A liberdade é uma luta constante

A liberdade é uma luta constante Angela Davis

Resenhas - A Liberdade É Uma Luta Constante

MaSantana 24/07/2022

As falas de Angela em si são ótimas porém achei a reunião do livro mediana.
As partes dos discursos são boas, mas as entrevistas são meio fracas.

Luma.Pacheco 24/07/2022

Ótimo livro pra começar a ler Angela Davis, por ser a transcrição de conteúdos orais em sua maioria. O doc A 13ª Emenda da Netflix complementa muito bem a leitura, o Libertem Angela Davis no YouTube também!

Delma 31/07/2022

Ótima leitura
O livro conta com 10 discursos/entrevistas da Davis. É um bom livro para entender um pouco da história dela e de algumas histórias de lutas passadas que refletem muito com o nosso cenário atual.

Raira26 06/08/2022

Nossa, que livro excelente! Eu já tinha lido Mulheres, Raça e Classe e Uma Autobiografia. É muito boa a sensação que tenho quando termino de ler alguma obra dela. Acho incrível como Angela Davis me coloca pra pensar tanto sobre as questões do feminismo negro.

Edu 23/09/2022

A palavra de ordem é interseccionalidade, conceito criado pela professora Kimberlé Williams Crensha. O conceito tem a ideia de abordar os mais variados fatores de submissão social, vale salientar que essa submissão não é voluntária, mas determinada pelo status quo de uma sociedade patriarcal, racista e colonialista.

Angela Davis nasceu em 26 de janeiro de 1944. Filosofa e militante feminista, que viveu a sua vida inteira lutando contra o racismo, machismo, encarceramento em massa da população negra e minorias étnicas, contra o apartheid (tanto o africano quanto o entre Palestino) e a favor dos direitos do movimento LGBTQIA+. Integrou o partido Comunista americano, O movimento Black Power (ou Movimento de libertação negra) e o Partido dos Panteras Negras (BPP).

A liberdade é uma luta constante foi publicado no Brasil em 2018, após duas monumentais obras da autora: Mulheres, Raça e Classe (2016) e Mulheres Cultura e Politica (2017). O Livro é um compilado de três entrevistas que Angela Davis cedeu a Frank Barat em 2014 e sete discurso proferidos entre 2013 e 2015.

Algumas das questões abordadas no livro podem ser resumidas nas palavras da própria Angela Davis, que diz:
?O feminismo envolve muito mais do que igualdade de gênero. E envolve muito mais do que gênero. O feminismo deve envolver a consciência em relação ao capitalismo ? quer dizer, o feminismo a que me associo. E há múltiplos feminismos, certo? Ele deve envolver uma consciência em relação ao capitalismo, ao racismo, ao colonialismo, ás pós-colonialidades, às capacidades físicas, a mais gêneros do que jamais imaginamos, a mais sexualidades do que pensamos poder nomear. O feminismo não nos ajuda apenas a reconhecer uma série de conexões entre discursos, instituições, identidades e ideologias que tendemos a a examinar separadamente. Ele também nos ajudou a desenvolver estrategias epistemológicas e de organização que nos levam além das categorias ?mulher? e ?gênero?[?] O feminismo insiste em métodos de pensamento e de ação que nos encorajam a uma reflexão que une as coisas que parecem ser separadas e que desagrega coisas que parecem estar naturalmente unidas?.(p.99).

Jessica1248 16/10/2022

Direta
Primeiro livro que leio dela e já quero ler os próximos! Nunca tive grandes conclusões quanto ao abolicionismo prisional e depois desse livro, sinto que minha mente se abriu, em busca de mais conhecimento.

nicole.amanai 06/12/2022

O livro me fez pensar muito além em diversos tópicos, além de trazer reflexões muito importantes.
Senti que alguns pensamentos poderiam ter sido mais desenvolvidos.
O livro não segue necessariamente uma ordem cronológica dos discursos, o que eu entendo. Porém senti que houveram idas e voltas e repetições em assuntos.
A verdade é que não sou muito fã do modelo de transcrição de discursos também.

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

Leiam Angela Davis
As palestras e entrevistas concedidas por Angela Davis apresenta o aspecto internacional e intersseccional que as lutas devem tomar, sendo a invasão da Palestina, o genocídio do seu povo, o sistema prisional e o "terror" como forma de governo, exemplos de questões que todos devemos nos ocupar.

jucamargo 29/12/2022

Ótimo e rápido
Tem entrevistas com a Angela e a também trechos de palestras dela, fala bastante sobre lutas atuais e como nós envolvermos nelas

Fernanda Pereira Borges 16/01/2023

Eu fiquei mais fã ainda da Angela Davis depois de ler esse livro. O que essa mulher representou e ainda representa para a comunidade preta e de mulheres pretas é indescritível e além de tudo ela abraça todas as outras causas e lutas, porque como ela mesmo diz para conseguir a liberdade precisamos estar todos livres. Ela é uma mulher incrível e com uma inteligência e força admiráveis. Acho que todos deveriam ler suas obras um dia. Recomendo muito

Rayssa414 21/01/2023

Não achei nada demais
Contém debates interessantes, o livro é uma entrevista que discute assuntos polêmicos e que estão em pauta.

Porém, para mim a leitura foi cansativa e não tive muita vontade em ler, mas conhecimento nunca é de mais.

369lesbian 12/04/2023

Fenomenal!
Um compilado de entrevistas e discursos de Angela Davis da qual acredito veemente que todos deveriam ler. Muito se fala sobre a Palestina, sistema prisional, ativismo negro, direitos LGBTQIAPN+, feminismo e ativistas, dos quais expandem sua mente para uma realidade da qual muitos ignoram.

"Se todas as vidas realmente importassem, não precisaríamos declarar tão enfaticamente que "vidas negras importam."

Chayanne.Souza 20/06/2023

Incrível
Eu amei, o livro é um compilado de entrevistas e discurso da Angela. São falar e assustos super importantes a ser discutidos estou começando a estudas política e me politizar, achei super fácil de entender.
O livro fala bastante sobre o encarceramento e o fim do complexo industrial-prisional, achei bem interessante e vou estudar mais sobre o tema.

Índico muito?

Bruh 03/11/2023

Uma reflexão profundamente interseccional sobre a liberdade
Meu primeiro livro de Angela Davis e uma série de porradas de realidade que me provocaram muitas reflexões, principalmente sobre a interseccionalidade, que é um tema que tive contato há poucos anos e, lendo esse livro, ficou muito mais claro pra mim do que nunca.

?Não acho que tenhamos alternativa além de permanecer otimistas. O otimismo é uma necessidade absoluta, mesmo que seja apenas um otimismo da vontade, como disse Gramsci, e um pessimismo da razão (?) Acho que esta é uma época em que temos de encorajar a noção de comunidade, especialmente em um momento em que o neoliberalismo tenta obrigar as pessoas a pensar em si mesmas apenas em termos individualistas, não em termos coletivos. É nas coletividades que encontramos provisões de esperança e otimismo.?