O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Bianca1465 12/05/2024

O Castelo no Ar
Mais um livro finalizado! ??

O Castelo no Ar conta a história de Abdullah, um humilde mercador de tapetes que, em meio a sua dura rotina, gosta muito de fantasiar como seria sua vida se fosse um príncipe perdido de um reino muito abastado. Um dia, um nômade surge e lhe oferece um legítimo tapete mágico por uma pechincha e ele o adquire. O tapete o transporta à noite durante o sono para um Palácio onde conhece uma linda princesa, tal qual à das suas fantasias, mas ela é levada por um demônio, chamado Djim. Agora Abdullah precisa arrumar um jeito de salvá-la e para isso ele contará com a ajuda de seu tapete mágico, um soldado aposentado, uma gata arisca e um gênio da lâmpada temperamental.

A leitura dessa trilogia está sendo surpreendentemente leve e divertida e achei esse segundo livro bem mais fluido do que o primeiro. Ele também conta com alegorias e simbolismos, mas bem menos que seu antecessor, o que tornou a leitura mais leve e de mais fácil compreensão.
Achei muito semelhante às histórias de Aladdim e das Mil e Uma Noites, com seus misteriosos segredos e paisagens desérticas.
À partir deste o leitor já está familiarizado com este universo fantástico e pode esperar que tudo pode acontecer ao longo da história.

Os personagens são muito cativantes, até mesmo os vilões que tem tiradas muito engraçadas.
Personagens já conhecidos do primeiro livro retornam em situações surpreendentes e tem seus arcos continuados das mais excêntricas maneiras e essa familiaridade foi um ponto fundamental que trouxe muita leveza e entretenimento pra leitura.

Enfim, seguiremos pro último livro da saga. Tomara que ele seja tão fluido quanto esse foi e traga também os easter eggs que foram o diferencial nesse livro.

AnnaBeatriz 06/05/2024

Castelo no ar
Ai amigos, eu já comecei o livro meio desanimada porque o protagonista era outro, a história mudou bastante e seila, não gostei da premissa e não gostei do protagonista, mas eu acho que é um gosto pessoal meu, pq eu realmente sou muito chata para fantasia e esse tipo de coisa.
Eu demorei demais para terminar esse livro pq eu achei meio arrastado, mas isso é minha opinião msm pq muita gente gosta da escrita e da história . A maioria das pessoas gostam desse livro, porém eu não gostei e fico triste por não ter gostado, porque eu gostei demais do ?castelo animado?, mas esse segundo livro não desceu pra mim kkk

lahmot 06/05/2024

Cheguei de tapete voador com as expectativas lá no alto e caí de cara no chão.
O que aconteceu aqui, Diana Wynne Jones? O Castelo Animado foi um livro tão aconchegante, uma fantasia tão gostosinha de se ler, com personagens bem desenvolvidos como a drama queen do Howl e a rabugenta da Sophie, como foi que esse declínio aconteceu?

Sim, eu já comecei meio desanimada depois de perceber que o protagonista seria outro, mas resolvi que daria sim uma chance e não ia fazer com que isso afetasse minha experiência, mas COMO fazer isso, quando absolutamente quase nada na trama me comprou? O Abdullah parecia engraçadinho, um romântico sonhador que usa de mil-e-uma formalidades para falar com as pessoas (e quando ele usa isso de maneira passivo agressiva fica bastante ridículo e engraçado), mas as motivações dele eram somente... ir atrás de uma mulher que ele viu TRÊS vezes na vida e se apaixonou... Então tá.

Gente, uma pequena dica, fazer um protagonista que detesta animais não é a melhor forma de cativar o leitor, ok?

O interesse romântico tem o nome perfeito, sério, caiu bem demais nela, porque além de ter um nome que uma pessoa certamente não teria, ela também não é uma, é um elemento na narrativa, e nada mais do que isso. Flor da Noite é a mulher mais bonita de todas (e magra!), ela também é muito inteligente. Sim, é só isso. Se quer mais, vá ler outro livro. Lá pro climax ela e Abdullah se reencontram e você pensa que ela vai ter desenvolvimento enfim, mas acontece que era tudo um mal entendido, e ela logo volta a ser a porta que era antes para que o protagonista possa "brilhar".

No geral, esse livro tem um sério problema de machismo, nem parece que ele foi escrito por uma mulher. Não vou nem comentar sobre as parentes do Abdullah, pobres coitadas. Lá pro final eu fiquei besta, um grupo de mulheres são sequestradas e os homens precisam de favorzinhos para querer ajudar elas?? Mas que diabos, minha nossa senhora. A princesa Beatriz, que é uma das poucas que parece ter um fio de personalidade, se contenta com o otário do "soldado" (que só presta quando vai cuidar dos gatos).

Eu gostei que fomos apresentados a uma cultura diferente aqui, algo baseado na árabe, mas... dá para perceber que foi escrito por uma pessoa de fora, há muito do olhar ocidental em diversos momentos, achei que a ideia foi legal, mas a executação... poderia ter sido melhor.

Perdi a conta de quantas vezes eu chegava numa parte e pensava "Ah! Agora vai se tornar mais interessante", então eu logo me decepcionava. O que salvou um pouco foi quando a galerinha do primeiro livro fez aparição, porque antes disso é como se a trama estivesse andando em círculos. A leitura é sim fluída, eu não achei maçante, mas é tão sem sal, desmotivante. Demorou tanto para surgir um elemento que me cativasse, e eu achei extremamente irônico que esses elementos foram justamente o "gênio" e os "gatos" *cof cof*.

Pretendo ler o último da trilogia, mas já esperando pelo pior porque pelo que dizem é o mais fraco de todos, uma pena, viu? Espero que melhore (eu sempre digo isso, mas nunca melhora...).

Morango salgado 02/05/2024

A flor do deserto entre os livros
Quem zoar meu titulo por favor, faço questão de te pedir que enfie um rojão 🤬 #$%!& euein

Sem palavras para descrever esse livro, em geral essa trilogia Diana Winne Jones é MUITO mas MUITO perfeita. Falo exclusivamente do Castelo No Ar, é um livro que de início te deixa com muita confusão por causa do jeito de falar do protagonista, mas acho que não atrapalha tanto e com o tempo você se acostuma com a escrita. A história em si é muito boa e é marcada por muitas revelações e personagens magnificos! Sinceramente todos os personagens são muito bem escritos e tem uma evolução marcante! Em geral esse livro é perfeito igual os outros da trilogia!

Sobre o caso de gordofobia presente no livro, eu sinceramente não sabia sobre isso antes de começar a ler, caso vc seja uma pessoa que possa se sentir ofendida ou desconfortável não se preocupe tanto, pois so é marcante em uma pagina e a editora Galera fez questão de pontuar o quão errado aquilo era

any 26/04/2024

Eu gosto do personagem e em como ele é desenvolvido, mas preferia que a menina fosse mais desenvolvida tbm.

obs: te amo sophie e calcifer

MaAra.HeloAsa 21/04/2024

Cara, que protagonista chato
De todos os livros esse tem o protagonista mais chato e se você quiser uma experiência completa a ordem cronológica de leitura das histórias é:
1. O Castelo Animado
2. O Castelo no Ar
3. A casa dos Muitos Caminhos
Lendo nessa ordem algumas coisas do terceiro fazem mais sentido. Mas falando desse livro, o protagonista é um reclamão que não gosta de gatos, quem não gosta de gatos? Só passei a gostar mais da história quando os outros personagens participam mais. Também tem a questão de que o romance dele é muito mal construído, não fiquei nem um pouco convencida, fui tudo incrivelmente rápido.
Claro que não só de pontos negativos o livro é feito, como nos outros, uma das melhores coisas é a participação dos personagens do Castelo Animado, além de que apesar de ter adivinhado uma coisa ou outra a história conseguiu me surpreender muito, as coisas não eram como eu esperava e isso explodiu minha cabeça várias vezes. Apesar do protagonista eu gostei muito de ler.

pxofhearts 20/04/2024

???
Não me agradou muito, achei chato e bastante longo. O protagonista não me conquistou muito. E não curti alguns plots também. O melhor ponto do livro, e poder rever a Sophie e Howl (vulgo meus pais).

Nanda103 19/04/2024

O castelo no ar
A escrita dessa mulher é incrível, muito bom mesmo, a história é divertida, os mini plots são perfeitos, coisas q vc nunca imaginaria.

vikthorcosta 14/04/2024

Quando a sequência é melhor que o anterior
Amei esse livro, mais até do que O Castelo Animado.

Em relação à ambientação parece até que pra trilogia de O Castelo Animado esse seria o mesmo que "O Cavalo e seu Menino" é pras Crônicas de Nárnia. A história começa no mesmo mundo fantástico do livro anterior, mas em uma terra distante com ares de oriente médio. Os elementos mais conhecidos do livro anterior vão surgindo aos poucos à medida que o protagonista se aproxima do local em que a história do Castelo Animado aconteceu.

O livro não tem o ar de uma continuação direta, é uma nova história no mesmo mundo, talvez pudesse até ser lido de maneira independente se não fosse o final que é mais interligado ao livro anterior.

Amei.

Lais123 14/04/2024

Saindo de mais um livro da Diana de coração quentinho. Eu adoro as mirabolancias no meio dos livros dela, e adorei a surpresinha da Sophie do Howl

Gabs.Almeida 13/04/2024

PERFEITOOOOOO!! Esse livro é simplesmente uma novela ahahah eu amei o Abdullah, amei as partes do Howl e da Sophie. AMEI o Morgan, esse livro é excelente!!

Jotta.ferr 13/04/2024

É legalzinho. Acho que por conta do primeiro acabei colocando espectativas demais e acabou sendo uma leitura arrastada. Mas é um estória legal e tem um plotzinho maneiro tambem

Oignaccio 11/04/2024

Um clichê com um toque mágico
Esse livro é um livro infanto-juvenil, então antes de ler coloque isso em mente, ele não é um livro feito para adolescentes e/ou adultos, tendo isso em vista vamos a minha opinião.

Eu me senti muito bem inserido dentro do universo do livro, um universo mágico, com diferentes ambientes e personagens (alguns personagens de castelo animado). Esse livro tem cada plot twist de cair o uc da bunda, gostei muito do livro e terminei ele consideravelmente rápido para o meu ritmo, visto que ele tem 350 páginas

Só não dou 5 estrelas pq achei ele muitíssimo parecido com Aladin em diversos pontos (tem alguns momentos que mais parece um plágio de Aladin)

Shaila0 06/04/2024

Eu pensei que a trilogia era toda falando sobre a Sophie e o Howl, como principais, então começar o segundo livro com personagens diferentes e um novo como principal me desmotivou e acabei enrolando muito pra ler.
Mas, o que eu tenho pra dizer é que esse livro me tapeou e no final eu entendi tudo e percebi que sempre tava ali e eu que não percebi.