O Assassino do Zodíaco

O Assassino do Zodíaco Sam Wilson

Resenhas - O Assassino do Zodíaco

_estrela_literaria 21/11/2022

O Assassino do Zodíaco - Sam Wilson
Imagina viver em uma sociedade que o signo determina sua personalidade completa, seus desejos, anseios, posição social, emprego e tudo mais que diz respeito a sua vida? E imagina conseguir distinguir de qual signo a pessoa é, apenas pela postura?

"O Assassino do Zodíaco" retrata essa sociedade, onde testes científicos são feitos nas pessoas às escuras, afim de deixar a sociedade no eixo, cada um em seu signo. E um serial killer começa a matar pessoas importantes de acordo com o signo delas.

Ao decorrer dessa história, o detetive Burton e a astróloga Lindi, investigam os assassinatos à procura das motivações acerca dos crimes. E eles encontram muita corrupção e manipulação.

É um livro com uma história legal, mas não diria que é ótima. Foi um livro respiro entre um e outro, mas não me trouxe aquela ansiedade de terminar a história. Não tem um mistério muito grande e as motivações são fracas, com pouca explicação sobre alguns acontecimentos.

Isabel 18/11/2022

Sensacional
O autor retrata uma sociedade distópica regida pelos signos do zodíaco. Cada signo tem seu destino. Gostei muito da escrita bem fluída, com assassinatos e corrupção.
Michela Wakami 19/11/2022minha estante
Que maravilha.???????

Claudia - @segunda.opiniao 18/11/2022

Refleti por alguns dias após a leitura, para tentar entender a “moral da história” deixada pelo autor. Venho hoje dizer o que achei da obra.

A trama se passa numa sociedade distópica, onde a data de nascimento (o signo astral) determina a personalidade do individuo, lugar em que deve morar, pessoas com quem deve se relacionar, profissões em que podem atuar (dentro de suas vocações) e até sua posição dentro da escala social.

Geralmente o signo de touro segue a carreira policial, os capricornianos são empresários e políticos, liderando a elite da sociedade e os arianos são os criminosos, os desordeiros...

Os policiais estão acostumados a deter e enquadrar arianos, por isso foi montado um esquadrão da polícia chamada Aríete, que atua em Ariesville, local de maior afluência dos nascidos em Áries.

Não é de se estranhar que um porta voz dos arianos ascenda dentre a população para acusar o governo e a polícia de corrupção e perseguição contra um signo do zodíaco.

Paralela a essa situação, um chefe de polícia é brutalmente assassinado e obviamente as suspeitas recaem sobre o Ascendente Áries, organização que protesta contra a opressão e tirania das autoridades, mas o desenrolar da trama vai tornar tudo mais profundo e complexo.

O livro é narrado em terceira pessoa, contando duas histórias distintas: a investigação da polícia, sob o comando do Detetive Jerome Burton (com a ajuda de uma consultora: a Astróloga Lindi Chields) e a história de vida de um rico herdeiro capricorniano.

A trama é intrigante e a cada página nos vemos mais envolvidos com o enredo. A narração só não é mais fluída por conta do excesso de descrições. É um pouco irritante também a sensação de estar num labirinto sem fim. A todo instante as pistas são desacreditadas, os suspeitos trocados e os personagens centrais sofrem todo o tipo de adversidade, sem qualquer êxito. É bem frustrante!

A parte positiva é que fiquei surpresa com o rumo dos acontecimentos. Mais de uma vez imaginei saber quem era o assassino, mas dava com os burros n'água.

Os capítulos finais são eletrizantes. Minhas mãos até transpiraram de ansiedade. Fazia um bom tempo que eu não lia um suspense policial e foi bem legal relembrar como eles dão aquele friozinho na barriga e colocam a cabeça para funcionar.

Infelizmente os personagens deixaram a desejar. Não consegui me conectar com nenhum deles. Achei tudo distante e impessoal, talvez pela narração em terceira pessoa.

Por incrível que pareça, Daniel Lepton, o herdeiro capricorniano, foi o que mais despertou minha simpatia.

Depois de refletir sobre a obra chego à conclusão de que o autor fez uma crítica a estereotipação por algo que não foi escolha da pessoa, no caso dessa ficção a data de nascimento, mas na nossa sociedade podemos traçar um paralelo com alguém que nasceu pobre, num lugar pouco privilegiado, numa família disfuncional... Nada disso define quem essa pessoa é. O escritor quis mostrar que somos nós que rotulamos e depois vendemos esses rótulos como verdade, isso torna a sociedade preconceituosa, injusta e intolerante.

Recomendo a obra pra todo mundo. É um bom livro.

Embora eu não acredite em astrologia, confesso que não gostei de ver a galera do meu signo tão mal vista pela sociedade. Rá-rá!! Somos tão bonzinhos.

Se você também leu esse livro e tirou outra lição dele, não deixe de compartilhar.

Um beijo cósmico!

Câmbio. Desligo!
~ Cau

site: @segunda.opiniao

Fran Luchetti 08/11/2022

Domesticação Zodíaca
Jerry Burton é um detetive de San Celeste que investiga o assassinato do chefe de polícia, porém uma série de outros assassinatos se inicia, fazendo com que a astróloga Lindi Childs o auxilie nas investigações.
A história de Daniel Lapton é contada de forma paralela com alguns desfechos importantes para o desenvolvimento da história e, por fim, se cruza com a temática do livro.

O livro possui uma narrativa simples e que traz assuntos do cotidiano como preconceito, emprego, repressão policial e política, educação...
Há um tom original na escrita do autor que aborda diversas características de uma sociedade segmentada pela exclusão e rejeição, uma sociedade distópica em que tudo se define de acordo com sua data de nascimento, conforme seu signo vc sabe se vai ser rico ou se vai ser perseguido.

Boa Leitura!

Claudia 01/11/2022

Gostei
Gostei da ideia da sociedade dividida por signos. Gostei do motivo dos crimes, gostei do que acontece com os personagens e não achei chato como vi várias pessoas comentando. Enfim, é questão de gosto. Eu gosto de quase tudo que que leio kkk. Achei bem fod@o final. Me deu uma raiva, mas sei que se fosse real a história seria assim mesmo.

Ale 25/10/2022

Eu nunca esperaria um livro que definisse pessoas a um signo e ficasse tão interessante quanto a esse! Muito bom! E a crítica social sobre a definição de um tipo se pessoa, é muito importante para se refletir

madu 14/10/2022

a ideia é boa
Achei muito interessante o princípio de delimitar a sociedade e seu comportamento de acordo com os signos das pessoas, mas acho que se perdeu um pouco. Óbvio, o foco não é o desenvolvimento de personagem nem suas relações, mas eu senti falta desses detalhes dentro da vida deles, que é o que faz a gente conseguir se identificar com o que é narrado.
Como eu disse, como não é o foco, não tem problema, maaaaas ele deveria ter delimitado melhor o universo. Não se aprofunda em como começaram regimes baseados nisso e como houve a mudança social para aderirem a essa ideologia, principalmente fundamentada na ciência. O foco é em ser mais revolucionário e funciona muito bem, mas faltou mais. Acho que eu só gostei por causa desse viés, porque achei os personagens sem sal e sem identidade.

Giza Cris 01/10/2022

Leitura interessante
A história se dá em uma sociedade separada por signos. No começo é relatado duas histórias aparentemente distintas uma da outra, um pouco confuso, mas no meio do livro as histórias vão se juntando e vemos uma ligação bastante inesperada.
Achei a história muito interessante, um desenrolar que realmente mostrou sentido.
Só achei que o final foi muito "de repente". Um final apressado sem muitos detalhes.
No fim, valeu a leitura.

Scheila 25/09/2022

Cansativo
O livro tem uma narrativa cansativa, e confusa, a história de fundo é ótima, mais exige muita concentração do leitor, o final poderia ser melhor se não tivesse enchido tanta linguiça no meio.

Nina Pina 10/09/2022

Eu sou de leão ?
Não era bem o que eu esperava da leitura, mas, assim mesmo segui, e li toda a história que fala sobre uma sociedade dividida por signos. Um thriller policial, com uma pitada de distopia. Com vários assassinatos cometidos pela cidade, leva um investigador e uma astróloga a desvendar a trama, com um final muito louco.

Luna 10/09/2022

E se, ao invés da cor, signos fossem a nova desigualdade?
O Assassino do Zodíaco é um livro maravilhoso e retrata a complexidade e a injustiça de uma sociedade enraizada em preconceitos.
Apesar da história do assassinato ser importante, o verdadeiro foco do livro é a divisão social causada pelos signos, que acabam por definir o destino das pessoas no momento em que nascem.
Uma história marcada por surpresas atrás de outra, você se vê preso entre os personagens e vai odiar alguns ao mesmo tempo em que se importa com eles. Dividido em duas perspectivas, vai se descobrindo cada vez mais coisas até que finalmente se entenda a relação entre elas.
Embora tenha um pouco mais de 450 páginas e ser o primeiro e único livro do autor, a escrita é muito fluída e viciante e os capítulos são curtos.
Meu único porém (e o motivo de minha nota ser 4.7) foi com o final, que, mesmo tendo achado muito bom, fiquei com uma sensação de faltar alguns pontos finais que poderiam ser resolvidos com alguns capítulos a mais. Mas ainda assim é uma história incrível que nos faz refletir sobre o mundo em que vivemos.
Super recomendo a leitura!
Leandro423 09/10/2022minha estante
Quanto ao final tive a mesma sensação que vc, mas não que tenha faltado algo mas sim que ele quis apressar pra terminar logo...mas fora isso a história é bacana, e pode confiar, sou de Touro rsrsr.

Só fiquei assustado com nota geral, 3,6... acho que podia ser maior...