A liberdade é uma luta constante

A liberdade é uma luta constante Angela Davis

Resenhas - A Liberdade É Uma Luta Constante

sofia 17/07/2020

Muito boa leitura de uma autora muito maravilhosa
Eu gosto muito da Angela Davis como autora, pensadora, militante, etc, assim não tinha como não gostar desse livro. É um livro bem facil de ler, não muito longo e com uma tradução bastante boa. A única coisa que eu adicionaria como explicação prévia ao indicá-lo é que ele não é, como alguns outros livros da autora, um livro de teoria ou com um fio único do inicio ao fim. Todo ele é permeado por temas conectados e similares, mas se trata de uma obra composta pela transcriação de 10 palestras dadas pela autora entre 2014 e 2016, assim o que mais gostei é que dá a chance de refletir sobre as palavras dela e as leituras sobre a realidade em que vivemos de forma bem aplicada, com exemplos e etc, mas justamente pelo formato, pode ser que algumas partes não sejam tão didáticas quanto em outras obras dela.

Adriana 20/08/2022

A autora demonstra uma visão muito diferente do habitual sobre o mundo, um espírito inovador e emblemático que deve ser respeitado

Raissa T. 30/01/2022

Começo esta citando Frank Barat, organizador deste livro:
" Ângela é a prova de que é possível sobreviver, resistir e superar a força máxima do poder corporativo e o Estado focado na destruição de alguém importante porque esse alguém inspira a solidariedade coletiva. Ela é prova de que o poder do povo funciona, de que há alternativa possível e de que a luta pode ser bela e estimulante. Algo que nós, como seres humanos, precisamos vivenciar. "
O tom das entrevistas e discursos selecionados esta publicação é de que precisamos de mudanças sistêmicas para enfrentar os engodos do capitalismo ( machismo, racismo e opressões). Para isso precisamos entender que os movimentos de luta que fazemos aqui no Brasil, contra o militarismo, contra morte de crianças negras, contra desapropriação de famílias sem terra, estão ligados aos movimentos estadunidenses contra o racismo estatal, contra o complexo industrial prisional, e também estão ligados à luta contra o apartheid palestino.
Não sei se falando assim parece uma leitura complexa e com academicismo, mesmo com rigor teórico, Ângela nos traz todos essas e outras questões de forma didática instigante nos levando a refletir que, é na conexão, na interseccionalidade e no reconhecimento de que outras narrativas também são nossas histórias, é conseguiremos entender que a luta pela liberdade das opressões é coletiva e do povo.

Jéssica 25/01/2022

Amei conhecer Angela Davis!
Antes desse livro já tinha ouvido falar de Angela Davis como ativista feminista, mas nunca tinha lido nem ouvido nenhum texto ou fala dela. Foi uma experiência excelente conhecer Angela Davis!

Durante a leitura fui muito impactada pelas falas de Davis, principalmente sobre abolicionismo penal. Esse é um assunto que ainda não tinha tido tanto contato, mas que (vejo agora) é uma pauta de extrema relevância.

Li esse livro no contexto do Fundamentes, clube de leitura do Tese Onze (se não conhece ainda o projeto, recomendo!), então tive apoio de outros conteúdos e pessoas mais experientes no assunto para tirar dúvidas e entender melhor certos conceitos. Porém, acho que não é necessário ter muito conhecimento sobre feminismo e antirracismo para entender bem os pontos de Davis. Talvez seja necessário pesquisar um pouco mais sobre alguns contextos históricos nos EUA, como eu tive que fazer durante a leitura, mas não é nada muito complicado ou de difícil entendimento.

Em resumo, é um livro cheio de pautas muito relevantes e que são apresentadas de maneira muito clara. Recomendo fortemente!

rebecavilela 04/02/2021

Leitura de grande importância
Primeiro livro que li de Angela Davis e me impressionei com a inteligência e domínio que ela apresenta sobre os assuntos. Diversos debates super necessários e que nos faz refletir. Foi difícil ler e não assimilar o caso Fegurson com o de George Floyd, muito triste ver que mesmo após anos nada mudou. Realmente a liberdade é uma luta constante! Até quando protestos "vidas negras importam" serão feitos?

GiArgia.Gschwendtner 29/12/2022

Simplesmente leia
O pensamento arrebatador e radical de Angela Davis é necessário para nossos tempos. Foi uma das leituras mais transformadoras e genuínas. É preciso sentir e integrar as palavras muito mais do que teorizar. É sobre vida que ela fala.

Carol 12/12/2021

Necessário.
Angela Davis deveria ser leitura obrigatória. Esse é um livro que discute questões importantes como a interseccionalidade, o encarceramento em massa das pessoas negras e pobres, a violência do Estado, o racismo estrutural e como mudanças pontuais não fazem a mudança geral da estrutura no qual estamos inseridos. É bom ressaltar como ela trás que todas essas transformações não são feitas por indivíduos isolados, mesmo aqueles que se destacaram na história de seus movimentos, mas pela construção coletiva da luta social.
A única coisa que me incomodou no livro é que por ser um compilado de entrevistas e discursos da Angela, algumas discussões se tornaram muito repetitivas. Não diminui a importância delas, mas o mesmo tópico sendo levantado 3 ou 4 vezes se torna meio cansativo.

romulorocha 26/10/2022

A liberdade é uma luta constante, de Angela Davis - 10/10
Angela Davis é uma professora e filósofa estadunidense. Foi integrante do partido Panteras Negras e já inclusive chegou a se candidatar a vice-presidente dos Estados Unidos. Suas obras versam sobre os direitos das mulheres, em especial mulheres negras, discriminação social e racial nos Estados Unidos.

A liberdade é uma luta constante é uma coletânea de entrevistas realizadas por Frank Barat, ativista de direitos humanos e escritor francês, com Davis e transcrições de seus discursos em conferências em universidades ao redor do mundo. Embora com temas e cenários variados, o cerne das falas de Davis possuem um mesmo conteúdo presente, a importância de lutar permanentemente pelos direitos humanos e a consciência de que esta luta não acontece sem a coletividade. Um dos temas centrais do livro em especial é sobre a realidade do encarceramento nos EUA e outros lugares do mundo. Para a autora, esta é uma das formas mais nocivas e presentes do racismo. Vende-se a ideia de segurança, mas o que se tem na prática são pessoas não brancas "escravizadas" novamente e silenciadas.

Foi o primeiro livro que li da autora e já estou ansioso para ler mais sobre o que ela disse e o que tem a dizer. Davis é uma daquelas personalidades que nos marcam, não só com suas palavras, mas com sua vida.

Trechos do livro:
"As prisões são a encarnação do racismo. "
“O passado nunca morre. O passado nunca morre. Nem sequer é passado”.
"maior desafio que temos diante de nós ao tentarmos criar solidariedade internacional e conexões que atravessem as fronteiras nacionais é a compreensão daquilo que as feministas chamam, em geral, de “interseccionalidade”. Não tanto a interseccionalidade das identidades, mas a interseccionalidade das lutas"

Matt 11/06/2021

Esse aqui é incrível realmente, a forma que ele flui entre as histórias contadas e mostra que os problemas da sociedade não são individuais, que não podem ser completamente separados e são consequências de uns dos outros é muito bom.

Pri 19/06/2021

Aula de história, referências, atualidades e um chamado
Literatura maravilhosa! Consta uma coleção de palestras e reportagens da Angela Davis abordando opressões de gênero, raça e classe e a importância da interseccionalidade, trazendo à luz a importância da união entre todos os povos, lutamos pela palestina, assim como lutamos pelas mulheres, vidas negras e LGBTQIA+.

O livro também é uma aula de história impagável, história na qual normalmente não somos apresentados devido ao apagamento histórico das classes oprimidas, também faz criticas sólidas de como sistema prisional é uma nova escravidão e lista muitas referências para novas leituras.

ianaag 19/08/2021

A luta é constante
Ler Angela Davis é um exercício de consciência, e nesta obra composta por entrevistas e discursos, temos o resultado de um livro de grande importância. Aqui ela fala sobre o movimento negro, encarceramento em massa - população negra como mecanismo de controle e dominação -, o feminismo, a causa da Palestina e muito mais, considerando a interseccionalidade das lutas e que nada acontece isoladamente. As abordagens são bem explicativas, e é excepcional a forma como Davis consegue costurar de um assunto até outro, levantando reflexões necessárias a nossa militância atual. ?Eu tentei salientar que perguntas sobre a validade da violência deveriam ter sido dirigidas àquelas instituições que detinham e continuam a deter o monopólio da violência: a polícia, as prisões, as forças armadas. Expliquei que cresci no sul dos Estados Unidos em uma época em que a Ku Klux Klan tinha permissão das autoridades para realizar ataques terroristas contra comunidades negras. No momento em que eu estava na prisão, falsamente acusada de assassinato, sequestro, conspiração e sendo alvo de violência institucional, era a mim que perguntavam se eu concordava com a violência.?

Mila 03/03/2024

Maravilhoso!
Extremamente didático, com linguagem acessível, rico em referências e muito atual. Além de constante, fica muito nítido que a liberdade é uma luta também e principalmente
coletiva.

Brunna 05/08/2021

Maravilhoso
Livro que te faz pensar e querer estudar, entender o que realmente se passa no mundo... desde o prefácio ele fascina, instiga... Perfeito. Super recomendo.