O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

popolly 29/06/2021

plot atrás de plot
AVISO: Gordofobia (tem uma fala de um personagem logo no início que é super gordofobica e me deixou bem desconfortável).
De início eu não fiquei tão entretida com a leitura, mas quando faltava 120 páginas para acabar o livro foi plot atrás de plot, e eu besta não desconfiei de NADA. Leia até o final e tire suas conclusões.

Cami 28/06/2021

o destino não se importa com o que acontece
Abdullah é um comerciante de tapetes que leva uma vida simples, mas que passa a maior parte do tempo sonhando que na verdade é um príncipe a muito perdido e que tem inúmeras riquezas. Até que certo dia, um estranho aparece vendendo um tapete mágico por um preço barato demais para ser verdade e claro, ele compra o tapete e a partir desse dia sua vida muda completamente. Algumas princesas sequestradas, gênios da lâmpada, sonhos se tornando realidade, a procura por um amor, são só umas das coisas que ele precisa enfrentar.

Termino o livro com um sorriso no rosto, que talento magnífico a Diana tem de escrever histórias tão extraordinárias, a escrita dela me fez sentir acolhida e de coração quentinho, parecia que eu estava lendo uma daquelas fábulas antigas passadas de geração para geração, que transbordam amor, acontecimentos inacreditáveis, personagens diferentes e maravilhosos e é claro muita magia. Nessa história temos alguns personagens muito interessantes, mas que vivem no mesmo universo do último livro, aqui a temática é um pouco mais diferente, voltada para o deserto, gênios da lâmpada e tapetes voadores, que me deixou totalmente encantada. Acho que eu nunca fiquei tão fascinada lendo uma fantasia como eu fiquei lendo os livros da Diana, que universo incrível. E também foi extraordinário rever alguns personagens de o castelo animado e ver como eles estavam, fiquei muito muito muito feliz de ver o Howl, a Sophie e a família que eles construíram. Não é melhor que o castelo animado, mas é um livro muito bom mesmo.

distritodoslivros 26/06/2021

Castelo no Ar
Foi um livro bobinho, bem simples e meio enrolado, mas seria ótimo pra alguém que tá começando a pegar gosto por livros, eu diria que com uns 12 anos, o box no geral é perfeito pra isso.

Sobre a história, se você acha que alguma vez na sua vida já foi trouxa, eh pq nunca ouviu falar no Abdullah. Pensa em um garoto que vê uma menina duas vezes na vida e vai até os Confins do mundo atrás dela pq ata ?perdidamente apaixonado? kkkkkkkkk. Mas não deixa de ser uma história fantasiosa.

Pra quem tem o box e se pergunta se os três livros tem relação: não exatamente! De certa forma a ordem cronológica seria Castelo Animado, Castelo no Ar e A casa de muitos caminhos. Pq em Castelo animado tem a História da Sophie e do Howl e nos outros dois eles aparecem em diferentes momentos da vida deles. Mas da pra ler tranquilamente em qualquer ordem e entender a história principal!

Atenasis 20/06/2021

Tapete, princesas, gatos, sapos, gênios, REVELAÇÕES!!!
Que livro! Como castelo animado no início eu não gostei muito... Demorou para Abdullah me cativar. Eu fiquei completamente chocada no final, meu deus do céu!!!
Fiquei triste com o preconceito explícito no livro, mas amei a mensagem da editora! Sempre penso no contexto histórico e social da época em que o livro foi escrito, pois muda muito nossa visão da história (assim como em filmes).
Gostei mais de "Castelo Animado", porém este também é muito revelador no final. Já sonhei duas vezes que estava dentro do castelo sendo uma princesa (não para ser salva, mas para salvar as outras). Também é um clássico que precisa ser lido e se você não gostar muito do início como eu (já estava de saco cheio achando que o gênio era propaganda enganosa, já que já havia passado da metade do livro e ele nada de aparecer) não desista e vai até o final, pois vale muuuuuito a pena!
Estou louca para ler o próximo, mas o tempo é curto!

Miguel Leite 19/06/2021

Surpreendente
Confesso que comprei o livro querendo ler sobre a Sophie e o Howl e devo dizer aqueles que tiveram a mesma intenção que vocês estão muito enganados...
O livro se passa ainda nas terras de Ingary, porém, em vez de contar a história dos personagens que já conhecemos ela fala sobre o humilde vendedor de tapetes Abdulah que acaba comprando um tapete mágico que o leva até a linda Flor da Noite, pela qual ele se apaixona. A garota é sequestrada por um Djim e a aventura de Abdulah começa.
Durante a história vemos muitos elementos conhecidos e muito personagens conhecidos, mas estejam prontos para ter muitas surpresas pois muitos deles não se apresentam da forma que conhecemos e para aqueles que querem ver os personagens do primeiro livro, eles aparecem e interagem bastantes, principalmente nas últimas 100 páginas.

Nana 16/06/2021

Um boa leitura
Como parece ser de lei dos livros da Diana, começa despretensioso e demora a fisgar o leitor. A leitura gostosa e a construção criativa dos cenários foram o que me motivou a continuar no ritmo, ao que tudo indicava seria um bom livro, mas não memorável.
Me enganei novamente. A história toda é delicadamente construída e pacientemente contada para no final se desdobrar em várias reviravoltas, nas quais todos os fios se conectam formando um final impecável. Salvo algumas problemáticas e o fato de a leitura demorar a prender, é um livro ótimo

manu 02/07/2021

Um conto de fadas!
O livro é lindo! Amo a escrita da autora, que parece poesia, mas com um pouco de ironia.
Não dei 5 estrelas porque quando chegou na metade ficou meio arrastado e só fui voltar a me interessar lá pelo final quando eles encontram com outros personagens.
O Abdullah é um protagonista bem blé. Por mais que seja bem inteligente, em vários momentos eu achei ele muito mal educado (e eu estou relevando a parte em que a editora teve que se desculpar), porém ele se arrepende no final e eu acredito que seja sincero.
Gostei muito que a história se passa, na maior parte do tempo, no deserto e me trouxe uma parte de uma mitologia que eu não conhecia, com Djins e Gênios.
Enfim, acho que vale a pena ler, mas ainda gosto mais do 1º livro.

Flor da Noite / Sophie supremacy!

tábata 06/06/2021

Aladdin? É você?
Bom, vamos lá. É bastante óbvia a inspiração desse livro: Aladdin, Ali Babá e os 40 Ladrões, e outros contos de fadas e folclore da cultura árabe. Foi gostoso de ler, mas foi impossível pra mim não fazer comparações entre O Castelo no Ar e as histórias originais, ou a versão da Disney. Acho que por isso não consegui aproveitar tanto a leitura.
Em algum momento meu cerébro fez uma ligação com O Menino e o Seu Cavalo de As Crônicas de Nárnia e a partir daí foi uma corrida para terminar o livro logo e ir pro próximo, assim como fiz com Nárnia.
No final das contas, não curti tanto quanto o primeiro.

Livia.Villela 03/06/2021

Gostei, mas não gostei tanto
Nesse segundo livro da trilogia da Diana que segue a história do Castelo Animado e do Mago Howl, uma nova história de desenrola numa terra um pouco afastada de onde Sophie vive com Howl.

Esse livro foi... Bom. Mas apenas bom. Tem seu carisma, personagens com personalidade e detalhes mágicos típicos da Diana, mas eu achei um pouco... Chatinho? No meio eu já estava cansada da história. E, não fosse por alguns detalhes que ocorrem mais pro final, talvez eu não tivesse gostado ao ponto de dar 3 estrelas.

No fim, não é ruim, não é nada tão grandioso, mas é uma boa história para crianças.

Como sempre, achei que o final poderia ser melhor trabalhado. Assim como o romance. Diana não parece se interessar em desenvolver romances, é sempre uma coisa brusca e teatral, mas no fim das contas: ainda é um livro para crianças.

Valeu a leitura, do meio pro fim houveram várias coisas pelas quais não esperavam e acho que vale a pena ler, pelo menos a quem já leu O Castelo Animado e gosta de sua história. :)

Camila de Paula 03/06/2021

Fantasia bem gostosa
Um livro ótimo de aventura e fantasia. Dei altas gargalhadas durante a leitura, todos os personagens são bem cativantes, até mesmo os vilões. E gente... cada plot twist viu kkkkkkkkk. Tem uma certa parte do livro em que vemos um caso de gordofobia pela própria autora, mas a Galera Records fez uma nota comentando sobre isso, e realmente devemos aprender com os erros do passado e evoluir nas nossas escritas atuais.
Do mais, foi uma leitura bem gostosa e que me surpreendeu positivamente. Recomendo!

Tati Freitas 28/05/2021

Cativante
Comecei esse segundo livro sem saber o que esperar, só sabia que a história era centrada em personagens novos, e fui surpreendida positivamente. Achei a história cativante, existe o problema da gordofobia, mas a editora Galera dedicou um disclaimer de uma página sobre isso, e a autora já morreu, então vou desconsiderar essa parte. Fora isso, a trilogia até o momento me agradou muito.