Como ler literatura

Como ler literatura Terry Eagleton

Resenhas - Como ler literatura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

erbook 31/05/2020

Leitura para leigos e acadêmicos
Terry Eagleton é professor de literatura inglesa na Universidade de Lancaster, mas esta obra não é direcionada para acadêmicos. Ao contrário, a leitura é simples e divertida com muitos exemplos práticos. Como não tenho formação nessa área, gostei muito da abordagem didática do autor.
A obra é dividida em 5 partes. Na primeira, aborda-se a questão do que é literatura e sobre a importância dos inícios. “Obra literária consiste, em parte, em tomar o que é dito nos termos como é dito. É o tipo de escrita em que o conteúdo é inseparável da linguagem na qual vem apresentado. A linguagem é constitutiva da realidade ou experiência e não se resume a mero veículo”.
Na segunda, explora-se o tema do personagem, com a distinção entre os personagens românticos e os modernistas. Os primeiros são indivíduos completos, complexos e verossímeis, enquanto os segundos põem em crise o conceito de identidade. “Em boa parte das obras modernistas, pode-se dizer que o verdadeiro protagonista é não este ou aquele personagem, mas a própria linguagem”. Os modernistas desmantelam a ideia tradicional de personagem.
No capítulo 3, expõe-se as diversas formas de narrativa. Menciona-se desde o narrador onisciente àquele em que não se pode confiar inteiramente. Segundo Eagleton, há narradores que “são inconfiáveis a ponto de serem trapaceiros”. Uma vez mais, distingue-se a narrativa realista da modernista. “Muitos romances realistas podem ser vistos como dispositivos para resolver problemas. Criam adversidades para si mesmos e então tentam resolvê-los”. “As obras literárias modernistas e pós-modernistas geralmente se interessam menos pelas soluções. Preferem desnudar alguns problemas”. Para os modernistas, não existe uma grandiosa narrativa geral, mas muitas “mininarrativas, cada qual podendo ter sua parte de verdade”.
No quarto capítulo, fala-se sobre interpretação, no qual se extrai que “a melhor maneira de ver uma obra literária não é como um texto com sentido fixo, mas como matriz capaz de gerar todo um leque de significados possíveis. Mais do que conter significados, a obra os produz”.
No último capítulo, questiona-se o valor de uma obra literária. Dentre os vários critérios admitidos pelos estudiosos (profundidade, verossimilhança, unidade formal, apelo universal, complexidade moral, originalidade verbal), gostei da passagem que afirma que “um clássico da literatura, para alguns críticos, é não tanto uma obra de valor imutável, e sim uma obra capaz de gerar novos significados ao longo do tempo”.
Recomendo muito a leitura!

Flávia Menezes 03/03/2021

Uma visão britânica sobre a forma de se ler livros.
Tenho lido muitos livros sobre escrita criativa e análises literárias, mas até então, não havia tido contato com um autor que não fosse americano ou brasileiro.

O livro traz alguns pontos interessantes, mas preciso dizer que na maior parte, são análises muito superficiais, sem nunca entrar em um ponto mais psicológico das obras.

Por ser psicóloga, e pela minha abordagem ser estruturada na filosofia, confesso que fiquei incrédula em perceber que o autor teve uma visão tão rasa de alguns pontos filosóficos de obras clássicas inglesas.

Outra coisa que me incomodou bastante, é que os exemplos e divagações são tão simplórios e negativistas, que deixam a leitura um pouco cansativa. O que é triste, porque as partes interessantes da análise de obras clássicas inglesas são feitas rapidamente, e sem muito aprofundamento.

Na capa e contracapa constam opiniões renomadas de jornais e autores que dizem que a obra é engraçada, porém não encontrei nenhuma passagem que me fizesse rir. Deve ser o que chamam de humor inglês!!

O livro é bem técnico, e como eu disse, um pouco superficial demais. Porém, vale a pena para quem quer aprender mais sobre a arte da escrita e da análise literária, especialmente por ser uma visão diferente, saindo um pouco desse eixo Brasil-Estados Unidos.

Obs.: um ponto importante a ser reforçado, é que o autor fala das obras narrando todas as suas partes, incluindo finais. O que pra mim foi péssimo, pois como havia me programado para ler Grandes Esperanças, de Dickens, acabei sabendo de toda a história, do começo ao seu final, incluindo tudo o que acontece com cada um dos personagens.

@umliterario 08/03/2021

Resenha de Como Ler Literatura
Com dicas de como aproveitar melhor uma obra literária, Terry Eagleton passeia sobre os aspectos que compõem uma obra, tais como: inícios, personagem, narrativa, interpretação e valor. Ao discorrer sobre cada um desse temas, Terry traz aspectos da crítica literária para dentro de cada um deles e uma visão mais crítica, mas, ainda assim, de fácil compreensão para os seus leitores.

Terry defende a ?leitura vagarosa?, aquela onde tentamos ir mais profundamente nas entrelinhas da literatura e do que ela tem a nos dizer. Dessa forma, o escritor nos leva a enxergar a literatura como algo que vai muito além da superfície, nos mostra o valor de ler uma obra literária em estado de alerta e nos preocupar com a forma com que a obra diz suas verdades e conta a sua história.

Em Como Ler Literatura, Eagleton analisa várias obras importantes para literatura, incluindo ?O Morro dos Ventos Uivantes? e ?Harry Potter?. Através das análises de Terry, somos capazes de entender um pouco mais sobre como a crítica literária visualiza o texto em sua completude e profundidade. Na literatura, o conteúdo é inseparável da linguagem em que ele é apresentado, sendo assim, a linguagem não é apenas um veículo, mas ela contribui para a construção da realidade e experiência.

Os inícios: Terry aborda os inícios das obras literárias e as problemáticas que eles apresentam, trazendo assim a oportunidade desenvolvimento da história ao redor desse tema central.

O personagem: aborda aspectos da construção dos personagens em tais obras e a importância de trata-los e não imaginá-los como pessoas de carne e osso, mas como figuras que evoluem e exercem suas faculdades mentais dentro da narrativa.

A narrativa: Eagleton apresenta os principais tipos de narrador (onisciente, onipresente), discorre também sobre a importância de estarmos atentos com relação aos narradores que são confiáveis e inconfiáveis.

A interpretação: o autor nos aconselha a observar a obra literária como um todo, analisar os temas tratados no decorrer da sua narrativa, bem como apresenta as diferenças entre as narrativas de progressão e digressão.

O valor: sobre o valor das obras literárias, Terry apresenta as diferentes formas que a crítica literária analisa as obras, e nos mostra que uma obra literária não apenas dialoga com a tradição, mas também com a atualidade e com o novo.

gwasem 31/03/2021

Ótima introdução
Uma excelente leitura introdutória para quem se interessa pela crítica e teoria literária. O autor aborda alguns aspectos importantes das obras, como o início, personagem, narrativa, etc, usando uma linguagem bem acessível e exemplos de textos consagrados (ou não).

Thay.Neves 12/05/2021

Muito bom!!
Me fez refletir sobre vários aspectos literário, praticamente uma aula para quem tem interesse nesse assunto.

R. Gomes 24/10/2023

Terry Eagleton foi o autor que minha professora de teoria literária II usou como base do curso e, como foi um material incrível e fácil de entender, decidi procurar por mais. Foi uma ótima ideia.

Esse é um livro incrível e bem explicativo, tem vários exemplos e uma linguagem super compreensível. Em alguns pontos, fica um pouco denso, mas nada que não possa ser superado.

Jessica Pereira 14/12/2021

Uma forma descontraída de aprender
O autor traz as técnicas e insere nas análises. O livro é dividido em 5 capítulos: Inícios, personagem, narrativa, interpretação e valor. No decorrer da leitura o autor vai explicando todos os pontos.

O que mais gostei é que o Terry Eagleton explica de uma forma engraçada e bastante esclarecedora. É bastante didático, mas de forma descontraída. Uma leitura leve e essencial.
Lucimaura.0 14/12/2021minha estante
Gostei da proposta, é um livro que realmente ensina e quem ler aprende algo ou é apenas enrolação?

Jessica Pereira 14/12/2021minha estante
Eu diria que seria para iniciantes da literatura, mas ensina sim, só achei o nicho ser voltado mais para a literatura inglesa.

Lucimaura.0 14/12/2021minha estante
Obrigada!

regifreitas 23/02/2018

Para quem já conhece um pouco sobre análise de narrativas essa obra pode não apresentar muitas novidades. Mas o texto de Eagleton traz uma clareza e uma leveza revigorantes na sua leitura, podendo agradar desde quem está se iniciando nos territórios da teoria literária até aqueles que já conhecem um pouco mais aprofundadamente a área. Sempre bem-humorado, o autor trata, com exemplos que vão dos clássicos até obras contemporâneas, aspectos como: a construção dos personagens e da própria narrativa, a interpretação e o valor de uma obra literária. Uma das leituras mais agradáveis do ano até agora.

Felipe 28/07/2022

Muita teoria literária.
Não é o meu primeiro contato com livros que abordam a literatura, mas esse livro aqui é o auge. O autor fala e fala demais, enrola muito e discute assuntos já acreditando que você, como leitor, saiba o mínimo do que ele esteja falando ou que tenha lido sobre a obra que ele esteja discutindo. São poucos casos que ele coloca exemplo de um trecho do livro para você possa ler, ele cita o autor, a obra mas não coloca o trecho e muitas vezes me sinto perdido.

Para estudantes de literatura que estão acostumados a saber da narrativa de vários clássicos ou que já leram diversos clássicos, este livro é bom. Para mim, um mero leigo que tem a leitura como hobby, não funcionou. Há alguns outros livros, como o “Para ler como escritor” da Francine Pose que aborda quase os mesmo assuntos desse livro, mas ela mostra a teoria, o trecho e ainda explica cada ponto. Acho que este autor, o Terry, teve preguiça de se esforçar um pouco mais, tornando o livro cansativo e exaustivo.

Espero reler um dia este livro um dia com outra visão, outra perspectiva, mas no momento tive expectativas muito altas que não foram atingidas.

JoaoVictorOF 13/01/2023

Valioso para aprender (ou redescobrir) o que nos faz apreciar literatura
Terry Eagleton cria uma introdução perfeita, leve e bem humorada sobre como encarar uma obra literária. O autor fala sobre aspectos diversos sobre linguagem, narrativa, enredo, personagens, estilos e valor. O uso de trechos de obras clássicas para ilustrar os pontos levantados é muito didático e eficaz.
É daqueles livros para anotar, rabiscar e revisitar sempre que preciso. Aquisição obrigatória para quem quer aprender como aproveitar melhor a leitura.

Jacky 10/03/2023

Eagleton fala sobre os principais elementos que devem ser observados ao ler literatura. Nessa obra ele traz diversas referências literárias para que o leitor consiga identificar cada aspecto teórico citado.
É uma ótima maneira de aprender a pensar nas obras literárias com maior profundidade.

Flavio.Vinicius 24/04/2023

Como ler literatura, de Terry Eagleton
O título do livro pode parecer pretensioso – e de fato seria se o livro não tivesse sido escrito por um dos maiores teóricos da literatura da atualidade: o crítico literário Terry Eagleton. O livro é repleto de exemplos, de modo a facilitar o entendimento dos conceitos apresentados. É verdade que os exemplos são, na maior parte, baseados em obras da literatura britânica – Eagleton é britânico. Porém, tal restrição de modo algum faz a obra se tornar menor: as diversas qualidades fazem a obra ser rica tanto pelos assuntos que aborda quanto pela linguagem que se utiliza.

Terry Eagleton é marxista e defende que a Teoria da Literatura deve servir para a democratização do texto literário, e não para o obscurantismo da arte literária (como podem pensar alguns). Desse modo, o autor se utiliza de uma linguagem sutil, por vezes irônica e dotada de humor, que faz a leitura se tornar ainda mais interessante e é convidativa até mesmo para aqueles que não são da área das letras.

O autor passa por diversos conceitos e discussões pertinentes ao fazer literário: desde a função de literatura, até as classificações dos narradores e suas implicações; as diferenças entre a linguagem literária e a linguagem prática; as diferentes concepções de narrativa e de ficção para autores realistas e modernistas; e termina por fornecer pistas sobre formas de interpretação de obras literárias. Em interessante passagem, Terry Eagleton elabora um exercício de literatura comparada entre Harry Potter, de J. K. Rowling, e obras de autores como Charles Dickens. Terry Eagleton baseia-se sobretudo nas diferenças percebidas por realistas e modernistas, exemplificando os modos distintos de como esses movimentos literários percebem a arte da escrita.

Esse livro é valioso e aprazível ao mesmo tempo, tanto para os acadêmicos da área de letras quanto para os interessados em ler literatura e em entender melhor as obras literárias.

Diego 19/05/2023

Terry Eagleton é o professor de literatura que eu sempre quis ter
O professor Terry Eagleton nos presenteia com um texto elegante, bem humorado e inteligente sobre as características do texto literário. É uma aula divertida e profunda -- mesmo que não tenha sido esta a intenção inicial do autor, mas que é coisa inevitável quando se tem um conhecimento tão vasto.

O professor Eagleton nos chama a atenção para identificarmos a literariedade do texto literário... Ok, parece óbvio demais, mas não é. Somos quase que induzidos pelas próprias obras a encarar um personagem como alguém que existe (em carne e osso), enquanto que é necessário observar esse personagem como o que ele realmente é: parte de uma obra, como a figura pintada num quadro ou o braço da estátua de mármore.

A análise de um poema, conto ou romance passa necessariamente pela linguagem. A linguagem é o "pincel" da arte literária. Devemos observar como ela é usada criteriosamente. Preste sempre atenção na forma junto do conteúdo. A história é contada por um narrador onisciente em terceira pessoa ou primeira pessoa? Este "detalhe" faz toda a diferença no sentido de como o enredo será revelado na sua frente -- e no ponto de vista DA PERSONAGEM. Aí há outro ponto que você talvez não se dê conta e que o professor explica: se você conhece uma personagem A pelos olhos da personagem B, lembre que talvez B não goste de A! O viés pode fazer parte do sentido da história. O autor pode estar lhe revelando pedaços da personagem para forçar você a juntá-los; portanto, vá com calma nos julgamentos.

Outras questões que passam pelo livro dizem respeito ao sentido de uma obra e das simbologias envolvidas. Outro convite para sairmos de dentro da história, nem que seja por alguns minutos, darmos uma boa olhada para toda ela e tentarmos achar (nesse conjunto harmonioso de personagens-trama-tempo) qual seria a ideia, o recado, que se queira passar. Pode ser resumido em uma ou poucas palavras, como "redenção", "vingança", "desespero", etc.

Se você gosta de literatura, essa aula é feita para você. E o professor Terry Eagleton é aquele professor brincalhão e brilhante que todos nós gostaríamos de ter quando estávamos na escola.
QUEIJO460 19/05/2023minha estante
Pelo que você disse, é muito interessante.

giooooooo 02/02/2023

é um livro que não é tão ruim ao ponto de abandonar, mas não é tão bom que se dê vontade de continuar.

enfim, o britânico falando sobre literatura britânica como se fosse a maior do mundo. ele joga uns americanos, franceses e russos pra dizer que não, mas são a minoria.

bem eurocentrista, com uns comentários quase racistas e machistas. bem bosta

Juliana Amaro 04/03/2023

Bom livro.
A maioria dos livros introdutórios sobre teoria ou análise literária comete o mesmo pecado capital: tentar normatizar e prender numa grade de critérios fixos algo que é de uma riqueza vastíssima, viva, subjetiva e variável, como são as grandes obras da literatura. Terry Eagleton, professor e crítico de larga experiência, autor de Teoria da literatura: uma introdução (até hoje uma das grandes referências na área), não incorre nesse erro. Em Como ler literatura, embora seja uma obra introdutória, vemos que o autor não apenas conhece muito bem sua matéria, como tem sensi­bilidade suficiente para não matar o objeto de estudo ao dissecá-lo.

Sempre tratando a literatura como parte da cultura humana, Eagleton mostra a importância e a riqueza de se atentar, quando lemos, para aspectos como ritmo, sintaxe, alusões, ambiguidade, enredo, narrativa etc. – que tanto podem acrescentar à nossa fruição. Shakespeare, Conrad, Nabokov, Dante Alighieri, Dickens, Jane Austen, Milton, Sófocles e J.K. Rowling são alguns dos autores frequentados, dos quais faz análises brilhantes e ins­tigantes, sempre com a clareza que lhe é característica. Diferentemente de muitos críticos e acadêmicos, o autor não coloca a literatura ca­nônica num pedestal inalcançável; antes, lança mão de elementos da cultura popular para melhor expor suas ideias. Neste texto ao mesmo tempo sofisticado e bem-humora­do, temos a obra da maturidade de um grande crítico, de um grande pensador, que nos contagia com sua sabedoria humanista.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6