A liberdade é uma luta constante

A liberdade é uma luta constante Angela Davis

Resenhas - A Liberdade É Uma Luta Constante

Richard 18/05/2022

Qualquer livro da Angela é SENSACIONAL.
Esse livro é maravilhoso!! como qualquer livro da Angela. esse livro começa numa pegada de entrevista(achei isso positivo e negativo) achei positivo porque o entrevistador faz várias perguntas pra ela sobre coisas muito atuais apesar dos artigos e a entrevista serem de 2013/2014/2015 e achei negativo pq pra mim foi cansativo ler desse jeito. mas depois passa para os artigos da Angela que são a melhor parte e ver ela abordando temas atuais sobre várias questões, é realmente incrível. ela escreve e tem uma baita facilidade pra fazer a gente entender qualquer coisa que ela esteja falando! livro atual e ótimo pra revisitar sempre, como qualquer um dela!! RECOMENDO MUITO!

Sarah Duarte 02/11/2020

Fonte inesgotável de conhecimento
A fonte de conhecimento existente nos escritos de Angela Davis é inesgotável. Nesse livro eu pude conhecer sobre utilizar abordagens feministas enquanto uma metodologia, um guia de estratégia de luta, como ela mesmo fala. Falar sobre o uso de abordagens feministas é pensar na interseccionalidade de lutas de raça, gênero, antimanicomial, antiprisional. Contra o militarismo policial. Essas lutas não são isoladas. Assim como eu e você não somos isolados do mundo. É preciso abrir mão da visão fragmentada da realidade que persiste e que só converge com as visões da classe dominante. Partindo disso, é possível pensar em lutas de libertação que possam modificar as atuais estruturas da sociedade. E nunca se esquecer, que a liberdade é uma luta constante.

Sidney 24/12/2021

Para uma luta constante e em grupo
Em algumas entrevistas e palestras Angela Davis mostra as relações complexas entre racismo e exploração capitalista. Também que a luta constante pela liberdade deve ser feita em conjunto por grupos oprimidos de todo o mundo.

Amanda 22/03/2023

?O pessoal é político?. Angela Davis traz nesse livro uma ótima visão do que realmente seria a liberdade. Enquanto houver injustiças ao redor do globo, nunca teremos uma sociedade puramente justa. A educação é libertadora e somente através dela conseguiremos humanizar e tornar humano todos os indivíduos do planeta.

mons 26/10/2020

O problema foi eu
O livro tem reflexões e pensamentos sensacionais, porém cheguei a conclusão de que livro entrevista/discurso não funcionam pra mim. As falas da Angela são incríveis e ela é um acontecimento para humanidade, gostaria de ler uma biografia da mesma em texto corrido para aprender mais sobre essa mulher incrível, mas em modo entrevista não é algo que gosto tanto.
@thereader2408 30/06/2021minha estante
Tive o mesmo problema...foi o primeiro livro dela que eu li, gostei das falas delas e por isso vou procurar outros.

Jéssica Maria 24/10/2022minha estante
Pra mim também não flui tão bem esse formato. É bom para fazer pausas, mas eu acabo me entediando.

Gabi F. 19/01/2022

Que livro incrível! Ângela Davis é uma mulher excepcional. Ainda que ela deixe bem claro a problemática dos ícones? acho que ela representa algo próximo disso para mim. O livro é uma coletânea de entrevistas e palestras concedidas por Davis. O foco é sobre questões relativas a liberdade, interseccionalidade e resistência. E é especialmente? profundamente otimista! Um suspiro necessário em meio ao caos?

haruurane 12/07/2023

SENSACIONAL !!
Confesso que, muitas coisas deste livro, não consegui entender plenamente, mas posso afirmar que ele é um ótimo instrumento para o debate da divisão de classes no capitalismo e a rivalidade feminina. os exemplos apresentados, pelo menos em âmbitos internacionais, muitas vezes não são divulgados, comumente pelo fato de abordarem os problemas à margem da sociedade.

Malphys 04/05/2021

Foi o meu primeiro da Ângela e eu amei. Aprendi muito e me coloquei também no meu lugar de privilégio para conseguir entender as dores constantes e longas que ela traz. É um livro que traz o recorte do racismo nos Estados Unidos mas facilmente conseguimos trazer exemplos para a nossa realidade no Brasil. Também considero uma leitura obrigatória. Ansiosa para ler os próximos.

Bela 01/10/2021

Este livro é uma ótima maneira de conhecer a autora. Os ensaios e artigos são rápidos e objetivos, além de serem muito informativos e esclarecedores. Li este livro logo após a minha leitura de Os Miseráveis e acho que os temas discutidos sobre encarceração em massa e o sistema prisional acabam se relacionando com a injustiça que Jean Valjean sofreu. Uma leitura muito enriquecedora!

Kelly Albuquerque 14/08/2020

Resenha minha publicada na revista científica fofoca abaixo

Thais 28/01/2022

Fundamentes ??
Começando o ano com o pé direito, participando desse ciclo de leitura que só vai nós engajar cada vez mais.
Angela Davis é demais! Fod@ a contribuição e visão que ela nos passa, de maneira direta e concisa.
Gostei demais da leitura, me permitiu ótimas e inéditas reflexões ao que se propõe o tema. O único ponto que me incomodou levemente foi algumas falas repetitivas, já que foi um compilado de entrevistas, não diminui em nada o prazer da leitura e no fim pode até ser positivo pra fixação de algumas falas. Ansiosa para começar o próximo! Obrigada Sabrina ??

Gabi 13/06/2021

Uma coletânea
Uma coletânea de palestras e escritos que orbitam na discussão racial e de gênero.

Interessante!

fantanauser 18/10/2020

esse foi um dos livros que comprei sem pensar muito, sempre quis ler os livros da Angela, mas não sabia por onde começar, então acabei comprando assim que o vi em uma livraria. o livro é uma bomba de informação e tapa na cara que a gente precisa considerar para sermos pessoas melhores, os assuntos abordados são atuais e infelizmente antigos. as falas sobre encarceramento, feminismo interseccional e luta do movimento negro feitas por quem vive e estuda profundamente esses assuntos é algo essencial. precisamos correr atrás dessa temática, e consumir o máximo que der, porque as coisas não vão mudar por livre e espontânea vontade. é necessário buscar informação e deixar os preconceitos de lado, só assim será possível ter uma sociedade mais justa e igual.

Ingrid abacate 05/07/2021

Primeiro livro da Angela Davis que li, o livro é basicamente entrevistas e palestras que ela deu, uma leitura diferente da que estou acostumada, ela me fez refletir sobre coisas que nunca havia pensado antes, que mulher incrível, com toda certeza irei ler outros livros dela, tenho muito a aprender.

Giovanna 11/07/2022

"Não queremos ser capazes de imaginar a expansão da liberdade e da justiça no mundo, como Hrant Dink nos incitou a fazer? (...) Se for esse o caso, teremos de fazer algo totalmente extraordinário, precisaremos ir às últimas consequências. Não podemos continuar a fazer o mesmo. Não há como se revolver em torno do centro. Não podemos agir com moderação. Teremos de ter disposição para nos erguer e dizer "não" unindo nossas almas, articulando nossas mentes coletivas e nossos corpos, que são muitos."

muito bom mesmo!!! achei que seria mais teórico quando comecei mas gostei muito mesmo assim. acho que é um bom livro introdutório pra começar a ler a Angela Davis porque fala muito bem de modo geral das principais pautas que ela defende e é uma leitura bem rápida e fluída.