Zen para distraídos

Zen para distraídos Monja Coen

Resenhas - Zen para distraídos

DouglasCruz 30/11/2021

Um livro para a Alma
Comecei a ler o livro como uma maneira de me distrair de meus problemas. Fazia anos que eu não conseguia me concentrar em uma leitura e resolvi começar com algo edificante e menos denso. Me encontrei, portanto, lendo essa incrível obra da Monja Coen, em um momento em que eu ja pesquisava acerca do Budismo.
A leitura é suave e vai te encaminhando a conhecer melhor alguns dos preceitos do Zen Budismo em contraste com as situações do cotidiano, mostrando exemplos e maneiras de ver e observar uma situação e ver por vezes algo bom mesmo em uma situação difícil.
Coen encaminha muito bem a conversação e torna a leitura muito prazerosa. Resultado disso... ja comecei a ler outro livro seu.

Priscila.Carvalho 17/11/2021

Leia a resenha em @sagaliteraria
Com ensinamentos sobre o zen budismo, a autora direciona o leitor a entender e a começar a implantar em sua vida os conceitos e atitudes que o levarão à consciência completa em todas as situações da vida.

Esse livro me tocou, particularmente, já que vivo em um centro urbano agitado e com muitas distrações, às vezes até uma ida no supermercado se torna um martírio por não ter focado na atividade e ter feito de forma incompleta ou insatisfatória, muitas vezes acabo indo comprar uma coisa, volto para casa com outros produtos e não trago o que precisava inicialmente.

Acabamos colocando as atividades simples de nossa vida no modo automático, o que nos dá a impressão que os dias estão passando mais rápido, que os anos estão “voando” quando na verdade somos nós que estamos vivendo no “modo avião”. Precisamos estar presentes no momento. Viver torcendo para que a sexta feira chegue logo é torcer para que nossa vida acabe passando mais rápido.

Um exemplo da nossa falta de atenção é o clássico “onde deixei minhas chaves?” e o “será que tranquei o carro?”, coisas simples as quais não damos a devida atenção. Cada momento é único, não somos os mesmos de 5 minutos atrás, nossa vida é uma dádiva e por isso chamamos o momento de presente. Mais uma obra que me toca e que a faço a leitura degustando cada palavra. Precisamos desacelerar nossas vidas, aproveitar o percurso e não pensar somente na chegada. Nossa vida é finita e a chegada é o fim, é preciso a consciência do momento presente para que o caminho valha a pena. Uma leitura prazerosa, reflexiva e necessária.

site: https://www.sagaliteraria.com.br/2021/08/resenha-843-zen-para-distraidos-monja.html

Bia 27/10/2021

Legal
A leitura não é densa, o livro nos apresenta a muitos conceitos budistas, é interessante. Gostaria que falasse mais de meditação em específico, mas acredito que ela tenha um livro específico para isso.

Zezinho 14/10/2021

O livro de monja coen traz ensinamentos profundos de forma simples, facil de entender e nos faz perguntar como é facil e, ao mesmo tempo, como é difícil aringir a iluminação. Eu diria tambem a santidade...
As palavras da monja nos inspiram e nos salvam e nos abrem as portas do Dharma. Gasshô, monja Cohen!

Delair.JAnio 11/10/2021

Todos podemos ser zen
"Passe a bola. Construa relacionamentos, jogue-se, atreva-se, arrisque-se, sem medo de si mesmo. Construa pontes."

Por meio das palavras nos faz refletir. A importância do pequeno, de agradecer, de nunca acreditar numa única verdade. Traz dicas para meditar, família, para toda a vida. Nós mesmo nós sufocamos com a cobrança, as armadilhas, a raiva... Mas sempre é possível recomeçar, sempre é possível tentar de novo. O que não podemos é desistir jamais...

Helaine 11/10/2021

Enriquecedor e doce
É uma leitura extremamente agradável, cheia de lições milenares apresentadas de forma simples e, por vezes, com exemplos da vida cotidiana e com bom humor. E essa é exatamente a característica tão ímpar da Monja Coen: ser profundamente sábia e humana ao mesmo tempo. Há lições para os mais variados aspectos da existência nesse livro, nos instigando a pensar determinadas situações por outros ângulos - mais leves, amorosos, compreensivos, desapegados. Recomendo a todos, em todas as idades. Esse livro é uma jóia.

Mands 02/10/2021

Leve e didático
O livro aborda vários aspectos do zen budismo de forma prática, trazendo conversas reais que a Monja Coen teve com pessoas em programa de rádio, o que eu achei que deu um toque mais pessoal e ilustrativo das lições maravilhosas que estão contidas no livro.

Ana 23/09/2021

"O que nos faz bem é encontrar satisfação com a existência, assim como ela é, e não como gostaríamos que fosse". O livro se divide entre contar um pouco da história e os conceitos do budismo e trazer diálogos e vivências da monja com pessoas comuns sobre problemas comuns, que deixam reflexões muito interessantes de comportamentos e posturas que podem influenciar positivamente na nossa vida e convivência com os outros e conosco.

rrodolfo.lima 13/09/2021

Uma excelente porta de entrada pra quem quer começar a entender sobre o budismo. Nele a monja coen dá alguns conselhos sobre como levar a vida através de ensinamentos budistas

Livia1405 02/09/2021

Bom, edificante
Uma leitura simples mostrando como aplicar alguns dos princípios do budismo no dia-a-dia. A monja raramente dá as respostas que a gente quer ouvir, mas sempre o que a precisa. A mudança é a única constante na vida.

Gleis 31/08/2021

Zen para todos!
O livro "Zen para distraídos", foi desenvolvido através dos materiais retirado do programa "Momento Zen" da Rádio Mundial, apresentado pela Monja Coen, é uma parceria com Nilo Cruz.
Há várias histórias e relatos que trazem ensinamentos e reflexões para os leitores, bem como alguns conceitos simples, objetivo e claro a respeito do budismo. A leitura é leve, descontraída que convida o leitor para prática de meditação, e a busca por uma vida mais harmoniosa e plena.
Pontos Positivos:
- Leitura rápida;
- Linguagem acessível e clara;
- Leva ao leitor o conhecimento do Budismo e sua prática;
Pontos Negativos:
- Não tem;

ViviGreg. 30/08/2021

Ótimo livro com ensinamentos e histórias reais incríveis. Eu sou apaixonada pela filosofia budista e a Monja Coen me fez gostar ainda mais, ela tem muita leveza e sabedoria para ajudar e ensinar as pessoas.

Gabyfranhan 29/08/2021

Em busca da iluminação ?
Achei uma fácil, porém muito informativa leitura. O livro traz exemplos de outros mestres, tanto do Budismo, quanto do Vedanta, católicos etc. Gostei da forma de que parece realmente que tudo está conectado e que somos unos! Me agregou bastante, principalmente porque no momento estou estudando Vedanta ?

Ferpa 07/08/2021

Inspirador
O livro na verdade não é escrito pela Monja Coen, mas sim pelo Nilo Cruz que trabalha com ela no programa de rádio, e tem várias passagens de ouvintes fazendo questionamentos à Monja.
Porém isso não retira em nada o valor dos ensinamentos que o livro traz, eu que não entendo nada de budismo, zen ou zazem, consegui aprender muita coisa importante para a minha vida, resta agora aplicar e seguir aprendendo.