A liberdade é uma luta constante

A liberdade é uma luta constante Angela Davis

Resenhas - A Liberdade É Uma Luta Constante

Carol 12/12/2021

Necessário.
Angela Davis deveria ser leitura obrigatória. Esse é um livro que discute questões importantes como a interseccionalidade, o encarceramento em massa das pessoas negras e pobres, a violência do Estado, o racismo estrutural e como mudanças pontuais não fazem a mudança geral da estrutura no qual estamos inseridos. É bom ressaltar como ela trás que todas essas transformações não são feitas por indivíduos isolados, mesmo aqueles que se destacaram na história de seus movimentos, mas pela construção coletiva da luta social.
A única coisa que me incomodou no livro é que por ser um compilado de entrevistas e discursos da Angela, algumas discussões se tornaram muito repetitivas. Não diminui a importância delas, mas o mesmo tópico sendo levantado 3 ou 4 vezes se torna meio cansativo.

AndressaSrta.LerLivros 05/06/2024

Solidariedades transnacionais
"Não podemos agir com moderação. Teremos de ter disposição para nos erguer e dizer 'não' unindo nossas almas, articulando nossas mentes coletivas e nossos corpos, que são muitos."

Nesta obra, temos uma coletânea de discursos feitos pela ativista Angela Davis. Em seus discursos, ela deixa marcada a importância da coletividade das lutas voltadas para gênero, classe, raça, sexualidade, capacidade e etc. de se unirem para combater as repressões sofridas por esses grupos, pois, ao fazer uma análise, vemos que na verdade tudo está interligado.

Outro ponto importante que Angela traz, é a da luta contra o genocídio na Palestina ocupada. Importante informar que a primeira edição desse livro saiu em 2015 e hoje estamos vendo o que está acontecendo na Palestina. O genocídio está sendo televisionado e ninguém está fazendo nada. Onde está nossa voz?

Toda nossa história de luta nos mostra que o Estado, apesar de ser forte, não é imbatível. Precisamos unir nossas vozes coletivas e agir. Sem moderação.

Ana 10/02/2022

Cirúrgica
Impressionante como Angela Davis consegue descrever nossa imaginação de um mundo possível de uma forma tão precisa. Fora o jeito como consegue abordar diferentes pautas despertando uma sede de mudança dentro da gente.

Letuza 08/11/2019

Incrível
Mais um livro incrível concluído. Uma bela coincidência, já que Angela Davis estava no Brasil esse final de semana.
Angela Davis é filósofa, professora e ativista pelos direitos civis. De uma inteligência e conhecimento admiráveis, Angela, nesse livro traz reflexões sobre a ?interseccionalidade? de lutas e a importância da coletividade. Através de entrevistas e explanações, ela mostra como as lutas pelos direitos das mulheres negras nos EUA, por exemplo, pode influenciar com a luta pelo povo palestino. E com muita história, dados, pesquisa e análises, ela traça um panorama das lutas de hoje e o quanto caminhamos em direção à liberdade e à justiça.
Sem dúvida, é uma mulher forte, de opinião, de valores, sem ser uma fundamentalista vazia.
Foi o primeiro livro que li da autora e já programei outras leituras. É um tema essencial sempre.
Leitura mais que recomendada!
#angeladavis #aliberdadeéumalutaconstante #feminismo #livros #leitura #amoler #vamosler #sapiencia #coletividade

priscillacarriel 23/11/2019

A LIBERDADE É UMA LUTA CONSTANTE - Este livro é um compilado de entrevistas e palestras de Angela Davis, onde ela aborda temas como racismo estrutural, industrialização das prisões, homofobia e outras opressões que se cruzam fazendo a interseccionalidade. Angela fala dos casos de assassinatos cometidos pela polícia americana que vitimam pessoas negras, fala do apartheid na África do Sul, da Palestina sendo invadida e bombardeada pelo governo de Israel e de como a luta coletiva já chacoalhou as estruturas da opressão. Fala de Martin Luther King, de Malcon X, Assata Shakur, Rosa Parks e Nelson Mandela. Também fala da repercussão da eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama. É um livro didático e político que aborda temas muito importantes, apesar de ser muito bom, achei um pouco repetitivo por se tratar de um compilado de transcrições das palestras, mas recomendo pelo ativismo de Angela, que há décadas tem lutado pelas minorias e ainda assim, no Brasil foi ?silenciada? até 2016, ano em que ?Mulheres, raça e classe? foi traduzido pela primeira vez em português. O livro tem uma linguagem simples e a leitura flui bem.

jucamargo 29/12/2022

Ótimo e rápido
Tem entrevistas com a Angela e a também trechos de palestras dela, fala bastante sobre lutas atuais e como nós envolvermos nelas

deftonizeds 20/01/2022

na missão de ler tds os livros dessa mulher maravilhosa sério n tenho palavras p descrever o quão perfeita ela eh

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

Leiam Angela Davis
As palestras e entrevistas concedidas por Angela Davis apresenta o aspecto internacional e intersseccional que as lutas devem tomar, sendo a invasão da Palestina, o genocídio do seu povo, o sistema prisional e o "terror" como forma de governo, exemplos de questões que todos devemos nos ocupar.

nicole.amanai 06/12/2022

O livro me fez pensar muito além em diversos tópicos, além de trazer reflexões muito importantes.
Senti que alguns pensamentos poderiam ter sido mais desenvolvidos.
O livro não segue necessariamente uma ordem cronológica dos discursos, o que eu entendo. Porém senti que houveram idas e voltas e repetições em assuntos.
A verdade é que não sou muito fã do modelo de transcrição de discursos também.

Jessica1248 16/10/2022

Direta
Primeiro livro que leio dela e já quero ler os próximos! Nunca tive grandes conclusões quanto ao abolicionismo prisional e depois desse livro, sinto que minha mente se abriu, em busca de mais conhecimento.

Edu 23/09/2022

A palavra de ordem é interseccionalidade, conceito criado pela professora Kimberlé Williams Crensha. O conceito tem a ideia de abordar os mais variados fatores de submissão social, vale salientar que essa submissão não é voluntária, mas determinada pelo status quo de uma sociedade patriarcal, racista e colonialista.

Angela Davis nasceu em 26 de janeiro de 1944. Filosofa e militante feminista, que viveu a sua vida inteira lutando contra o racismo, machismo, encarceramento em massa da população negra e minorias étnicas, contra o apartheid (tanto o africano quanto o entre Palestino) e a favor dos direitos do movimento LGBTQIA+. Integrou o partido Comunista americano, O movimento Black Power (ou Movimento de libertação negra) e o Partido dos Panteras Negras (BPP).

A liberdade é uma luta constante foi publicado no Brasil em 2018, após duas monumentais obras da autora: Mulheres, Raça e Classe (2016) e Mulheres Cultura e Politica (2017). O Livro é um compilado de três entrevistas que Angela Davis cedeu a Frank Barat em 2014 e sete discurso proferidos entre 2013 e 2015.

Algumas das questões abordadas no livro podem ser resumidas nas palavras da própria Angela Davis, que diz:
?O feminismo envolve muito mais do que igualdade de gênero. E envolve muito mais do que gênero. O feminismo deve envolver a consciência em relação ao capitalismo ? quer dizer, o feminismo a que me associo. E há múltiplos feminismos, certo? Ele deve envolver uma consciência em relação ao capitalismo, ao racismo, ao colonialismo, ás pós-colonialidades, às capacidades físicas, a mais gêneros do que jamais imaginamos, a mais sexualidades do que pensamos poder nomear. O feminismo não nos ajuda apenas a reconhecer uma série de conexões entre discursos, instituições, identidades e ideologias que tendemos a a examinar separadamente. Ele também nos ajudou a desenvolver estrategias epistemológicas e de organização que nos levam além das categorias ?mulher? e ?gênero?[?] O feminismo insiste em métodos de pensamento e de ação que nos encorajam a uma reflexão que une as coisas que parecem ser separadas e que desagrega coisas que parecem estar naturalmente unidas?.(p.99).

Juli_Anjos 10/08/2021

Ponto de partida para quem quer conhecer as ideias de Davis
Esse livro é composto por entrevistas e discursos da ativista. Davis discorre sobre diversos temas: violência policial, complexo industrial-prisional, as consequências e intenções por trás da privatização da segurança, o apartheid de Israel contra a Palestina e as contribuições de ativistas e manifestações coletivas pela luta por liberdade.

Um dos pontos mais interessantes no livro é a ênfase que Davis dá sobre o fato de que a "liberdade é luta constante" que deve ser feito de forma coletiva, demandando algo que ela chama de solidariedades transnacionais. É, basicamente, uma cooperação entre diversos povos que buscam
objetivos em comum como, liberdade e justiça.

"É fundamental resistir à representação da história como o trabalho de indivíduos heroicos, de maneira que as pessoas reconheçam hoje sua potencial agência como parte de uma comunidade de luta sempre em expressão."

Esse livro é excelente se você busca compreender os posicionamentos gerais da autora sobre alguns temas e acontecimentos atuais. Tem um objetivo mais introdutório.

Muitos casos de racismo e protesto mencionados por Davis pra explicar uma ideia aconteceram nos EUA e Palestina, possa ser que você sinta falta de uma nota de rodapé da Editora dando um resumo sobre (que foi o meu caso). É o único ponto negativo no livro, a meu ver.

Enfim, valeu super a leitura e recomendo muito!

Dandara 30/01/2022

A liberdade é uma luta constante
Nessa obra a Boitempo traz compilações de entrevistas e discursos de Angela Davis. O material nos proporciona amplo debate sobre racismo estrutural, interseccionalidade e sistema prisional, com falas essenciais e que nos colocam de pé e com mais força frente a luta. Angela sempre vale a leitura!

Isadora.Sodre 14/05/2021

Que livro incrível, cheio de entrevistas e textos de Davis, muitas coisas eu não sabia, um ótimo aprendizado sobre o a guerra entre Israel e Palestina do qual muitas vezes a mídia não nos mostra, o racismo que é permanente nos EUA, as acusações absurdas para colocar uma mulher como uma das pessoas mais procuradas do FBI.

Luma.Pacheco 24/07/2022

Ótimo livro pra começar a ler Angela Davis, por ser a transcrição de conteúdos orais em sua maioria. O doc A 13ª Emenda da Netflix complementa muito bem a leitura, o Libertem Angela Davis no YouTube também!