plataformas no estilo do Skoob não fazem essa diferenciação. Existem muitas obras que eu tenho resistência a ler ou que não gostei, mas isso não me impede de admirá-las. Quando escrevo uma resenha ou avalio um livro com estrelas, esse é sempre um questionamento que eu faço. Às vezes pendo para o "gostar", às vezes para o "admirar", mas é sempre algo que me confunde muito.

site: instagram.com/ogatoleu

Steph.Mostav 06/06/2021

Como entender a literatura
Leitura bastante proveitosa para quem quer passar a aproveitar mais a leitura não só de clássicos, mas de contemporâneos que exijam mais atenção e análise crítica. Eagleton deixa claro que seu livro é bastante introdutório e a maior parte dos exemplos que ele fornece são da literatura britânica e norte-americana, mas a partir dos instrumentos de análise que ele fornece durante os cinco capítulos, somos capazes de aplicá-los aos mais diversos livros. O primeiro capítulo trata de inícios, o segundo de personagens, o terceiro de narrativa (que ele faz uma importante distinção com relação a enredo). Meu preferido foi o quarto, que trata de interpretação. O quinto explora o conceito de valor e a capacidade de julgar obras boas ou ruins. Além disso, Eagleton também explica a respeito de contrastes entre escolas literárias e as definições mais básicas do que seriam romantismo, realismo e modernismo. Uma ótima introdução sobre o tema.

Dudu 02/01/2022

Como ler literatura
Terry Eagleton, conhecido e renomado crítico literário, traz nesse livro excelentes orientações a cerca de como devemos abordar um livro literário a fim de tirar maior proveito dele. Aborda temas como personagens, enredo, narrativa, valor, etc. A leitura é muito gostosinha, não é muito difícil, parece realmente algo mais voltado para quem está começando nesse universo literário. Ao fim do livro, fica um gostinho de quero mais. Recomendo.

Maranhão 26/01/2023

Como ler literatura, de Terry Eagleton
Faço um convite para conhecer a obra do renomado filósofo e crítico literário britânico Terry Eagleton. O livro é divido em cinco capítulos: inícios, personagem, narrativa, interpretação e valor.
Como foi descrito, na capa do livro pelo jornal The Table ?Seriamente divertido?. Não só isso, esse tesouro de Eagleton é espontâneo, engraçado e necessário.
Vitor Hugo 26/01/2023minha estante
Muito bom , vou adquerir

Fernanda.Lopes 28/07/2023

Ele me surpreendeu
Já tinha ouvido falar bem do Como ler literatura, mas não esperava ser surpreendida dessa forma.

O capítulo 1 é meio chatinho, confesso. E, por isso, muita gente acaba desistindo da leitura. Mas, se você conseguir passar por algumas análises de livros pouco conhecidos do grande público, vai até começar a achar graça no típico humor inglês do autor e aí a leitura flui lindamente.

A cada capítulo, sinto que ganhei mais ferramentas para apreciar a literatura de um jeito muito simples, mas não simplório, e sem a arrogância comum com que os críticos costumam falar com pessoas não especializadas.

Com certeza vou reler.

Thalia242 24/07/2022

Literalmente "como ler literatura"
O livro de Terry Eagleton é um livro sobre como funciona a literatura e ele relata diversos temas que estão presentes nos grandes clássicos, mostrando exemplos e trechos que ele considera importante para o desenvolvimento dos livros.

São abordados os inícios de livros, os personagens, a narrativa, a interpretação e o valor. Em cada parte, o autor traz diversos livros, citações e mostra como cada elemento funciona em cada livro e de um jeito diferente.

Não é um livro sobre escrita, não é um livro que traz atividades sobre como melhorar a técnica de escrever e aprimorar as habilidades nessa área. É um livro, que literalmente, mostra como ler literatura. Através de todos os clássicos citados, Terry Eagleton descreve o que os autores tentaram escrever, e, mostra como as histórias podem dar indícios sobre o final e o desenvolvimento desde a primeira página. Assim como os personagens e suas ações futuras, ou então como a narrativa e a interpretação podem muitas vezes passar despercebido por nós leitores, e como isso nos influencia.

Classifiquei com 3 estrelas, porque, na minha opinião, o livro é cansativo de ler, principalmente, se ler muito em poucos dias. Talvez, nesse livro é necessário que seja lido um pouco por dia e absorvido o conteúdo escrito. Além disso, acho que o autor usou muitas citações de outros livros, autores demais, histórias e gêneros diferentes, o que acaba dificultando o entendimento do leitor sobre o tema do livro.

Eu gostei da forma que foi escrito, é importante entender sobre os grandes clássicos, assim como a forma que eles foram escritos, porém, acho que o autor tentou utilizar muitas maneiras diferentes de explicar a mesma coisa, e no fim, fica tudo muito confuso.

Observação: essa edição possui folhas brancas, o que deixou a leitura desconfortável.

EduardoCDias 12/03/2021

Saber interpretar é essencial
Nos modos e novas técnicas na interpretação de um texto, com exemplificações de textos e autores consagrados.

alex 24/08/2022

Como ler literatura, de Terry Eagleton (2013)
O livro é bom de ler, mas segue um caminho bastante caótico em cada capítulo, como se fosse uma conversa despretensiosa (porem bastante rica) sobre literatura.

O texto está dividido em 5 capítulos que tratam dos "inícios" dos livros (primeiros paragrafos); dos personagens; das narrativas; da interpretação que fazemos; e do valor intrínseco de cada obra.

Aprendi bastante coisa. Achei interessante de verdade e até fiquei com vontade de conhecer outro livro do autor, mas, durante a leitura, tive que lidar com esse desconforto frente à aparente desordem do texto.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/05/2022

O que faz com que uma obra literária seja boa ou ruim? Com quanta liberdade interpretá-la? Devemos acreditar no que diz o narrador? E o que acontece com os personagens depois que a história acaba? Acessível, delicioso e divertido, " Como ler literatura" é uma obra perfeita para todos aqueles interessados em aprofundar sua compreensão e enriquecer sua experiência de leitura.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525436597

Joao.Gabriel 25/11/2022

Gostei. Linguagem mais informal, mais descontraída. A escrita dele, à primeira vista, parece mais turva. Mas conforme vem o costume, você consegue ler bem.
O livro é recheado de trocadilhos e exemplos, ilustra bem o que tentar ensinar, embora pareça mais uma palestra transcrita do que um texto em si, não sei explicar.
No mais, recomendo.

Ana Magiero 30/12/2021

Lido: 17/60 📚 Apesar de ser um pouco cansativo o tema do livro, ele acaba sendo muito bom em informações teóricas e importantes de como se ler um livro de literatura, focar no enredo, personagens, trama, interpretação. Um livro maravilhoso para estudantes de literatura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6