O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Mateus 02/10/2011

Ó jóia rara do deserto! Ó tesouro de toda a história da literatura. Ó grande livro das fantasias! Acho que só assim para se começar a escrever a resenha de O Castelo no Ar, um começo digno de Abdullah.

Reis e rainhas povoam o mundo literário. Agatha Christie é a rainha do crime, Stephen King é o rei do terror, dentre diversos outros. Pois agora conheçam Diana Wynne Jones, a rainha da fantasia! Eu realmente não entendo o porquê de seus livros serem desconhecidos. Esta é a mesma autora de O Castelo Animado e a coleção Os Mundos de Crstomanci, e já escreveu diversos outros livros que infelizmente não foram traduzidos para o português. É nessas horas que me dá raiva de ser brasileiro.

O Castelo no Ar é fantástico. Não poderia haver outra palavra mais apropriada. Fantástico, fantástico, fantástico. Sua história é surpreendente, os personagens são sensacionais. Me emocionei com os acontecimentos, me diverti com as trapalhadas, fiquei nervoso nas horas tensas. O maior feito da autora, além de criar um mundo de fantasia que centenas de pessoas tentaram criar mas não conseguiram, é nos fazer entrar na história e fazer parte dela. Ao ler o livro, me sentia voando no tapete mágico, conversando com o gênio, perambulando pelo deserto, andando sobre as nuvens. Diana Jones conseguiu o feito de ser minha autora favorita, e vou fazer de tudo para ler todos os seus livros.

O livro conta a história de Abdullah, um vendedor de tapetes que certo dia compra um tapete voador por uma barganha. O tapete então o leva para o lugar de seus sonhos, um jardim magnífico, cheio de flores e fontes multicoloridas, onde vive uma linda princesa. Mas para a infelicidade de Abdullah, a princesa é raptada por um terrível djim, e só ele poderá salvá-la. É então que Abdullah entra nessa grande aventura para tentar salvar sua princesa, no meio de tapetes voadores, gênios na lâmpada, gatos mágicos, castelos de nuvens, dezenas de princesas, e muita, muita magia.

Sem dúvida, poderia ficar falando o resto da vida sobre o Castelo no Ar, mas é melhor parar de falar e ir procurar Os Mundos de Crestomanci para ler, o que não vejo a hora de fazer. Realmente, Diana Wynne Jones é uma escritora sensacional, e vou me parabenizar eternamente por ter descobertos seus livros. Mais uma vez, afirmo: ela é a rainha da fantasia, a maior escritora fantástica de todos os tempos. Para finalizar, uma frase digna se Abdullah: Adeus, ó preciosidade das fantasias, será sempre lembrado em minhas leituras futuras!
Fe Sartori 30/11/2010minha estante
Caramba Mateus
Preciso depois dessa resenha incluir em livro em minhas leituras urgente hahahahaha

nerito 09/03/2011minha estante
Mateus,
Já li Os Mundos de Crestomanci, apesar de ainda estar incompleto no Brasil. Assino embaixo de suas palavras. Diana é incrível. Sempre me emociono ao ler os livros dela e me sinto parte da narrativa!

Lalá 25/03/2011minha estante
Super concordo do porque ela ser desconhecida! Sem dúvidas que é a rainha da fantasia, já que foi aluna de dois reis da fantasia: C.S. Lewis e Tolkien! :)

Milena Karla - Mika 04/04/2012minha estante
Nooossa, quero muito ler esse livro! Amo esse tipo de história, vou procurar esse livro e ler ele o mais rápido que eu puder! :D

Mateus 18/04/2012minha estante
Depois que li O Castelo no Ar, procurei até encontrar todos os livros da autora (pelo menos os lançados no Brasil). Li todos eles e posso dizer que a genialidade de Diana Wynne Jones é marcante em cada página, cada acontecimento, e cada personagem de seus livros. Vale a pena ler e reler diversas vezes cada livro, e é isso que pretendo fazer durante toda minha vida (:

Carla Porto 27/09/2014minha estante
estou sentindo o mesmo que você, mateus!

Carla Porto 27/09/2014minha estante
e vc já viu o filme O castelo animado?

Mateus 28/09/2014minha estante
Sim Carla, a animação de O Castelo Animado, embora muito diferente do livro, é ótima! Mas também, não poderia ser diferente, já que é do Miyazaki (:

Aline Memória 11/10/2014minha estante
Comprei essa trilogia essa semana, Mateus, tô doida para que chegue logo, e essa sua resenha só aumentou a minha vontade!

Lucy 31/05/2021minha estante
Oi gente,eu sou nova no app, Queria saber como que faz para ler todas as páginas eu n tô conseguindo;-;,por favor me ajudem.

Mateus 02/06/2021minha estante
Ei, Lucy. Não é possível ler o livro aqui pelo Skoob.

Esquilo raivoso 31/07/2021minha estante
Mateus, faço de suas palavras as minhas!! Vc descreveu tão bem tudo que senti lendo esse livro hahaha
Agora que terminei estou em confronto comigo mesma pra ver se amei mais do castelo animado ou o castelo no ar, e espero ficar com mais dúvida ainda quando ler a casa de muitos caminhos, afinal o benefício da dúvida nesse sentido é uma grande honra à autora

Mille 13/05/2022minha estante
Essa resenha começou bem no estilo desse livro hahaha adorei

Sara 01/06/2023minha estante
Eu não terminei o livro, mas tem sido maravilhoso acompanhar as aventuras de Abdullah. Sua resenha foi precisa ao transmitir tudo o que o livro é!

Danielle162 26/07/2023minha estante
A vontade de ler só aumentou agora.
Comecei hoje e não dava muito por ela, mas depois de terminar o primeiro capítulo deu para ver o potencial dela.

Bel 14/10/2020

Gente eu amo Diana Wynne porém admito que continuo com essa trilogia (to no terceiro livro) pelo amor que tenho a Sophie e o Howl (meu casal favorito da vida) eles são muito cativantes, divertidos, únicos e eu sempre me identifiquei de modo especial com a Sophie. Mas indo direto a esse livro, ele não é tão bom como o primeiro mas é uma fantasia gostosa, leve e com elementos árabes muito legais, porém eu não gosto do abdullah, acho ele chato, cansativo, dramático e muito idealizador (ele idealiza demais a flor da noite), porém temos o soldado que é corajoso, divertido, esperto, forte e ama gatos ( tem como ter defeitos uma pessoa assim?). Também tem detalhes nessa história que eu não engoli e cenas desnecessárias e sem nexo pro enredo. Apesar disso vale muito a pena primeiramente pelo Howl, Sophie e Calcifer e segundamente porque é Diana Wynne, sempre vale a pena mesmo quando não é bom.
Sophia Loren 23/06/2021minha estante
Oh! Você já leu toda a trilogia? Recomenda?

Bel 23/06/2021minha estante
li sss, gosto muito e recomendo, apesar de os dois últimos não ser bom como o primeiro todas as histórias são diferentes de tudo que já li então é muito bom pra variar como leitura mais leve e simples

Sophia Loren 23/06/2021minha estante
Simmm! Entendo! Estava meio receosa... Mas agora vou colocar na lista de leitura o mais breve possível! Obrigada!

Bel 23/06/2021minha estante
de nada! obrigada por dar voto de confiança no meu gosto, vc já leu o primeiro?

Sophia Loren 24/06/2021minha estante
Não, ainda não! Nem mesmo a animação kkkk

Bel 25/06/2021minha estante
nossa a animação é bem diferente mas também muito maravilhosa, recomendo os dois

Sophia Loren 25/06/2021minha estante
Ok! Vou assistir também! Obrigada!

stezz 18/08/2021

é bom, mas meio parado no início (sem falar no trecho gordofóbico que tem em uma das cenas) e o protagonista é meio err...
o que salva é a segunda metade do livro e os plots atrás de plots do final que literalmente me deixaram assim: ?
igor 18/08/2021minha estante
a sophie salvou

stezz 18/08/2021minha estante
@igor simmm
sophie roubou a cena assim que apareceu

popolly 25/08/2021minha estante
esse foi o que eu menos gostei, o que salvou foi o final kkkkkk

Beatriz Lila 30/08/2021minha estante
Eu tava amando tanto esse livro até chegar na parte gordofobica, dps disso empaquei e ainda não terminei...

stezz 30/08/2021minha estante
@popolly simm kskskks acho esse é um dos mais fraquinhos da trilogia, mas a farofa do final valeu a pena kkkk

stezz 30/08/2021minha estante
@Beatriz Lila sinceramente, demorei meses pra terminar esse
mas da metade pro final ele dá uma melhorada amg

Aline 16/05/2021

Mais uma obra linda. Para quem gosta de fantasia com uma pitada de ação, bom humor e romance.
Bem escrito e envolvente.
gracireis 16/05/2021minha estante
Tô tão ansiosa pra ler, não vejo a hora do meu box chegar. Tá lindo demais esse livro a parece ser muito bom. ?

Aline 17/05/2021minha estante
Com certeza é maravilhoso. Eu tava muito ansiosa também e assim que chegou devorei o primeiro e o segundo. Já tô na metade do terceiro e encantadissima com a autora.

gracireis 17/05/2021minha estante
Você achou a tradução boa? Tá muito infantil? Eu tô doida pra ler mas acho que vai demorar um pouco, faz dois dias que comprei.

Aline 17/05/2021minha estante
É uma linguagem simples e clara. Mas não é infantil até pq uma criança não compreenderia. Digamos que poderia ser uma linguagem juvenil. Mas afinal são livros bem escritos, não são óbvios.

gracireis 18/05/2021minha estante
Que ótimo! Não vejo a hora de ler. Obrigada por responder, Aline. ?

maria rita 20/09/2022

? | Flor da Noite.
Abdullah é um homem simples e sonhador que vende tapetes, um dia ele compra um tapete mágico e a sua vida monótona chega ao fim. Ele se vê em uma aventura com uma princesa, um soldado, um gênio, dois gatos e o tapete mágico.

É o segundo livro da trilogia e a fantasia continuou bem atrativa igual ao primeiro livro, contudo, eu não gostei muito dos personagens e acho que isso influenciou no meu ritmo de leitura e na nota que eu dei ao livro. A participação dos personagens de Castelo Animado fizeram os capítulos se tornarem mais contagiantes, mas a história não é ruim, ela é boa, é divertida e quase envolvente mas não me apeguei igual ao primeiro.

Diana escreve muito bem e esse livro vale a pena ler, eu recomendo, principalmente essa edição porque ela é muito bem feita!
Gabriel1610 21/09/2022minha estante
Queria tanto que fosse a história do Castelo no Céu da Studio Ghibli

maria rita 22/09/2022minha estante
SERIA MUITO F0DA!!!!

Suzi 24/09/2022minha estante
Achei a capa tão fofinha??? deu até vontade ler

Gabriel1610 24/09/2022minha estante
@suzi a capa da teologia dos castelos é tudo. O animado algum dia eu vou ler. Se tiver tempo talvez leia os outros

maria rita 24/09/2022minha estante
por dentro também é muito bonito, tudo é bem detalhadinho

Kath 26/04/2017

Não cativa como o primeiro, mas é bom à sua própria forma.
Foi com muita "sede ao pote" que eu fui atrás desse livro, agora que estou me acostumando um pouco mais com ebooks consegui muito mais livros que sempre tive vontade de ler e não consegui comprar (ainda). Entretanto, O Castelo no Ar, ao contrário de seu antecessor, O Castelo Animado, não me entusiasmou como eu achei que entusiasmaria ele começa nas quentes areias de um deserto governado por um sultanato onde Abdullah é um vendedor de tapetes órfão que é constantemente atormentado pela família da segunda esposa do seu pai que, apesar de não ser nada dele, insiste em dar pitaco na sua vida (tipo aquelas tias que vivem dizendo que você está na idade de casar e ficam te enchendo porque você está gorda demais, porque vive na internet ou perguntam se já tem namorado). A maior fuga de Abdullah são seus sonhos onde ele fantasia ser o filho perdido de um sultão que, ha muito tempo, foi sequestrado pelo temível bandido Abul Aqba (pelo que me lembro se escreve assim), mas é bem verdade que ele sabe que não é verdade.
Certo dia, um homem estranho aparece em sua tenda vendendo um tapete que afirma ser mágico, inicialmente Abdullah fica cético e pede ao homem que prove a ele que o que está dizendo é verdade então, o homem ordena ao tapete que o eleve do chão na frente do vendedor de tapetes. Convencido, Abdullah compra o tapete por uma pechincha se achando o máximo pela bela barganha e, cauteloso que alguém tente roubar sua preciosidade, ele decide dormir em cima do artefato mágico. Naquela noite ele é transportado para um belíssimo jardim onde encontra uma linda jovem que diz chamar-se Flor da Noite e o confunde com uma mulher, ele - acreditando estar sonhando - começa a conversar com ela e explica que é um homem, ao passo que descobre que a menina viveu sua vida toda reclusa e o único homem que já vira fora seu pai. Ele então promete que levará a ela a imagem de uma variedade de homens para que ela consiga decidir se realmente deve aceitar o matrimônio que seu pai lhe arranjou sem saber julgar se seu noivo é ou não belo o bastante.
Na noite seguinte, Absullah retorna ao palácio com todos os retratos que havia encomendado ao pintor da cidade por um preço camarada. Flor da Noite avalia todos os retratos e decide que Abdullah é muito mais bonito que todos os outros segundo sua avaliação, pois a personalidade dele lhe é agradável e decide que se casará com ele. Assustado e feliz, o vendedor de tapete não tem coragem de dizer a ela a verdade, que não é de nenhum modo o príncipe de um sultanato distante. Decide então fugir com ela que aceita seu plano. Ele volta para sua tenda e prepara-se para a viagem vendendo seu estoque de preciosos tapetes e conseguindo uma pequena fortuna. Mas, na hora da fuga, a princesa é sequestrada por um Djim. Abdullah é acusado de ser o sequestrador e condenado a morte pelo sultão, mas não sem antes dizer a ele do destino que sua filha tinha de se apaixonar pelo primeiro homem que visse e, por estragar os planos dele de casá-la com o príncipe de um reino distante muito rico, o vendedor de tapetes seria executado assim que o sultão tivesse sua filha de volta.
Com a ajuda do tapete e do cachorro de seu amigo Jamal, ele consegue fugir da prisão e sai de Zanzib em busca da amada, disposto a salvá-la do djim. Entretanto, sua fuga é retardada por bandidos que o interceptam no deserto, para sua surpresa Abul aqba é seu líder (e o vendedor de tapetes fica surpreso ao saber que o homem realmente existe!) ele lhe mostra um outro artefato mágico, uma garrafa onde, aprisionado, está um gênio. Apesar dos alertas de Abdullah acerca daquilo, eles decidem tirar a tampa da garrafa e o mau humorado gênio surge e transforma quem o invocou em sapos, uma confusão é feita, Abdullah consegue fugir, mas perde seu tapete, leva consigo apenas o gênio nem um pouco disposto a cooperar, sua busca pela princesa parece cada vez mais impossível de ser alcançada. Ele sabe que tudo que pedir ao gênio virá para ele de uma forma a levá-lo a encrencas maiores, é assim que um soldado desertor entra em cena, com seus dois gatos de estimação e logo Abdullah vai descobrir que nada é o que parece.

A construção da história é fantástica, não tenho do que reclamar, Diana era uma mestre no que fazia disso ninguém duvida, mas achei o meio do livro um pouco maçante, por alguma razão a história não me cativou tanto quanto O Castelo Animado. Algumas personagem do primeiro livro reaparecem neste de uma maneira que não esperamos e, confesso, ela me pegou direitinho! Nos capítulos finais, há uns toques hilários que ajudaram a tirar um pouco a monotonia do livro, ainda assim esse não me cativou ao ponto de me fazer ter vontade de ler de novo, na verdade eu até demorei consideravelmente a terminar. Fica aí a dica para os curiosos. Há ainda o livro que encerra a trilogia do castelo A Casa de Muitos Caminhos, vou ponderar com cuidado se vou querer ler depois dessa aventura digna de Alladin.
Lythande 23/12/2018minha estante
Olá. Sabe dizer se ler esse sem ler o primeiro é possível? (Não achei vendendo :/ )

Kath 25/12/2018minha estante
Olha, dá pra entender direitinho a história sim, até porque são distintas. Só os personagens do primeiro livro que vão ficar sem contexto, mas eles são mostrados de fato só no final. Mas dá pra entender sim. E, por sinal, é muito bom. Se tu quiser eu tenho o epub do primeiro livro, só acha pra comprar no site da editora mesmo e é uma fortuna. Só me mandar um email que eu te passo ^^

Lythande 01/07/2019minha estante
Quero simmmm icaronego@hotmail.com iria adorar

Kath 01/07/2019minha estante
Prontinho, enviei lá :)

Gisele.xl 23/01/2022minha estante
Olha uma resenha ?

Skitkath 23/01/2022minha estante
Se liga em na resenha da gata ?

Jessica1248 23/01/2022minha estante
Lançou a resenha hehehe

la_nyx 18/10/2021

Não tanto quanto eu achei que seria
Dentre os três livros da saga este era o que eu mais estava ansiosa para ler, tanto por causa da linda capa quanto do plot que me parecia atrativo, mas na verdade não achei o livro tao legal quanto eu imaginava que seria. Sinto que a leitura me foi um pouco cansativa e confusa, tanto que demorei bastante tempo para conseguir terminar de ler tudo e ainda foi na força da raiva. Apesar disso tudo, as paisagens descritas como em todas as outras obras da autora pareciam belíssimas e me agradaram, e o final da história tem uns plot twists divertidinhos.
Dr.Lecter 18/10/2021minha estante
Ótima resenha Lawracsg. Consigo notar certa decepção na sua fala, principalmente sendo uma fã da saga. Você conseguiu expressar esse sentimento ainda com gentileza, possivelmente pelo carinho que tem pela saga e pela habilidade na escrita. Fez uma resenha excelente, me dando uma vontade quase que espontânea de ver as paisagens da autora. Uma resenha que consegue descrever de forma justa e uma escrita inteligente, fazendo com que os sentimentos sejam compreendidos pelo leitor de forma com que não se deixe de lado certa formalidade e elegância, elegância essa que ja vem apresentando em outras resenhas de sua autoria e mostram que é uma caracteristica de sua pessoa. Elegância e charme nas palavras, adorei.

la_nyx 18/10/2021minha estante
??????????

daleriku 09/06/2022

Demorei mais de dois meses para terminar esse livro, ao contrário dos outros dois do box achei esse extremamente lento e cansativo. O protagonista não me agregou simpatia, só lá pro final quando apareceu a Sophia que meu interesse volto e não foi muito. Contudo, mesmo com tudo que deixei de gostar, o final me agradou.
Freezerburn 26/06/2022minha estante
2 MESSES??? Levei 2 dias RSRsrsrs culpa do Pinterest rzrrs

Freezerburn 26/06/2022minha estante
Meses*

Liv 03/08/2021

"O castelo no ar"
Abdullah vive uma vida simples como vendedor de tapetes, ele vive sonhando com suas fantasias.
Após comprar um tapete mágico a vida dele vira de cabeça pra baixo, ele entra em várias aventuras envolvendo princesas, bruxos, djims, um gênio da lâmpada, pessoas que se transformam em animais e um ¿Castelo de nuvem?.

Eu gostei muito do livro, ele tem muitas reviravoltas, ele consegue ser muito engraçado também, talvez você se sinta meio perdido em algumas partes, mas continue, vale muito a pena.
A escrita da Diana faz qualquer livro ser maravilhoso, se você não gosta, cara tá tudo bem?.
Os personagens são tão----, não sei explicar, o casal principal é muito *surtos internos*, eu vivo pra ver a Sophie e o Howl aparecendo sério.
Não consegui gostar tanto do Abdullah como gostei da Sophie e do Howl, o que dificultou um pouco a leitura.
Tenho que falar que a discrição de alguns personagens é problemática, geralmente os personagens gordos foram descritos negativamente e feitos de piada, mesmo isso sendo visto só agora por causa da época, tenho noção que é realmente absurdo tentar justificar, por isso não dei 5 estrelas.

"É natural que pense que o destino está contra você. Mas acredite em mim, o destino não se importa com o que acontece na maior parte das vezes."
Raíssa 04/08/2021minha estante
amgg, tô querendo ler esses livros, vc acha q vale a pena? quero comprar o box

Liv 04/08/2021minha estante
Vale sim, eu comprei o box e já li os dois primeiros, eu tô simplesmente apaixonada nesses livros, as histórias são maravilhosas, as capas e o box em si são maravilhosos também...

Paniiny 27/01/2023

Um livro que eu recomendaria para introduzir qualquer adolescente na literatura fantástica!

Demorei um pouco pra engrenar por duas razões:
1. Foi um pequeno baque não dar de cara com a galera do Castelo Animado
2. Estava muito parecido com a história de Aladdin que já conhecemos pela Disney

Mas logo fica tudo muito divertido e doido como qualquer livro da Diana Wynne ??

Minhas marcações nesse livro foram 90% "*GASP* MENTIRA", "eu devia ter percebido isso antes", e "IRJSHAHWNAM ELES SÃO MUITO FOFOS"

Abdullah coitado, é perrengue atrás de perrengue na vida desse menino até mesmo antes de começar a introdução da magia... Além de ser último romântico da face da Terra e tenho dito! Ele é muito fofo ? O livro inteiro mostra a verdadeira essência do fanfiqueiro apaixonado kkk

Flor da Noite também surpreende muito! Esses livros foram escritos na década de 80 e têm personagens femininas fortes, determinadas, e decididas, antes da pressão por lacração que temos hoje. Flor é incrivelmente inteligente apesar de inocente, e o fato de Abdullah se apaixonar mais perdidamente por ela quando percebe isso é muito fofo.

Todos os personagens secundários são memoráveis e divertidos, o soldado, o gênio, o tapete, os gatos, até os vilões!

Amei como absolutamente TUDO nessa história acaba voltando, nada é dito por acaso, e todos os personagens se entrelaçam. Os plot twists são MARAVILHOSOS, além de reencontrarmos personagens e lugares que já conhecemos em "O Castelo Animado", coisa que eu não esperava, e NÃO É FAN SERVICE! Realmente faz sentido pra história e eles são pontos cruciais para o desenrolar da trama.

Também gostei da nota da editora no momento em que a gordofobia é bem explícita (como comentei antes é um livro dos anos 80, não dá pra ser perfeito :P), porque não temos como esperar um pronunciamento da autora..

Eu realmente só não dou 5 estrelas por causa do começo, mas a metade pro final fez por merecer?
that.kind 10/02/2023minha estante
Você sabia que o livro é anterior ao Alladin né?

Paniiny 10/02/2023minha estante
Sim, mas o primeiro contato com a história para todos nós foi a animação da Disney

Carol.Scagliusi 15/08/2021

O castelo no ar
Para quem é apaixonada pelo "Castelo Animado ", achei que seria difícil "o castelo no ar" me encantar mais, mas estava errada! Não tenho palavras para descrever o quanto eu gostei e devorei esse livro!

Para quem não sabe, esse é o segundo livro do Box. A princípio, achei que as histórias não tivessem ligação, mas tem!

"O castelo no ar" conta a história de Abdullah, um humilde vendedor de tapetes, que compra um tapete mágico de um estranho. A partir daí muitas aventuras acontecem! Uma paixão, princesas, perseguição, djins, magia e claro, Sophie e Howl!

Quando as histórias se mesclam, fiquei em êxtase! Não quero colocar muitos detalhes, para não dar spoiler. Mas quem gosta de fantasia, tapete mágico, gênio e princesa, vai amar!

Além disso, o livro é super rápido de ler, pois a autora nos prende de uma maneira que não dá para parar!

Definitivamente,  paixão à primeira vista!
Thayla.Santana 15/08/2021minha estante
Ahhh vou ler ent

Carol.Scagliusi 15/08/2021minha estante
Leia! É uma graça! Eu amei!

debs 21/03/2022

confesso que dos 3 livros esse aqui conseguiu ser o mais sem graça, história chatinha e enrolada ??
Pedro 27/03/2022minha estante
não acreditooo

debs 28/03/2022minha estante
pois eh amor, mas as ilustrações são lindasss

Kiri 25/11/2023

Decepção
Ta aí um livro que eu só insisti em ler porque fui trouxa e comprei o box (já até passei pra frente)
Se você gostou de Castelo Animado (o livro, não o filme) com certeza vai gostar, é muito a mesma vibe.. mas se como eu você não conseguiu se apegar na escrita.. FUJA, não vale o esforço
kirstein0 25/11/2023minha estante
Mal consegui terminar esse tb, pior q é uma história bacana e tal, mas a escrita... entrei em uma ressaca f udida

Kiri 25/11/2023minha estante
Sinto mto por você.. é horrível se forçar por isso.. mas vira e mexe a gente acaba sendo trouxa, né? >

Karine Pimentel 14/09/2021

Decepcionada ?
Que protagonista chato serio? me irritava cada vez que ele fala e o livro e narrado por ele.
Os capítulos grandes não facilita em nada a leitura mais a autora escreve muito bem.
A única coisa boa foi rever os personagens do primeiro livro.
Kath 14/09/2021minha estante
Concordo, esse foi bem fraquinho se comparado ao Castelo Animado. Queria muito ler A casa de todos os caminhos, mas não acho.

Karine Pimentel 16/09/2021minha estante
Eu acho que o terceiro livro só vende no box.