Como ler literatura

Resenhas - Como ler literatura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Angela Serrano 20/10/2023

Esclarecedor
Um livro sobre livros e como tal traz spoilers de algumas obras para contextualizar análises e exemplificar também. O que realmente impacta no livro para mim pelo menos é como o autor nos leva a refletir e questionar o modo como lemos os livros. Vale muito a pena ler. Para mim ficará guardado para re-leitura e revisitar constantemente. Adorei conhecer a escrita desse autor.

Barbara.Oliveira 05/01/2022

Uma verdadeira aula
No começo achei um pouco arrastado e acadêmico, com exemplos de obras que não me interessavam tanto. Acho que esperava um "guia rápido e prático de como ler literatura", só que não encontrei isso rs.

O autor dá uma verdadeira aula de literatura, de como ler e olhar para as obras literárias com um certo distanciamento, por exemplo, não encarando personagens apenas como pessoas, e sim como peças de algo maior. Fala sobre como a gente pode comentar uma obra sem se prender só à narrativa, sobre como o que o autor apresenta com uma história não necessariamente representa seus valores pessoais e, por fim, desmistifica algumas máximas tidas como indicadores de grandes obras literárias. Muito interessante!

Gostei muito do capítulo "Interpretação", em que ele dá um exemplo de como colocar em prática tudo o que ele explicou. Ele interpreta Grandes esperanças, do Dickens, um dos meus autores favoritos. Agora já sei tudo o que acontece na histórias sem nem ter lido (rindo de nervoso rsrs). Mas só fiquei com mais vontade de ler pra acompanhar toda a análise que ele fez.

E sim, esse livro tem muitos spoilers de grandes obras, porque o autor sempre coloca citações e análises pra exemplificar o que ele comenta. Acho que isso só enriquece a leitura, mas pode não agradar algumas pessoas.

Priscilla 19/01/2022

Para repensar de que forma lemos
Eu me diverti bastante lendo esse livro! O autor faz comentários super interessantes a respeito de diversos clássicos da Literatura Inglesa. Admito que me perdi em alguns momentos, quando ele analisava trechos de alguma obra completamente desconhecida por mim. Mas, a maior parte do livro me fez repensar a forma que interajo com uma obra literária? a forma que vou enxergar as narrativas e os personagens vai ser muito mais profunda depois dessa leitura.
Achei bem didática a forma em que o livro foi dividido, só fiquei incomodada com o fim ?abrupto?. Parece que, de repente, o livro acaba.
De qualquer forma, recomendo a leitura para todos os leitores ávidos que querem mergulhar cada vez mais fundo em suas leituras ?

Daniel263 12/02/2021

Um manual de crítica literária objetivo e delicioso
Escritor por Terry Eagleton, filósofo e crítico literário britânico, o livro é um bate papo bem gostoso com muitas reflexões interessantes, exemplos literários e deliciosos aforismos.

O objetivo do autor parece impossível para um livro com menos de 300 páginas: “Procuro lançar alguma luz sobre temas como a narrativa, o enredo, o personagem, a linguagem literária, a natureza da ficção, problemas de interpretação crítica, o papel do leitor e a questão dos juízos de valores.”

No entanto, com uma exposição objetiva, excelente metáforas e análises sensatas sobre algumas escolas literárias, o livro se torna uma exposição prazerosa e bem “devorável”!

Recomendo para quem gosta de ler - especialmente se curte clássicos britânicos, de Shakespeare a JK Rowling!

site: https://www.instagram.com/p/CKl06RfDMek/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6