A Coragem de não agradar

Ichiro Kishimi
Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Kirk 28/04/2021

Pelo título imaginava algo totalmente diferente
Uma máxima do livro - Os problemas da humanidade advêm dos relacionamentos interpessoais. Este é um livro acerca da psicologia Adleriana e bastante provocador. Este foi um dos motivos que me levou até o fim. Uma passagem bem interessante é: "Em outras palavras, se “eu” mudo, o mundo muda. Isso significa que o mundo só pode ser mudado por mim e que ninguém mais o mudará para mim".

Ma Teixeira 23/03/2021

Um livro para a vida
A Coragem de Não Agradar é um livro de muitos aprendizados e ensinamentos de uma forma mais leve e descontraída do que os outros livros do mesmo seguimento, a partir da narrativa do filosofo e do jovem e seus debates conseguimos assimilar muito melhor cada ponto discutido.

Não é um livro de leitura rápida, é valido ler com mais calma e analisar cada debate, um ótimo livro para se reeler.

Quanto lia, comecei a perceber a minha vida de outra forma, como por exemplo como tenho o hábito de criar pequenos empecilhos por medo do desconhecido. Aqui vamos falar de autoconfiança, definição de felicidade, autoaceitação, confiança nos outros, valor... Valeu muito o aprendizado.

Victoria.Bispo 09/10/2021

Um dos melhores livros do ano
Escutar a psicologia Adreliana mudou totalmente meu modo de ver e viver a vida. Daqui pra frente e pra sempre.

yuka 01/04/2021

Esse livro mudou radicalmente a forma como eu penso e explica de maneira simples a psicologia de Alfred Adler.

Li por indicação da minha psicóloga, e recomendo principalmente pra quem, como eu, é tímido e fica ansioso em situações sociais.

Entretanto, ainda tenho algumas dúvidas em relação a Adler. Se alguém aí manjar de psicologia e puder me ajudar, ficarei muito agradecida. ?

kathrein.oliveira 12/04/2021

Complexo e revelador.
Adorei esse livro, muitas vezes as ideias apresentadas nele são um tapa na cara e um confronto direto com tudo que pregamos atualmente na "sociedade do cansaço".

A linguagem é um pouco complexa e acredito que deva ser lido devagar ou pode ficar extremamente cansativo. Percebo que particularmente eu tenho um pouco de dificuldade com a escrita que é mais filosófica, acredito que por não estar acostumada a ler muitas coisas assim.

Mas realmente incrível! Pretendo comprar o livro físico, e sinto que agora vou levar meses pra digerir o que me foi apresentado nesse livro.

Vitoria 01/09/2021

Esperava um aprofundamento da "separação de tarefas" da filosofia Adleriana, porém é um bom ínicio para quem não conhece além de ser explicado de uma forma bem simples com bastante exemplos. Se você está buscando uma filosofia de vida diferente, esse é um livro pra sua lista!

Luana Lavareda 20/06/2020

Perfeito
Já fazia um tempo que eu queria um livro pra ajudar em autoaceitação e autoconhecimento... livros de auto-ajuda no estilo coach, etc nunca me atraíram. Li um pouco de A sutil arte de ligar o f*da-se numa livraria e não corri mais atrás. Quando esse apareceu, totalmente baseado em filosofia e psicologia, comprei na hora e não nego: o livro realmente é transformador! Faço terapia e vários assuntos do livro passaram pelo consultório... é incrível como me alavancou refletindo sobre tudo e muito mais. Como um dos autores disse, a psicologia adleriana parece ser muito óbvia, mas toca profundamente e revolta hein! Várias passagens que eu li minha reação foi "????? não é possível que ele esteja falando dessa maneira", e outra coisa também, é duro. O livro joga muitas verdades na cara e por isso demorei mais a digerir certas coisas. Enfim, realmente tô muito feliz de ter achado essa preciosidade e fiquei com vontade de ler mais sobre Adler e sua psicologia. Também tive um pensamento igual ao do jovem: "ahh se eu tivesse lido essas coisas quando mais nova...", mas na real? Esse foi o momento certo e nunca está tarde pra mudar. Quero viver o agora ao máximo.

Fernanda 25/01/2020

Tem algumas ideias boas, mas ...
No geral, o livro tem algumas filosofias que nos ajudam a enxergar a vida de um jeito mais simples. Como: não estamos no controle de tudo; que não podemos controlar o que as pessoas pensam de nós; que o que importa é o AGORA, e o passado não importa; que o relevante é como decidimos viver com o que temos em mãos; e que não devemos viver em busca de elogios ou de reconhecimento.

Estas foram as lições que eu achei importante, e foram úteis na minhas vida.

Mas o autor defende muitas generalizações, ao qual eu acredito que não podem ser aplicadas em todos os aspectos, ou a todas as pessoas. Algumas das teorias eu não concordei, em outros momentos achei que as ideias se contradiziam ou estavam perdidas, e em algumas questões achei vagas. Então, acho que cada leitor deve avaliar o que lhe é útil, ou não, de forma crítica.

A leitura é fluida, e me fez pensar bastante. Porém, durante os diálogos, há muitas repetições. Mas de modo geral, em uma análise crítica, me fez melhorar em vários aspectos. Principalmente em autoaceitação e sobre relacionamentos interpessoais.

Glauce7 01/04/2023

Um livro de autoajuda
Uma leitura agradável e rápida. Ajuda a você a ter uma nova interpretação da vida.
Tudo é a forma como você encara os problemas.
day 01/04/2023minha estante
Muito bom !

Gaby 18/02/2022

A vida é simples ? é possível ser feliz agora ?como?
Auto ajuda, psicólogia geral entre outros não são meu gênero e isso tenho certeza , mesmo assim todos os anos na minha meta de leitura incluo alguns pois não se deve fazer só oq gosta .
A ideia do livro é ótima , nunca tinha ouvido falar na psicólogia de adley e e foi extremamente interessante ver como vai oposto a psicólogia mais aceita q nos estudamos que seria a de Freud .
Em vários momentos me senti como o jovem da livro e achei um obsurdo algumas afirmações como a negação do Trauma mas tenho q admitir q a linha de pensamento dessa psicologia é interessante d+ ! Super recomendo ??

Jéssi Lima 26/01/2023

querer viver intensamente é importante, mas não basta.
Minhas considerações finais sobre esse livro são medianas, a premissa do livro é muito boa, mas a forma como é feita em diálogos achei que ficou muito maçante, porém muito clara e objetiva os temas abordados.
Não é um livro que uauu, eu amei? mass não é um favoritado como eu gostaria ?

Rebekah3 25/01/2024

A coragem de não agradar é exatamente como deveríamos agir e pensar, esse livro nos traz reflexões profundas sobre o nosso eu, e nos mostra como somos prisioneiros de nossos próprios pensamentos.

heloisadecarli 07/07/2023

Nada muito diferente do que já li, talvez por ler bastante coisa de psicologia e coisas do gênero.

Mas no geral o livro é bom, tem muitas reflexões e pensamentos que são pra vida mesmo.

Letícia Motta 30/07/2020

A CORAGEM DE NÃO AGRADAR
A leitura se baseia em cinco encontros entre um filósofo que afirma levar uma vida simples e feliz dizendo que todos podem fazer o mesmo e um jovem insatisfeito com a sua vida. Ao longo desses encontros o filósofo fala como se tornou quem é hoje e o motivo de ser inspirado diariamente pela filosofia adleriana, de Alfred Adler, filosofia a qual o jovem questiona sempre que possível por não acreditar que exista a possibilidade de uma vida simples e com a felicidade ao alcance de todos.

Essa livro, como algumas outras que tenho, foi um divisor de águas na minha vida. Em todo o diálogo o filósofo oferecia teorías e ferramentas para nos mostrar a simplicidade real da vida, e mais do que isso, o tornou uma realidade palpável, quando lia tinha aquele pensamento de ''ei, eu posso fazer isso. Eu posso ser alguém melhor e com uma qualidade de vida superior, e posso fazer isso agora!''.

No começo do livro me identifiquei muito com o jovem, e acabou parecendo que eu realmente estava naquela conversa, e vendo outros comentários a respeito do livro percebi que a grande maioria se sentiu assim também. É uma leitura que indico a todos e com certeza irei ler outras vezes.

Aline Pfeiffer 31/03/2021

LEIAM!
Sem palavras para descrever o quanto esse livro é maravilhoso!!! Um jovem e um filósofo conversam a respeito da vida e os relacionamentos interpessoais, trazendo uma perspectiva "diferente" sobre vários temas (como autoestima, autoaceitação, raiva e complexos de superiorodade e inferioridade).

Aquele livro para te tornar uma pessoa melhor. Cheguei a lamentar por não ter lido antes pois me fez refletir várias questões... mas agora espero colocar tudo em prática para viver uma vida mais leve, livre e feliz! No aqui e agora... Gratidão!