O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

any 26/04/2024

Eu gosto do personagem e em como ele é desenvolvido, mas preferia que a menina fosse mais desenvolvida tbm.

obs: te amo sophie e calcifer

MaAra.HeloAsa 21/04/2024

Cara, que protagonista chato
De todos os livros esse tem o protagonista mais chato e se você quiser uma experiência completa a ordem cronológica de leitura das histórias é:
1. O Castelo Animado
2. O Castelo no Ar
3. A casa dos Muitos Caminhos
Lendo nessa ordem algumas coisas do terceiro fazem mais sentido. Mas falando desse livro, o protagonista é um reclamão que não gosta de gatos, quem não gosta de gatos? Só passei a gostar mais da história quando os outros personagens participam mais. Também tem a questão de que o romance dele é muito mal construído, não fiquei nem um pouco convencida, fui tudo incrivelmente rápido.
Claro que não só de pontos negativos o livro é feito, como nos outros, uma das melhores coisas é a participação dos personagens do Castelo Animado, além de que apesar de ter adivinhado uma coisa ou outra a história conseguiu me surpreender muito, as coisas não eram como eu esperava e isso explodiu minha cabeça várias vezes. Apesar do protagonista eu gostei muito de ler.

pxofhearts 20/04/2024

???
Não me agradou muito, achei chato e bastante longo. O protagonista não me conquistou muito. E não curti alguns plots também. O melhor ponto do livro, e poder rever a Sophie e Howl (vulgo meus pais).

Nanda103 19/04/2024

O castelo no ar
A escrita dessa mulher é incrível, muito bom mesmo, a história é divertida, os mini plots são perfeitos, coisas q vc nunca imaginaria.

vikthorcosta 14/04/2024

Quando a sequência é melhor que o anterior
Amei esse livro, mais até do que O Castelo Animado.

Em relação à ambientação parece até que pra trilogia de O Castelo Animado esse seria o mesmo que "O Cavalo e seu Menino" é pras Crônicas de Nárnia. A história começa no mesmo mundo fantástico do livro anterior, mas em uma terra distante com ares de oriente médio. Os elementos mais conhecidos do livro anterior vão surgindo aos poucos à medida que o protagonista se aproxima do local em que a história do Castelo Animado aconteceu.

O livro não tem o ar de uma continuação direta, é uma nova história no mesmo mundo, talvez pudesse até ser lido de maneira independente se não fosse o final que é mais interligado ao livro anterior.

Amei.

Lais123 14/04/2024

Saindo de mais um livro da Diana de coração quentinho. Eu adoro as mirabolancias no meio dos livros dela, e adorei a surpresinha da Sophie do Howl

Gabs.Almeida 13/04/2024

PERFEITOOOOOO!! Esse livro é simplesmente uma novela ahahah eu amei o Abdullah, amei as partes do Howl e da Sophie. AMEI o Morgan, esse livro é excelente!!

Jotta.ferr 13/04/2024

É legalzinho. Acho que por conta do primeiro acabei colocando espectativas demais e acabou sendo uma leitura arrastada. Mas é um estória legal e tem um plotzinho maneiro tambem

Oignaccio 11/04/2024

Um clichê com um toque mágico
Esse livro é um livro infanto-juvenil, então antes de ler coloque isso em mente, ele não é um livro feito para adolescentes e/ou adultos, tendo isso em vista vamos a minha opinião.

Eu me senti muito bem inserido dentro do universo do livro, um universo mágico, com diferentes ambientes e personagens (alguns personagens de castelo animado). Esse livro tem cada plot twist de cair o uc da bunda, gostei muito do livro e terminei ele consideravelmente rápido para o meu ritmo, visto que ele tem 350 páginas

Só não dou 5 estrelas pq achei ele muitíssimo parecido com Aladin em diversos pontos (tem alguns momentos que mais parece um plágio de Aladin)

Shaila0 06/04/2024

Eu pensei que a trilogia era toda falando sobre a Sophie e o Howl, como principais, então começar o segundo livro com personagens diferentes e um novo como principal me desmotivou e acabei enrolando muito pra ler.
Mas, o que eu tenho pra dizer é que esse livro me tapeou e no final eu entendi tudo e percebi que sempre tava ali e eu que não percebi.

Daiane 05/04/2024

Totalmente cativante.
Ri muito e me diverti com as desventuras de Abdullah.
Gostei como conecta os personagens de O Castelo Animado.
No geral gostei mais deste livro do que do anterior.

natcalderini 04/04/2024

Me diverti!
Me diverti com uma história que traz um universo das história de Mil e uma Noites com o universo do livro anterior,Castelo Animado.

Muito legal como os universos se colidem e poder rever personagens,como Sophie,Howl,Calcifer e mais alguns do primeiro livro.

Espero ler logo último livro da autora retratando esse universo.

debra!! 30/03/2024

Não tão bom...
No começo foi entediante, ficou mais legalzinho quando apareceu o Atrevido e Meia noite, mas ficou divertido só no final do livro, quando estava quase pra acabar, é disparado o mais chato dos três livros ?

Nana.Nishka 23/03/2024

Se eu tivesse 12 anos daria 5 estrelas
Talvez seja meu amor pela história que me faz ver O Castelo Animado com olhos mais carinhosos. O apego aos personagens ou a história conhecida, a falta de elementos incômodos ou a admiração por construções inteligentes, o primeiro livro é superior em relação aO Castelo no Ar, mesmo quando se exclui a espera pela aparição dos personagens anteriores.

Apesar de ser uma releitura divertida de antigas lendas do imaginário árabe, com o mínimo pensamento crítico se percebe que são páginas e páginas de uma pincelada triste de cor em cima de preconceitos e alegorias esteriotipadas. Posso estar esperando muito para um livro escrito em 1990, visto que vários dessa época continuam sendo louvados pelos seus preconceitos, e a Eu de alguns anos atrás não pensaria mais do que alguns minutos sobre isso, mas nessa primeira leitura, esperava mais da inteligente dos enredos que a autora é bem capaz de explorar e menos dos preconceitos sem graça que ela explora em uma horda de personagens sem personalidade.

Em comparação a outros livros da autora, de mais de dez anos antes, é notável como há uma diferença preguiça inclusive no fechamento da história. Não que seja ruim, mas é bobo. E não é porque uma criança vai ler que deve ser bobo, muito pelo contrário. Ainda sem ler o último, fica o questionamento sobre o desenrolar do último e a qualidade em relação ao primeiro livro.