Stalker

Stalker Tarryn Fisher

Resenhas - Stalker

Alice 30/07/2020

Viciante
Livro muito bom pra curar ressaca. Rápido, fluido, divertido. Ótima história de gente doida!

Isabeli 20/12/2022

eu amei esse livro, confesso que no começo eu pensei em largar, mas conforme a história vai se desenvolvendo e conforme você conhece os personagens você acaba se envolvendo e surpreendendo com o fim

Bruna 25/09/2020

Que Livro maluco! AMEI
Você sabe identificar um Psicopata? E um Sociopata? E um Facilitador?

Conheceremos 3 personalidades nesse livro, que vão virar a cabeça. E escrita é envolvente, detalhista (mas não demais), intrigante. A autora mostra que sempre sabemos o que acontece ao nosso redor, mas as vezes escolhemos não acreditar e isso pode ser perigoso.

Se tiver a oportunidade de ler esse Hino de livro, leia. Largue tudo e leia!

A cada capítulo uma nova Obsessão, uma nova personalidade, uma nova descoberta.

SÓ LEIAM !
Ana Laura 25/09/2020minha estante
Já vou guardar o nome desse livro! Me interessei.

Bruna 30/09/2020minha estante
Não vai de arrepende !

Naielle 02/06/2024

Suspense fraco
A história pareceu mais do mesmo. Eu estava com tanta expectativa para ver mais sobre a mente de uma pessoa como a personagem principal, mas foi tudo muito raso e decepcionante ?

Talissa.Gularte 04/10/2023

04/10/2023
Eu comecei a ler o livro bastante entusiasmada em descobrir como a fig "conseguiria" a vida da jolene e como a jolene reagiria.
A cada página que eu lia eu sentia mais nojo da fig, mas eu tinha essa motivação na minha cabeça, até que descobri que o livro era contado por pontos de vistas diferentes.
Quando chegou a visão do marido pensei, ainda bem, era tudo combinado pelos dois e os dois vão fuder a fig, mas não, o marido era pior ainda, além de ser um babaca, via tudo o que tava acontecendo e ao mesmo tempo que se indignava se deliciava.
Mas a parte final, da jolene, eu quis bater com a minha cabeça na parede, pois pra mim era inacreditável que ela fosse TAO BURRA, sério, mesmo o cara sendo um tremendo cuzao, ele alertava, e ela tava escolhendo ser cega, mas até aí, relevei, porque imaginei que teria uma reviravolta brilhante e que a jolene ia se dar super bem.
Só que não teve nada disso, apenas obsessão, sexo e burrice, o que me deixou extremamente decepcionada.
O livro é baseado numa história real, o que eu não sabia e não tinha entendido pela leitura, vi pelos comentários aqui, o que dá um toquezinho a mais de instigação, mas não o suficiente pra ser considerado mais do que um livro bonzinho passatempo.

Silveira 14/01/2022

Então...
Gostei? Gostei... Mas esperava algo um pouco diferente, talvez, porque pela sinopse eu esperava um mistério, algo um pouco mais sombrio talvez, mas é... Não foi! Foi uma coisa bem "historia de vida de alguém", três pontos de vista (na minha opinião, mal distribuídos) que vão contar uma história tipo, começo - uma pessoa, meio - outra pessoa. final - mais uma pessoa, e isso acaba confundindo, deixando pontas soltas e... é personagem que entra do nada, que sai do nada, gente que aparece e some com uma facilidade e sem nexo nenhum...

Em geral é um livro legal pra quem gosta dessas coisas de psicopata, mas sem muita profundidade ou termos complexos, pra quem gosta de uma fofoca de vizinhos, sabe? É... mas é só isso.

Cris 11/08/2023

Todo mundo é afetado, sobretudo a autora...
Lançado aqui no Brasil em 2018 pela editora Faro Editorial, 'Stalker' de Tarryn Fisher promete um enredo instigante embora um tanto intimista, e personagens, completamente, afetados psicologicamente falando. Ele não apenas prometeu como conseguiu me entregar algo assustador e com a deixa de ser baseado em fatos, é mole? Foi minha primeira experiência com a autora e já deu para perceber que ela gosta de trabalhar com a psique humana, digo até que ela mesma pode ser uma afetada ... não sei, vou precisar ler mais livros seus para saber a fundo rs!

(...) Paciência, disse a mim mesma. As coisas importantes requerem paciência.

A historia dá início com Fig, uma mulher que após sofrer aborto e de viver por anos presa a um relacionamento abusivo, vive a base de terapia e medicamentos controlados. O laudo médico além de apontar que ela sofre de um transtorno psicológico muito sério, alerta a todo momento que sua psicopatia engana os mais céticos e entendidos do assunto. Tanto é verdade que ela conseguiu entrar na vida da família Avery. Jolene e Darius, para todos os efeitos têm aquilo que Fig mais deseja, Mercy, uma criança que Fig, cegamente, acredita ser sua filha reencarnada (?!?). No entanto, o que era para ser uma obsessão voltada para a menininha, ganha camadas e capítulos um pouco diferentes pois Fig não mais quer apenas se aproximar de Mercy, ela decide ter para si a própria vida de Jolene.

A grande sacada desse livro não está nas reviravoltas ou nos desdobramentos da trama, na verdade, a trama em si é um pouco previsível dado ao fato de eu ja ter lido histórias parecidas, Fisher me fez refém no momento em que colocou os 3 protagonistas donos de seus próprios pontos de vista, ou seja, é Fig quem dá às caras, mas não teremos apenas sua ótica, Darius e Jolene também apresentarão suas versões dos fatos no exato instante em que tudo acontece. Digo que esse livro tem o intuito de entrar em nossas mentes fazendo com que pensemos e/ou julguemos junto aos seus personagens, foi dificílimo escolher um lado e ao terminar a leitura só sabia que ao lado de Darius é onde não estaria... ele é um dos poucos "vilões" fictícios que não consegui desenvolver nenhum tipo de sentimento que não seja a repulsa e o ódio. Ele é doente, apenas!

Quando o assunto é construção, desenvolvimento e finalização no geral, achei que a autora fez um bom trabalho, nada excepcional, mas bem-feito. Não achei as conexões rasas ou aleatórias. O enredo em si me convenceu pois entendi a mensagem não esperando algo eletrizante. De novo, o foco foi trabalhar a psique humana, não as interações.
Li algumas resenhas criticando o final em aberto, para mim, foi coerente e totalmente dentro do contexto estabelecido. E se trago para a vida real é ainda mais compreensivo, afinal, a vida é um mistério e nunca vamos conhecer o outro como nos conhecemos, portanto, desista. Como está na Bíblia, basta cada dia o seu mal. ?

Livro mais que indicado aos amantes de livros perturbadores, 'Stalker' pode não ser aquele cujo os plots derrubam o leitor da cadeira, mas é aquele que invade os pensamentos a fim de nos ver absortos com a leitura até o seu epílogo. E cá para nós, Tarryn... do que você é capaz, hein?

(...) Fazer o quê? A vida é estranha e as pessoas são depravadas. A gente tem de tentar tirar o melhor proveito dela ou virar pro lado e morrer.

Liii 12/07/2021

Interessante, mas...
O livro estava indo muito bem até próximo do final. Eu estava chocada com a situação toda, na tensão de um final de tirar o fôlego. Infelizmente, faltou ousadia a autora para conduzir a conclusão da narrativa. Com um final mais caótico e cheio de suspense, seria 5 estrelas.

Jaque - Achei o Livro 22/09/2020

Por estar um pouco familiarizada com a escrita da Tarryn, escolhi esse livro sem nem mesmo ler resenhas, já que eu tinha certeza de que iria gostar e não me enganei. A trama que ela desenvolveu, bem como a maneira que ela narra toda a estória me fizeram ficar vidrada na leitura.

Vamos entrar na trama pelo ponto de vista da Fig. Como toda personagem psicopata que se preze, Fig vai narrar apenas aquilo que lhe convêm e o resto fica por conta da nossa imaginação. Será mesmo que aquilo que ela narra é o que ocorreu?
Diferente de muitos livros do gênero, aqui a personagem não é viciada em álcool ou remédios. Ela é movida apenas por pura e simples inveja.
Quando ela vê a pequena Mercy pela primeira vez ela cria a ilusão de que aquela garotinha poderia ser sua filha. Após vários abortos e a desilusão de um casamento desfeito, ela vê nessa menina a chance de ter a própria família e como sempre o vilão tem toda a sorte do mundo, ela consegue comprar a casa vizinha do seu "alvo".
Logo ela faz amizade com Jolene, a mãe de Mercy e é muito bem recebida em sua casa. Quando ela conhece o marido aí então sua fixação aumenta e ela vai ter agora duas motivações. Para ela, Jolene não merece nem a filha e nem o marido e portando devem ser seus.
Esse estilo de narrativa é aquele que você não consegue abandonar a leitura. Você fica página após página só esperando qual vai ser a próxima atitude da Fig, que é extremamente manipuladora. Ela joga com as pessoas e mostra aquilo que elas querem ver - ou ouvir - e a Jolene é um alvo muito fácil para a mente doentia dela.

Os capítulos são bem curtinhos e nos deixa ansiosos por mais e toda a estória é dividida em 3 partes. A primeira pela Fig e as outras duas não vou comentar para não tirar o prazer da leitura, já que não é dito na sinopse.
Foi muito gratificante me envolver nessa trama totalmente psicológica, que aborda muitos temas e também mostra como podemos ser vulneráveis e enganados por gente manipuladora quando insistimos em ver somente o lado bom delas.

Apesar de ter adorado o livro e recomendar a todos que gostam do gênero, eu achei que ficou faltando algumas coisas. No começo a Fig está separada e compra a casa ao lado mas no decorrer da estória o marido é introduzido de uma maneira que fiquei sem entender. Sei que a narradora só conta o que quer mas em algumas situações achei que faltou explicação para o leitor mesmo.
E aquele finalzinho do livro que tinha me deixado com a pulga atrás da orelha, me fez pensar se não foi apenas uma escolha mais simples da autora mesmo.
No mais, vale muito a pena ler essa estória e quero continuar lendo tudo que ela escrever!

(Mais uma vez a edição da Faro deixou a desejar. Já é o terceiro livro dessa editora que vem com manchas de impressão e borrões de tinta e isso por que os livros não são baratos.)

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2020/09/stalker-tarryn-fisher.html

Sas 11/09/2023

Quando eu comprei esse livro, tinha visto a resenha dele aqui no Skoob e fiquei extremamente empolgada!

O começo é maravilhoso, você acha que as coisas vão ficando mais intensas, mais dramáticas? ledo engano! Os personagens (unicamente 3) são apresentados à nós e a autora só joga a personalidade deles no nosso colo sem mais nem menos, O LIVRO INTEIRO. Depois da parte 2, você entende e fica se perguntando ?ok querida? é só isso????. Sério, frustração foi pouco pro que senti do meio para o final do livro!

Eu achei válida a ideia de ela trazer uma situação que acontece corriqueiramente, que é lidar com pessoas mentalmente instáveis em nosso dia a dia, tendo elas uma facilidade de esconder ou não. Mas a execução não foi nem de longe uma das melhores, ainda mais com o final que a gente vê que tanto a Fig quanto o Darius meio que ?se safam?, e que termina sem pé nem cabeça, além de não ter aprofundado mais o relacionamento dos protagonistas com outros personagens.

Me lembrou muito aquelas redações que a pessoa te dá um tema e você apresenta o problema de forma até boa, mas que a solução ficou com Deus.
Maria1691 03/04/2024minha estante
poxa e eu sou louca p ler ele, mas o medo da decepção é grande

Sas 03/04/2024minha estante
Eu particularmente me decepcionei legal com esse livro, mas pode ser que pra você funcione caso ainda queira ler?

Yasmin827 18/12/2021

every breath you take... i'll be watching you
Que livro doido da p****
Nos primeiros capítulos eu achei que a autora tinha tomado um engradado de redbull na hora de escrever, o ritmo da escrita tava frenético demais. Depois eu percebi que era a personagem que era ligadona mesmo kk
O começo da narrativa faz a gente pensar que as coisas vão terminar de uma certa forma (pelo menos foi assim pra mim kk) mas não foi bem assim. De qualquer forma eu gostei do final!!

dani510 03/05/2022

é um livro que me prendeu do começo ao fim, mesmo eu ficando sem entender algumas partes queria ver o que ia acontecer no final. parece aquelas séries que a gente vê na netflix KKKKK recomendo, apesar da raiva que você pega dos personagens e do estresse que você passa kkkkkk

lady hideko 31/10/2020

"Ver você conseguir as coisas sem merecer, e ainda por cima se esbaldar com elas, é um horror. Isso me revolta. Quem deveria tê-las sou eu, pois mereço muito mais que você. Na verdade, eu poderia ser uma versão sua melhorada."
Esse livro me deixou estatelada do início ao fim. Não há como não ficar horrorizada com toda a manipulação por trás de uma mente psicopata e obcecada com uma vida que ela não tem, mas que está disposta a fazer qualquer coisa para tomar o lugar.
Amei esse jogo de narrativas onde temos a possibilidade de ver tudo sobre a perspectiva dos três personagens centrais: Fig, a psicopata; Jolene, a mãe, esposa, amiga e escritora; e do Darius psicólogo e sociopata.
Saber que essa história de fato aconteceu com a autora torna tudo ainda mais perturbador porque às vezes é difícil acreditar que convivemos diariamente com pessoas terríveis no mundo e que uma delas pode estar bem ao nosso lado.
Darlan 31/10/2020minha estante
Concordo em tudo! Muito boa leitura né?!?!

Marcelo 19/05/2018minha estante
Concordo plenamente, Adriana. O livro é muito ruim. Li com aquele sentimento de "do meio pro final, vai melhorar". Mas não melhorou. Um fiasco!

Adriana1161 20/05/2018minha estante
Uma pena, né Marcelo? Mas o livro é realmente muito fraquinho!

Gabriela 20/05/2018minha estante
Fiquei com o mesmo questionamento =( Um pouco desapontada...

Íris - @coresliterarias 21/05/2018minha estante
undefined

Marcelo 23/05/2018minha estante
Tive a mesma percepção. Aliás, faz muitos anos que não leio um livro tão ruim. Nota zero!

deyse.yuri 06/06/2018minha estante
Fiquei pasma e me sentindo uma babaca qndo cheguei ao fim, almé de nao ter entendido nada

Tomaz 10/07/2018minha estante
A TAG errou feio com esse.

Susan.Kate 08/10/2021

Fig estava deprimida por ter sofrido um aborto espontâneo e acaba passando muito tempo observando crianças em um parque, até que uma das meninas – Mercy - desperta sua obsessão por ter a idade e as características físicas que sua filha teria. Fig decide então se mudar para a casa ao lado da menina e, a partir daí, a almejar a vida de Jolene (mãe da criança).

✏ Ao ler a história, me lembrei de algum caso bizarro que assisti na TV de uma mulher que ficou completamente obcecada pela vida de sua vizinha a ponto de copiar seu estilo e tentar sequestrar sua filha. Talvez por isso que eu não tenha achado a sinopse tão original.

A narrativa é construída em primeira pessoa, sendo o livro dividido em três partes consecutivas, cada uma apresentando o ponto de vista dos três principais personagens: Fig, Jolene e Darius (marido de Jolene).

Os personagens são, ao mesmo tempo, reais e improváveis. Mas eu não consegui me relacionar a nenhum deles.

Terminei o livro confusa, porque algumas coisas bem importantes não são ditas por um personagem e são ditas por outro. Mas aí, refletindo sobre o fato de que conhecemos a história pelo ponto de vista de três pessoas diferentes, é natural que cada um enfatize a versão que melhor lhe convém.

🔖 Apesar de uma leitura rápida e muito fácil, o livro não apresenta grandes reviravoltas, a não ser pelo final, que deixa em aberto a possibilidade de que a história não seja exatamente uma ficção.

site: https://www.instagram.com/p/CUY2AvTr2m1/