A Coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Ceci.lia 06/02/2022

A coragem de ser feliz
O livro aborda a psicologia Adleriana em formato de um diálogo entre um jovem e um filósofo. Achei bastante interessante essa formatação, evitou que o livro ficasse maçante.

Sobre a filosofia de Adler, achei interessante já que ela é bem "prática", não havia lido nada parecido então muitas vezes estranhei e até discordei com o conteúdo. Mas logo em seguida fui convencida assim como o jovem kkkkk

Definitivamente o livro mudou minha perspectiva sobre viver a vida e principalmente o agora.

Lua 28/02/2022

Muito além do título
Comprei este livro porque o título me chamou muito a atenção, mas a ideia do livro vai muito além. Por um diálogo entre um jovem e um filósofo, os autores apresentam a psicologia adleriana e o seu caminho para encontrar a liberdade e a felicidade. De linguagem acessível, foi uma ótima forma de aprender sobre as ideias de Adler e conhecer novas ferramentas para viver uma boa vida. Muito bom!

caroline.guth 12/06/2021

É um bom livro, ele vai contra muitos pensamentos bastante enraizados. Na forma de um diálogo, o autor traz o pensamento adleriano sobre a busca da felicidade e a origem do sofrimento, nos guiando na busca da independência e liberdade, nos ensinando a encarar a vida de uma forma mais simples. O livro nos aponta a partir de que pontos de vista podemos construir uma vida mais leve e nos questiona sobre qual o estilo de vida que escolhemos adotar aqui e agora. É uma leitura que pode derrubar muitas das nossas ideias pré estabelecidas, é uma leitura que incomoda e que tira da zona de conforto. Com certeza vale uma releitura futura.

kathrein.oliveira 12/04/2021

Complexo e revelador.
Adorei esse livro, muitas vezes as ideias apresentadas nele são um tapa na cara e um confronto direto com tudo que pregamos atualmente na "sociedade do cansaço".

A linguagem é um pouco complexa e acredito que deva ser lido devagar ou pode ficar extremamente cansativo. Percebo que particularmente eu tenho um pouco de dificuldade com a escrita que é mais filosófica, acredito que por não estar acostumada a ler muitas coisas assim.

Mas realmente incrível! Pretendo comprar o livro físico, e sinto que agora vou levar meses pra digerir o que me foi apresentado nesse livro.

Vitoria 01/09/2021

Esperava um aprofundamento da "separação de tarefas" da filosofia Adleriana, porém é um bom ínicio para quem não conhece além de ser explicado de uma forma bem simples com bastante exemplos. Se você está buscando uma filosofia de vida diferente, esse é um livro pra sua lista!

Gaby 18/02/2022

A vida é simples ? é possível ser feliz agora ?como?
Auto ajuda, psicólogia geral entre outros não são meu gênero e isso tenho certeza , mesmo assim todos os anos na minha meta de leitura incluo alguns pois não se deve fazer só oq gosta .
A ideia do livro é ótima , nunca tinha ouvido falar na psicólogia de adley e e foi extremamente interessante ver como vai oposto a psicólogia mais aceita q nos estudamos que seria a de Freud .
Em vários momentos me senti como o jovem da livro e achei um obsurdo algumas afirmações como a negação do Trauma mas tenho q admitir q a linha de pensamento dessa psicologia é interessante d+ ! Super recomendo ??

Patricia.Gonzalez 19/02/2023

Esse livro mudou minha forma de pensar
Minha terapeuta me indicou este livro, pois durante nossas sessões surgiam alguns questionamentos específicos.

Esse livro trouxe uma visão sobre a psicologia adleriana, que eu não conhecia.

Estou encantada por essa linha terapeutica e me trouxe uma liberdade que sempre busquei.

Ansiosa para continuar os estudos de Aldred Adler. Lerei o livro da sequência: a coragem de ser feliz.

Kirk 28/04/2021

Pelo título imaginava algo totalmente diferente
Uma máxima do livro - Os problemas da humanidade advêm dos relacionamentos interpessoais. Este é um livro acerca da psicologia Adleriana e bastante provocador. Este foi um dos motivos que me levou até o fim. Uma passagem bem interessante é: "Em outras palavras, se “eu” mudo, o mundo muda. Isso significa que o mundo só pode ser mudado por mim e que ninguém mais o mudará para mim".

Sofia 04/05/2021

Amei
Amei demais. É complexo e genial. Me prendeu do início ao fim. Faz a gente ver as ?responsabilidades? de outra forma, deixando tudo mais simples.

Glauce7 01/04/2023

Um livro de autoajuda
Uma leitura agradável e rápida. Ajuda a você a ter uma nova interpretação da vida.
Tudo é a forma como você encara os problemas.
day 01/04/2023minha estante
Muito bom !

Bruna1938 13/05/2023

Leitura necessária
Li A Coragem de Não Agradar por indicação de uma amiga e confesso que achei a leitura um pouco difícil. Acredito que a dificuldade na leitura é decorrente de todos os temas que o livro nos obriga a refletir e isso me fez acessar coisas que eram realmente difíceis para mim. Esse livro além de ter me ajudado muito a questionar mais sobre tudo, me ajudou a viver de forma mais leve, sem me preocupar muito com o que os outros pensam a meu respeito. Além de me ajudar no meu relacionamento e poder observar as metas por traz de cada ação. Recomendo muito!

Victoria.Bispo 09/10/2021

Um dos melhores livros do ano
Escutar a psicologia Adreliana mudou totalmente meu modo de ver e viver a vida. Daqui pra frente e pra sempre.

Gustavo 25/01/2021

Ensinamentos difíceis de se engolir
Como o próprio autor reconhece ao final do livro: "um aspecto das ideias simples e universais de Adler é que as vezes ele parece estar afirmando o óbvio, enquanto outras tende a ser considerado um defensor de teorias idealistas, totalmente irrealizáveis". Segue abaixo algumas ideias defendidas pela psicologia de Adler:

i) A vida em si não pode ser planejada, porque ela não é linear, e seu passado não determina o seu presente nem mesmo é capaz de se projetar no futuro.
ii) Os traumas do passado não justificam a sua situação atual, o filósofo chega a dizer que a vitimização é uma escolha de um sujeito que não deseja se mobilizar e sair da zona de conforto.
iii) Devemos fazer na vida uma separação de tarefas e não pegar para si o que é do outro.
iv) Devemos negar o desejo de reconhecimento e viver de maneira autocentrada.

No fim das contas as ideias defendidas são bastante lógicas e certamente seria ótimo se alguém as pudesse seguir, mas isso claramente não é algo simples que podemos faze do dia para a noite. Neste aspecto eu considero que o texto acabou sendo uma apanhado de conselhos pouco práticos e que desconsidera aspectos mais emocionais do ser humano, mas de qualquer forma ele traz pontos de vista interessantes para refletir.

Fernanda 25/01/2020

Tem algumas ideias boas, mas ...
No geral, o livro tem algumas filosofias que nos ajudam a enxergar a vida de um jeito mais simples. Como: não estamos no controle de tudo; que não podemos controlar o que as pessoas pensam de nós; que o que importa é o AGORA, e o passado não importa; que o relevante é como decidimos viver com o que temos em mãos; e que não devemos viver em busca de elogios ou de reconhecimento.

Estas foram as lições que eu achei importante, e foram úteis na minhas vida.

Mas o autor defende muitas generalizações, ao qual eu acredito que não podem ser aplicadas em todos os aspectos, ou a todas as pessoas. Algumas das teorias eu não concordei, em outros momentos achei que as ideias se contradiziam ou estavam perdidas, e em algumas questões achei vagas. Então, acho que cada leitor deve avaliar o que lhe é útil, ou não, de forma crítica.

A leitura é fluida, e me fez pensar bastante. Porém, durante os diálogos, há muitas repetições. Mas de modo geral, em uma análise crítica, me fez melhorar em vários aspectos. Principalmente em autoaceitação e sobre relacionamentos interpessoais.